Jump to content

Portugal Vai Ter Oscares Do Cinema Nacional


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Mas Tiago se calhar é por falta de visibilidade que se continuam a fazer filmes de autor, porque é uma coisa tão íntima e reservada que não interessa chegar a todos. Acho que estes oscares vão virar a coisa mais para o popular, podemos ter boas surpresas.

Acho que o mal do cinema tuga nem é dos realizadores mas sim dos actores. Instituiu-se que actor = modelo. Não é. Temos neste momento aí uns 15 grandes actores e actrizes. O Resto é tudo vergonhoso. Ora com tão poucos, são sempre os mesmos a aparecer. Chateia.

Desculpa mas isso é outro daqueles clichés que não faz sentido. Essa captação dos modelos está muito ligada ao aparecimento dos Morangos com Açúcar, logo isso só faria sentido se estivesses a considerar que só existem actores com menos de 35-40 anos no máximo. E é óbvio que dos que prestam e que começaram nas primeiras temporadas dos Morangos, fizeram todos carreira na televisão/cinema/teatro, Cláudia Vieira, Joana Solnado, Diogo Amaral, Benedita Pereira, Rita Pereira, and so on...

Depois, dizeres que existem 15 grandes actores e actrizes é nivelar a coisa Muuuuuuuuuuito por baixo. Preferências à parte, as novelas portuguesas têm sempre grandes elencos e consigo facilmente identificar-te em cada uma das que está em exibição neste momento, pelo menos 10 bons actores e actrizes.

Link to comment
Share on other sites

A Paula Neves apareceu muito antes disso. Só para dar um exemplo de alguém que até conheci pessoalmente pois foi minha colega na faculdade (sociologia, tem tudo a ver).

Link to comment
Share on other sites

Depois, dizeres que existem 15 grandes actores e actrizes é nivelar a coisa Muuuuuuuuuuito por baixo. Preferências à parte, as novelas portuguesas têm sempre grandes elencos e consigo facilmente identificar-te em cada uma das que está em exibição neste momento, pelo menos 10 bons actores e actrizes.

Bons actores até consigo dizer alguns. GRANDES actores, nem por isso.

Dá lá exemplos então. Novela Laços de Sangue da SIC, sff.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Exacto, chuta lá isso ó Figos.

E todos sabemos que fazer novela ou cinema não é igual. Grandes actores, tens os tais 15. O resto é como dizes, safam-se e outros que nem para a caixa dão.

Rita Pereira é grande actriz? De quê? :blerk: :blerk: :blerk: :blerk:

Soraia Chaves. Outra que tal...

Têm mamas.

Link to comment
Share on other sites

Bons actores até consigo dizer alguns. GRANDES actores, nem por isso.

Dá lá exemplos então. Novela Laços de Sangue da SIC, sff.

Fácil.

Da Lia Gama acho que não preciso de dizer nada.

Da Ana Padrão Idem, para além de que esta tem paletes de experiência em cinema.

O Virgílio Castelo dispensa apresentações.

O Alexandre de Sousa é dos actores que melhor faz de vilão/fdp em Portugal, por acaso na novela tem o papel contrário.

O Ricardo Carriço é outro que nunca falha e tem sempre bons desempenhos.

O João Ricardo esteve muitos anos na TVI mas agora assentou arraiais na SIC e tem muita experiência na TV e Teatro.

O Gonçalo Waddington (está a fazer apenas um pequeno papel), é unanimemente considerado a par do Nuno Lopes como o melhor actor português da actualidade.

O Sinde Filipe tem décadas de experiência no Teatro e na TV.

A Joana Santos está a fazer o papel da vida dela nessa novela, até recebeu nomeação para os Globos de Ouro e tudo (não me lembro se ganhou).

Até aqui já tens 9, depois podes escolher um que queiras dos seguintes, apesar de não simpatizar particularmente com eles:

Acho o Jorge Mourato melhor na comédia e no stand-up do que nos dramas, o que não invalida que seja bom actor.

Não gosto do Diogo Morgado mas a maioria das pessoas tem uma opinião contrária à minha. Também tem experiência em todas as áreas.

O Pêpê Rapazote é um gajo competente.

O Carlos Vieira idem.

