Jump to content

Vender Software Através Da Internet


JLDR
 Share

Recommended Posts

Essa App do teu amigo, tem entre 500k e 1 milhão de instalações, e não é nada facil de chegar a esse valor, nada mesmo.

E se ele fizesse uma versão da aplicação, paga sem Ads, acredita que muita gente a ia comprar... Bastava uns 50k comprarem, a 1€ cada um, 50k euros.

Link to comment
Share on other sites

e pq n esperar uns meses e meter isso já em smartphones com suporte WP7? Provavelmente nem deverás ter de fazer mtas alterações (penso eu...)

Sendo um "mercado novo" que se abre, se tu marcares a tua presença lá logo de início, podes facturar à custa disso ;)

Link to comment
Share on other sites

A questão do Windows Phone é facilmente resolvida porque suporta a .Net Framework e, logo, a portabilidade, ainda que não seja exactamente directa, será muito fácil de criar.

Relativamente ao JAVA e Android, é apenas uma questão de pré-requisitos. Já ando há uns meses de volta do JAVA, mas tal como o Naz disse, também me falta esse factor tão fundamental a que chamamos tempo. Mas é preciso saber os fundamentos do JAVA para desenvolver para Android. Neste momento estou em avançada fase de desenvolvimento da nova versão do programa que irá ser comercializada apenas na próxima época desportiva e, sempre que tenho que pegar na versão actualmente em comercialização para corrigir alguns bugs e introduzir novas funcionalidades, fico com a nítida sensação de que a nova versão que estou a fazer é incomparavelmente superior, quer ao nível do aprofundamento das funcionalidades, mas principalmente ao nível das práticas de programação.

Neste momento estou exclusivamente a trabalhar com C# para a .Net Framework 4.0. Como SGBD sinto necessidade de usar apenas o SQL Server CE(compact edition) porque para o utilizador final é muito mais "user-friendly" na instalação do que o SQL Server Express. E para as necessidades do meu programa é mais do que suficiente. No C# uso essencialmente aquilo que de melhor a plataforma oferece: OOP, Genéricos com fartura e muito LINQ. E com o C# 4.0 a introdução (finalmente) dos parâmetros opcionais salva-me umas largas horas de polimorfismo.

A propósito das recentes incertezas no seio da minha profissão, resolvi "investigar" o mercado de trabalho registando-me no Net-Empregos. Desde há cerca de 3 ou 4 meses para cá que recebo com muita regularidade os e-mails automáticos dessa plataforma com as informações acerca de ofertas de emprego na área do desenvolvimento de aplicações. Uma das coisas que verifiquei foi a elevada oferta de emprego na área do JAVA. Posso dizer até que cerca de 50% ou mais das ofertas de emprego são nessa área.

E para finalizar, o Android SDK e as ferramentas actualmente disponíveis já são espectaculares. Já é possível desenvolver aplicações para Android com interfaces criados em modo visual, o que, para quem está habituado ao Visual Studio, é a única coisa que faz sentido.

Link to comment
Share on other sites

Vou dar a minha opinião de forma simples:

Tenta rapidamente, dentro dos teus conhecimentos, adaptar o teu software para os tablets, Android e iOS, e vais ganhar uma pipa enorme de dinheiro, que, quando depois comparado com aquilo que já fizeste, vai parecer brincadeira de crianças. Aposta nisso João. ;)

B)

Link to comment
Share on other sites

Tenta rapidamente, dentro dos teus conhecimentos, adaptar o teu software para os tablets, Android e iOS, e vais ganhar uma pipa enorme de dinheiro, que, quando depois comparado com aquilo que já fizeste, vai parecer brincadeira de crianças. Aposta nisso João. ;)

B)

Isto ^^

E já agora há plataformas que te permitem desenvolver para Andorid e portar rapidamente para iOS, ou vice-versa (por exemplo: http://www.appcelerator.com/). No entanto tem em atenção que estarás sempre limitado, e se a framework tiver um Bug (que têm sempre) tens de esperar meses para resolverem. No entanto é algo fácil e mais intuitivo de se trabalhar.

O ideal é sempre usar a linguagem nativa das plataformas (mais escalável, podes optimizar o teu código sem estar dependente de terceiros, etc.), no entanto para desenrascar e não complicar é bastante mais simples ires por uma solução mais "simples".

Objective C, é puro masoquismo... a apple não perdia nada em facilitar a vida ás pessoas, mas prontos... politiquices estúpidas!

Tal como o Nazgulled falou, se estás habituado a C#, o salto para o Java é simples. Sabendo C#, acho que para Android não ias ter dificuldade em fazer algo nativo. O mais importante é perceberes o esquema todo de programação, perceberes o que eles chamam de Activity, etc. Depois disso vai ser straight forward. Se seguires o tuturial, vais-te aperceber que é mais dificil instalares tudo que programar, lol ;)

Link to comment
Share on other sites

Pelo contacto (pouco) que tive até agora com o Android SDK, realmente parece-me relativamente simples a partir do momento em que se percebe o que é um Intent, uma Activity, etc.

