Jump to content

Microsoft Pode Comprar A Nokia Este Ano


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Não satisfeita em comprar um dos serviços mais famosos no segmento de comunicação via VoIP, a Microsoft quer agora a maior no mercado de aparelhos móveis.

Há rumores de que a gigante de tecnologia estaria próxima de um acordo com a Nokia e que o negócio – mais de US$ 30 bilhões - seria fechado ainda este ano. A Microsoft iria incorporar a divisão móvel da Nokia, que deixaria, então, de produzir smartphones.

A informação foi divulgada pelo blogueiro russo Eldar Murtazin através do Twitter. Especializado em tecnologia, Murtazin tem fontes dentro da companhia finlandesa e foi quem adiantou que as duas empresas estavam próximas quando a Nokia decidiu colocar o Windows Phone 7 em seus smartphones.

O russo também levantou rumores acerca da morte da Ovi. Pouco tempo depois, a Nokia acabou mesmo anunciando que descontinuaria a marca, mudando os "Ovi Services" para "Nokia Services".

Compras e mais compras

No último dia 10, a Microsoft oficializou a compra da Skype por US$ 8,5 bilhões, a maior quantia já paga pela companhia em uma negociação. Isso, mais o fato de já haver uma parceria com a Nokia no valor de US$ 1 bilhão, já é motivo de desconfiança quanto à afirmação do blogueiro.

Mas, no ano passado, a Microsoft fez uma tentativa frustrada de adquirir a Yahoo!, tendo colocado US$ 40 bilhões na mesa. Ou seja, o dinheiro necessário para a operação está disponível, basta aplicá-lo.

O site Soft Sailor destaca que a situação, apesar de levantar desconfiança, já era esperada por alguns analistas desde quando Stephen Elop assumiu o cargo de CEO na Nokia, já que ele trabalhou antes na Microsoft.

Fonte

Poderá ser a próxima "BOMBA". Por enquanto não passam de rumores mas sabendo que o actual presidente da Nokia e CEO, Stephen Elop. já trabalhou na Microsoft, talvez este rumor lançado por Eldar Murtazin seja mais do que simples rumor. Pode já estar tudo planeado desde de há um tempo...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

É a crise! Pelos vistos, toca a todos.

Ou então, a Finlândia tem de vender a Nokia, para conseguir ajudar Portugal. :-..

Nããã... só n percebo é como é que o mundo dos smartphones (começando pelo impacto do iphone original) mexeu assim tanto com o modelo de negócio da Nokia...

Ou seja, perdendo/diminuido as vendas do segmento da gama alta, a Nokia deixou de fazer dinheiro qb para manter a empresa e toda a estrutura accionistas (se é que a tem)?

Link to comment
Share on other sites

Eu não estou por dentro dos números, mas dando um exemplo prático: eu tinha um Nokia N73 e passei para um LG P500 (Android). Como eu, muita gente deve ter dado o "salto", de Symbian para iOS, Android e Windows Phone, que são sistemas muito mais apelativos e com muito mais funcionalidades que o Symbian... poderá ter começado por aí (se bem me lembro, numa fase inicial, a Nokia descartou a hipótese de fazer equipamentos com SO Android... não sei se entretanto mudaram de estratégia).

Link to comment
Share on other sites

N percebi pq a Nokia preferiu o SO Windows Phone ao Android

A bold está o ponto princiapl explicado pelo CEO da Nokia por esta ter preferido a parceria com a Microsoft.

Nokia explica porque descartou o Android

Domingo, antes da abertura do Mobile World Congress, Stephen Elop, CEO da Nokia, deu detalhes sobre a parceria com a Microsoft, licenciando o Windows Mobile para uso em seus smartphones. Com esse acordo, a companhia finlandesa tende a abandonar o sistema operacional Symbian, que roda nos seus smartphones atuais.

Uma questão básica é por que a Nokia optou pelo Windows Mobile em vez do Android. O sistema do Google já é, segundo algumas pesquisas, o número um no mercado de smartphones e continua ganhando participação. Seria uma escolha óbvia.

Android supera Symbian, diz Canalys

Segundo Elop, se a Nokia tivesse adotado o Android, o ecossistema da telefonia móvel tenderia a virar um duopólio. Haveria a Apple, com o iPhone, num lado, e a Nokia, com o Android, no outro. "Mas nós queríamos criar uma terceira opção, um desafiante", disse ele.

