Jump to content

Desabafo


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Lol... não é o meu... mas é capaz de valer a pena ler este editorial do i ;)

Até nem vou fazer highlights dentro do texto, para que cada um leia por si e pense um pouco...

Não podiam estar todos caladinhos?

Os responsáveis pelos milhões atirados à rua são hoje os arautos de mudar de vida

Abre-se a televisão, ouve-se rádio, folheiam-se os jornais. E lá estão eles, todos os dias, a gastar litros de saliva sobre a Europa, o euro, as dívidas soberanas, os eurobonds, os planos de austeridade, os stresses dos bancos, as agências de rating, os juros a dois, três e dez anos, as quedas das bolsas e as previsões sobre o défice, a recessão e o desemprego. Portugueses, espanhóis, finlandeses, italianos, franceses, gregos e americanos falam que se fartam. Hoje são alhos, amanhã são bugalhos. Estas crises são óptimas para protagonismos, segundos e minutos de fama. Empurram-se uns aos outros, dão caneladas a torto e a direito, cada um tem no bolso a solução miraculosa para os males económicos e financeiros dos Estados Unidos e da Europa. As pessoas que sofrem na pele as consequências das decisões destas sumidades não interessam verdadeiramente para nada. Os miseráveis que provocaram esta tormenta continuam de pedra e cal à frente de bancos, empresas e instituições e, como não podia deixar de ser, estão cada vez mais ricos e poderosos. Há crimes mas não há responsabilização, não há castigo. Contam-se pelos dedos de uma mão os que foram parar à cadeia. São as árvores que escondem muito convenientemente a imensa floresta de desmandos criminosos praticados na mais absoluta das impunidades. E, triste sina, os bandidos de ontem são os mesmos que aparecem a debitar diagnósticos, medidas e a pedir austeridade aos sacrificados de sempre. É por isso que tem muita graça a história de mudar de vida. É claro que é preciso mudar de vida. Há muito tempo que era preciso mudar de vida. Mas os que hoje enchem a boca com mudar de vida e atiram este recado aos portugueses sempre que passam por um mercado, uma feira, uma romaria ou falam em conferências muito sérias, cheias de gente muito séria enfiada em fatos e gravatas muito caras, são os mesmos que andaram a dar o que não podiam aos funcionários do Estado, a comprar corporações com prebendas, mordomias e regalias absolutamente imorais, a esbanjar no betão milhões e milhões de euros e a deixar roubar fortunas destinadas à formação profissional. Numa altura em que se pedem auditorias a tudo e mais alguma coisa, seria interessante perceber o que fizeram os sucessivos governos dos camiões de dinheiro recebidos de Bruxelas desde a adesão, em 1986. A história de tanto milhão perdido, mal aplicado e roubado dava por certo um livro fabuloso. Muitos dos personagens que andam por aí a debitar tanta sabedoria, tanta moralidade, tanto conselho seriam por certo as figuras centrais dessa extraordinária obra literária. É por essas e por outras que deviam estar todos muito caladinhos para que ninguém perceba que os 700 mil desempregados, que vão chegar ao milhão em 2012, as famílias falidas e as pessoas com fome são as vítimas da incompetência, da corrupção e dos modelos de desenvolvimento económico delineados pelos mesmos génios que hoje nos saturam os neurónios com supostos planos de salvação nacional, que mais não são que arranjinhos temporários para salvar a pele e os bolsos dos que atiraram esta pátria para o lixo.

link

:mellow:

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

Há uns tempos li um artigo do Ricardo Araujo Pereira em que ele dizia:

"Um comentador de futebol, comenta futebol, analisa e percebe muito do jogo, mas tem a noção que não faz melhor que os jogadores em campo."

"Um comentador politico/economia, comenta politica/economia, analisa e percebe muito do tema e acha que faz melhor do que os que lá estão."

O que ele quis dizer com isto foi, a comentar todos temos ideias brilhantes e todos resolvemos os problemas do mundo. Mas e passar da cadeira de comentador para o terreno, alguém o faz?

Link to comment
Share on other sites

Há uns tempos li um artigo do Ricardo Araujo Pereira em que ele dizia:

"Um comentador de futebol, comenta futebol, analisa e percebe muito do jogo, mas tem a noção que não faz melhor que os jogadores em campo."

"Um comentador politico/economia, comenta politica/economia, analisa e percebe muito do tema e acha que faz melhor do que os que lá estão."

O que ele quis dizer com isto foi, a comentar todos temos ideias brilhantes e todos resolvemos os problemas do mundo. Mas e passar da cadeira de comentador para o terreno, alguém o faz?

Para conseguires tens de ser do PS ou PSD e mesmo assim os interesses dos partidos estão atrás dos principais lideres. Quem pode mudar isto é o povo mas querem continuar a insistir.

Link to comment
Share on other sites

Há uns tempos li um artigo do Ricardo Araujo Pereira em que ele dizia:

"Um comentador de futebol, comenta futebol, analisa e percebe muito do jogo, mas tem a noção que não faz melhor que os jogadores em campo."

