Jump to content

Caixa Magica Vs Ubuntu


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

O meu portátil anda a portar-se mal e decidi formata-lo e meter-lhe o Caixa Mágica (na versão 16). Já andava há imenso tempo curioso para experimentar o Linux.

O que gostaria de saber é se fiz uma boa escolha em meter o Caixa Mágica (que sei que se baseia no Debian) ou se teria alguma vantagem em ter escolhido a versão Ubuntu?

Serão diferentes a ponto de justificar uma mudança ou nem por isso?

Link to comment
Share on other sites

O Caixa Mágica é só uma das piores distros que podias ter escolhido. Também te recomendaria OpenSuse mas, e não fiques ofendido, não me pareces ter conhecimentos suficientes para te sentires à vontade no OpenSuse. Vai para o Ubuntu que é mais user-friendly.

Link to comment
Share on other sites

Não acho o OpenSuse mais difícil de mexer que o Ubuntu. A verdade é que se chegares a ter algum problema é mais fácil arranjares uma solução para o Ubuntu do que para o Opensuse, portanto é sempre melhor começar por aí.

Link to comment
Share on other sites

Walt, tens aqui o FTP do Técnico.

É um bom local para sacar a distribuição que queres.

Ubuntu é bastante straightforward. :y:

Não deves ter grandes problemas. Caso tenhas, a comunidade é enorme e com uma pesquisa rápida arranjas inúmeras soluções.

Link to comment
Share on other sites

Epá, são free, saca-se todas, abre-se umas virtual machines e brinca-se uns dias com cada uma pa se decidir o que se quer. Andar a perguntar qual a melhor é irreal. :rezingao:

É basicamente isso. Eu (e malta mais inexperiente em Linux) vê tantas distros que levado pelo susto da quantidade tem logo a tendência de perguntar qual a melhor ou a mais usada.

Entretanto já fiz um pouco daquilo que dizes. Fui ver as 3 distros que tem as maiores comumidades (e maior quantidade de pacotes de software disponíveis) e depois de ter experimentando as 3: 1) Ubuntu 2) Fedora 3) Mint, acabei por fazer recair a minha escolha no Linux Mint. No fundo é um Ubuntu modificado e turbinado (traz aplicações extra). Gostei mais do aspecto e da usabilidade do Mint. Acho que ainda consegue ser mais user-friendly do que o Ubuntu.

Para quem usa Linux e ainda não experimentou o Linux Mint 11 Katia aqui fica uma preview/review daquilo que vão encontrar.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Esse Mint tem algumas manhices, já o usei mas depois mudei para o Ubuntu. O Fedora só usei na fac.

Podes exemplificar, sff?

Dos 3 que já experimentei (Ubuntu, Fedora e Mint) este é aquele que (para mim, e este factor conta muito e é variável) a mais bem conseguida das distros, tanto em termos visuais, assim como facilidade em mexer nele. E atenção que eu não estou a dizer que é melhor do que o Ubuntu (quer dizer, para mim é mas há que ter sempre em conta onde o S.O. vai buscar a fonte). Só o facto de ser baseado em Ubuntu já diz muito.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.