No início, o acordo entre Nokia e Microsoft deve funcionar como um contrato de licenciamento simples. Ou seja, a Nokia vai pagar à Microsoft para usar o Windows Mobile. Mas Elop diz que a parceria deve trazer outros ganhos para a empresa finlandesa.

"Haverá redução de despesas e novas fontes de receita ligadas ao acesso que teremos aos serviços de buscas e anúncios da Microsoft. O ganho financeiro estará na faixa dos bilhões", disse ele.

A decisão foi mal recebida pelo mercado financeiro. Na sexta-feira, após o anúncio do acordo, as ações da Nokia caíram quase 15%.

Acordo com Microsoft derruba ações da Nokia

Além disso, funcionários da empresa ligados ao sistema Symbian chegaram a fazer um protesto contra a adoção do Windows Mobile.

Como é ex-executivo da Microsoft, Elop possui um grande lote de ações da empresa americana. Por isso, foi acusado de estar trabalhando em causa própria. Elop, é claro, nega tudo.

"Não sou cavalo de Troia", diz CEO da Nokia

O que ninguém nega é que a Microsoft deve colher os maiores benefícios desse acordo. Mesmo tendo ganhado uma versão completamente nova no ano passado, o Windows Mobile tem se mostrado fraco frente ao Android e ao iPhone. Com o maior fabricante de celulares do mundo ao seu lado, a Microsoft certamente aumenta suas chances.

Fonte

Mas não vale a pena sermos anjinhos. O facto do actual CEO da Nokia ser Elop (um ex-executivo da Microsoft) levou a que houvesse este acordo. A nível do consumidor é bom que tenha havido este acordo porque nesse ponto Elop tem razão, se a Nokia tivesse optado por Android a história dos smartphones resumir-se-ia a Android vs iOs. E sabendo que a Apple não faz Iphones Low-End/Mid End a tendência natural é que esse duopólio com o tempo ficasse cada vez mais um monopólio. A Google iria dominar quase por completo esta história dos S.Os.

Link to comment
Share on other sites

N percebi pq a Nokia preferiu o SO Windows Phone ao Android

Porque a Nokia ficou a ganhar muito dinheiro com isso. A Microsoft está a pagar bem.

Acredita que quem fica a ganhar mais no fim é a Microsoft. E não digo isto apenas por tb estar escrito no artigo acima. Esta história da parceria entre Nokia/Microsoft (feita por alguém que já trabalhou para a Microsoft), e agora este rumor da MS poder comprar a Nokia, acho que não surgem por acaso. Esse talvez seja mesmo o plano inicial da MS. Primeiro consegue meter como presidente e CEO da Nokia um homem da sua confiança. Depois fazem a parceria. Mais tarde a compra.

Link to comment
Share on other sites

Mas actualmente na corrida só está Android e o iOS.

Muito pouca gente prefere Windows Phone, pelo q a Nokia devia vender terminais usando Android, do q a usar Windows Phone. Mas vamos ver os resultados qnd estiverem à venda :)

Link to comment
Share on other sites

Mas actualmente na corrida só está Android e o iOS.

Muito pouca gente prefere Windows Phone, pelo q a Nokia devia vender terminais usando Android, do q a usar Windows Phone. Mas vamos ver os resultados qnd estiverem à venda :)

Eles estão à espera que a Nokia com Windows Phone tenha um grande impulso. A Nokia vai baixar bastante os preços dos smartphones com Windows Phone que por agora como deves saber na sua maioria são algo caros.

Mas a Nokia pretende acabar com isso, vão surgir smartphones com Windows Phone bastante mais baratos, muito possivelmente próximos dos low-cost do Android. Com isso querem conseguir agarrar boa parte da fatia de utilizadores que ainda hoje utiliza o S.O. Symbian (que ainda são bastantes pessoas).

O Windows Phone está a crescer (e bem). A Store da Microsoft já tem mais de 17 mil aplicações e está a evoluir a muito bom ritmo. Mas inicialmente eu tb acho que eles não se vão preocupar muito com a Google (e com o Android) porque primeiro é preciso saber cativar e agarrar todos aqueles que já utilizam smartphones Nokia. Li por aí uma previsão que o Windows Phone iria no futuro ser aquele que se iria bater com o Android (deixando o iOs para trás) mas como as coisas ainda estão um pouco mornas as pessoas estão um pouco incrédulas quando ouvem falar nisso.

Link to comment
Share on other sites

Essa explicação do gajo foi muito parvinha.

