Jump to content

Ciência: Chip Devolve E Retira Memória A Ratos


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Ciência: chip devolve e retira memória a ratos

Um novo implante cerebral conseguiu apagar e restaurar a memória em ratos. A experiência pode vir a ajudar pessoas que sofram de Alzheimer, amnésia ou enfarte.

O estudo está a ser feito por cientistas da Wake Forest University e da University of Southern California, ambas nos Estados Unidos. A experiência passou por ensinar a um grupo de ratos uma tarefa. No caso, tinham de puxar duas alavancas, por ordem, para terem acesso a água.

Depois, os cientistas ligaram elétrodos aos cérebros dos ratos, ligando duas partes do hipocampo do cérebro (a CA1 e a CA3). Investigações anteriores já tinham mostrado que o hipocampo transforma memórias breves em memórias de longa duração.

A equipa gravou a atividade dos ratos enquanto puxavam as alavancas. Depois, drogou os ratos para impedir a comunicação entre estas duas áreas do cérebro. Resultado: os ratos deixaram de fazer a ordem correta e não conseguiam obter água.

O passo seguinte foi conceber um hipocampo artificial com a capacidade de reproduzir o comportamento neuronal já identificado. Só foi necessário reproduzir a gravação já efetuada para que os ratos começassem a lembrar-se da ordem correta das alavancas e conseguissem voltar a ter acesso à água.

Bastava aos cientistas desligar o interruptor do hipocampo artificial para que os ratos voltassem a esquecer o processo. Ligavam-no e tudo ficava normal.

O processo está ainda muito longe de poder ser testado em humanos, no entanto, a experiência mostra que se existir muita informação sobre as memórias de um paciente, é possível gravá-las e voltar a implementá-las.

A equipa vai avançar, de seguida, para testes em macacos.

:eek:

Link to comment
Share on other sites

O processo está ainda muito longe de poder ser testado em humanos, no entanto, a experiência mostra que se existir muita informação sobre as memórias de um paciente, é possível gravá-las e voltar a implementá-las.

cada vez mais perto da ficção...

fez me lembrar um filme, que viam as memorias das pessoas e podiam apaga las!

Link to comment
Share on other sites

vendo a coisa de outra forma...

aprender a pilotar um avião ou aprender artes marciais, tudo à distancia de um implante.

já tinha lido algures na revista visão que o desenvolvimento de implantes era coisa prevista até 2030... não estamos assim tão longe

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Ciência: chip devolve e retira memória a ratos

Um novo implante cerebral conseguiu apagar e restaurar a memória em ratos. A experiência pode vir a ajudar pessoas que sofram de Alzheimer, amnésia ou enfarte.

O estudo está a ser feito por cientistas da Wake Forest University e da University of Southern California, ambas nos Estados Unidos. A experiência passou por ensinar a um grupo de ratos uma tarefa. No caso, tinham de puxar duas alavancas, por ordem, para terem acesso a água.

Depois, os cientistas ligaram elétrodos aos cérebros dos ratos, ligando duas partes do hipocampo do cérebro (a CA1 e a CA3). Investigações anteriores já tinham mostrado que o hipocampo transforma memórias breves em memórias de longa duração.

A equipa gravou a atividade dos ratos enquanto puxavam as alavancas. Depois, drogou os ratos para impedir a comunicação entre estas duas áreas do cérebro. Resultado: os ratos deixaram de fazer a ordem correta e não conseguiam obter água.

O passo seguinte foi conceber um hipocampo artificial com a capacidade de reproduzir o comportamento neuronal já identificado. Só foi necessário reproduzir a gravação já efetuada para que os ratos começassem a lembrar-se da ordem correta das alavancas e conseguissem voltar a ter acesso à água.

Bastava aos cientistas desligar o interruptor do hipocampo artificial para que os ratos voltassem a esquecer o processo. Ligavam-no e tudo ficava normal.

O processo está ainda muito longe de poder ser testado em humanos, no entanto, a experiência mostra que se existir muita informação sobre as memórias de um paciente, é possível gravá-las e voltar a implementá-las.

A equipa vai avançar, de seguida, para testes em macacos.

:eek:

O minion, e fonte :)

Quero dizer: qual o nome dos autores da experiencia, e em que revista foi publicado esse artigo?

Porque por aquilo que leio, parece ser importantissimo ;)

Vocês gostam muito de fazer filmes! Eles conseguem fazer com que os ratos se lembrem de memórias que já tinham anteriormente!

Nao. Le a noticia melhor ;)

Eles conseguiram criar memoria num outro hipocampo, e que eu saiba, ate agora ninguem tinha conseguido fazer tal... se for o que penso que seja, e uma das experiencias que pode provar que LTP e o substrato fisiologico da memoria, dado que finalmente conseguiram "criar" um circuito de memoria num hipocampo que nao a tinha criado/experimentado fisicamente (e esse e que e o passo importante ;) )

Link to comment
Share on other sites

O preguicoso, estas a brincar comigo?

Deixa de ser songamonga, pá! Seleccionas o título do artigo, botão do rato do lado direito, "procurar no google por... e é o primeiro link.

Também queres que te mexa o cafézinho, é isso? :tease:

Link to comment
Share on other sites

O preguicoso, estas a brincar comigo?

Deixa de ser songamonga, pá! Seleccionas o título do artigo, botão do rato do lado direito, "procurar no google por... e é o primeiro link.

Também queres que te mexa o cafézinho, é isso? :tease:

n tomo cafe, mas podias meter aqui o link :-..

(e estou a falar do link para o artigo/revista em causa, e nao "veio da exame informatica") :-..

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz como te disse e tenho o link no outro separador... <_<

devemos estar a falar linguagens diferentes.

Eu nao estou a falar disto

Mas sim a Revista internacional em que o artigo origanl foi publicado, e o nome do artigo/autores para que possa sacar e ler o artigo tal como ele foi escrito (e nao a interpretacao da CS).

Ja que tens de me fazer um favor ao procurar.me o link, ao menos esmera.te :-..

Link to comment
Share on other sites

aceito um pedido de desculpas formal se vier acompanhado por aquilo que te peco -_-

Isto serve? <_<

Podias ter.te ao menos dado ao trabalho de ler isso e colocar o link para o que la esta... mas naooooooo...ainda tive de andar a procurar...

isto "serve mais ou menos"

Dps logo tento sacar o artigo...

De qq modo, e para n parecer demasiado severo, boa tentativa...

Pontos positivos da tua procura: quase que chegaste la. Notou-se esforco e empenho.

Pontos negativos: se vais fazer alguma coisa, ao menos faz as coisas correctamente, e nao apresentes o trabalho por metade. Se nao for para fazer as coisas bem mais vale nao saires da cama :-..

Pontos positivos de novo: para a proxima fazes melhor ;)

Gostaste de minha sandwich de elogios

Link to comment
Share on other sites

Já tinha aqui um outro post com esse mesmo link (tens que te registar) mas não quis dar logo tudo à primeira... também tinha que saber que estavas mesmo interessado... ok, fica provado que sim. :D

Link to comment
Share on other sites

Já tinha aqui um outro post com esse mesmo link (tens que te registar) mas não quis dar logo tudo à primeira... também tinha que saber que estavas mesmo interessado... ok, fica provado que sim. :D

mais logo tento login institucional por VPN tambem, em vez de usar apenas a athens account. Senao registo.me de qq modo, afinal de contas e free ;)

edit:

A cortical neural prosthesis for restoring and enhancing memory

De nada FNF -_-

PS: Ó Minion, mete aí os olhos, é assim q se faz 1 post :P

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.