A Margarida Carpinteiro já está na TV praticamente desde que me lembro de existir, mas também não me parece nada mais do que simplesmente competente. Tem barrotes de experiência no teatro também.

Também queres que analise as da TVI e as séries da RTP?

Quanto a essa das novelas/cinema desculpem mas para mim não pega. Ainda se comparassem o teatro a um desses produtos tudo bem, agora as novelas são basicamente a mesma coisa que o Cinema. Podem argumentar que os papéis são menos exigentes e mais fáceis de interpretar/filmar, mas também há desses no cinema, a diferença é que nas novelas não há tempo, dinheiro, interesse, disponibilidade e engenho para criar um produto com o mesmo nível de detalhe ou pormenor que no cinema.

Link to comment
Share on other sites

Bons actores até consigo dizer alguns. GRANDES actores, nem por isso.

Dá lá exemplos então. Novela Laços de Sangue da SIC, sff.

Fácil.

Da Lia Gama acho que não preciso de dizer nada.

Da Ana Padrão Idem, para além de que esta tem paletes de experiência em cinema.

O Virgílio Castelo dispensa apresentações.

O Alexandre de Sousa é dos actores que melhor faz de vilão/fdp em Portugal, por acaso na novela tem o papel contrário.

O Ricardo Carriço é outro que nunca falha e tem sempre bons desempenhos.

O João Ricardo esteve muitos anos na TVI mas agora assentou arraiais na SIC e tem muita experiência na TV e Teatro.

O Gonçalo Waddington (está a fazer apenas um pequeno papel), é unanimemente considerado a par do Nuno Lopes como o melhor actor português da actualidade.

O Sinde Filipe tem décadas de experiência no Teatro e na TV.

A Joana Santos está a fazer o papel da vida dela nessa novela, até recebeu nomeação para os Globos de Ouro e tudo (não me lembro se ganhou).

Até aqui já tens 9, depois podes escolher um que queiras dos seguintes, apesar de não simpatizar particularmente com eles:

Acho o Jorge Mourato melhor na comédia e no stand-up do que nos dramas, o que não invalida que seja bom actor.

Não gosto do Diogo Morgado mas a maioria das pessoas tem uma opinião contrária à minha. Também tem experiência em todas as áreas.

O Pêpê Rapazote é um gajo competente.

O Carlos Vieira idem.

A Margarida Carpinteiro já está na TV praticamente desde que me lembro de existir, mas também não me parece nada mais do que simplesmente competente. Tem barrotes de experiência no teatro também.

Também queres que analise as da TVI e as séries da RTP?

Quanto a essa das novelas/cinema desculpem mas para mim não pega. Ainda se comparassem o teatro a um desses produtos tudo bem, agora as novelas são basicamente a mesma coisa que o Cinema. Podem argumentar que os papéis são menos exigentes e mais fáceis de interpretar/filmar, mas também há desses no cinema, a diferença é que nas novelas não há tempo, dinheiro, interesse, disponibilidade e engenho para criar um produto com o mesmo nível de detalhe ou pormenor que no cinema.

Creepy.

Link to comment
Share on other sites

Só pedi dessa novela porque foi a que calhou estar a dar na TV imediatamente antes de eu postar. :-..

Admito que não conheço nada dessa novela, mas conheço minimamente vários dos actores que lá participam e que tu mencionaste.

Sinceramente se tirares daí 2 ou 3 grandes actores já é muito. Dos que mencionaste o único que consigo destacar num patamar elevado é o Virgílio Castelo, de resto há alguns bonzitos e outros que vi muito pouco em dramas para poder dizer que são bons actores (Waddington e Nuno Lopes praticamente só vi em comédia).

E também é preciso ter em conta que se pusermos qualquer um destes actores e se os compararmos com os padrões que estamos habituados (Hollywood), o mais certo é esses actores ficarem a perder muito com essa comparação.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

...

Creepy.

Repara que eu não disse que acompanhava a novela e a prova disso foi que fui ao site da própria porque não me lembrava de metade dos actores que lá entram. Tenho é um bom conhecimento dos actores do panorama actual e por isso é que acho ridículo que se usam clichés como os que estão nos posts acima.

Só pedi dessa novela porque foi a que calhou estar a dar na TV imediatamente antes de eu postar. :-..

Admito que não conheço nada dessa novela, mas conheço minimamente váridos dos actores que lá participam e que tu mencionaste.