Qual? A do duopólio? Mas é verdade. Se a Nokia escolhesse Android seria só Android vs iOs em smartphones, basicamente. A MS não teria nenhum grande suporte (como a Nokia) para se bater com os S.O. da Google e da Apple.

Link to comment
Share on other sites

Essa explicação do gajo foi muito parvinha.

Qual? A do duopólio? Mas é verdade. Se a Nokia escolhesse Android seria só Android vs iOs em smartphones, basicamente. A MS não teria nenhum grande suporte (como a Nokia) para se bater com os S.O. da Google e da Apple.

E desde quando é que uma empresa se importa se existe monopólio ou não?

O que eles querem é ganhar dinheiro lol E com Android, podes ter a certeza que ganhariam bastante mais, ainda por cima, o Android é gratuito ;)

Ali houve muito gato por trás e aquilo foi uma desculpa esfarrapada ;)

E como tu dizes e bem, não foi à toa que a Microsoft colocou um ex-funcionário seu na Nokia.

Link to comment
Share on other sites

E desde quando é que uma empresa se importa se existe monopólio ou não?

O que eles querem é ganhar dinheiro lol E com Android, podes ter a certeza que ganhariam bastante mais, ainda por cima, o Android é gratuito ;)

Ali houve muito gato por trás e aquilo foi uma desculpa esfarrapada ;)

E como tu dizes e bem, não foi à toa que a Microsoft colocou um ex-funcionário seu na Nokia.

Neste caso a verdade é que já existiam duas grandes empresas a querer dominar o mercado S.O. dos smartphones. Obviamente que é extremamente suspeito um ex da Microsoft ir para a Nokia e fazer uma parceria com esta (soa a jogada/combinação). Mas eu não sei se eles ficariam melhor com Android (a Nokia). Achas que eles vão perder dinheiro com a escolha Windows Phone?

O acordo entre Nokia e MS é casa dos biliões de dólares. Existe muito dinheiro envolvido na mesma. E cheira-me realmente que não fica por aqui.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Ele assumiu que se a Nokia optasse por Android seria automaticamente o maior fabricante com o SO no mercado.

Resumindo. Muitos Euros iam entrar na Nokia. Que penso eu, é o objectivo deles lol

E desde quando é que uma empresa se importa se existe monopólio ou não?

O que eles querem é ganhar dinheiro lol E com Android, podes ter a certeza que ganhariam bastante mais, ainda por cima, o Android é gratuito ;)

Ali houve muito gato por trás e aquilo foi uma desculpa esfarrapada ;)

E como tu dizes e bem, não foi à toa que a Microsoft colocou um ex-funcionário seu na Nokia.

Neste caso a verdade é que já existiam duas grandes empresas a querer dominar o mercado S.O. dos smartphones. Obviamente que é extremamente suspeito um ex da Microsoft ir para a Nokia e fazer uma parceria com esta (soa a jogada/combinação). Mas eu não sei se eles ficariam melhor com Android (a Nokia). Achas que eles vão perder dinheiro com a escolha Windows Phone?

O acordo entre Nokia e MS é casa dos biliões de dólares. Existe muito dinheiro envolvido na mesma. E cheira-me realmente que não fica por aqui.

Se vão perder dinheiro ou não, não sei. O que sei é que mal anunciaram a parceria, no dia a seguir as acções da Nokia caíram 15%.

Isto significa mais ou menos, a confiança que têm nesta parceria... Ou seja, a ideia geral é que a Nokia vai perder dinheiro, caso contrario as acções subiam.

Mas a Nokia podia ter feito como faz a HTC, a LG etc etc... Smartphones com Windows Phone e Android.

E acredita que Nokias com Android a Low Cost, iam vender que nem gingas :-..

Link to comment
Share on other sites

Ele assumiu que se a Nokia optasse por Android seria automaticamente o maior fabricante com o SO no mercado.

Resumindo. Muitos Euros iam entrar na Nokia. Que penso eu, é o objectivo deles lol

Portanto, achas que a Nokia tinha uma oferta real muito superior da Google e escolheu MS sabendo que ia perder rios de dinheiro? Tb não acho que seja assim tão linear. O que eu sei é que à Google caia que nem ginjas ter o maior fabricante de telemóveis (e eu disse telemóveis, não smartphones) do seu lado. Aí é que a Google criaria um monopólio em 2 tempos. Nem a Apple/iOs conseguiriam fazer sombra ao Android.

