Jump to content

Undervolting


Kopien
 Share

Recommended Posts

e com undervolting consegues jogar?

não tem impacto na performance?

Estás a cortar o tubo de combustível ao CPU.

Mas desde que o clock e multiplicador do CPU se mantenham, não haverá impacto na performance.

O que está a fazer, é enviar a quantidade necessária de combustível ao CPU.

O que acontecia antes do undervolt, era ele enviar combustível a mais do que necessita, e essa energia a mais transforma-se em calor.

Tenho um Core Duo T2300.

Baixei só até 1200v porque nas especificações do processador o mínimo era 1,165v. Acham que posso baixar mais sem perder estabilidade?

As especificações do meu, diz que o mínimo é 1.05v, e mandei-o aos 0.95v, tudo estável a correr o Orthos durante mais de 1 hora.

Link to comment
Share on other sites

Tenho tudo a 0,9V, até agora as diferenças são brutais. Ontem trabalhei o dia todo em office, PDF's e endnote e no firefox e as temperaturas raramente ultrapassaram os 33ºC. Sinto mesmo grande diferença só de poisar a mão na assembly do portátil, muito mais fresca e antes ficava um forno.

Link to comment
Share on other sites

Tenho tudo a 0,9V, até agora as diferenças são brutais. Ontem trabalhei o dia todo em office, PDF's e endnote e no firefox e as temperaturas raramente ultrapassaram os 33ºC. Sinto mesmo grande diferença só de poisar a mão na assembly do portátil, muito mais fresca e antes ficava um forno.

E ao contrario da ideia de alguma gente, sem perda de performance, e em alguns casos, ate se ganha.

Isto porque, podemos estar a diminuir a Voltagem, mas o multiplicador e o FSB continuam iguais, ou seja, o CPU trabalha exactamente à mesma Velocidade. A diferença é que o faz sem o excesso de combustível que tinha.

E esse excesso de combustível tem de ir para algum lado, neste caso, transforma-se em calor. E dai as altas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

E em termos de consumo energético? Há ideia de quanto se poupa?

Poupas claro. Num Desktop se calhar não notas muito a diferença no final do mês. Mas num Portátil, notas bem na duração da bateria, que em media dá-te uns 30 minutos extra.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Isto dá para desktops? o meu parece uma maquina de lavar quando tou a correr coisas mais puxadas. se baixar a temp em prencipio as fans não andam tão rapido certo?

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

e com undervolting consegues jogar?

não tem impacto na performance?

Estás a cortar o tubo de combustível ao CPU.

Mas desde que o clock e multiplicador do CPU se mantenham, não haverá impacto na performance.

O que está a fazer, é enviar a quantidade necessária de combustível ao CPU.

O que acontecia antes do undervolt, era ele enviar combustível a mais do que necessita, e essa energia a mais transforma-se em calor.

Tenho um Core Duo T2300.

Baixei só até 1200v porque nas especificações do processador o mínimo era 1,165v. Acham que posso baixar mais sem perder estabilidade?

As especificações do meu, diz que o mínimo é 1.05v, e mandei-o aos 0.95v, tudo estável a correr o Orthos durante mais de 1 hora.

Tenho uma ideia de como funciona, ha valores altos e baixos para transmitir dados, e existe uma threshold na qual é considerado valor alto ou baixo, sair fora dessa threshold pode dar borrada (bsod).

So que a cena é... os valores default não são os ideais? Sair deles não é arriscar?

E qd o CPU tem mais load não deveria causar mais instabilidade fazer undervolting?

Link to comment
Share on other sites

Supostamente depende. Os valores default podem ser valores de fábrica, a tal margem de segurança que também se dá quando projectas um muro ou qq outra coisa, ou seja, eles sabem de certeza que funciona estável auqela voltagem X, simplesmente não se deram ao trabalho de perder tempo a verificar se esse CPU em questão é também estável a voltagens menores X-1, coisa que mostram ser com esta coisa do undervolting.

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

e com undervolting consegues jogar?

não tem impacto na performance?

Estás a cortar o tubo de combustível ao CPU.

Mas desde que o clock e multiplicador do CPU se mantenham, não haverá impacto na performance.

O que está a fazer, é enviar a quantidade necessária de combustível ao CPU.

O que acontecia antes do undervolt, era ele enviar combustível a mais do que necessita, e essa energia a mais transforma-se em calor.

Tenho um Core Duo T2300.

Baixei só até 1200v porque nas especificações do processador o mínimo era 1,165v. Acham que posso baixar mais sem perder estabilidade?

As especificações do meu, diz que o mínimo é 1.05v, e mandei-o aos 0.95v, tudo estável a correr o Orthos durante mais de 1 hora.

Tenho uma ideia de como funciona, ha valores altos e baixos para transmitir dados, e existe uma threshold na qual é considerado valor alto ou baixo, sair fora dessa threshold pode dar borrada (bsod).

So que a cena é... os valores default não são os ideais? Sair deles não é arriscar?

E qd o CPU tem mais load não deveria causar mais instabilidade fazer undervolting?

Os fabricantes costumam por voltagem a mais, para terem a certeza que todos os portáteis que fizeram daquela gama funcionam estáveis.

Jogam pelo seguro

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Tenho um ASUS G73JH (Core i7 720 + HD5870) e preciso de baixar as temperaturas disto, pois ultimamente não posso jogar nada mais puxado, que ele desliga-se. O problema é que não encontro uma maneira simples de fazer o undervolting: o RMClock não funciona com i7. Além disso, não sei como fazer este processo ao GPU, que me parece ser o que está a provocar o problema... :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Tenho um ASUS G73JH (Core i7 720 + HD5870) e preciso de baixar as temperaturas disto, pois ultimamente não posso jogar nada mais puxado, que ele desliga-se. O problema é que não encontro uma maneira simples de fazer o undervolting: o RMClock não funciona com i7. Além disso, não sei como fazer este processo ao GPU, que me parece ser o que está a provocar o problema... unsure.png

Olha um igualzinho ao meu, com o mesmo problema...

Também se desligava, mas tinha um conflito de drivers da gráfica. Resolvi isso e nunca mais se desligou.

Mesmo assim continuou a dar-me 85º em idle.

Telefonei para a ASUS, mandei lá para a garantia, voltou poucos dias depois com menos 20º em idle, menos barulho e mais fresco no geral. Disseram que mudaram a ventoinha e o dissipador. Sei que não são temperaturas perfeitas mas para já está perfeitamente aceitável.

Link to comment
Share on other sites

Instalei os drivers mais recentes e flashei uma vbios que encontrei aqui e para já, baixou uns 10ºC. Também é capaz de precisar duma limpeza, vou tratar disso amanhã. smile.png

O undervolting não é possivel por software, só hardware, o que implica flashar a vbios, cada vez que se quer fazer ajustes...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.