Jump to content

Facilitismo No Ensino, Ou Aproximação A "padrões Internacionais"?


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

Link to comment
Share on other sites

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

E assim se cria um monstro !

Link to comment
Share on other sites

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

E assim se cria um monstro !

É mito? :P

Link to comment
Share on other sites

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

E assim se cria um monstro !

É mito? :P

Um pouco...

Em termos de investigação é das melhores europeias !

Agora em termos de ensino... muita fama...

Mas claro, a fama não se obtém de ânimo leve, e a palavra IST ainda abre algumas portas !

Link to comment
Share on other sites

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

LOL...

Essa é mais uma que a nossa sociedade tanto gosta, labels. Que eu saiba o IST só é superior em médias para lá se entrar, mas vai lá perguntar a um gajo de civil do IST se civil na FCT-UNL é fácil. Só os vejo é a irem da FCT para o IST para conseguirem acabar... a mesma coisa com Ambiente. O curso da FCT-UNL foi o primeiro a nível nacional, tem os melhores docentes a nível nacional da área, referências que aparecem sempre em debates e que escrevem os livros que os alunos do IST lêem, no entanto o IST é sempre colado com "excelência". Se aparecer um gajo de ambiente com IST e eu com FCT-UNL, há logo ali uma discriminação fdd. Não tenho qualquer dúvida que há uma filosofia no IST bem implementada mas também há muito facilitismo para manterem a bitola...

Por isso é que eu, como fdd que também sou, quando me perguntam onde tirei o curso digo sempre "na NOVA".

Mas claro, a fama não se obtém de ânimo leve, e a palavra IST ainda abre algumas portas !

Verdade. Criaram um hype que perdura. Mérito nisso.

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

LOL...

Essa é mais uma que a nossa sociedade tanto gosta, labels. Que eu saiba o IST só é superior em médias para lá se entrar, mas vai lá perguntar a um gajo de civil do IST se civil na FCT-UNL é fácil. Só os vejo é a irem da FCT para o IST para conseguirem acabar... a mesma coisa com Ambiente. O curso da FCT-UNL foi o primeiro a nível nacional, tem os melhores docentes a nível nacional da área, referências que aparecem sempre em debates e que escrevem os livros que os alunos do IST lêem, no entanto o IST é sempre colado com "excelência". Se aparecer um gajo de ambiente com IST e eu com FCT-UNL, há logo ali uma discriminação fdd. Não tenho qualquer dúvida que há uma filosofia no IST bem implementada mas também há muito facilitismo para manterem a bitola...

Por isso é que eu, como fdd que também sou, quando me perguntam onde tirei o curso digo sempre "na NOVA".

Mas claro, a fama não se obtém de ânimo leve, e a palavra IST ainda abre algumas portas !

Verdade. Criaram um hype que perdura. Mérito nisso.

Concordo com algumas coisas que dizes... mas não podes analisar uma faculdade curso a curso !

O mérito do IST é que no geral tem os melhores cursos de engenharia !

Agora se fores analisar individualmente, Eng. Civil é na FCT, Electro em Aveiro, Informática no Minho.... etc... !

Mas se houvesse um rank nacional, acredito que o IST seria a faculdade de engenharia melhor classificada!

Link to comment
Share on other sites

Tive/tenho familiares acima dos 40 a tirar apenas o 9º pelo Novas Oportunidades. Se é o mesmo nível de exigência de um 9º ano para um adolescente de 14? Claro que não é nem pode ser! Mas ficam sempre com muito melhores bases de Matemática e Português. E mais, algo que os incentiva e introduz para a informática, pessoas com a 4ª classe lá vão dando os seus primeiros passos a mexer num "bicho" que é um computador e que, de outra forma, nunca o teriam feito. É um 9º ano pessoal...

Já no do 12º não sei como se processa mas aí acho que já deveria piar muito mais fino!

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

LOL...

Essa é mais uma que a nossa sociedade tanto gosta, labels. Que eu saiba o IST só é superior em médias para lá se entrar, mas vai lá perguntar a um gajo de civil do IST se civil na FCT-UNL é fácil. Só os vejo é a irem da FCT para o IST para conseguirem acabar... a mesma coisa com Ambiente. O curso da FCT-UNL tem os melhores docentes a nível nacional, referencias que aparecem sempre em debates e que escrevem os livros que os alunos do IST lêem, no entanto o IST é sempre colado com "excelência". Não tenho qualquer dúvida que há uma filosofia no IST bem implementada mas também há muito facilitismo para manterem a bitola...

Mas claro, a fama não se obtém de ânimo leve, e a palavra IST ainda abre algumas portas !

Verdade. Criaram um hype que perduram. Mérito nisso.

True!

