Jump to content

Europeus Do Sul Trabalham Mais Do Que Os Alemães Diz Estudo


Lancer
 Share

Recommended Posts

Os europeus do Sul trabalham muito mais e por vezes durante mais tempo que os alemães, refere um estudo que contraria as recentes declarações da chanceler alemã sobre um eventual laxismo social em Portugal, Espanha ou Grécia.

"Os alemães trabalham muito menos [por ano e durante a vida ativa] que os europeus do Sul. E também não trabalham de forma tão intensiva", assegura Patrick Artus, chefe da secção de economia do banco francês Natixis e o redator deste estudo que se baseia designadamente nos números da ODCE e Eurostat.

A duração anual média do trabalho de um alemão (1390 horas) é assim muito inferior à de um grego (2119 horas), de um italiano (1773 horas), de um português (1719 horas), de um espanhol (1654 horas) ou de um francês (1554 horas), referem as estatísticas publicadas em 2010 pela OCDE.

"O resultado da produtividade individual da Alemanha está na média dos países do Sul, a da produtividade horária está acima da média mas não é melhor que a da França ou Grécia", precisa o Natixis.

A idade legal para a reforma na Alemanha (65 anos atualmente, 67 no futuro) é mais tardia, mas os portugueses e espanhóis trabalham na prática mais tempo, com uma idade efetiva de início da reforma de 62,6 anos e 62,3 anos, contra 62,2 anos para os alemães, refere ainda o estudo.

Os gregos não estão distantes desta média (61,5 anos) e a reforma das aposentações adoptada na primavera de 2010 na Grécia impôs o aumento da idade dos 60 para os 65 anos, com o objectivo de garantir uma idade média de 63,5 anos até 2015. Apenas franceses e italianos garantem hoje a reforma mais cedo que os alemães, precisa o estudo com data de 30 de Maio.

Em meados de Maio, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou publicamente as férias e os sistemas de reforma dos países do Sul da Europa, que considerou demasiado generosos.

"É necessário que em países como a Grécia, Espanha, Portugal não seja garantida a reforma mais cedo que na Alemanha, e que todos façam os mesmos esforços, é importante", disse na ocasião.

"Angela Merkel não refere quais os verdadeiros problemas dos países do Sul da zona euro", conclui o chefe economista do Natixis.

olha que curioso..

Link to comment
Share on other sites

LOOL! Para além de não me acreditar nisso, se um alemão demorar uma hora a fazer o que um italiano faz em 8, de que vale esta merda?

[exemplo parvo]

Também não deve haver muitos alemães a fazer um passeio de calçada inteiro à chapa do sol...

[/exemplo parvo]

Link to comment
Share on other sites

LOOL! Para além de não me acreditar nisso, se um alemão demorar uma hora a fazer o que um italiano faz em 8, de que vale esta merda?

Exacto. O que diferencia o norte europeu do sul é a produtividade e não o número de horas ou anos que trabalham.

Link to comment
Share on other sites

A diferença é que lá entram às 7h para saírem às 17h.

Cá entra-se às 9h, 10h. Vai-se tomar o pequeno almoço, acorda-se. Começa-se a trabalhar às 11h, 13h é almoço.

Depois como só se sai lá para 19h, 20h, não há pressa.

São conceitos diferentes. Em Portugal passou-se a não aproveitar o dia desde que o sol nasce.

Sai-se à noite, esta só começa lá para as 3-4 da manhã.

Perfeito exagero.

Eles têm noção que saiem do trabalho e têm tempo livre. Nós saímos do trabalho para ir para casa.

É que eles têm que aproveitar o sol, nós desperdiça-mo-lo.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

A diferença é que lá entram às 7h para saírem às 17h.

Cá entra-se às 9h, 10h. Vai-se tomar o pequeno almoço, acorda-se. Começa-se a trabalhar às 11h, 13h é almoço.

Depois como só se sai lá para 19h, 20h, não há pressa.

São conceitos diferentes. Em Portugal passou-se a não aproveitar o dia desde que o sol nasce.

Sai-se à noite, esta só começa lá para as 3-4 da manhã.

Perfeito exagero.

Eles têm noção que saiem do trabalho e têm tempo livre. Nós saímos do trabalho para ir para casa.

É que eles têm que aproveitar o sol, nós desperdiça-mo-lo.

