Jump to content

Sony Vaio = Shit?

Kubrick
 Share

Recommended Posts

Boa tarde FNF.

Aconteceu aquilo que faz "fuuuuuuuu" a qualquer um. Como num domingo comum, acordei eram 12h. Quando vou ao quarto da minha irmã vejo que a família resolveu comprar, sem consulta prévia, um portátil.

Como a minha irmã é a típica gaja, como é óbvio trouxe um Sony Vaio, e como os Vaio bons são caros, trouxe o que era mais barato. Pagou 499€ (com um desconto qualquer o cartão FNAC) porque o homem da loja lá lhe fez a pergunta estúpida de sempre "vai jogar com o computador?" e ela "não, é só para trabalhar". "Ah então não precisa de gráfica para nada".

É este aqui: http://www.fnac.pt/Sony-Vaio-VPC-EB4E0E-WI-Branco-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a346253?PID=3046&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=1&Fr=2

Mas o trabalhar dela, vai ser em ferramentas de ordenamento de território e em sistemas de informação geográfica, portanto ela usará software pesado e exigente q.b (ArcGIS e similares) que ao mesmo tempo dependem de imagens e gráficos.

Conclusão, impingiram-lhe um Vaio que apesar de ter um óptimo ecrã tem uma gráfica de merda, daquelas Intel HD graphics que vai roubar processamento ao já de si "maravilhoso" Pentium P6200 a 2,13 GHz. Não sei se estarei a dizer asneira, mas a gráfica não influencia também a qualidade de imagem que o monitor apresenta? É que eu vejo um ecrã muito pouco "liso", isto é, não vejo uma superfície lisa homogénea, as cores são muito estranhas, vejo linhas verticais ténues, estilo como se tivesse pouca definição. A única coisa boa são os 4 gigas de RAM.

Perguntas:

- É possível pelo mesmo preço eu ter algo melhor que isto?

- Estou a ser urso e este PC serve perfeitamente para "trabalhar", como ela quer?

Por mais 50€ podia ter trazido este vaio que é igual em aparência mas melhores specs, estou certo? http://www.fnac.pt/Sony-Vaio-VPC-EB4M1E-WI-Branco-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a346249?PID=3046&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=2&Fr=2

Edited by Kubrick

O ideal seria experimentarem o software que ela vai usar. Testem bem e com o maior grau de exigência possível e depois vejam se o pc corresponde ao desempenho desejado ;)

Edited by Just.Me

Tens 2 semanas para entregar o PC caso não sirva para o que queres. Testa. Não é o que queres vai lá e devolve. :)

Não e bem assim...

um aparte:

experimenta fazer uma gaja k anda a estudar direito perceber isso, sendo ela a pessoa com mais mania do mundo k tem sempre razão e verás o k é uma dor de cabeça. lol

Tens 2 semanas para entregar o PC caso não sirva para o que queres. Testa. Não é o que queres vai lá e devolve. :)

Não e bem assim...

um aparte:

experimenta fazer uma gaja k anda a estudar direito perceber isso, sendo ela a pessoa com mais mania do mundo k tem sempre razão e verás o k é uma dor de cabeça. lol

uh direito ? tão é so mostrares a lei

Não e bem assim...

claro que não é bem assim, mas neste caso a FNAC tem a politica dos 15 dias tanto quanto sei.

B)

Sim mas penso que depende do que andares a fazer com o PC, eu se fosse a FNAC nunca aceitaria um PC que durante 15 dias tivesse levado um format, ou um undervolting ou andado a correr programas que ele não aguenta. Deve haver "letras pequeninas".

De qualquer modo meti o fundo do ecrã a preto, como faço sempre e detectei um "blue dot", será um pixel estragado?

Eu acho que o melhor é ires desde já à loja e explicar que mesmo não sendo para jogar, devido à exigência do trabalho que se pretende fazer a gráfica é mesmo necessária. E eles trocam-te isso na boa ;)

Edit: Eu se tivesse uma irmã ou qualquer outra familiar que fosse comprar um PC sem me consultar primeiro dava-lhe tanto na cabeça, mas tanto :-..

Tu por 600€ que é o preço desse já deves poder arranjar um Core I3 2310 (Sandy Bridge) dual core com Hyperthreading, que já têm um desempenho bem melhor que esse (tenta comprar sandy bridge, os core I3 3xx não são Sandy Bridge), e trazem um gráfica embutida no processador com mais do dobro do desempenho dessa, óbvio que se trouxer uma nvidia gt320 ou algo do género, melhor. Não sei se o arcgis já trabalha com CUDA, mas se vier a trabalhar, já tens uma grafica que faça isso.

A tua irmã está em engenharia geografica?

Edited by ghost_matrix

Não é engenharia mas é algo assim é tipo "Geografia e Ordenamento do território".

