Jump to content

Vender Software Através Da Internet


JLDR
 Share

Recommended Posts

Lembrei-me de pedir ao fórum ajuda numa "luta" que tenho vindo a travar ultimamente.

Vai fazer 2 anos em Outubro que tenho um acordo comercial com uma empresa que está a vender uma aplicação de software que eu criei.

Em Outubro termina o acordo, que é renovado automaticamente por mais um ano se nenhuma das partes o quiser terminar.

O negócio tem corrido relativamente bem, o software é muito específico, mas ainda assim já tenho uma carteira de 200 clientes.

Neste momento tenho a versão do programa em português e inglês e a empresa sempre me disse que estaria a qualquer momento para assegurar a venda do software para todo o Mundo. Até este momento só vendi licenças em Portugal e para o Brasil e PALOPs. O acordo estabelece um regime de exclusividade comercial para essa empresa, logo, estou impedido de comercializar o software sem ser através dela.

Acontece que o acordo está a chegar ao fim e, apesar da empresa querer continuar com ele, estou com vontade de dar uma "machadada" nisto porque não vejo a hora de vender o programa para todos os países do Mundo, facto que essa empresa neste momento não me garante.

Já andei a pesquisar na net formas de fazer isto de forma simples. A questão que eu vejo mais complicada prende-se com facturação e pagamentos online e por isso estiver a ver serviços como o Share*it e o RegNow, mas as reviews sobre estes serviços não são muito animadoras.

Gostaria de saber se há aqui pessoal com experiência no ramo e quais as opções mais fáceis. Sei que posso apostar no PayPal, mas tenho a ideia que o PayPal não faz facturação ou coisa similar... O que eu desejava era ter que me preocupar apenas com o desenvolvimento do software e ter um serviço que tratava do resto, claro está, cobrando a sua respectiva percentagem.

Link to comment
Share on other sites

não é que eu perceba alguma coisa disso e talvez até seja redundante e já conheças, mas vi o teu post e fui ver esses serviços que falaste para perceber melhor o que estavas a falar, depois com bons feedbacks e com bons clientes deu-me este:

http://www.avangate.com/

talvez valha a pena dares uma vista de olhos

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Pois, também já vi umas reviews não muito abonatórias sobre a avangate. E também da 2Checkout.

Também estive a ver o www.softwarecasa.com.

Vi um serviço do qual existem boas referências:

FastSpring.com

Mas tal como referi, ando a estudar o mercado e ainda não me sinto à-vontade para dar o passo seguinte.

Link to comment
Share on other sites

Sendo assim, e dependendo até quando tens de dar a resposta, pensa com calma o que será melhor para ti. Talvez seja mais benéfico pores esse "desejo" de expansão de lado (para já) e renovares uma vez mais o contrato com a empresa actual e durante o próximo ano informas-te a fundo quanto ao que queres. Isto claro, dependendo do que conseguires encontrar até ao prazo final para a decisão. Ou seja, se o tempo começar a escassear e não tiveres 100% de certeza, não arrisques.

Parabéns e felicidades para o negócio :)

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

E uma empresa semelhante a essa mas que te proporcione um melhor contrato com aquilo que tu procuras? Está fora de questão? Não conheço nenhuma, só estava a dar uma sugestão... Ou não haverá boas empresas nesse ramo para teres essa liberdade de troca de uma por outra?

Link to comment
Share on other sites

E uma empresa semelhante a essa mas que te proporcione um melhor contrato com aquilo que tu procuras? Está fora de questão? Não conheço nenhuma, só estava a dar uma sugestão... Ou não haverá boas empresas nesse ramo para teres essa liberdade de troca de uma por outra?

Por acaso desconheço uma empresa com a mesma projecção desta com a qual tenho o contrato cá em Portugal. No exterior haverá certamente. O software (como sabes) é muito específico e a empresa só comercializa material dentro da área em que o software está incluído. Eles têm uma carteira de mais de 15.000 clientes, o que parece pouco, mas na realidade é uma enormidade dentro do universo de destinatários do produto.

O único problema mesmo é a expansão de mercado para o exterior, leia-se, países de língua oficial que não seja portuguesa.

