Jump to content

O Meu Primeiro Jogo Em Opengl


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Aqui fica o meu primeiro joguito desenvolvido em C++ e OpenGL, projecto do semestre para a cadeira de Computação Gráfica. Carreguem no F1 para saber o que é suposto fazerem.

Posso-vos dizer que depois do que aprendi nesta cadeira, vejo os jogos de computador com os outros olhos e às vezes não é tão fácil quanto pode parecer fazer um bom jogo ou resolver certos problemas.

Os gráficos ficam com uma qualidade bastante superior com antialiasing e tudo relativo à qualidade das texturas no máximo (mudem na própria placa gráfica, não existe opções para isto in-game). E mesmo com isto no máximo, o jogo corre fluidamente desde que a máquina seja minimamente recente (não necessariamente poderosa).

Qualquer dia faço um jogo 3D para Android ou então uma versão deste mesmo jogo mas com mais pormenores e etc...

DOWNLOAD

Link to comment
Share on other sites

Obrigado povo. Talvez um dia melhore isto e faça uma versão a sério... Estive um semestre inteiro à volta disto, foi giro, mas é uma coisa que não gostava de trabalhar para o resto da vida, dá imenso trabalho. Claro que se o fizesse tinha uma equipa e só trabalha num aspecto do jogo, aqui tive de fazer tudo, mas mesmo assim.

@Sem_Identidade

Sem saber o erro que te dá é um bocado complicado tentar ajudar.

@Mini0n

E esta versão não está com os parâmetros especificados pelo prof, o player anda bem mais rápido que o que era suposto. E não alterei a velocidade das balas, pelo que é fácil evita-las.

Para o jogo ser realmente interessante, era preciso mudar muita coisa. Mas pronto, o que está feito serviu muito bem para avaliar a aprendizagem do aluno ao longo do semestre.

Inicialmente tinha planeado colocar umas árvores e arbustos e tal para não ficar tão vazio, mas uma grande dificuldade que tive foi arranjar modelos decentes grátis. Há pouquíssimos sad.png

Ia colocar uns screens como pediram mas agora nem eu consigo correr o jogo (FPS abaixo de 1 lol). Não sei o que se passa com isto... É que não sei mesmo, tive a testar o único jogo que tenho instalado (Mirror's Edge) e corre na perfeição. Se alguém quiser, está à vontade para colocar screens :)

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Inicialmente tinha planeado colocar umas árvores e arbustos e tal para não ficar tão vazio, mas uma grande dificuldade que tive foi arranjar modelos decentes grátis. Há pouquíssimos sad.png

Bah... Já estava na altura de instalar um software qualquer de modelação 3D e criar os teus próprios modelos OBJ com meia-dúzia de polígonos. :-..

Link to comment
Share on other sites

Guest canastro

Na minha licenciatura também tive que desenvolver um jogo em C++ e opengl e realmente é muitooo complicado.

Mas neste semestre tive que fazer dois joguinhos com recurso a uma framework. Usei XNA da microsoft e realmente poupa-nos MUITO trabalho e as coisas ficam feitas muito muito mais rapidamente!

Link to comment
Share on other sites

"Game Over. Win"

Já faziam uns anos que não completava um jogo. biggrin.png

Tem que haver mais movimento, mais tiros e inimigos...

Edited by BooM
Link to comment
Share on other sites

LOL. Ainda bem que se estão a divertir. Mission accomplished :P

Inicialmente tinha planeado colocar umas árvores e arbustos e tal para não ficar tão vazio, mas uma grande dificuldade que tive foi arranjar modelos decentes grátis. Há pouquíssimos sad.png

Bah... Já estava na altura de instalar um software qualquer de modelação 3D e criar os teus próprios modelos OBJ com meia-dúzia de polígonos. 14.gif

Tendo em conta que seria avaliado 0 por isso e os modelos de certeza que iam sair priores do que os que eu arranjei, foi melhor assim :P

Na minha licenciatura também tive que desenvolver um jogo em C++ e opengl e realmente é muitooo complicado.

Mas neste semestre tive que fazer dois joguinhos com recurso a uma framework. Usei XNA da microsoft e realmente poupa-nos MUITO trabalho e as coisas ficam feitas muito muito mais rapidamente!

Tem partes complicadas sim e eu (e provavelmente o pessoal que também tem isto noutra faculdade/universidade qualquer) só aprende um punhado muito pequeno do básico de computação gráfica. Mas eu diria que é mais trabalhoso do que complicado para se ter tudo a funcionar como deve ser. E tem muita matemática, finalmente percebo para que serve a matemática na Informática 14.gif

O meu cg o ano passado foi bue basico e fraco, era só uma coisa com bolas em que se clicava e aquilo mudava de cor e o objectivo era por tudo da mesma cor... camursowf0.png. Depois foi blender facepalm.gif

Que curso é? Pode não ser propriamente necessário expandir muito nesta área nesse curso... Mas ok, o que tu aprendeste foi basicamente nada. Isto depende muito dos profs também. O meu é 5*, nota-se que o gajo adora tudo que é CG e às vezes é preciso um prof gostar realmente de uma área para se aprender a sério.