Vou aproveitar agora o período de descanso das aulas para estudar o sistema.

Link to comment
Share on other sites

Essa App do teu amigo, tem entre 500k e 1 milhão de instalações, e não é nada facil de chegar a esse valor, nada mesmo.

E se ele fizesse uma versão da aplicação, paga sem Ads, acredita que muita gente a ia comprar... Bastava uns 50k comprarem, a 1€ cada um, 50k euros.

Não é difícil, basta ser uma aplicação interessante, bem desenhada e que funcione bem que chegas lá num instante. Essa aplicação é demasiado simples e eu às vezes pergunto-me como é que ele conseguiu fazer tanto guito com uma aplicação dessas e isto só vem a provar que é realmente um mercado bom para se fazer uns trocos. Mas também é preciso perceber uma coisa, ele já fez essa aplicação há muito tempo, ainda mal se ouvia falar de Android e poucos equipamentos haviam na altura. Portanto, desde desse dia até hoje, ter essa quantidade de instalações, não me parece assim tanto quanto isso.

Eu não sei ate que ponto ele faria mais guito sem ads. O jogo é muito simples e a nível gráfico não é nada de mais. O pessoal usa porque e grátis. Tem ads, que muitos não se sentem incomodados com isso. Se fosse paga (mesmo sem ads) não sei se muita gente a compraria dada a simplicidade da app. Eu acho que ele apostou bem nas ads, se tivesse sido paga sem ads desde o inicio acho que não tinha feito tanto guito quanto fez. Mas posso estar errado.

E para finalizar, o Android SDK e as ferramentas actualmente disponíveis já são espectaculares. Já é possível desenvolver aplicações para Android com interfaces criados em modo visual, o que, para quem está habituado ao Visual Studio, é a única coisa que faz sentido.

Deves conhecer alguma coisa que eu não conheço porque se há coisa que o Android falta no desenvolvimento, é uma ferramenta decente para o desenvolvido de UIs. O plugin do Eclipse é muito mau e não tem comparação com o que se pode facilmente fazer no Visual Studio. Mas confesso que não tenho instalada a última versão do SDK do Android e não sei se têm feito grandes melhorias neste aspecto. Para mim, esse é o grande problema do desenvolvimento em Android. Isso e o facto de ser Java, mas isso são outros 500 paus.

Toda esta conversa está-me a dar uma vontade enorme de saltar para o IDE e começar a desenvolver para Android montes de ideias que tenho a ver se ganho uns trocos... Mas tenho outros projectos que já ando a adiar há muito tempo e o dia só tem 24h e eu preciso de dormir 1/3 dessas horas para o meu cérebro debitar código funcional.

Link to comment
Share on other sites

@Naz, sei que 1 hora é muita fruta, mas dá para ter uma ideia dos mais recentes desenvolvimentos nas tools integradas no IDE do Eclipse e realmente aquilo melhorou bastante. Aliás, um dos problemas do JAVA sempre foi a questão do desenvolvimento de aplicações com interface uma vez que tinhas que fazer tudo à unha. Agora lá vão aparecendo uns plugins para os principais editores no sentido de agilizar a utilização do awt/Swing, mas não explorei nada disso até agora. Aliás, pouco explorei do Java, mas vi o suficiente para ver o que existe. Quem tem muita experiência com Visual Studio chega ao Eclipse e começa à procura de controlos e é um stress :lol:

Apesar disso, para um IDE gratuíto, o Eclipse é realmente muito completo. E quem tirar partido ao máximo dos plugins, é realmente um IDE muito interessante.

NOTA: Este Xavier Ducrohet só pode ser panasca :-.. ... Aquele "torcer de pescoço" constante é sintomatologia clara.

Link to comment
Share on other sites

Aqui há tempos vi como estava o Appcelerator (que o DAGC mencionou em cima) e achei um conceito interessante.

Como está aquilo agora? Consigo fazer, de maneira simples (HTML5 e CSS3), uma app para iPad, por exemplo?

Link to comment
Share on other sites

Tenho de ver esse vídeo. Acho que já tinha ouvido falar disso mas não quis saber lol...

De qualquer maneira, não gosto do Eclipse. Nunca gostei, mas há falta de alternativa, tem de ser. Estou em vias de experimentar o IntelliJ IDEA, não é grátis, mas já me disseram muito bem dele (e suporta uma panóplia de linguagens e não me refiro a suportar apenas a sintaxe). E segundo consta, apesar do Eclipse ser suportado como é pela Google para desenvolvimento em Android, os engenheiros da Google usam o IntelliJ para desenvolver o Android (ou parte deles pelo menos). Só que neste, não existe mesmo nada visual para desenvolver interfaces, tem de ser tudo à unha mesmo.