@CMD_PUBLIKUM

Não se trata de uma questão de risco. Pelas projecções de vendas, este ano está a correr tal e qual como o ano passado, o que é muito bom, uma vez que indica que o mercado não se esgotou no ano passado e nos produtos de software uma das melhores publicidades é o "de boca-em-boca". E no meu caso, é como os gelados: no Verão é o melhor período de vendas do meu software por razões de contexto.

O meu problema é só mesmo a questão de vender para fora, uma vez que tenho tudo preparado para o fazer. Aliás, dois dos meus mais recentes clientes são italianos, mas isto porque vieram a Portugal e ficaram a conhecer o software.

Link to comment
Share on other sites

E uma empresa semelhante a essa mas que te proporcione um melhor contrato com aquilo que tu procuras? Está fora de questão? Não conheço nenhuma, só estava a dar uma sugestão... Ou não haverá boas empresas nesse ramo para teres essa liberdade de troca de uma por outra?

Por acaso desconheço uma empresa com a mesma projecção desta com a qual tenho o contrato cá em Portugal. No exterior haverá certamente. O software (como sabes) é muito específico e a empresa só comercializa material dentro da área em que o software está incluído. Eles têm uma carteira de mais de 15.000 clientes, o que parece pouco, mas na realidade é uma enormidade dentro do universo de destinatários do produto.

O único problema mesmo é a expansão de mercado para o exterior, leia-se, países de língua oficial que não seja portuguesa.

@CMD_PUBLIKUM

Não se trata de uma questão de risco. Pelas projecções de vendas, este ano está a correr tal e qual como o ano passado, o que é muito bom, uma vez que indica que o mercado não se esgotou no ano passado e nos produtos de software uma das melhores publicidades é o "de boca-em-boca". E no meu caso, é como os gelados: no Verão é o melhor período de vendas do meu software por razões de contexto.

O meu problema é só mesmo a questão de vender para fora, uma vez que tenho tudo preparado para o fazer. Aliás, dois dos meus mais recentes clientes são italianos, mas isto porque vieram a Portugal e ficaram a conhecer o software.

tens de ir fazer um road-show lá fora então... quando fores de férias aproveita :D

Link to comment
Share on other sites

http://www.g2s.com/

Não tenho qualquer experiência com isto, mas conheço vários sites que usam o G2S.

Dizem que é razoável para pequenos negócios, mas para poderes "sacar" o teu ganho de lá tens que fazer cerca de 1000€ num mês. Ora, eu tenho meses em que não chego aos 250€, o que na prática faria com que só visse dinheiro de meio em meio ano quase ;)

De qualquer das formas obrigado. Espero também que este tópico possa espevitar o interesse de outros utilizadores em abrir o seu próprio negócio.

Link to comment
Share on other sites

@CMC_PUBLIKUM

Não se trata de uma questão de risco. Pelas projecções de vendas, este ano está a correr tal e qual como o ano passado, o que é muito bom, uma vez que indica que o mercado não se esgotou no ano passado e nos produtos de software uma das melhores publicidades é o "de boca-em-boca". E no meu caso, é como os gelados: no Verão é o melhor período de vendas do meu software por razões de contexto.

O meu problema é só mesmo a questão de vender para fora, uma vez que tenho tudo preparado para o fazer. Aliás, dois dos meus mais recentes clientes são italianos, mas isto porque vieram a Portugal e ficaram a conhecer o software.

Fixed :P

Desejo-te boa sorte :)

Link to comment
Share on other sites

Já agora, é demasiada cusquice perguntar que software é esse?! :shy:

Por razões que se prendem com as regras do fórum, não vou divulgar o nome por ser possível interpretar isso como publicidade :-..

Posso dizer que é software destinado a uma área na qual 99,9% do pessoal do fórum não está interessado directamente.

Link to comment
Share on other sites

Já agora, é demasiada cusquice perguntar que software é esse?! :shy:

Por razões que se prendem com as regras do fórum, não vou divulgar o nome por ser possível interpretar isso como publicidade :-..

Posso dizer que é software destinado a uma área na qual 99,9% do pessoal do fórum não está interessado directamente.

Sim, 99,9% porque pelo menos há 1 user deste fórum que trabalha na área destinada ao teu software, e com toda a certeza que tem interesse na mesma.

Quero ver essa internacionalização e sucesso do teu projecto!