"Um comentador politico/economia, comenta politica/economia, analisa e percebe muito do tema e acha que faz melhor do que os que lá estão."

O que ele quis dizer com isto foi, a comentar todos temos ideias brilhantes e todos resolvemos os problemas do mundo. Mas e passar da cadeira de comentador para o terreno, alguém o faz?

4869449359_1576cf6d18.jpg

Não podes ir tanto por aí... não acho que ele esteja a tentar calçar os sapatos de quem quer que esteja a governar, ou fazer.se passar por tal. No entanto, tens que admitir que se as pessoas que não são da área não pudessem contribuir com aquilo que acham daquilo que se está a passar, muitos tópicos do FNF ficavam às moscas...

Entendo aquilo que ele escreveu como um desabafo face à situação, e vejo-o, na posição dele, em que se identifica e escreve numa coluna de opinião, como alguém que com a sua experiência e vivência de vida, entende relembrar o bom-senso que deve (ou deveria) haver na gestão da situação a que chegamos... acho que não quer ir mais longe do que isso (dizer em concreto que medida x ou y devem ser implementadas)...

De qq modo, opinidadores/colunas de opinião apenas dão a sua visão/interpretação da coisa... só ouve quem quer.

Tendo dito isto, concordo com a teoria do "cada macaco no seu galho", mas não acho que seja caso para tal nesta situação ;)

LOL, quando li o nome do tópico pensei que ia ver uma cena à la prymer.

Mai nada??? Já me rotulam de principiante, de prymer... quem mais? Luke? The investor???? :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Não é isso que estou a dizer... O que estou a dizer, é que por mais que os problemas estejam encontrados, daí até termos uma resolução para eles, vai uma grande distancia. E é isso principalmente que nós, opinadores amadores e os comentadores profissionais se esquecem.

São sindicatos que se têm que combater, são comissões de trabalhadores, são leis inconstitucionais, são grupos de pressão, é o tribunal constitucional, são as opiniões públicas, são milhentas coisas que impedem que medidas necessárias sejam cumpridas.

É sempre necessário agradar a gregos e a troianos.

Vejam por exemplo a posição do grupo de trabalhadores da CGD, em relação à privatização da CGD.

STEC

Cada um grupo em Portugal protege os seus interesses e o seu poleiro, assim não há politica que resista.

Por isso digo opinar é fácil, fazer e decidir é muito difícil.

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Vejam por exemplo a posição do grupo de trabalhadores da CGD, em relação à privatização da CGD.

STEC

Cada um grupo em Portugal protege os seus interesses e o seu poleiro, assim não há politica que resista.

... vêm de noite com pés de veludo

eles comem tudo, eles comem tudo,

eles comem tudo e não deixam nada

Hmmmm... percebes agora pq é que aumentam impostos logo após as eleições? Ninguém vota em alguém que diria que o iria fazer... até o PPC teve de dizer que não iam haver despedimentos na função pública porque o Sócrates o estava a diabolizar dizendo que ele ia despedir malta da função pública...

E percebes também porque é que se tem de despolitizar o aparelho do estado? Porque se ao menos tivermos pessoas competentes e "independente", pode ser que tenhamos alguém a tomar as medidas que são as melhores para o país, e não porque estão à cata do voto deste ou daquele...

Vamos a ver se as coisas mudam :(

Link to comment
Share on other sites

Era para escrever aqui um texto todo bonito para contribuir para esta tread mas em vez disso deixo aqui uma musica de uma banda que adoro e admiro pelos tomates que têm e que exprime muito bem o que Portugal em parte é ...

E só um aparte , apesar de tudo Amo o meu Pais , e tenho muito em orgulho de ser Portugues , e sonho um dia em voltar aí, e so não ajuderei no que não puder ...

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

O Pedro Passos Coelho peca para já, em não apresentar planos de corte nas despesas e a continuar com as soluções fáceis que são o aumento dos impostos.

O fraco poder de compra da classe média, só fará que a curto prazo, a mesma classe média emigre. Fará que a classe média cada vez fique mais fragilizada, que haja cada vez menos consumo, que mais classe baixa fique desempregada em virtude da classe média consumir pouco... e a espiral continua.

O motor de qualquer país é a classe média e o aumento de impostos deveria ser sempre uma medida de última instância. Um rico será sempre rico e movimentará os seus investimentos para onde for mais favorável, um pobre será sempre um pobre e necessitará sempre de ajuda. Mas uma classe média afogada em impostos, ou foge do país ou torna-se classe baixa. E assim voltamos à parte acima. :)

Link to comment
Share on other sites

Era para escrever aqui um texto todo bonito para contribuir para esta tread mas em vez disso deixo aqui uma musica de uma banda que adoro e admiro pelos tomates que têm e que exprime muito bem o que Portugal em parte é ...

não te esqueças de passar nesta thread se estás com problemas de limites de tempo :-..

LOL não é pelo tempo , é porque este assunto está tão batido que pouco mais há a dizer , é mais que altura de parar de falar e começar a agir , seja como for ,algo tem de ser feito , por TODOS nós !!!