@Mini0n

Pelo que vi, sim. Mas deixo aqui um link que encontrei, recomendo a leitura a quem estiver a pensar seguir essa vertente de desenvolvimento:

http://programmers.stackexchange.com/questions/25033/should-i-still-consider-using-appcelerator-titanium-for-building-mobile-apps-if-i

Sem conhecer muito (ou até mesmo nada) do Appcelerator, acho que nada bate programar nativamente. Algumas razões que considero válidas para este argumento podem ser lidas no link acima. Nomeadamente, suporte a novas funcionalidades e é sempre uma camada intermédia que pode introduzir mais bugs.

Link to comment
Share on other sites

@Naz, as vantagens do Eclipse, neste momento, são apenas o facto de serem o IDE para Android por eleição. Aquela integração do ADT no Eclipse facilita muito o desenvolvimento: o desenvolvimento dos layouts em modo visual, a execução do emulador directamente a partir do IDE, etc. Acho é que o Eclipse está demasiado complicado para o conjunto de operações que realiza. Tem demasiadas paneleirices que podem afastar o pessoal que vem de outros IDEs e tem vontade de aprender depressa. Nada que não seja facilmente ultrapassado com 3 ou 4 vídeo-tutores.

Ainda assim é muito mais simples desenvolver para Android sem layouts montados visualmente do que quem quizer construir Windows Forms no VS sem o IDE. Uma vez que os layouts do Android são ficheiros XML com um sistema de IntelliSence relativamente bem integrado, dá para fazer as coisas à unha.

Claro está, o Android não tem sequer 1 pintelho dos controlos que tem a Net Framework, mas dá para os gastos.

BTW, ontem comecei a dar-lhe forte e feio e, no final do dia já tinha a minha primeira aplicação Android feita :-..

Link to comment
Share on other sites

Se precisares de "beta testers" :-

Um gajo quer é apps })

Fica descansado. Muito dificilmente estarás interessado nas Apps que eu venha a fazer :-..

Ou, por outro lado, ainda irá demorar muito até que consiga uma App que te interesse. Se calhar esta última frase é bem mais verdade que a primeira. :lol:

Link to comment
Share on other sites

BTW o corrector do iphone sucka largo :-..

lá está... imagem... podes impressionar e engatar umas babes com iphone... mas dps, e usando o iphone, se tiveres de escrever ou declamar as tuas intenções por ela tás tramado :-..

Conhecendo a apple, e se tivesse essa intenção, aposto que deve haver uma app para isso

Provavelmente chamada idate :-..

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

BTW o corrector do iphone sucka largo :-..

lá está... imagem... podes impressionar e engatar umas babes com iphone... mas dps, e usando o iphone, se tiveres de escrever ou declamar as tuas intenções por ela tás tramado :-..

Conhecendo a apple, e se tivesse essa intenção, aposto que deve haver uma app para isso

Provavelmente chamada idate :-..

isto???

LOL

btw... parece-me um produto fraquinho... :-..

Link to comment
Share on other sites

Essa App do teu amigo, tem entre 500k e 1 milhão de instalações, e não é nada facil de chegar a esse valor, nada mesmo.

E se ele fizesse uma versão da aplicação, paga sem Ads, acredita que muita gente a ia comprar... Bastava uns 50k comprarem, a 1€ cada um, 50k euros.

Não é difícil, basta ser uma aplicação interessante, bem desenhada e que funcione bem que chegas lá num instante. Essa aplicação é demasiado simples e eu às vezes pergunto-me como é que ele conseguiu fazer tanto guito com uma aplicação dessas e isto só vem a provar que é realmente um mercado bom para se fazer uns trocos. Mas também é preciso perceber uma coisa, ele já fez essa aplicação há muito tempo, ainda mal se ouvia falar de Android e poucos equipamentos haviam na altura. Portanto, desde desse dia até hoje, ter essa quantidade de instalações, não me parece assim tanto quanto isso.

Eu não sei ate que ponto ele faria mais guito sem ads. O jogo é muito simples e a nível gráfico não é nada de mais. O pessoal usa porque e grátis. Tem ads, que muitos não se sentem incomodados com isso. Se fosse paga (mesmo sem ads) não sei se muita gente a compraria dada a simplicidade da app. Eu acho que ele apostou bem nas ads, se tivesse sido paga sem ads desde o inicio acho que não tinha feito tanto guito quanto fez. Mas posso estar errado.

Não é assim tão fácil como pensas ;)

Lá está, o teu colega criou a App nos inícios do Android, quando ainda haviam poucas. Depois de ter muitos downloads, é fácil de ter ainda mais.