Sinceramente se tirares daí 2 ou 3 grandes actores já é muito. Dos que mencionaste o único que consigo destacar num patamar elevado é o Virgílio Castelo, de resto há alguns bonzitos e outros que vi muito pouco em novelas (Waddington e Nuno Lopes praticamente só vi em comédia).

Se te deres ao trabalho de ires ao site e comparares os nomes com as caras vais ver que os conheces todos. Aliás, eu próprio nunca me lembro do nome do Alexandre de Sousa, para mim ele foi e sempre será o Cardeal de Richelieu Português porque nasceu para fazer esse papel :-..

Link to comment
Share on other sites

Mas quem é que falou na Paula Neves :rezingao: ?

Aproveitou a deixa, para dizer que é tu-cá tu-lá com uma Star da nossa TV.

Tu-cá-tu-lá o tanas que ela era um bocado anti social e pouco falava com o pessoal, era o bom dia boa tarde da praxe e pouco mais e lá está, para mim essa menina de Star tem muito pouco ou quase nada. Foi apenas um exemplo que dei duma moça que saiu directamente da Passerele para a TV, neste caso para a série Riscos ainda nos anos 90, portanto muito antes dos Morangos.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Sophia é o nome escolhido para os prémios de cinema português

A primeira entrega de prémios deverá acontecer já em 2012

A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que o nome oficial do galardão que será entregue anualmente por categorias, à semelhança do que acontece por exemplo nos Óscares, será Sophia, em homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen.

A Academia Portuguesa, presidida pelo produtor Paulo Trancoso, em assembleia-geral na segunda-feira escolheu o nome e aprovou o regulamento dos prémios, que serão entregues numa gala anual, devendo a primeira acontecer já em 2012, possivelmente em Abril ou Junho, dependendo do acordo que for alcançado com uma das estações de televisão para a transmissão da cerimónia. Os nomeados serão conhecidos no primeiro trimestre de 2012.

Segundo Paulo Trancoso explicou à Lusa, os prémios pretendem distinguir o cinema português em vinte categorias, como melhor filme, realizador, actor e actriz, banda sonora, fotografia, argumento original e adaptado, curta-metragem, documentário e filme estrangeiro.

Para o nome do galardão, Sophia destacou-se de entre várias opções iniciais, assim como Aurélio. Aurélio, em homenagem a Aurélio Paz dos Reis (1862-1931), primeiro cineasta português, mas também um “nome que consegue ter notoriedade só por si”, e Sophia, numa evocação da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), mas também pela “sabedoria” que dá significado ao nome.

Sophia acabou assim por ser o nome escolhido.A ideia é evocar uma figura maior das artes portuguesas, da mesma forma que em Espanha existe o prémio Goya, atribuído anualmente pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha, ou que em França são atribuídos os prémios César ou na Bélgica os prémios Magritte.

O produtor Paulo Trancoso foi eleito o primeiro presidente da direcção da Academia Portuguesa de Cinema. A actriz e deputada Inês de Medeiros e o realizador e produtor Fernando Vendrell foram eleitos, respectivamente, presidentes da Assembleia Geral e Conselho Fiscal. Como vice-presidentes foram eleitos a actriz Anabela Teixeira (direcção), a directora de casting Patrícia Vasconcelos (assembleia geral) e a actriz Dalila Carmo (conselho fiscal).

O objectivo da criação desta Academia é ajudar a impulsionar e defender a produção de cinema português e aproximá-la do público. Numa altura difícil para o cinema português, que aguarda nova legislação, tem um fundo de financiamento (FICA) paralisado e deverá contar com redução de apoios por parte do Instituto do Cinema e Audiovisual, Paulo Trancoso sublinhou que “é preciso ajudar a pensar positivo num momento tão crítico”.

Ípsilon

Bom ano para começar a entrega.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 year later...

