Jump to content

Surto Infeccioso Anda A Matar Na Alemanha


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Espanha diz que ainda é cedo para acusações

Surto infeccioso na Alemanha já matou oito pessoas

O número de mortes na Alemanha associadas ao surto infeccioso provocado pela ingestão de alimentos crus já subiu para oito e cerca de mil pessoas foram afectadas por gastroenterites agudas. As autoridades de saúde alemãs já pediram aos cidadãos que redobrassem os cuidados de higiene, já que a infecção ainda não terá atingido o seu pico.

Ao princípio da manhã, o hospital de Kiel, no norte da Alemanha, já tinha confirmado também a sétima vítima mortal, uma mulher de 38 anos, que tinha sido internada há alguns dias, em estado crítico, e viria a sucumbir devido a graves complicações renais, um dos sintomas provocados pela variante extremamente agressiva da EHEC.

A última vítima mortal do Síndrome Hemolítico Urémico (SUH) - uma doença potencialmente perigosa que provoca diarreias com sangue – foi uma uma mulher de 87 anos, num hospital de Eppendorf (Hamburgo).

Em Hamburgo, foram identificadas cerca de 400 pessoas afectadas, 60 das quais em estado grave. Quase todos os outros foram detectados nos estados da Baixa-Saxónia, Schleswig-Holstein e Renânia do Norte-Westfália, segundo o Instituto Robert Koch de Berlim.

Na quinta-feira, o Instituto de Higiene de Hamburgo afirmou que a bactéria teve origem em pepinos importados de Espanha. As autoridades alemãs asseguraram que a infecção, provocada por uma variante perigosa da bactéria Escherichia coli, foi originada por pepinos espanhóis que terão sido comercializados no mercado central de Hamburgo – importante centro de distribuição de legumes e frutas.

A responsável local pela área da saúde, Cornelia Prüfer-Storcks, do partido social-democrata alemão (SPD), garantiu mesmo ao "El País" que foram encontrados vestígios de contaminação em três pepinos importados de Espanha, adiantando que "outros produtos poderão estar também infectados" e que novos estudos deveriam ainda ser realizados.

Mas a ministra da Agricultura espanhola, Rosa Aguilar entende que é cedo para acusar Espanha e lamentou que as acusações já tivessem causado "danos irreparáveis" ao sector."Não sabemos onde é que a contaminação teve lugar e a Comissão Europeia tornou claro que pode ter ocorrido fora do país de origem", disse Aguilar citada pela AFP. "Até agora nada foi provado e não foi demonstrado que aconteceu no país de origem", acrescentou a ministra adiantando que em Espanha, o nível de "segurança e qualidade é extraordinariamente alto".

Também o porta-voz da da Comissão Europeia para a Saúde e o Consumo, Fréderic Vincent, declarou que a "contaminação pode produzir-se no transporte ou na distribuição a lojas na própria Alemanha", cita a agência espanhola EFE.

A bactéria já foi identificada noutros países. Os Ministérios da Saúde da Dinamarca e da Suécia relataram 17 casos confirmados de infeccções em pessoas que tinham estado antes no território alemão.

Também as autoridades suíças notificaram um possível caso de uma mulher que tinha estado no Norte da Alemanha e tinha sofrido fortes diarreias.

Na quinta-feira, o Ministério da Agricultura português informou que Portugal não foi indicado pelas autoridades europeias e alemãs como sendo país de destino dos pepinos espanhóis que poderão estar na origem do surto infeccioso.

Fonte

Alemanha/Pepinos: Espanha comunica à Comissão Europeia suspensão de atividade de dois produtores

Bruxelas, 27 mai (Lusa) - Espanha comunicou hoje à Comissão Europeia a suspensão da atividade de dois produtores de Almería e Málaga, suspeitos de terem distribuído pepinos contaminados, na origem de um surto infecioso na Alemanha com uma bactéria intestinal.

Bruxelas, 27 mai (Lusa) - Espanha comunicou hoje à Comissão Europeia a suspensão da atividade de dois produtores de Almería e Málaga, suspeitos de terem distribuído pepinos contaminados, na origem de um surto infecioso na Alemanha com uma bactéria intestinal.

Segundo a agência Efe, que cita um comunicado da Comissão Europeia, as autoridades espanholas comunicaram igualmente a Bruxelas que efetuaram a recolha de amostras de terra e água, com as quais foram cultivados os pepinos e sobre as quais estão a ser feitas análises.

Na nota, Bruxelas frisa que está a investigar outras possíveis origens, além da espanhola, do surto infecioso, inclusive um terceiro carregamento de pepinos provenientes da Holanda ou da Dinamarca e distribuídos no mercado alemão.

Uma variante perigosa da bactéria Escherichia coli, que provoca lesões graves nos rins e no intestino, já matou na Alemanha seis pessoas e infetou outras mil.

ER.

