Jump to content

Nato Arrisca Tornar-Se “Irrelevante”


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Chefe do Pentágono avisa que a NATO arrisca tornar-se “irrelevante”

O secretário da Defesa norte-americana, Robert Gates, lançou um ataque de críticas aos aliados europeus da NATO, acusando-os de serem complacentes e colocarem a Aliança num caminho para a “irrelevância militar colectiva” se não assumirem mais responsabilidades e aumentarem as suas despesas com a defesa.

Gates está a três semanas de deixar a liderança do Pentágono (François Lenoir/Reuters)

Ilustrando com os exemplos das campanhas militares no Afeganistão e na Líbia – onde apontou várias falhas de compromisso e eficácia aos países europeus –, o chefe do Pentágono avaliou que a NATO se tornou numa aliança “a dois níveis”, de dois tipos de países: “Daqueles que estão dispostos e são capazes de pagar o preço e carregar o fardo dos compromissos assumidos e aqueles que gozam dos benefícios de pertencerem à NATO mas não querem partilhar nem os riscos nem os custos”.

Sobre o Afeganistão, avisou os aliados europeus que não tenham expectativas de retirar as suas tropas a curto prazo. E lamentou que a NATO – “a aliança militar mais poderosa na história, capaz de chamar dois milhões de soldados para combate” – “tenha tido que lutar [com os seus Estados membros], e às vezes em desespero, para conseguir manter uma mobilização de 25 mil a 45 mil militares”, no Afeganistão. Naquele país, adiantou Gates, a Aliança continua a confrontar-se com faltas de equipamento, nomeadamente de helicópteros, aviões de combate e vigilância.

Gates adiantou que na Líbia – onde os norte-americanos entregaram o comando das operações à NATO em finais de Março – a operação de combate, sustentada quase exclusivamente em unidades militares do Reino Unido e França, expõe as “relevantes falhas das capacidades militares e vontade política” entre os aliados. “Com tão só 11 semanas de operações contra um regime parcamente armado num país pouco populoso, muito aliados estão a ficar sem munições, pedindo aos Estados Unidos, uma vez mais, que dêem resposta a essas necessidades”.

Neste discurso de monta, feito em Bruxelas três semanas apenas antes de deixar a liderança do Pentágono – que chefia há quase cinco anos, desde o último mandato presidencial de George W. Bush, antes de ser mantido no cargo por Barack Obama – o secretário da Defesa deixou ainda claro que as mudanças geracionais na classe política dos Estados Unidos e as dificuldades económicas actuais, a par da recusa e incapacidade da Europa em assumir responsabilidades pela sua própria segurança, estão a empurrar a NATO “para o declínio e possível extinção”.

“A dura realidade é que assistiremos a um cada vez menor interesse e paciência no Congresso americano em gastar cada vez maiores e preciosos fundos em prol de países que, aparentemente, não estão dispostos a dar os recursos necessários nem a fazer as mudanças necessárias para serem parceiros sérios e capazes na sua própria defesa”, sublinhou Gates, lembrando que é “o último membro da Administração dos Estados Unidos que viveu a Guerra Fria” e que “o envolvimento emocional e histórico” dos seus pares em Washington com a NATO “está a envelhecer”.

link

E aí está... Não é nada que não se estivesse à espera. Todos os criticam, mas no final, eram sempre eles que tinham de entrar lá.

Btw, para quem andou a mandar vir com a compra dos 2submarinos e que preferiam lanchas, é melhor irem discutir o assunto com este senhor :lol:

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

eu quero lá saber dos submarinos... como se fossem eles que nos livrassem de alguma coisa.

Gastassem esse dinheiro era de facto nas lanchas para patrulhar a nossa costa em vez dessa merda, e que a nato mais o crl do pentágono que se fodam, como se isso de facto para a nossa realidade fosse relevante.

B)

Link to comment
Share on other sites

eu quero lá saber dos submarinos... como se fossem eles que nos livrassem de alguma coisa.

Gastassem esse dinheiro era de facto nas lanchas para patrulhar a nossa costa em vez dessa merda, e que a nato mais o crl do pentágono que se fodam, como se isso de facto para a nossa realidade fosse relevante.

B)

Não estando a defender o ataque desenfreado e muitas vezes com interesses ocultos por trás, a questão aqui parece-me outra:

(...) a NATO se tornou numa aliança “a dois níveis”, de dois tipos de países: “Daqueles que estão dispostos e são capazes de pagar o preço e carregar o fardo dos compromissos assumidos e aqueles que gozam dos benefícios de pertencerem à NATO mas não querem partilhar nem os riscos nem os custos”. (...)