Mais alguns pontos mas basicamente é isto. ;)

E não são só eles com esse modo de vida que eu pessoalmente sinto muito mais produtivo e positivo.

Acho mesmo que nesta Europa apenas nós, espanhóis e italianos é que não têm este conceito.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Eu posso até dar o meu exemplo pessoal: Trabalhei no estrangeiro e enquanto lá os Portugueses eram, na sua maioria, esforçados e trabalhadores (Há um certo respeito pelo trabalho quando se tem de abandonar a pátria em procura de algo melhor). Voltei para Portugal na mesma empresa, e os mesmos Portugueses agora no seu ambiente, olham para o trabalho e para quem os quer pôr a trabalhar com desdém. Passei a ouvir frases como "para quê stressar?" quando o trabalho é feito incompetentemente ou "porque é que o Português é assim com os seus?" quando alguém os tenta por no sitio.

Cada vez mais me convenço que nós, os portugueses, temos vícios de gente rica que vão ser dificeis esquecer...

Depois temos tanta crise mas ninguém evita a bebida e o tabaco, mas isso são outras conversas.

Edited by DarthVader
Link to comment
Share on other sites

A diferença é que lá entram às 7h para saírem às 17h.

Cá entra-se às 9h, 10h. Vai-se tomar o pequeno almoço, acorda-se. Começa-se a trabalhar às 11h, 13h é almoço.

Depois como só se sai lá para 19h, 20h, não há pressa.

São conceitos diferentes. Em Portugal passou-se a não aproveitar o dia desde que o sol nasce.

Sai-se à noite, esta só começa lá para as 3-4 da manhã.

Perfeito exagero.

Eles têm noção que saiem do trabalho e têm tempo livre. Nós saímos do trabalho para ir para casa.

É que eles têm que aproveitar o sol, nós desperdiça-mo-lo.

Isto.

Link to comment
Share on other sites

Sim nesse aspecto também deve ser outra mentalidade, falo por experiência própria, sempre encontrei nos locais onde trabalhei (e continuo a encontrar onde trabalho agora) pessoal que não faz absolutamente nada, não quer fazer e ainda diz que nós os novos é que temos de dar o litro porque eles já deram muito (estamos a falar muitas vezes de pessoas que ainda nem aos 50 anos de idade chegaram).

O que fazer nestas situações? Ter estes emplastros nas empresas (no funcionalismo público então isto é gritante) a ocupar um lugar e a chatear os outros?

Ou mandá-los para a reforma e andar décadas a pagar-lhes reforma?

Nenhuma das soluções é viável.

Tem tudo a ver com mentalidade, enquanto ela não mudar, enquanto o próprio povo também não mudar não vamos longe.

Link to comment
Share on other sites

A diferença é que lá entram às 7h para saírem às 17h.

Cá entra-se às 9h, 10h. Vai-se tomar o pequeno almoço, acorda-se. Começa-se a trabalhar às 11h, 13h é almoço.

Depois como só se sai lá para 19h, 20h, não há pressa.

São conceitos diferentes. Em Portugal passou-se a não aproveitar o dia desde que o sol nasce.

Sai-se à noite, esta só começa lá para as 3-4 da manhã.

Perfeito exagero.

Eles têm noção que saiem do trabalho e têm tempo livre. Nós saímos do trabalho para ir para casa.

É que eles têm que aproveitar o sol, nós desperdiça-mo-lo.

Mais alguns pontos mas basicamente é isto. ;)

E não são só eles com esse modo de vida que eu pessoalmente sinto muito mais produtivo e positivo.

Acho mesmo que nesta Europa apenas nós, espanhóis e italianos é que não têm este conceito.

Também concordo com o post do Kopien.. Mas só uma coisa, Kinas, os espanhóis, pelo que tenho visto recentemente, estão a começar a ter esta atitude também. Já se vê muita gente a encher cafezinhos e esplanadas a partir das 17h até Às 22h.

Link to comment
Share on other sites

os alemães devem ser autênticos robots. Na minha opinião, a grande diferença está no valor dos bens produzidos e não nas horas de trabalho ou na produtividade.

Ora ai está, desde automoveis a electrodomesticos um pais como o nosso compra-lhes tudo

Temos muitas diferenças culturais, agora, nao me venham dizer que o portugues é preguiçoso, é que os alemães trabalham muito, porque não é bem assim. A nossa cultura de trabalho, podia ser melhorada nalguns sectores, no entanto, custa virem para aqui portugueses falarem mal do nosso pais, e defenderem o pais que quer mandar na europa, que despreza e se serve dos paises do sul.

