Jump to content

Utilizadores Android Gastam Muitos Dados


Spark
 Share

Recommended Posts

As pessoas que têm um smartphone com o Android são as que gastam mais tráfego de Internet. As operadoras de telecomunicações começam a ver a sua rede estrangulada com tanto pacote que para aí anda!

Será que os tarifários vão mudar para pior?

nielsen_datamobile.jpg

Segundo a Nielsen (uma empresa de estudos de mercados focada em tendências), os utilizadores Android são aqueles que mais dados trocam entre os seus dispositivos e a Internet. Muito em parte devido à grande quantidade de aplicações gratuitas disponíveis e devido ao facto de muitas delas sobreviverem à custa da publicidade.

Nos EUA o mercado parece estar a estagnar e até está mais ou menos bem dividido entre os 3 gigantes: Apple, Google e RIM. Mas no que toca a consumir megabytes de informação, o software da Google segue na frente com uma média de 582MBytes por utilizador, enquanto que os utilizadores da Apple consomem uma média de 492MBytes (como podemos observar no gráfico), ambos por mês. Tudo o resto, é muito mais moderado.

Eu não sou um daqueles tipos que está sempre com a teoria da conspiração, mas estas duas empresas são mestres em obter, tratar e usar informação. Portanto, sabe-se lá o que vai ali e para onde vai :)

É certo que aqui no nosso país a maior parte de nós não tem tarifários para poder fazer estas médias mas mesmo assim, não acham sempre que gastaram mais do que o que pensavam?

Esperemos é que as operadoras de telecomunicações não aumentem os tarifários devido à sobrecarga na rede, que já não aguenta e que por isso vão ter de investir para continuar a aliciar e a alimentar os consumidores.

@ Revolução Digital

Fonte para o Panay :P

Link to comment
Share on other sites

Tenho sempre Dados ligados, e nos últimos 20 dias gastei 26.6 Mb de tráfego.

Deves ter sempre wifi a jeito... :rezingao:

Eu gasto em media 10Mb/dia e porque sou poupadinho...o tapatalk é um assassino no consumo...quer no iOS que no android.

Link to comment
Share on other sites

Tenho sempre Dados ligados, e nos últimos 20 dias gastei 26.6 Mb de tráfego.

Deves ter sempre wifi a jeito... :rezingao:

Eu gasto em media 10Mb/dia e porque sou poupadinho...o tapatalk é um assassino no consumo...quer no iOS que no android.

Não uso Tapatalk, precisamente devido a isso ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho a net bloqueada há 2 dias até 3ª feira, quando começa o novo mês de facturação da minha internet.

Em todos os meses desde que tenho o Android, nunca consegui cumprir os 150MB que tenho.

Link to comment
Share on other sites

Tenho sempre Dados ligados, e nos últimos 20 dias gastei 26.6 Mb de tráfego.

Eu cheguei a este tópico, abri a tab e a primeira coisa que leio é:

Tenho sempre Dildos ligados, e nos últimos 20 dias gastei 26.6 Mb de tráfego.

:funny:

Link to comment
Share on other sites

eu uso o tapatalk e não me queixo, mas também, como uso o Onavo para me fazer poupar tráfego não me preocupo, este mês que passou, de 500mb de dados consumi 420 e tive uma poupança via Onavo de 135mb.

B)

O Onavo é seguro?

Não sei porquê a ideia do trafego passar numa cloud que o compacta, ou seja teoricamente teria acesso a ele se assim o entendesse, causa-me arrepios

Link to comment
Share on other sites

eu uso o tapatalk e não me queixo, mas também, como uso o Onavo para me fazer poupar tráfego não me preocupo, este mês que passou, de 500mb de dados consumi 420 e tive uma poupança via Onavo de 135mb.

B)

O Onavo é seguro?

Não sei porquê a ideia do trafego passar numa cloud que o compacta, ou seja teoricamente teria acesso a ele se assim o entendesse, causa-me arrepios

Eu não tenho problema algum em usar, convém é ter alguns cuidados, por exemplo, quando vou a sites/app's de bancos e afins desligo o Onavo.

B)

Link to comment
Share on other sites

Por situações destas é que em 2008 a tmn modernizou a rede UMTS toda e neste momento encontra-se a modernizar a rede GSM com EDGE. Antes do Programa E-Escolas não havia grandes problemas, os pacotes de internet ainda só eram acessíveis a alguns clientes de maior porte financeiro e os clientes que utilizavam internet no telemóvel eram um nicho de mercado.

Com a entrada do Programa do E-Escolas com a tmn a ser pioneira na distribuição inicial dos computadores e placas de internet não estavam à espera do que iria acontecer poucos meses depois.