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Era para escrever aqui um texto todo bonito para contribuir para esta tread mas em vez disso deixo aqui uma musica de uma banda que adoro e admiro pelos tomates que têm e que exprime muito bem o que Portugal em parte é ...

não te esqueças de passar nesta thread se estás com problemas de limites de tempo :-..

LOL não é pelo tempo , é porque este assunto está tão batido que pouco mais há a dizer , é mais que altura de parar de falar e começar a agir , seja como for ,algo tem de ser feito , por TODOS nós !!!

:facepalm: - meu, tava-te a redireccionar para uma thread sobre como criares uma conta nova no Spotify sem limite de utilização... mas se já tens uma conta premium não me atires isso à cara :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Era para escrever aqui um texto todo bonito para contribuir para esta tread mas em vez disso deixo aqui uma musica de uma banda que adoro e admiro pelos tomates que têm e que exprime muito bem o que Portugal em parte é ...

não te esqueças de passar nesta thread se estás com problemas de limites de tempo :-..

LOL não é pelo tempo , é porque este assunto está tão batido que pouco mais há a dizer , é mais que altura de parar de falar e começar a agir , seja como for ,algo tem de ser feito , por TODOS nós !!!

:facepalm: - meu, tava-te a redireccionar para uma thread sobre como criares uma conta nova no Spotify sem limite de utilização... mas se já tens uma conta premium não me atires isso à cara :rezingao:

lolol eu sei , e por acaso sorry mas tenho premium para o jogging com iphone é 5 estrelas :D ...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

e outra pessoa a escrever sobre aquilo que pensa....

Estou farto desta treta: este país não é para velhos nem para novos

Estou farto daquilo em que se tornou este país. Estou farto de estar farto deste país. Estou farto de aldrabões, de vigaristas e de ilusionistas. De "doutores" e "engenheiros", senhores que secam tudo à passagem. Farto de políticos de vão de escada e de elefante Branco. Farto de offshores sem dono. Fartos de idosos com pensões de miséria. Farto de empresas a fechar e famílias destruídas. Farto de ver amigos à rasca. Farto da justiça comprometida, de procuradoras bizarras e de um Ministério Publico caquéctico. Farto de ver pessoas desdobrarem-se para conseguirem sobreviver. Farto de indignidades e desemprego. Farto de banqueiros e de bancos metidos em todos os grandes casos de corrupção. Farto de Casa Pia e de Face Oculta. Farto da falta de vergonha na cara de quem promete o que nunca irá cumprir. Estou farto de ver miséria escondida, envergonhada pela sociedade iludida e pura de consumo, embriagados que andámos pelo excesso de dinheiro que choveu até a torneira europeia secar e voltarmos à estaca zero, com mais snack-bares e cafés, tudo a fundo perdido. Farto de ver o mérito ser apenas mais uma palavra de dicionário. Farto de filhos da mãe. Farto de assistir à promoção da estupidez, da ignorância premiada e do compadrio a alastrar. Farto de ver pessoas entregarem as suas casas aos bancos, os mesmos que financiaram a compra sem critério. O Ronaldo é que sabe mas os Martins é que vão viver para a garagem. O Mourinho é o maior e você está falido. Mas pense positivo: têm conta no mesmo banco.

Estou farto de ver acéfalos a falar de despesismo, o que se deve e não gastar, onde se deve e não cortar. Farto da falsa direita e da esquerda de sauna. Farto de conselhos dos velhos que lixaram isto tudo. Estou farto do FMI e dos ratings de empresas imorais a soldo dos EUA. Estou farto da senhora Merkel e das facturas escandalosas da EDP. Farto de gente a falar da críse sem a cheirar. Estou farto da boçalidade de Jardim e de gente que num país a sério seria obrigada a explicar o que faz e porque fez. Farto de Fundações e empresas públicas falidas. Farto da desresponsabilização. Farto de incompetência. Farto do Magalhães e do embuste das renováveis. Farto da gestão de mercearia na saúde pública. Farto de ver um Presidente da República a agir como uma jarra da vista Alegre em dia de festa no palácio. Farto de ver agricultores pagos para não produzirem. Fartinho de ver tudo a queixar-se e ninguém fazer nada e de me queixar e ser insultado - "se não gostas vai-te embora" - como se fossemos obrigados a gostar do estado em que estamos e estar caladinhos. Farto de ver gente genial partir desta selva. Ponham novamente a porcaria do Cravo nas arminhas e façamos uma revolução se os chaimites pegarem à primeira e houver gasolina nos depósitos. Uma "revoluçãozinha" à portuguesa, daquelas limpinhas, ordeiras e com paragem para pastéis de bacalhau e arroz de tomate. Povo de brandos costumes e...blá blá blá. Viva, viva a liberdade e agora toca a gamar.

Ou então façamos uma a sério, assim à grega, aqueles maluquinhos que certo dia inventaram a "democracia" e que agora são uns vândalos e tal, ou estarei enganado? Daqui a 40 anos cá estará alguém a queixar-se. Espero que não os mesmos de sempre.

link

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.