Quer dizer, não sei se é 100% verdade pq n andei no IST, mas tive vários professores do IST na FCT que quando lá chegaram começaram a fazer exames completamente diferentes dos que faziam no IST (Guerra anyone?). Houve semestres em que passaram 6 ou 7 gajos a exame, num universo de 200 e tal. O ano passado soube através de amigos que passou 1 gajo num exame a que foram quase 200 pessoas...

Não gosto de comparar pilas, mas lembro-me de estudar análise de estruturas no IST e de ver que à minha (nossa) volta, não havia ninguém que soubesse mais. No entanto, acabei com 12 (que acreditem ou não, já é uma nota muito razoável), enquanto o ppl do IST acabou com 16 ou 17. De Betão armado a mesma coisa... Davam lajes que pareciam os primeiros exercícios no ano. Eu acabei com 16 a BAII, a melhor do ano a par de outros 2 gajos, a malta do técnico acabou com 15, 16, 17 e as melhores notas roçavam o 20.

Na FCT se sacares mais que 17 a qq merda, és um boss do crlh a essa cadeira. Nas teses, não há ninguém que tire mais que 15, quer te borres todo ou não. Basicamente, na maior parte dos sítios, se tens uma tese decente, para o bom, dão-te o bacalhau do 17 ou 18. Ali dão-te 15... Se tens alguma coisa suprasumo que quase descobres a maneira de acabar com a fome no mundo, aí sim, talvez te dêem um 17 ou um 18.

Agora vai lá dizer isto a alguém que está a contratar... É o dizes! Para ele é IST e acabou, o resto são desculpas...

Atenção, estou a falar de civil!

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Vejam agora no aniversário do Instituto Superior Técnico a quantidade de Universidades Europeias que realçaram o mérito do velhinho "técnico", classificando-o como dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa. Isso não aparece com maus alunos e maus professores.

Sempre ouvi dizer que tirar uma licenciatura no IST não é para quem quer, é para quem pode (as in "quem tem capacidades cognitivas para..."). :)

LOL...

Essa é mais uma que a nossa sociedade tanto gosta, labels. Que eu saiba o IST só é superior em médias para lá se entrar, mas vai lá perguntar a um gajo de civil do IST se civil na FCT-UNL é fácil. Só os vejo é a irem da FCT para o IST para conseguirem acabar... a mesma coisa com Ambiente. O curso da FCT-UNL tem os melhores docentes a nível nacional, referencias que aparecem sempre em debates e que escrevem os livros que os alunos do IST lêem, no entanto o IST é sempre colado com "excelência". Não tenho qualquer dúvida que há uma filosofia no IST bem implementada mas também há muito facilitismo para manterem a bitola...

Mas claro, a fama não se obtém de ânimo leve, e a palavra IST ainda abre algumas portas !

Verdade. Criaram um hype que perduram. Mérito nisso.

True!

Quer dizer, não sei se é 100% verdade pq n andei no IST, mas tive vários professores do IST na FCT que quando lá chegaram começaram a fazer exames completamente diferentes dos que faziam no IST (Guerra anyone?). Houve semestres em que passaram 6 ou 7 gajos a exame, num universo de 200 e tal. O ano passado soube através de amigos que passou 1 gajo num exame a que foram quase 200 pessoas...

Não gosto de comparar pilas, mas lembro-me de estudar análise de estruturas no IST e de ver que à minha (nossa) volta, não havia ninguém que soubesse mais. No entanto, acabei com 12 (que acreditem ou não, já é uma nota muito razoável), enquanto o ppl do IST acabou com 16 ou 17. De Betão armado a mesma coisa... Davam lajes que pareciam os primeiros exercícios no ano. Eu acabei com 16 a BAII, a melhor do ano a par de outros 2 gajos, a malta do técnico acabou com 15, 16, 17 e as melhores notas roçavam o 20.

Na FCT se sacares mais que 17 a qq merda, és um boss do crlh. Nas teses, não há ninguém que tire mais que 15, quer te borres todo ou não. Basicamente, na maior parte dos sítios, se tens uma tese decente, para o bom, dão-te o bacalhau do 17 ou 18. Ali dão-te 15... Se tens alguma coisa suprasumo que quase descobres a maneira de acabar com a fome no mundo, aí sim, talvez te dêem um 17 ou um 18.

Agora vai lá dizer isto a alguém que está a contratar... É o dizes! Para ele é IST e acabou, o resto são desculpas...

Atenção, estou a falar de civil!

É bem verdade, mas colegas meus apresentaram agora e tiveram 15 e 16 em Civil, mas sim confirmo que é isso. E o pior nem é a nota, mas sim a forma como o juri fala contigo, fiquei para a minha vida... Só falta mesmo é chamarem-te gebo. Em Ambiente são mais justos pelo menos, quando a tese é uma merda, ou vai para trás ou aceitas o 12, quando a tese é decente levas entre o 15 e o 16, quando envolve dedicação e entidades exteriores e casos de estudo bem apoiados com bibliografia levas no mínimo o 17 e 18 foi o máximo que já vi em Ambiente, pelo menos no meu ramo de Sanitária. Há um critério e isso é bom.