@ Green: é Patrick Bateman (protagonizado pelo Bale) no American Psycho, um senhor que vais adorar. E o cenário que o gajo manda é qualquer coisinha...!

Sim mas penso que depende do que andares a fazer com o PC, eu se fosse a FNAC nunca aceitaria um PC que durante 15 dias tivesse levado um format, ou um undervolting ou andado a correr programas que ele não aguenta. Deve haver "letras pequeninas".

Desses 3 pontos, só o undervolting é que talvez pudesse ser argumentado para não aceitarem de volta. Qual é o mal de formatar ou testar software que a máquina não aguenta? Facilmente usas o disco de recuperação (até têm partições escondidas com isso) para recuperar tudo para o modo de fábrica. E de não aguentar programas não afecta em nada, só vão é dar mais lentos que o deviam, mas adiante...

Segundo isto:

http://wikis.esri.com/wiki/display/ag93bsr/ArcGIS+Desktop

Não me parece que o software seja assim tão exigente quanto isso a nível gráfico. Da forma que falaste ainda pensei que fosse algo pesado tipo um software de modelação 3D, o que não me parece o caso, mas posso estar a ver mal. Mas podes ver o seguinte link na parte da gráfica para testar a máquina a ver se corre esse software:

http://cyri.systemrequirementslab.com/1186/10913

Testa como já te disseram. Se servir, óptimo, se não, manda para trás. Ou devolve na mesma caso tenha outro problema qualquer, como esse pixel morto/queimado (se realmente o é). Mas a esse preço (500€) não sei se se arranja algo muito melhor.

Eu estagiei na Fnac e tenho 90% de certeza que eles fazem a troca

Mais uma voz a dizer o que disse. Mas não é por um píxel morto(neste caso não é bem morto, mas mais preso) que eles to vão trocar. Nao fales sequer nisso que podes apanhar algum gajo que embirre. Dizes que não serve para o que precisas e devolves. Está dentro dos 15 dias. E é assim por lei. Não é o "Não é bem assim". Respingam, chamas a permanência de loja e pedes o livro de reclamações. Tens direito por lei a devolver num prazo de 15 dias o material tal como veio(na caixa).

Kubrick

Eu se fosse a ti não experimentava mais nada e ia mesmo trocar o portátil. Efectivamente por 599€ arranjas melhor na FNAC e não vale estar a perder tempo se a intenção é tentar ter o melhor portátil na relação qualidade/preço.

Pelo que estive a ver tens dois portáteis na FNAC (pelo menos online) bem melhores que esse Sony-Vaio.

Asus X52JU-SX288V

HP Pavilion dv6-3160sp

Qualquer um destes é bem melhor. Agora é uma questão de escolhas.

No Asus perdes disco mas em relação ao Sony Vaio melhoras a gráfica (512 dedicados) e o processador.

No HP o disco é o mesmo em capacidade, melhoras o processador (embora seja um pouco inferior ao do Asus) e melhoras (e muito) a gráfica (1024 dedicados).

Na gama entre 500€/600€ estes parecem-me os melhores portáteis da FNAC. Agora é contigo... mas troca isso... eu trocava. :)

Edited by Walt Sousa

Se fosse a ti, ia à Fnac, e devolvia esse Sony Vaio, metias mais 50€ apenas, e compravas por 549€ o HP G62-453ep: Processador Core i3-370m, Gráfica ATI 6370m(512Mb dedicados) e 4Gb de Ram.

http://www.fnac.pt/HP-G62-453ep-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a359145?PID=18311&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=2&Fr=2

O processador é bem melhor do que esse da Sony, e a Gráfica serve perfeitamente para trabalhos, até para jogar alguns jogos serve, embora não seja esse o objectivo.

Se fosse a ti, ia à Fnac, e devolvia esse Sony Vaio, metias mais 50€ apenas, e compravas por 549€ o HP G62-453ep: Processador Core i3-370m, Gráfica ATI 6370m(512Mb dedicados) e 4Gb de Ram.

http://www.fnac.pt/H...&To=0&Nu=2&Fr=2

O processador é bem melhor do que esse da Sony, e a Gráfica serve perfeitamente para trabalhos, até para jogar alguns jogos serve, embora não seja esse o objectivo.

O "meu" HP é melhor e custa o mesmo.harhar.gif

Por este preço Kubrick, não encontras melhor na FNAC.

Edited by Walt Sousa

Vocês dizem que por lei pode trocar, mas não tenho a certeza disso.

Por lei pode trocar por defeito de fabrico, não por não estar satisfeito, existem empresas que aceitam essa justificação mas apenas por cortesia

Vocês dizem que por lei pode trocar, mas não tenho a certeza disso.

Por lei pode trocar por defeito de fabrico, não por não estar satisfeito, existem empresas que aceitam essa justificação mas apenas por cortesia

Isto.

Essa dos 15 dias é lei mas da FNAC e outras empresas que permitem isso internamente.

Edited by Kinas_