;)

Link to comment
Share on other sites

sim, pq nós temos uns benefícios do crl.... já ao contrário eles até se trincam todos de nos pormos de fora, não esquecer a importância estratégica mundial que tem a NOSSA base das lages.

muito gostam de olhar para os que de fora dizem como se fossem sabedores de uma verdade imaculada.

B)

Link to comment
Share on other sites

sim, pq nós temos uns benefícios do crl.... já ao contrário eles até se trincam todos de nos pormos de fora, não esquecer a importância estratégica mundial que tem a NOSSA base das lages.

muito gostam de olhar para os que de fora dizem como se fossem sabedores de uma verdade imaculada.

B)

Eu reconheço isso, mas cedência do território é-te suficiente então para a defesa dos nossos interesses estratégicos?

A mim parece.me apenas uma das partes de um contrato ;)

Link to comment
Share on other sites

Não é segredo para ninguém que a NATO é e sempre foi apenas um instrumento Americano e para os Americanos fazerem as suas guerras.

O que eles querem basicamente é fazer as guerras mas que os outros os ajudem, pu** que os pariu, façam as guerras deles sozinhos e não estejam sempre a arrastar a Europa para elas que a Europa não tem nada a ver com isso. O Afeganistão é um exemplo prático disso mesmo.

Já a Líbia é mesmo burrice da Europa, foram-se lá meter para quê?

Acabem de vez com a merda da NATO que isso só serve mesmo é para dar despesa, dinheiro que podia e devia ser canalizado para coisas bem mais úteis à população mundial.

Link to comment
Share on other sites

Não é segredo para ninguém que a NATO é e sempre foi apenas um instrumento Americano e para os Americanos fazerem as suas guerras.

O que eles querem basicamente é fazer as guerras mas que os outros os ajudem, pu** que os pariu, façam as guerras deles sozinhos e não estejam sempre a arrastar a Europa para elas que a Europa não tem nada a ver com isso. O Afeganistão é um exemplo prático disso mesmo.

Já a Líbia é mesmo burrice da Europa, foram-se lá meter para quê?

Acabem de vez com a merda da NATO que isso só serve mesmo é para dar despesa, dinheiro que podia e devia ser canalizado para coisas bem mais úteis à população mundial.

^

Link to comment
Share on other sites

Por mim podiam acabar com todas as forças militares que temos.

Isto.

a mim parece-me claro como a água que quero é que eles se fodam mais as guerrinhas que fazem única e exclusivamente por interesses económicos.

B)

Isto.

Não é segredo para ninguém que a NATO é e sempre foi apenas um instrumento Americano e para os Americanos fazerem as suas guerras.

O que eles querem basicamente é fazer as guerras mas que os outros os ajudem, pu** que os pariu, façam as guerras deles sozinhos e não estejam sempre a arrastar a Europa para elas que a Europa não tem nada a ver com isso. O Afeganistão é um exemplo prático disso mesmo.

Já a Líbia é mesmo burrice da Europa, foram-se lá meter para quê?

Acabem de vez com a merda da NATO que isso só serve mesmo é para dar despesa, dinheiro que podia e devia ser canalizado para coisas bem mais úteis à população mundial.

e isto!

Link to comment
Share on other sites

Explica lá à malta então, desculpa sermos ignorantes, mas nem todos podem ser supra sumos como tu pelos vistos. :(

B)

A ti nem preciso de explicar, basta veres a discussão dos submarinos no tópico das Legislativas... isto respondendo directamente à questão dos submarinos!

Depois os teus posts são apenas bitaites, não disseste nada fundamentado para te estar a explicar o contrário!

A maioria dos posts só demonstra que estas gerações têm a liberdade como um bem adquirido e garantido, quando não é!

Link to comment
Share on other sites

Para que são precisos submarinos e tanques Leopard em Portugal? Para se defender do quê, de quem? Portugal é insignificante a nível internacional, não tem poder para atacar ninguém, e ninguém tem interesse em atacar Portugal... penso eu... se calhar temos altos poços de petróleo e os americanos vêm ai, mas a não ser isso, não vejo razão para possuir tal armamento. É só para dizer nós também temos quando há muita coisa para tratar cá antes de assuntos de guerra.

A imagem do Durão Barroso nos Açores a fazer figuras tristes e a tentar desesperadamente ter um lugar na coalizão US/UK/Espanha ficou-me como imagem de marca de Portugal quanto a assuntos de guerra.

Link to comment
Share on other sites

O que eles querem é que os outros façam tudo como eles, para servir os interesses deles. Se n fizerem, "Ah! Caga nisso, a NATO já n faz sentido. Sou eu que tenho que sempre fazer tudo!".