A MS foi muito esperta. Queria dar muito mais visibilidade ao seu Windows Phone e arranjou aquele que para eles deve ser o parceiro perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Se vão perder dinheiro ou não, não sei. O que sei é que mal anunciaram a parceria, no dia a seguir as acções da Nokia caíram 15%.

Isto significa mais ou menos, a confiança que têm nesta parceria... Ou seja, a ideia geral é que a Nokia vai perder dinheiro, caso contrario as acções subiam.

Revenge e as suas interpretacoes da flutuacao do mercado :-.. :fnf:

Link to comment
Share on other sites

Ele assumiu que se a Nokia optasse por Android seria automaticamente o maior fabricante com o SO no mercado.

Resumindo. Muitos Euros iam entrar na Nokia. Que penso eu, é o objectivo deles lol

Portanto, achas que a Nokia tinha uma oferta real muito superior da Google e escolheu MS sabendo que ia perder rios de dinheiro? Tb não acho que seja assim tão linear. O que eu sei é que à Google caia que nem ginjas ter o maior fabricante de telemóveis (e eu disse telemóveis, não smartphones) do seu lado. Aí é que a Google criaria um monopólio em 2 tempos. Nem a Apple/iOs conseguiriam fazer sombra ao Android.

A MS foi muito esperta. Queria dar muito mais visibilidade ao seu Windows Phone e arranjou aquele que para eles deve ser o parceiro perfeito.

A Google não oferece dinheiro. Quem quiser colocar Android nos seus Smartphones, basta ir ao repositório da Google, tirar o Android e colocar. Simples como isso.

Btw, a Nokia tinha perdido 15% no dia a seguir. Neste momento as acções da Nokia já cairam 37% desde o anuncio.

A Nokia que era a maior empresa de Telemoveis do mercado, já passou para 2º.

A HTC é neste momento a empresa mais valiosa :)

Esta parceria está simplesmente a destruir a Nokia...

E repara bem, a Nokia vale menos 37%... É uma boa altura para comprar a Nokia neste momento... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

A Google não oferece dinheiro. Quem quiser colocar Android nos seus Smartphones, basta ir ao repositório da Google, tirar o Android e colocar. Simples como isso.

Btw, a Nokia tinha perdido 15% no dia a seguir. Neste momento as acções da Nokia já cairam 37% desde o anuncio.

A Nokia que era a maior empresa de Telemoveis do mercado, já passou para 2º.

A HTC é neste momento a empresa mais valiosa :)

Esta parceria está simplesmente a destruir a Nokia...

E repara bem, a Nokia vale menos 37%... É uma boa altura para comprar a Nokia neste momento... :rolleyes:

Portanto, e é a conspiração Revenge, a MS fez este acordo com a Nokia para a destruir (vale cada vez menos) e anda a empatar dinheiro porque gosta de brincar aos smartphones. Deve ser por passatempo. Ainda há pouco tempo tentaram por mera "brincadeira" comprar o Yahoo, agora andam a "brincar" com a Nokia... :P

Link to comment
Share on other sites

A Google não oferece dinheiro. Quem quiser colocar Android nos seus Smartphones, basta ir ao repositório da Google, tirar o Android e colocar. Simples como isso.

Btw, a Nokia tinha perdido 15% no dia a seguir. Neste momento as acções da Nokia já cairam 37% desde o anuncio.

A Nokia que era a maior empresa de Telemoveis do mercado, já passou para 2º.

A HTC é neste momento a empresa mais valiosa :)

Esta parceria está simplesmente a destruir a Nokia...

E repara bem, a Nokia vale menos 37%... É uma boa altura para comprar a Nokia neste momento... :rolleyes:

Portanto, e é a conspiração Revenge, a MS fez este acordo com a Nokia para a destruir (vale cada vez menos) e anda a empatar dinheiro porque gosta de brincar aos smartphones. Deve ser por passatempo. Ainda há pouco tempo tentaram por mera "brincadeira" comprar o Yahoo, agora andam a "brincar" com a Nokia... :P

Não estou a conspirar, nem estou a dizer que fizeram isso de propósito.

O que digo, é que desde o anuncio, a Nokia já desvalorizou 37%. E isso é muito para uma empresa como a Nokia.

Link to comment
Share on other sites

Para quem não sabe este acordo com a Nokia vai custar à MS cerca de 1 bilião de dólares. Fica caro como se vê fazer acordos para destruir empresas. Porque carga de água quer a MS destruir a Nokia? Ninguém sabe. :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.