Link to comment
Share on other sites

LOL. Ainda bem que se estão a divertir. Mission accomplished harhar.gif

Inicialmente tinha planeado colocar umas árvores e arbustos e tal para não ficar tão vazio, mas uma grande dificuldade que tive foi arranjar modelos decentes grátis. Há pouquíssimos sad.png

Bah... Já estava na altura de instalar um software qualquer de modelação 3D e criar os teus próprios modelos OBJ com meia-dúzia de polígonos. 14.gif

Tendo em conta que seria avaliado 0 por isso e os modelos de certeza que iam sair priores do que os que eu arranjei, foi melhor assim harhar.gif

Na minha licenciatura também tive que desenvolver um jogo em C++ e opengl e realmente é muitooo complicado.

Mas neste semestre tive que fazer dois joguinhos com recurso a uma framework. Usei XNA da microsoft e realmente poupa-nos MUITO trabalho e as coisas ficam feitas muito muito mais rapidamente!

Tem partes complicadas sim e eu (e provavelmente o pessoal que também tem isto noutra faculdade/universidade qualquer) só aprende um punhado muito pequeno do básico de computação gráfica. Mas eu diria que é mais trabalhoso do que complicado para se ter tudo a funcionar como deve ser. E tem muita matemática, finalmente percebo para que serve a matemática na Informática 14.gif

O meu cg o ano passado foi bue basico e fraco, era só uma coisa com bolas em que se clicava e aquilo mudava de cor e o objectivo era por tudo da mesma cor... camursowf0.png. Depois foi blender facepalm.gif

Que curso é? Pode não ser propriamente necessário expandir muito nesta área nesse curso... Mas ok, o que tu aprendeste foi basicamente nada. Isto depende muito dos profs também. O meu é 5*, nota-se que o gajo adora tudo que é CG e às vezes é preciso um prof gostar realmente de uma área para se aprender a sério.

Engenharia informática :-.. .

Cg, opengl em C, um unico ficheiro para o "jogo", basicamente a ver tutoriais na net porque profs de merda. Aprender a fazer quadradinhos, círculos e mexer nos viewports... E depois blender também foi basicamente desenrasquem-se e vejam tutoriais na net. Foi fantástico... Nunca mais quero ver nada daquilo à frente camursowf0.png

Link to comment
Share on other sites

Pois, com profs assim, acredito que não... Faz toda a diferença.

Se tivesses bons profs, se calhar até vinhas a gostar.

Mas acho estranho num curso de Engenharia Informática (igual ao meu) a cadeira ser dada assim... Quer dizer, se calhar não acho, lá está, depende dos profs. Em Base de Dados o meu prof também não vale um estouro. Acredito que muitos que tenham aulas com ele que nunca viram bases de dados à frente fiquem a odiar aquilo, da maneira que ele ensina, não dá para mais. Posso dizer que foi a cadeira de informática onde não me ensinaram nada que eu já não soubesse ou não pudesse aprender facilmente sozinho, como basicamente tive que aprender para fazer o trabalho prático, porque eles não ensinavam nada.

Enfim, é assim a vida...

Link to comment
Share on other sites

Não vás mais longe. Desde há 4 anos para cá que faço parte de um júri de avaliação de Provas de Aptidão Tecnológica - 12.º ano. Basicamente os miúdos são encaminhados para um estágio em empresas da região e no final vêm apresentar e defender o seu trabalho e ficar à mercê das nossas observações. O professor deles até percebe umas coisas (poucas) de programação, mas só sabe trabalhar em VB! Já lhe disse mais do que uma vez que é necessário começar a investir nas linguagens derivadas do C, mas o homem não consegue. Resumindo, os miúdos não sabem desenvolver um simples script de PHP, desenrascam-se indo buscar scripts já feitos, mas nem sequer sabem alterar o código para os adaptar aos seus trabalhos.

Quando chega a minha vez de intervir alerto-os sempre para a necessidade de começarem a abandonar o VB e a reacção deles é sempre a mesma: olham para o professor... :-..

Relativamente a computação gráfica, já fiz umas brincadeiras interessantes, mas nada de 3D. Lembro-me que a certa altura, a quando do lançamento do Directx7, ainda andava eu no VB6.0, ainda fiz umas brincadeiras com DirectDraw. Mais do que isso não fiz nada.

Quem tiver tempo e perceber de C# facilmente entra no básico do XNA e aí sim, é possível com meia-dúzia de linhas de código fazer umas brincadeiras.

Para variar, não tenho tempo para isso. :)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.