Lusa/Fim

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Com milhares de pessoas a morrerem todos os dias com doenças muitíssimo mais graves, a noticia é sobre isto...

Mais uma gripe das aves.

Rumores sobre curas do cancro, isso já não vale a pena noticiar...

Link to comment
Share on other sites

Suécia tem primeira morte por surto de bactéria intestinal fora da Alemanha

Casos na Suécia e na Alemanha elevam para 16 número de mortes; Dinamarca, França, Grã-Bretanha e Holanda também têm infectados

Duas novas mortes relacionadas a um surto de uma bactéria intestinal na Europa - cuja origem seriam vegetais contaminados - foram registradas nesta terça-feira, incluindo a primeira fora da Alemanha, enquanto o número de casos continua a aumentar. Os dois casos elevaram para 16 o total de mortos pelo surto, com o noroeste da Alemanha sendo a região mais afetada.

Autoridades hospitalares em Boras, Suécia, anunciaram a morte de uma mulher de cerca de 50 anos que foi internada em 29 de maio depois de uma viagem à Alemanha. As autoridades suecas dizem que há 36 casos suspeitos de contaminação, todos ligados a pessoas que viajaram ao norte de Alemanha.

Em Paderborn, Alemanha, o conselho local disse que uma mulher de 87 anos que também sofria de outras doenças morreu.

Na Alemanha, o centro de controle nacional de doenças disse que 373 pessoas estavam doentes com a forma mais séria do surto - a síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma rara complicação decorrente de uma infecção comumente associada à Escheridia Coli. Na segunda, havia registro de 329 casos.

Susanne Glasmacher, porta-voz do Instituto Robert Koch (agência nacional de saúde alemã), disse que outras 796 pessoas foram afetadas pela E. coli Enterohemorrágica, também conhecida como EHEC - chegando a um total de mais de 1.150 infectados.

Centenas também estão doentes em outros países europeus, mas até esta terça-feira apenas a Alemanha tinha registrado mortes. Outros casos foram reportados na Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Holanda e Suíça.

Fonte

Bactéria dos pepinos: DGS em alerta

Está tudo pronto para tratar um eventual doente infetado com a bactéria detetada em pepinos espanhóis, que na Alemanha já matou 15 pessoas. No entanto, o diretor-geral da Saúde garantiu em entrevista ao Expresso que ainda não há nenhum caso registado em Portugal.

Horas depois de fazer chegar aos médicos do Serviço Nacional de Saúde um conjunto de orientações relativas ao surto infeccioso provocado por uma bactéria detetada no Norte da Alemanha em pepinos importados de Espanha, o Diretor-Geral de Saúde (DGS ), Francisco George, garante ao Expresso que Portugal está pronto para tratar eventuais viajantes que cheguem a território nacional.

Em contacto permanente com as autoridades alemãs, a DGS já colocou de prevenção o laboratório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, onde serão realizadas as análises que permitirão confirmar o diagnóstico clínico.

As infeções por Escherichia coli entero-hemorrágica (E.coli) têm um período de incubação de entre três a oito dias e causam uma gastrenterite aguda, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta.

A doença tem uma duração de entre cinco a sete dias.

O surto infeccioso causado por uma variante extremamente agressiva da bactéria, o Síndrome Hemolítico Urémico (HUS), que provoca graves danos renais no sistema nervoso central, tendo provocado a morte a 15 pessoas na Alemanha e uma na Suécia.

Aos 16 mortos somam-se 1.400 infetados, dos quais 350 padecem da síndrome.

Fonte

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Alemanha

Pepinos não originaram surto que já provocou 16 mortos

Económico com Lusa

31/05/11 14:53

Uma responsável pela Saúde Pública em Hamburgo informou hoje que os pepinos espanhóis não são a fonte do surto de uma variante da bactéria E.coli.

Na Suécia foi registada hoje a primeira morte causada pela bactéria fora da Alemanha.

De acordo com segundas análises realizadas em laboratório, explicou Cornelia Prufer-Storksa, citada pelo jornal Hamburger Abendblatt, a variante da bactéria descoberta nos pepinos espanhóis não coincide com a encontrada nas fezes dos pacientes.

Prüfer-Storks, senadora do governo regional de Hamburgo com o pelouro da Saúde Pública, indicou que as investigações comprovaram que a variante O104 da E.coli, isolada nas fezes dos pacientes examinados, especialmente agressiva e resistente a antibióticos, não coincide com a variante detectada nas hortaliças espanholas do mercado central de Hamburgo.

"Como antes, a fonte (do surto infeccioso) ainda não foi identificada", adiantou a senadora.

Independentemente do resultado de duas análises ainda por efetuar, de um conjunto de quatro análises, "era importante publicar estes resultados, porque a infeção pode ter sido provocada por sujidade", disse a mesma responsável.