Quanto ás entrevistas é como dizes. Se diz IST "é dos bons". Foda-se conheço tanto burro do IST... :-..

@Gizbo: ISEL não é fraquito, por exemplo maior parte dos cursos tem um semestre de estágio curricular e isso é brutal, IMO.

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida que sim, mas estou apenas a falar da forma como se olha para o IST e como não se olha por exemplo para o ISEL ou FCT

True. Eu andei na FCT e quando dizia "FCT" muita gente dizia "o quê?", enquanto o Técnico toda a gente conhece.

Não faço a mínima ideia qual tem a melhor qualidade de ensino ou de onde os alunos saem melhor preparados mas que tem muito mais peso dizer que acabaste o curso no Técnico, lá disso não tenho a mínima dúvida.

Link to comment
Share on other sites

True. Eu andei na FCT e quando dizia "FCT" muita gente dizia "o quê?", enquanto o Técnico toda a gente conhece

Exactamente, por isso é que eu digo sempre alto e bom som "andei na NOVA". :-..

Link to comment
Share on other sites

- Na tua opinião, pq é que em termos internacionais (estatisticamente, a nível mundial), as Universidades Portuguesas em geral não aparecem (nem digo em posições cimeiras) em lugares de relevo nas diferentes classificações - achas que o estudo está "enviesado" porque os critérios de elaboração da tabela não são definidos por nós? Ou achas que existem mais causas? E quais?

Não sou propriamente um estudioso na matéria, nem tenho carreira docente, mas numa visão meramente empírica da realidade universitária ocorrem-me algumas causas para além das politiquices de treta que têm assolado o Ensino em Portugal.

- As Univ. Portuguesas têm um carácter muito profissionalizante mas pouco cognitivo na área de investigação científica. É óbvio que saem de lá bons profissionais, mas a matéria é baseada em estudos estrangeiros. Em Portugal ensina-se o que é investigado e idealizado nos outros países.

Quantas revistas de especialidade científica portuguesas têm verdadeiras teses de investigação? Geralmente em Portugal esses estudos têm meramente aspectos e finalidades curriculares e apesar de haver milhares de teses de mestrados e de doutoramentos, após terem o efeito pretendido, ficam arquivadas na Faculdade.

- Na parte docente das Univ. Portuguesas o principal problema em relação à Europa é o facto dos professores ficarem toda a vida numa Faculdade a dar aulas. Há uns 5 anos estive na minha faculdade e constatei que, apesar da Senhora do bar :-.. , muitos professores ainda eram os do meu tempo. Esta falta de mobilidade obsta a que haja interacção de conhecimentos e o status quo apenas permite que filhos da casa lá habitem. A maior parte das vezes, e com a conivência dos Conselhos científicos e académicos, apesar da negação dos mesmos e das leis políticas ditas "nacionais", as vagas são preenchidas por quem ali estudou, licenciou, mestrou, dotorou, etc. Geralmente quando abrem os concursos já têm a pessoa para o lugar, com a agravante que a carreira docente não é aberta a progressões por mérito. Um recém-doutorado, por mais competente que seja, não ganha o lugar na Cadeira, passam muitos anos como assistente e sair para outra faculdade não é bem visto pelos pares.

Só vejo vantagem nessa "rotação" para os professores e mesmo para os alunos. De certo que ter aulas de vez em quando com professores de outras faculdades seria benéfico para ambos.

Nos meus tempos de Faculdade dizia-se que em Lisboa saíam bons advogados e em Coimbra saíam bons juristas(Profs). É óbvio que este conservadorismo e estatização docente não ajuda a novos conhecimentos.

Vê o caso das aclamadas virtudes, no campo científico e da investigação, nos acordos de Bolonha?

Para terminar, que isto já vai longo, outro grande problema das Univ. tugas em relação à outras e o método de avaliação. Na maior parte das vezes o que é avaliado é o estudo das matérias programadas, o que para um estudante universitário seria uma coisa simples, tirando, é claro, os convívios, as queimas, as latadas, as gajas e a cerveja :-.. , mas a investigação, o estudo científico, raramente são avaliados, tomando o caso da Universidade de Aveiro, em que muitos "trabalhos/estudos" revolucionários são feitos nas horas vagas e nem sempre são alvo de avaliação.

Vou editar o reply com um quote do HERiTAGE, que só agora li e veio a propósito, que vai de encontro ao que escrevi:

Quer dizer, não sei se é 100% verdade pq n andei no IST, mas tive vários professores do IST na FCT que quando lá chegaram começaram a fazer exames completamente diferentes dos que faziam no IST (Guerra anyone?). Houve semestres em que passaram 6 ou 7 gajos a exame, num universo de 200 e tal. O ano passado soube através de amigos que passou 1 gajo num exame a que foram quase 200 pessoas...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.