Vencedores sublinhados:

Melhor Filme

As Linhas de Wellington

Florbela

Operação Outono

Tabu

Melhor Actor Principal

Albano Jerónimo, Florbela

Carlos Santos, Operação Outono

Ivo Canelas, Florbela

Vitor Norte, Aristides Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus

Melhor Actriz Principal

Dalila Carmo, Florbela

Laura Soveral, Tabu

Rita Durão, A Vingança de Uma Mulher

Teresa Madruga, Tabu

Melhor Actor Secundário

Adriano Luz, As Linhas de Wellington

Albano Jerónimo, As Linhas de Wellington

António Fonseca, Florbela

Carlos Paulo, Aristides Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus

João Reis, Em Câmara Lenta

Luís Miguel Cintra, O Gebo e a Sombra

Nuno Melo, A Estrada de Palha

Melhor Actriz Secundária

Anabela Teixeira, Florbela

Carla Chambel, Operação Outono

Elisa Lisboa, A Teia de Gelo

Maria João Bastos, A Moral Conjugal

Maria João Luís, Em Câmara Lenta

Melhor Argumento Original

Carlos Saboga, As Linhas de Wellington

Margarida Gil e Maria Velho da Costa, Paixão

Pedro Lopes, Assim Assim

Rodrigo Areias, Estrada de Palha

Vicente Alves do Ó, Florbela

Melhor Argumento Adaptado

António Torrado e João Nunes, Aristides Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus

Bruno de Almeida, Frederico Delgado Rosa e John Frey, Operação Outono

Manoel de Oliveira (segunda a peça de Raul de Brandão), O Gebo e a Sombra

Rui Cardoso Martins, Em Câmara Lenta

Melhor Realizador

Bruno de Almeida, Operação Outono

Francisco Manso e João Correa, Aristides Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus

Miguel Gomes, Tabu

Rodrigo Areias, Estrada de Palha

Vicente Alves do Ó, Florbela

Melhor Fotografia

Acácio de Almeida, Paixão

André Szankowski, As Linhas de Wellington

Luís Branquinho, Florbela

Rui Poças, Tabu

Melhor Direcção Artística

Fernanda Morais , Aristides Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus

Isabel Branco, As Linhas de Wellington

Sílvia Grabowski, Florbela

Zé Branco, Operação Outono

Melhor Som

Jaime Barros, Tiago Matos e Elsa Ferreira, Florbela

Quintino Bastos e Vasco Carvalho, A Moral Conjugal

Ricardo Leal e Miguel Martins, Operação Outono

Ricardo Leal, António Lopes, José Moreira e Miguel Martins, As Linhas de Wellington

Vasco Pimentel, Joaquim Pinto e Nuno Leonel, A Vingança de Uma Mulher

Vasco Pimentel, Miguel Martins e António Lopes, Tabu

Melhor Guarda- Roupa

Lucha D’Orey, Operação Outono

Sílvia Grabowski, Florbela

Susana Abreu, Estrada de Palha

Tânia Franco, As Linhas de Wellington

Melhor Caracterização

Abigail Machado e Mário Leal, Florbela

Aracelli Fuente Basconcillos e Donna Meirelles, Tabu

Íris Peleira, As Linhas de Wellington

Sandra Pinto e Ana Ferreira, Aristides Sousa Mendes – o Cônsul Bordéus

Melhor Montagem

João Braz, Florbela

Roberto Perpignani, Operação Outono

Telmo Churro e Miguel Gomes, Tabu

Tomás Baltazar, Estrada de Palha

Melhor Música

Dead Combo, Operação Outono

Guga Bernado, Florbela

Joana Sá, Tabu

The Legendary Tigerman e Rita Redshoes, Estrada de Palha

Melhor Documentário em longa-metragem

Cartas de Angola, Dulce Fernandes

É na Terra não é na Lua, Gonçalo Tocha

Kolé San Jon é Festa di Kau Berdi, Rui Simões

Linha Vermelha, José Filipe Costa

Melhor Curta-Metragem de Ficção

Cerro Negro, João Salaviza

Luz da Manhã, Cláudia Varejão

O dia mais feliz da tua vida, Adriano Luz

O Facínora, Paulo Abreu

Melhor Curta-Metragem de Animação

Do céu e da terra, Isabel Aboim Inglez

Kali, o pequeno vampiro, Regina Pessoa

Lágrimas de um palhaço, Cláudio Sá

Sem querer, João Fazenda

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Raúl Brandão Era Um Grande Escritor, João Canijo

A Rua da Estrada, Graça Castanheira

A Comunidade, Salomé Lamas

A Luz da Terra Antiga, Luís Oliveira Santos

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.