O que aconteceu é que a determinadas horas do dia, mais propriamente a partir das 17 horas principalmente da Margem Sul até ao Algarve os clientes tinham as Placas de Dados registadas na rede UMTS mas nunca conseguiam estabelecer ligação e os poucos sortudos que conseguiam, tinham velocidades baixas e sempre com quedas. A alternativa era pedir aos clientes para navegarem em GPRS. Foram meses de aflição para quem trabalhava no Call Center da tmn, com mais de 300 clientes em espera para serem atendidos logo após das 17 horas e que se prolongava pela noite dentro. Era assim todos os dias, piorando com a consequente entrega de mais computadores E-Escolas.

A situação foi de tal modo, que a tmn teve que realizar em 6 meses um swap à rede UMTS da Margem Sul até ao Algarve, notou-se logo a melhoria ao fim de alguns meses dessa modernização, aumentaram a capacidade dos sites UMTS, o que permitiu que aqueles clientes que apenas conseguiam navegar em GPRS conseguissem navegar em UMTS e HSDPA.

Com a actual banalização da internet móvel e aplicações a consumirem cada vez mais dados, as operadoras móveis viram-se "obrigadas" de novo a investir na rede, temos o caso da tmn que está a modernizar a rede gsm toda e a adicionar o EDGE que permite além de maior velocidade que o GPRS também maior capacidade.

O facto de os pacotes de internet terem as limitações que possuem não é por acaso. Posso dar o exemplo do Brasil em que tiveram que suspender a venda de Placas de Internet Móvel, porque a adesão ao UMTS foi tão grande na altura, que além de no UMTS nem internet nem chamadas funcionarem, no GSM também estava a ser prejudicado havendo situações de locais em que nem sequer simples chamadas de voz conseguiam fazer.

Tem havido nos últimos anos um grande investimento tanto no reforço de cobertura como na capacidade da mesma. Por isso é que os tarifários de Banda Larga "ilimitados" possuem velocidades menores a partir de um determinado valor de volume de dados atingido.

Com a entrada do LTE tudo vai mudar, pode ser aí que realmente hajam pacotes de internet vantajosos para o cliente.

Imaginem uma rede UMTS como um ponto de acesso Wi-Fi, o que acontece quando começam a realizar muito tráfego e começam a colocar mais utilizadores ligados. Mesmo na internet fixa já há dados estatísticos de há bastante tempo que os clientes cada vez mais consomem dados, com cada vez mais computadores ligados em casa a aceder a sites de streaming, etc. Por isso haver a tal grande "guerra" actual entre operadores de telecomunicações e empresas como Google, etc.

Aumento de preços não verifico que venha a acontecer, mas aumento de tráfego para já é algo que também não vejo até à entrada comercial do LTE.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
A Portugal Telecom está apenas à espera do desfecho do leilão para o 4G e em três meses terá no mercado a sua oferta comercial de quarta geração móvel.

A operadora parte do princípio que o leilão avança ainda este mês, antecipando para fevereiro o lançamento dos primeiros terminais e serviços compatíveis com a tecnologia. A garantia foi dada por Zeinal Bava, presidente-executivo da PT, à margem do Sapo Codebits, onde marcou presença para uma talk inspiracional, que avançou também prever uma adesão mais rápida ao 4G do que o que se verificou com a tecnologia móvel de terceira geração.

BTW hoje fui dando uma vista de olhos na stream do codebits, se interessar a alguém, cá fica

mms://espalhabrasas.sapo.pt/codebits-stream

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Não percebi essa do

"/systemoff mode on"

Ele tem um iPhone, e para iOS não há nada dessas modernices de 4G 14.gif

Deixa sair o iPhone 5... wink4.gif

Mas enquanto isso não sai, já existe 4G cá fora em bastantes smartphones :-..

Mas ate percebo a táctica da Apple. O pessoal compra o 4S, depois o pessoal quer usar 4G e é obrigado a mudar para o iPhone 5. Mais dinheiro nos bolsos da Apple.

Link to comment
Share on other sites

Não percebi essa do

"/systemoff mode on"

Ele tem um iPhone, e para iOS não há nada dessas modernices de 4G 14.gif

Deixa sair o iPhone 5... wink4.gif

Mas enquanto isso não sai, já existe 4G cá fora em bastantes smartphones 14.gif

Mas ate percebo a táctica da Apple. O pessoal compra o 4S, depois o pessoal quer usar 4G e é obrigado a mudar para o iPhone 5. Mais dinheiro nos bolsos da Apple.

Até parece que é uma táctica nova... sempre foi assim..

Link to comment
Share on other sites

E pelos vistos é uma tactica de sucesso. Neste momento no fórum Zwame, há mais de 10 Iphone 4 para venda.. tudo para comprar o Iphone 4S wink4.gif

Exactamente. Se podem dar-se ao luxo de chular quem gosta de iPhone, devem-no fazer ao maximo lol

Pois era perfeitamente possível o iPhone 4S já vir com 4G.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.