Edited by ghost_matrix
Link to comment
Share on other sites

os alemães devem ser autênticos robots. Na minha opinião, a grande diferença está no valor dos bens produzidos e não nas horas de trabalho ou na produtividade.

Ora ai está, desde automoveis a electrodomesticos um pais como o nosso compra-lhes tudo

Temos muitas diferenças culturais, agora, nao me venham dizer que o portugues é preguiçoso, é que os alemães trabalham muito, porque não é bem assim. A nossa cultura de trabalho, podia ser melhorada nalguns sectores, no entanto, custa virem para aqui portugueses falarem mal do nosso pais, e defenderem o pais que quer mandar na europa, que despreza e se serve dos paises do sul.

se amanhã t dissessem k podias passar a ter o nível de vida alemão, bastando para isso passar a amar a bandeira deles, esquecendo k és português, tu fazias isso?

Digo-te k a mim a bandeira ñ m enche o prato na hora de comer.

Sobre a produtividade, basta olhar para onde trabalho. Tens 2 ou 3 a fazer a mesma tarefa k eu k saímos cansados da loja, enqt outros 2 ou 3 se puderem ir ao WC 3 vezes em meio dia não pensam duas vezes.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com os maus hábitos de trabalho e que haja uma mentalidade burguesista instalada no nosso país.

Mas já que falamos de maus hábitos, esse ar de superioridade dos alemães também soa um bocado a deja vu e fica-lhes um bocado mal.

Link to comment
Share on other sites

Os gajos levam duas vezes na cabeça em duas guerras mundiais. Após ambas ficam na merda e novamente uma mão cheia de dezenas de anos dp, voltam a ter a Europa a seus pés.

Eles são o Mourinho dos países europeus. Até aparecer um Barcelona que lhes dê dor de cabeça, têm motivos para ser arrogantes, porque simplesmente conseguem fazer o k outros não fazem.

Link to comment
Share on other sites

Óbvio queijo. A diferença é cultural. Enquanto aqui anda tudo no "deixa andar", "faço depois", "fica para a amanhã", lá produz-se. Aqui chegamos ao cumulo de ter de se adiar a entrega do IRS não porque os serviços sejam lentos mas porque o bom tuga deixa para o ultimo dia e crasha o sistema.

Mudar a mentalidade vai ser muito difícil, se calhar era preciso mesmo termos tido uma guerra ou outra, termos levado na anilha. A Alemanha é o que é porque sabe que o mundo a odeia, sentem-se picados, produzem o dobro.

Link to comment
Share on other sites

Os gajos levam duas vezes na cabeça em duas guerras mundiais. Após ambas ficam na merda e novamente uma mão cheia de dezenas de anos dp, voltam a ter a Europa a seus pés.

Eles são o Mourinho dos países europeus. Até aparecer um Barcelona que lhes dê dor de cabeça, têm motivos para ser arrogantes, porque simplesmente conseguem fazer o k outros não fazem.

Isso é a presença de adversidade que causa essa situação. Existem pessoas que defendem guerras, porque fazem selecção natural e impõem a evolução.

Link to comment
Share on other sites

Existem pessoas que defendem guerras, porque fazem selecção natural e impõem a evolução.

Espero que não sejas uma dessas pessoas.

Preferes continuar os próximos 30 anos a ver o teu país afundar, e consequentemente as pessoas que nele vivem, ou ter uma guerra hoje, e as suas consequências, e daqui a 10 anos sermos uma grande potência europeia?

Link to comment
Share on other sites

Concordo quase a 100% com tudo o que foi dito aqui sem duvida ,mas tb temos ver o outro lado das coisas , é muito diferente ires para um trabalho onde vais ganhar 600€ e ires para um onde ganhas 1500 ou mais onde os patrões são pessoas com que se pode realmente falar e tratas pelo primeiro nome , onde nas grandes empresas tens ginasios e medicos gratis , licença parental de 2 meses ,e onde és promovido e aumentado no minimo 100 € todos os anos , enfim muitas outras coisas ! tb se tem de ver isto por este prisma parece que não mas cria muita desmotivação !!! mas sim acho que a culpa é mesmo das pessoas que literalmene se estão a cagar para os trabalhos que tem e são uns preguiçosos a cultura tb ajuda muito ...

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.