Além de estarem a procurar identificar a fonte do foco infeccioso, as autoridades sanitárias alemãs tentam também saber qual foi o motivo para a contaminação dos pepinos, explicou Prufer-Storcks.

Até ao momento, o Instituto de Higiene de Hamburgo mantém os testes a tomates, pepinos e alfaces em mercados, lojas de alimentação e restaurantes de Hamburgo, para procurar a fonte da infeção.

A declaração da senadora vai ao encontro das explicações dadas pelos hortofruticultores espanhóis de Almeria e Málaga, que têm sustentado que os pepinos não saíram contaminados da sua exploração, e só podem ter sido contaminados ou no transporte, ou no armazenamento.

As autoridades espanholas já ameaçaram processar judicialmente a Alemanha e pedir uma indemnização pelos danos causados aos seus hortofruticultores, que viram praticamente paralizadas as suas exportações para a Alemanha, país que absorve normalmente dois terços do total da produção espanhola deste tipo de verduras.

Desde que foi detectado o primeiro caso na semana passada, pelo menos 16 pessoas morreram, na maioria mulheres de idade avançada, com E.coli Hemorrágica e outras 1.400 foram contaminadas, incluindo 570 residentes em Hamburgo.

Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem que os espanhóis peçam uma compesação choruda por todos os prejuízos que estas acusações alemãs (como se vê sem fundamento) podem ter num país.

Fico um bocadinho pasmado é lançarem isto cá para fora como uma certeza, quando afinal não tinham certeza de nada.

Link to comment
Share on other sites

Então mas não se tinha já concluído que bactéria era de origem animal?

A E.coli surge sobretudo nos tratos intestinais de certos animais sim, mas não se pode dizer que é de origem animal. :)

E mesmo assim basta os pepinos terem estado em contacto com excrementos, por exemplo, para ficarem contaminados com qualquer variante desta bactéria.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Então mas não se tinha já concluído que bactéria era de origem animal?

A E.coli surge sobretudo nos tratos intestinais de certos animais sim, mas não se pode dizer que é de origem animal. :)

E mesmo assim basta os pepinos terem estado em contacto com excrementos, por exemplo, para ficarem contaminados com qualquer variante desta bactéria.

Resumindo, se os pepinos tivessem sido bem lavados, como já se sabe desde hummm sempre, nada disto teria acontecido?

There's nothing to see here, move along.

Link to comment
Share on other sites

Sim, mas foi nesse sentido que eu disse.

O que eu eu ouvi é que tinha a ver com os estrumes com que as plantações tinham sido fertilizados. E não sei se basta lavar bem, por muito que se esfregue não se deve conseguir matar a bactéria.

Link to comment
Share on other sites

Então mas não se tinha já concluído que bactéria era de origem animal?

A E.coli surge sobretudo nos tratos intestinais de certos animais sim, mas não se pode dizer que é de origem animal. :)

E mesmo assim basta os pepinos terem estado em contacto com excrementos, por exemplo, para ficarem contaminados com qualquer variante desta bactéria.

Resumindo, se os pepinos tivessem sido bem lavados, como já se sabe desde hummm sempre, nada disto teria acontecido?

There's nothing to see here, move along.

Lavados já não é mau. Mas cozinhados é sempre melhor! No entanto, poucas são as cozinhas que cozinham pepinos sendo estes servidos quase sempre crus...talvez seja essa a ligação dos pepinos ao surto.

Há ainda muita coisa a apurar como, por exemplo, a verdadeira estirpe encontrada e se é uma variação de algumas já conhecias. E. coli é uma bactéria muito antiga e esteve sempre ligada ao ser humano. Sendo uma estirpe nova com outras resistências o caso pode mudar de figura mas lavar e cozinhar os vegetais/frutos resolverá 99% dos problemas.

Edit: Todos nos possuímos uma ou mais variantes de Escherichia coli nos nossos intestinos mas o nosso sistema imunitário sempre as reconheceu desde a infância e trata do assunto com relativa facilidade. O problema geralmente surge quando o nosso organismo entra em contacto com uma estirpe diferente, por exemplo de um indivíduo de outro continente, e que o sistema imunitário não consegue lidar com eficácia elevada. Uma infeção de E. coli fora do trato intestinal, nos orgãos vitais por exemplo, pode ser bastante perigosa, mesmo tratando-se de estirpes já identificadas e comuns.

Edit2: já devem ter ouvido ou lido acerca de coliformes fecais em análises a águas principalmente. A E. coli é uma das bactérias indicadores de contaminação fecal.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

E mesmo assim basta os pepinos terem estado em contacto com excrementos, por exemplo, para ficarem contaminados com qualquer variante desta bactéria.

ass2mouth :-..

Link to comment
Share on other sites

Karma it's a bitch.

Querem controlar a europa, mas os países em crise ou pré-crise é que lhes dão d comer.

Com o clima da Alemanha só podem plantar pepinos enlatados...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.