Neste momento existem mais de 400k apps no Market. Tu crias uma App muito interessante, mas se o pessoal não souber que ela existe, não faz o download dela correcto?

Ou seja, como é que tu garantes que a tua App, aparece nos primeiros lugares do Market, entre 400k Apps? Ou pagas à google para aparecer em destaque, ou fazes pub em forums... Ou então deixas andar e vai aparecendo muito esporadicamente.

Se por acaso algum dia, ela chegar a ter muitos downloads, vai ficar logo nas Apps mais populares, como tal fica nos primeiros lugares e qualquer um repara nela. Mas as Apps com menos downloads, aparecem no fim da lista.

Vi um exemplo num blog, de uma App que foi criada e que ate era interessante. Era um jogo de puxar pela cabeça, já nem me lembro de que.

E ele em 2 meses, nem 500 downloads tinha. E ia subindo assim muito pouco.

E depois vês, apps de merd@, com meio milhão de downloads, e os downloads delas continuam a subir, porque estão na lista dos populares, é sempre a facturar ;)

Link to comment
Share on other sites

Essa App do teu amigo, tem entre 500k e 1 milhão de instalações, e não é nada facil de chegar a esse valor, nada mesmo.

E se ele fizesse uma versão da aplicação, paga sem Ads, acredita que muita gente a ia comprar... Bastava uns 50k comprarem, a 1€ cada um, 50k euros.

Não é difícil, basta ser uma aplicação interessante, bem desenhada e que funcione bem que chegas lá num instante. Essa aplicação é demasiado simples e eu às vezes pergunto-me como é que ele conseguiu fazer tanto guito com uma aplicação dessas e isto só vem a provar que é realmente um mercado bom para se fazer uns trocos. Mas também é preciso perceber uma coisa, ele já fez essa aplicação há muito tempo, ainda mal se ouvia falar de Android e poucos equipamentos haviam na altura. Portanto, desde desse dia até hoje, ter essa quantidade de instalações, não me parece assim tanto quanto isso.

Eu não sei ate que ponto ele faria mais guito sem ads. O jogo é muito simples e a nível gráfico não é nada de mais. O pessoal usa porque e grátis. Tem ads, que muitos não se sentem incomodados com isso. Se fosse paga (mesmo sem ads) não sei se muita gente a compraria dada a simplicidade da app. Eu acho que ele apostou bem nas ads, se tivesse sido paga sem ads desde o inicio acho que não tinha feito tanto guito quanto fez. Mas posso estar errado.

Não é assim tão fácil como pensas ;)

Lá está, o teu colega criou a App nos inícios do Android, quando ainda haviam poucas. Depois de ter muitos downloads, é fácil de ter ainda mais.

Neste momento existem mais de 400k apps no Market. Tu crias uma App muito interessante, mas se o pessoal não souber que ela existe, não faz o download dela correcto?

Ou seja, como é que tu garantes que a tua App, aparece nos primeiros lugares do Market, entre 400k Apps? Ou pagas à google para aparecer em destaque, ou fazes pub em forums... Ou então deixas andar e vai aparecendo muito esporadicamente.

Se por acaso algum dia, ela chegar a ter muitos downloads, vai ficar logo nas Apps mais populares, como tal fica nos primeiros lugares e qualquer um repara nela. Mas as Apps com menos downloads, aparecem no fim da lista.

Vi um exemplo num blog, de uma App que foi criada e que ate era interessante. Era um jogo de puxar pela cabeça, já nem me lembro de que.

E ele em 2 meses, nem 500 downloads tinha. E ia subindo assim muito pouco.

E depois vês, apps de merd@, com meio milhão de downloads, e os downloads delas continuam a subir, porque estão na lista dos populares, é sempre a facturar ;)

e por isso é que o JLDR devia apostar logo de origem no WP7 ;)

Link to comment
Share on other sites

Windows Phone 7 não me preocupa muito, porque o desenvolvimento de aplicações para ele pode ser feito através de Silverlight/WPF e XNA... Basicamente C#.

No meu caso é portabilidade quase imediata.

Android é que é uma adaptação diferente, uma vez que é JAVA e Android SDK com todas as bibliotecas do android. Além disso, o android tem um workflow muito próprio (Activities, Intents, o android manifest, pacotes de resources diferenciados consoante as resoluções, layouts gerados por XML...)

Mas até agora estou a gostar. Já estou a começar de entrar na fase de não seguir os exemplos que estou a ler mas sim de criar as minhas próprias experiências com os widgets.

E ao mesmo tempo estou a construir o meu conhecimento indirecto em JAVA e na utilização do Eclipse.

E já há bons livros sobre o desenvolvimento para android. Acredito é que não sejam muito acessíveis para quem nunca teve contacto com OOP, sintaxe basica do C, IDEs, etc.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.