Jump to content

Estudo: Portugueses Confiam Em Bombeiros E Professores Mas Desconfiam De Advogados E Políticos


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Os portugueses confiam nos bombeiros, nos professores e nos carteiros mas desconfiam cada vez mais de advogados e políticos, de acordo com um estudo do grupo GFK hoje divulgado.

O estudo foi feito em 19 países, a grande parte da Europa, e consistiu em determinar os níveis de confiança que os cidadãos têm em relação a 20 profissões e organizações profissionais. Os portugueses sãos dos mais descrentes comparando com outros anos.

Em relação a anos anteriores (desde 2008) os portugueses mostraram este ano uma “significante” quebra de confiança praticamente em todas as profissões, especialmente em sindicatos, organizações de caridade, jornalistas ou juízes e publicitários.

Se bombeiros e professores surgem como dos profissionais mais confiáveis, no fundo da tabela, este como nos últimos três anos, estão os políticos, os advogados e os banqueiros, com os primeiros a sofrer uma queda de sete pontos em relação ao ano passado.

Em toda a Europa os bombeiros são os que estão no topo da tabela dos mais confiáveis. A Suécia apresenta-se como o país onde mais se confia nos diferentes profissionais mas os belgas são os mais desconfiados.

Na Alemanha, ainda segundo o estudo, é onde menos se acredita nos administradores de empresas mas onde os advogados têm melhor aceitação, enquanto o Reino Unido é o mais desconfiado em relação aos jornalistas.

Também em termos gerais, além dos bombeiros, os países que participaram no estudo confiam em termos gerais nos professores, nos médicos, nos carteiros e nos militares e polícias. Em toda a parte os políticos aparecem no fundo da tabela.

Ainda que sem serem diferenças significativas, Portugal acredita mais nos professores e nos militares do que a média europeia, e é também dos que mais confia nas organizações de defesa do meio ambiente (79 pontos dados por Portugal, contra os 67 da média dos países europeus).

Apesar da confiança estar em declínio os portugueses ainda assim são dos mais crentes na igreja (69 pontos, contra 51 da média europeia), nos funcionários públicos, nos jornalistas, e nos profissionais de estudos de mercado e de marketing.

Já os advogados e juízes merecem muito menos credibilidade para os portugueses do que para os restantes europeus participantes no estudo (36 pontos contra 52 em relação a advogados, e 44 contra 63 em relação a juízes). Portugal é também dos que menos confia nos políticos, sendo neste caso os Estados Unidos o campeão da confiança.

O grupo GFK é uma das maiores companhias de estudos de mercado do mundo. Em Portugal a pesquisa foi feita com 1.257 entrevistas. Em todos os países foram feitas 19.261 entrevistas.

Além de Portugal participaram países como a Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Turquia, Estados Unidos, Brasil ou Índia.

@Lusa

Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho desconfiança. O caso do Punk, por exemplo, sei perfeitamente que ele trai a namorada com o Archie.

Eish trair a namorada com um travesti é muito mau ... :-.. :-..

Link to comment
Share on other sites

Se bombeiros e professores surgem como dos profissionais mais confiáveis, no fundo da tabela, este como nos últimos três anos, estão os políticos, os advogados e os banqueiros, com os primeiros a sofrer uma queda de sete pontos em relação ao ano passado.

Não admira..!

Apesar da confiança estar em declínio os portugueses ainda assim são dos mais crentes na igreja (69 pontos, contra 51 da média europeia)

Enfim... :dumb:

Eu não tenho desconfiança. O caso do Punk, por exemplo, sei perfeitamente que ele trai a namorada com o Archie.

:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pois a parte da Igreja mostra que Portugal ainda é um país muito conservador, reflexos de mais de 50 anos de ditadura.

Os professores surgirem no topo para mim é surpreendente.

Link to comment
Share on other sites

Pois a parte da Igreja mostra que Portugal ainda é um país muito conservador, reflexos de mais de 50 anos de ditadura.

Os professores surgirem no topo para mim é surpreendente.

Quanto à igreja, nem vou tecer mais nenhum comentário para não correr o risco de alguns users que possam ser mais crentes, levarem a mal e criar-se aqui uma discussão à boa moda FNF.. ou seja, não se chegar a nenhum consenso mesmo após 20 páginas de "troca de ideias" :-..

Em relação aos professores, de certo modo, também me surpreendeu 1 bocado.

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.