B)

Link to comment
Share on other sites

Já agora, é demasiada cusquice perguntar que software é esse?! :shy:

Tem a ver com o Mourinho.

E olha que o Mourinho também tem software com o nome dele do género.

É dentro do mesmo âmbito de negócio, mas bastante diferente: o Mourinho Tactical Board tem como objectivo a apresentação das tácticas.

O meu vai muito mais longe do que isso porque faz a gestão de todo o trabalho técnico.

Não tenho qualquer ligação com o Mourinho :-.. , mas também não me posso queixar das ligações que tenho. ;)

Link to comment
Share on other sites

Já agora, é demasiada cusquice perguntar que software é esse?! :shy:

Tem a ver com o Mourinho.

E olha que o Mourinho também tem software com o nome dele do género.

É dentro do mesmo âmbito de negócio, mas bastante diferente: o Mourinho Tactical Board tem como objectivo a apresentação das tácticas.

O meu vai muito mais longe do que isso porque faz a gestão de todo o trabalho técnico.

Não tenho qualquer ligação com o Mourinho :-.. , mas também não me posso queixar das ligações que tenho. ;)

bolas... andas a vender software para o Porto ganhar ao Benfica :facepalm: :(

Link to comment
Share on other sites

Ao Porto não, mas ao Sporting... :shut:

Se conseguisses portar o teu Software para Android e/ou iOS, e colocar nos respectivos Markets. Ficavas rico num instante.

Sozinho... é muito complicado.

Comecei há muito pouco tempo a estudar JAVA. Ainda ontem lá foram mais 30€ para a FCA.

E Objective-C não está nos meus planos porque tinha que ter qualquer coisa da Apple.

Link to comment
Share on other sites

Ao Porto não, mas ao Sporting... :shut:

Se conseguisses portar o teu Software para Android e/ou iOS, e colocar nos respectivos Markets. Ficavas rico num instante.

Sozinho... é muito complicado.

Comecei há muito pouco tempo a estudar JAVA. Ainda ontem lá foram mais 30€ para a FCA.

E Objective-C não está nos meus planos porque tinha que ter qualquer coisa da Apple.

não te livras de precisar de um mac ou hackintosh mas podes usar MonoTouch e C#/.NET (o grande contra é que pagas $399 pela licença mais básica)

Link to comment
Share on other sites

Claro. Já tinha andado a "inspeccionar", mas não há volta a dar.

Apesar de me já terem dito diversas vezes que é um pouco andar para trás, não vou deixar o C#, mas vou ter que acumular o JAVA ao meu passatempo: e essencialmente dando destaque ao Swing e ao Android SDK.

Link to comment
Share on other sites

Se te sentes à vontade com C#, o Java não é muito diferente. Facilmente te adaptas a uma delas se souberes a outra... O que interessa é saber o básico da programação que já sabes de certeza. O resto vem com o tempo porque é uma questão de te adaptares a sintaxe ligeiramente diferente, nomes diferentes de métodos e pouco mais. Diria mesmo, paneleirices lol.

O que tens que realmente te preocupar é com o Android (ou iOS se também optares por isso). O importante é saber usar a plataforma e tirar partido dela ao máximo. Se é feito em C# ou Java, VB.NET ou outra coisa qualquer, vai dar quase ao mesmo. O meu conselho é mesmo, investe mais tempo no Android do que em Java. Se sabes C#, aprendes Java rapidamente e com o tempo. Conforme vais programando, vais precisando de fazer coisas, pesquisas e vais ver que é similar ao que já conheces de C#, tornando-se bastante natural com o tempo...

Dito isto, estou como o Revenge, faz isso para Android bem feito e fazes ai uns bons dinheiros.

Só para ficarem com uma ideia, esta aplicação: https://market.android.com/details?id=com.pedronveloso.trivialdroid foi desenvolvida por um amigo meu. Não é nada de mais e ele anda a tirar uns $600/mês porque não a tem actualizado. No inicio fazia cerca de $1500/mês. E tudo isto apenas com publicidade. Por isso é que eu já ando a fazer um brainstorm de ideias para fazer umas coisas e ganhar uns trocos também; o problema é só o mesmo de sempre, tempo. Mas é uma boa aposta, ainda mais se a app for bem desenhada e tiver qualidade. Acho que devias apostar nisso também.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.