Jump to content

Vender Software Através Da Internet


JLDR
 Share

Recommended Posts

Alguém sabe como funciona o sistema de aplicações de topo do market da Android? Ou seja aquilo é ordenado pelo número de downloads, ou tb conta o ranking que a aplicação tem no google...?

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe como funciona o sistema de aplicações de topo do market da Android? Ou seja aquilo é ordenado pelo número de downloads, ou tb conta o ranking que a aplicação tem no google...?

É uma mistura de Ranking com Pontuação que os utilizadores dão.

Mas a Google está sempre a trocar as aplicações que estão no topo, de maneira a tdoas terem o seu espaço, e não sempre as mesmas. Eles não são burros nenhuns ;)

Depois existe também os Editor Choice, que são um conjunto de App's seleccionadas pela Google, com o selo de aprovação deles.

Depois existe o sistema de Markting. Se pagares à Google, a tua aplicação vai para o topo mais vezes. Muitas aplicações de topo chegaram lá por esse meio.

Link to comment
Share on other sites

@Naz, as vantagens do Eclipse, neste momento, são apenas o facto de serem o IDE para Android por eleição. Aquela integração do ADT no Eclipse facilita muito o desenvolvimento: o desenvolvimento dos layouts em modo visual, a execução do emulador directamente a partir do IDE, etc.

O IntelliJ também tem bastante suporte para o Android. Esse amigo que falei anteriormente usa-o e recomenda-o. Como já disse, ele já brinca com Android há muito tempo e neste momento até trabalha mesmo em Android na empresa onde está. Obviamente que é só uma opinião e ninguem está a menosprezar o Eclipse. Muito menos ele lol. Eu simplesmente não gosto do Eclipse como IDE, nem tem nada a ver com o Android. Para quem usa o Visual Studio, o Eclipse deixa muito a desejar.

O IntelliJ faz quase tudo que o Eclipse faz relativamente ao Android, nalgumas coisas até capaz de fazer bem melhor. Assim à primeira vista, a única coisa que parece não ter é a criação de UIs em modo visual. Mas se fosse para ter algo igual ao Eclipse, bem que não perde nada em não ter. Mas não, ainda não tive tempo de ver o vídeo que colocaste lá em cima :P

http://www.jetbrains.com/idea/features/google_android.html

Acho é que o Eclipse está demasiado complicado para o conjunto de operações que realiza. Tem demasiadas paneleirices que podem afastar o pessoal que vem de outros IDEs e tem vontade de aprender depressa. Nada que não seja facilmente ultrapassado com 3 ou 4 vídeo-tutores.

Eu diria que isso é assim independentemente do IDE. Se vou de A para B, a mudança pode ser complicada se já estiver demasiado habituado a A. O Eclipse é um bom IDE, assim como muitos outros. Se fosse demasiado mau, a Google não o suportava e não havia muita gente a usa-lo. Mas é como tudo, uns gostam, outras não. Por isso é que há alternativas.

Aquilo que eu menos gosto no Eclipse é mesmo a organização do interface e como tudo funciona. Porque a nível de funcionalidades, mais coisa menos coisa, tem o mesmo que o Visual Studio. O problema, para mim, é como todas elas funcionam e como estão organizadas. Acho o interface do Eclipse simplesmente horrível, enfim, aplicações desenvolvidas em Java :P (o IntelliJ também o é, mas pelos screens, parece ter um interface mais organizadinho).

Ainda assim é muito mais simples desenvolver para Android sem layouts montados visualmente do que quem quizer construir Windows Forms no VS sem o IDE. Uma vez que os layouts do Android são ficheiros XML com um sistema de IntelliSence relativamente bem integrado, dá para fazer as coisas à unha.

True. Mas Windows Forms é uma tecnologia ultrapassada e já com muitos anos e obviamente que as coisas evoluem. Hoje em dia temos o XAML, que permite criar UIs só com recurso a XML, tal como no Android. E IntelliSense é o que não lhe falta. Pena é que o WPF tenha graves problemas que a Microsoft ignora e isso afasta os programadores do .NET 3.0/3.5/4.0 e estes preferem ficar agarrados ao Windows Forms (eu incluído).

Claro está, o Android não tem sequer 1 pintelho dos controlos que tem a Net Framework, mas dá para os gastos.