Em última instância estão a ameaçar procederem sozinhos como sempre mas a cagar de alto para o que os países da aliança transatlântica têm a dizer... É por isso que eles acham q n vale a pena. Fazem tudo ou quase tudo o que é guerra, n podem fazer o que querem nessa guerra e ainda por cima têm que estar sujeitos às opiniões e vontades de terceiros.

Link to comment
Share on other sites

Um estado seja ele qual for tem que ter exercito. Um exercito não serve apenas para defender em caso de ataque de outro estado. Serve para impor respeito à sua própria população, a ameaças terroristas...

Houve um país em África, que abdicou do seu exercito por considerá-lo irrelevante. Em menos de nada, facções do seu país tomaram o controlo do país.

Link to comment
Share on other sites

Um estado seja ele qual for tem que ter exercito. Um exercito não serve apenas para defender em caso de ataque de outro estado. Serve para impor respeito à sua própria população, a ameaças terroristas...

Houve um país em África, que abdicou do seu exercito por considerá-lo irrelevante. Em menos de nada, facções do seu país tomaram o controlo do país.

Nos cá temos os Hurugas e os Mekeles n é? :-..

Edited by WormMeteor
Link to comment
Share on other sites

Um estado seja ele qual for tem que ter exercito. Um exercito não serve apenas para defender em caso de ataque de outro estado. Serve para impor respeito à sua própria população, a ameaças terroristas...

Houve um país em África, que abdicou do seu exercito por considerá-lo irrelevante. Em menos de nada, facções do seu país tomaram o controlo do país.

Nos cá temos os Hurugas e os Mekeles n é? :-..

Isso é pq nunca foste à amadora!! :-

Link to comment
Share on other sites

Também eu gostava que o exercito não fosse necessário.

Mas o pessoal é muito ingénuo.

É preciso evolução das mentalidades mundiais. É preciso mais de um século.

Ainda à menos de 100 anos houve uma guerra mundial. Ainda à menos de 20 anos houve a guerra dos Balcãs.

Porque a Espanha não faz o mesmo e acaba com o seu exército? Não serve para nada certo?

Edit: Óbvio que dá jeito ao EUA a Nato nem que seja politicamente. Se eles tivessem tão preocupados baixavam o seu orçamento.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

eu quero lá saber dos submarinos... como se fossem eles que nos livrassem de alguma coisa.

Gastassem esse dinheiro era de facto nas lanchas para patrulhar a nossa costa em vez dessa merda, e que a nato mais o crl do pentágono que se fodam, como se isso de facto para a nossa realidade fosse relevante.

B)

Não estando a defender o ataque desenfreado e muitas vezes com interesses ocultos por trás, a questão aqui parece-me outra:

(...) a NATO se tornou numa aliança “a dois níveis”, de dois tipos de países: “Daqueles que estão dispostos e são capazes de pagar o preço e carregar o fardo dos compromissos assumidos e aqueles que gozam dos benefícios de pertencerem à NATO mas não querem partilhar nem os riscos nem os custos”. (...)

;)

Enumera-me ai os benefícios que temos tido da Nato.

Já os USA, têm devido a nós, a Base da Lages, que é só dos pontos estratégicos mais importantes para eles.

Já muito dinheiro gastou a Europa, devido às Guerras Estúpidas dos USA, como por exemplo, contra o Iraque em que afirmavam ter 100% de certezas que tinham Armamento Nuclear, e foi-se a ver... E o único motivo, era interesses económicos!

Link to comment
Share on other sites

eu quero lá saber dos submarinos... como se fossem eles que nos livrassem de alguma coisa.

Gastassem esse dinheiro era de facto nas lanchas para patrulhar a nossa costa em vez dessa merda, e que a nato mais o crl do pentágono que se fodam, como se isso de facto para a nossa realidade fosse relevante.

B)

Não estando a defender o ataque desenfreado e muitas vezes com interesses ocultos por trás, a questão aqui parece-me outra:

(...) a NATO se tornou numa aliança “a dois níveis”, de dois tipos de países: “Daqueles que estão dispostos e são capazes de pagar o preço e carregar o fardo dos compromissos assumidos e aqueles que gozam dos benefícios de pertencerem à NATO mas não querem partilhar nem os riscos nem os custos”. (...)

;)

Enumera-me ai os benefícios que temos tido da Nato.

Já os USA, têm devido a nós, a Base da Lages, que é só dos pontos estratégicos mais importantes para eles.

Já muito dinheiro gastou a Europa, devido às Guerras Estúpidas dos USA, como por exemplo, contra o Iraque em que afirmavam ter 100% de certezas que tinham Armamento Nuclear, e foi-se a ver... E o único motivo, era interesses económicos!

Mais de meio século de paz não te chegou?

Fazeres parte de um grupo que te protege se tu ou os teus interesses forem atacados?

O poder de dissuasão que recebes por pertenceres a tal grupo?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.