Eu até vou mais longe e digo que Android não tem controlos, tem amostra de controlos lol. Um exemplo que hoje ainda me faz IMENSA confusão dado que o Android já tem uns anos: como é que é possível o Android ainda não ter um widget destes pronto a usar:

date_time_picker.jpg

Sinceramente, não entendo. É completamente ridículo no Android AOSP (sem cenas tipo Sense UI) eu ter de carregar em botões [+] e [-] para definir a hora de alarme por exemplo. O Sense UI, por exemplo, implementou uma cena dessas desde sempre e faz todo o sentido. A nível de usabilidade, é muito melhor uma cena assim do que botões. Enfim...

@Revenge

Obviamente que uma aplicação, boa ou má, precisa sempre de marketing. Eu estou registado em montes de fóruns e assim que fizer uma, vou espalha-la por todo o lado. Submete-la para os principais sites de Android e tecnologias mobile e assim para ser analizada e possivelmente publicada. Claro que isso não garante nada, mais garante mais do que simplesmente não fazer nada e esperar que milagrosamente o pessoal repare nela.

Uma aplicação, se for realmente boa, mais menos dia aparece no topo. O pessoal que testa, se gostar, passa a palavra e as aplicações espalham-se. E depois não se pode pensar só no Market, ou no top do Market. Eu pouco ligo ao top. Dou uma vista de olhos claro, como qualquer outro, mas procuro aplicações de outra maneira, não procuro só no top. Vejo por exemplo as apps relacionadas e às vezes encontra-se boas alternativas pouco conhecidas. E acredito que muitos façam o mesmo.

Não estou a dizer que é fácil ter uma aplicação com muitos downloads que me permita facturar bem, mas se for uma boa aplicação, também não é assim tão dificil quanto isso. E estou apenas a falar de quantias modestas, nada de extravagante.

Link to comment
Share on other sites

Como nunca tinha feito nada em JAVA, e como a ideia neste momento é aprender a desenvolver para android, o melhor mesmo é seguir os livros e tutores com o Eclipse, porque a esmagadora maioria do material que existe sobre o assunto recorre ao Eclipse. Se fosse apenas para aprender JAVA ficava-me pelo BlueJ LOL. A forma como as ADT estão integradas no Eclipse facilita bastante o entendimento da estrutura de um projecto android, nomeadamente a estruturação dos recursos, layouts, a organização automatica da classe R, etc.

Presumo também que a maioria do pessoal que desenvolve para Android o faz no Eclipse, mas também acredito que, depois de conhecer melhor o SDK, é natural que não seja necessário, por exemplo, toda aquela montanha de quadros existentes para a construção do AndroidManifest.xml.

Entretanto o Eclipse incorpora também o DDMS o que é fantástico para fazer o debug das apps.

@Naz, o WPF e o Silverlight, por exemplo, parecem-me ser plataformas de desenvolvimento muito subaproveitadas. A ver vamos o esforço que MS fará com o Windows Phone 7... E quem não quiser desenvolver para android em JAVA pode sempre usar o Flex com ActionScript, mas acho má aposta porque estou convencido que a Adobe deverá mudar de rumo com a chegada do HTML5 e a consequente desagregação do Flash.

Finalmente, o grande problema para quem está a aprender desenvolvimento em Android é conseguir encontrar tutores devidamente actualizados, principalmente em relação ao ADT porque a Google está freneticamente a lançar packages atrás de packages. wacko.png

Mas isto vai lá...

Link to comment
Share on other sites

Nem me falas do BlueJ lol... Mas isso não é bom para aprender Java, aliás, não aprendes nada de Java no BlueJ que não aprendas com outro programa qualquer. O BlueJ é bom é para quem quer aprender POO, mas isso tu já sabes, logo é um programa inútil.

O IntelliJ também tem o DDMS ;) Mas eu percebo o que dizes, para quem se esta a iniciar, o Eclipse é melhor porque existe mais informação disponível. Eu só estava a recomendar uma alternativa e mostrar que o Eclipse não é o único que tem bom suporte para Android, não estava a tentar mudar as tuas ideias. Acho que fazes bem em usar o Eclipse para começar e se gostares dele, nem vejo razão para mudares.

São plataformas desaproveitadas muito em culpa da Microsoft. Repara, quando o WPF saiu, não pegou. Um gajo vem de Windows Forms, tem uma panopila de componentes (e só me refiro aos built-in) chega ao WPF e não tem quase nada. Quer-se fazer as coisas, uma aplicação normal para Windows, tem de desenvolver tudo. O pessoal não se está para dar ao trabalho, mais vale usar Windows Forms que já está feito e o resultado final vai ser o mesmo. Isto é só um exemplo. O WPF tem vantagens sobre Windows Forms mas também tem desvantagens e a meu ver, esse foi o mal da Microsoft com estas tecnologias.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver o tal vídeo... Realmente o ADT agora está beeeeeeeeem melhor, já quase que parece o Visual Studio. Mas há uma coisa que me irrita profundamente em Java. O ano passado tive um trabalho em Java que requeria uma aplicação para desktop, usei o Netbeans pelo editor de Swing. Nunca disse tão mal da minha vida, aquilo é uma dor de cabeça. Isto tudo por causa do conceito de "layouts" que existe em Java e não existe em .NET por exemplo. O Android também tem esse conceito...

Acredito que os layouts até ajudem a criar um layout consistente e organizado, mas às vezes conseguem ser um bocado parvos e seria mais fácil fazer as coisas sem layouts, tal como se faz hoje em dia em Windows Forms. Em WPF foi introduzido um conceito semelhante aos layouts e eu ainda experimentei muito pouco, mas pareceu-me bem mais funcional que os layouts em Java.

Mas adiante, parece que o Eclipse/ADT vai pelo bom caminho e pelos comentários dos gajos no final, ainda têm muitos planos para melhorar o editor visual. Contudo, vou-me ficar pelo IntelliJ se gostar do seu suporte a Android e PHP. Assim fico com um IDE para duas coisas. Sei que posso fazer o mesmo com o Eclipse, mas como tenho dito, não me agrada muito o ambiente, quero experimentar algo novo... E depois há coisas BÁSICAS que o Eclipse não tem e toda a gente se queixa, Wordwrap:

https://bugs.eclipse.org/bugs/show_bug.cgi?id=35779

O bug só existe desde de 2003... Algo que qualquer outro IDE tem, menos Eclipse. facepalm.gif

Link to comment
Share on other sites

Olha eu, por acaso, nem gosto muito de wordwrap nos editores dos IDEs. Prefiro controlar eu o wrapping do código.

De qualquer das formas, @Naz, se já viste o vídeo sobre o ADT, agora "mama" este sobre as novidades da plataforma Honeycomb.

A este ritmo vai ser fdd acompanhar tudo o que vai saindo.

Enquanto na Net Framework temos a equipa da Microsoft a funcionar nos estados unidos, com aquelas reuniões semanais clássicas referidas no vídeo com o Anders Hejlsberg no Channel9, e que lançam uma nova plataforma por ano, no caso do Android são equipas em vários países. E cheias de putos todos marados LOL a desenvolver freneticamente as novas packages do SDK.

Link to comment
Share on other sites

Podes controlar o wrapping do código a vontade lol, o wordwrap é só visualmente no IDE, não tem nada a ver com as quebras de linha que tu fazes. Às vezes torna-se impossível evitar linhas demasiado longas que podem não ficar lá muito bonitas com quebras de linha manuais e seria bom ter uma opção para o IDE fazer isso automaticamente, como qualquer IDE. Mas por isso é que é uma opção, quem quer usa, quem não quer não usa. Há linhas que não gosto de quebrar, mas também não gosto de scroll horizontal e o wordwrap faz falta nesses casos.

Esse vídeo dispenso. Tablets é algo que não me diz nada e Honeycomb, para já, é só para Tablets.

Link to comment
Share on other sites

Os tablets é o futuro :-.. E o Honeycomb vai chegar aos smartphones, claro que não com a mesma resolução, mas a maioria das funcionalidades. ;)

Relativamente ao wrapping, em qualquer circunstância, nunca deixo o IDE fazê-lo. Prefiro construir a instrução em múltiplas linhas para facilitar a leitura. Exemplos disso são os métodos com muitos parâmetros ou as queries de SQL. Parto sempre aquilo tudo. Acho muito mais simples de ler. Claro que um método com 2 ou 3 parâmetros não se justifica.

Link to comment
Share on other sites

Discordo. Eu não tenho interesse nenhum em ter um tablet. E os smartphones não vão deixar de existir.

E o Honeycomb não vai chegar aos telemóveis. Em algum ponto na vida do Android vai haver uma fusão da versão do SO para tablets com a versão do SO para smartphones. Não é a mesma coisa que o Honeycomb chegar aos telemóveis. Porque quando essa fusão acontecer, o SDK já vai ser diferente. Dizem que isso vai ser já no Ice Cream, will see...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.