Jump to content

Tempestade De Granizo Em Lisboa


jr_cardoso
 Share

Recommended Posts

A tempestade como está a passar na França, é exactamente como poderia ter passado por cá. Felizmente tivemos a sorte de ela passar um pouco mais a Noroeste do que o previsto e assim safamo-nos de consequências piores. E mesmo asism ja foi o que foi, 2 mil árvores que caíram, muitos telhados, montras etc etc

Já os Franceses estão a levar com ela em cheio.

Link to comment
Share on other sites

Estava a dar agora na Sic.

Mais de 2500 Arvores que cairam.

Mais de 1000 Estruturas que desabaram.

Mais de 800 Inundações.

Dia típico de Inverno :-..

Gostava de ver se por acaso, ela não tivesse entrado tanto a Noroeste, e tivesse entrado como entrou por França a dentro... Como seria então os estragos...

E depois ainda acham que não se devia ter alarmado as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Tempestade Xynthia já matou pelo menos 45 pessoas

A tempestade que está a atravessar o território francês já fez mais de quatro dezenas de mortos, de acordo com a indicação avançada pela Protecção Civil do país. A região de Vendée, no Oeste, foi a mais afectada, com rajadas de 150 quilómetros por hora e uma maré invulgar.

Há muitas zonas inundadas e um milhão de casas sem electricidade. Os ventos atingem os 150 quilómetros por hora.

Muitas das mortes ocorreram por afogamento e devido à queda de árvores. A região de Vendée, no Oeste, foi das mais fustigadas, registando já 29 vítimas mortais. Em Vendée, um milhão de pessoas ficou sem luz, tendo esses habitantes sido obrigados a deixar as suas casas, entretanto inundadas.

O Presidente Nicolas Sarkozy já pediu ao Governo para que se movimente de imediato e coloque no terreno medidas de ajuda que cheguem o mais rapidamente possível às áreas atingidas.

O serviço meteorológico nacional informou que a tempestade começa a abandonar a França pelo Norte do território.

É no entanto deixado o alerta para o perigo de enchentes em vários departamentos do Oeste, especialmente na Bretanha.

A tempestade avança para o Canal da Mancha e várias regiões belgas, britânicas, alemãs e holandesas já se encontram em alerta.

Espanha sentiu a força da tempestade

A tempestade Xynthia passou por Espanha, na Galiza, onde ventos superiores a 100 quilómetros por hora provocaram a queda de um muro que atingiu mortalmente uma mulher.

Em Burgos morreram duas pessoas num acidente provocado também por uma queda de uma árvore.

A tempestade que atingiu Espanha deixou mais de 70 mil habitações sem luz e obrigou ao cancelamento de 50 voos. A violência do vendaval espalhou a destruição, com árvores arrancadas e dezenas de pontes e estradas com danos consideráveis.

Galiza, Cantábria e Astúrias foram as regiões mais atingidas pelos ventos fortes, cuja velocidade chegou aos 200 quilómetros por hora.

A tempestade levou ao corte a circulação ferroviária em seis províncias e das ligações aéreas entre as Canárias e o Continente.

RTP

Isto era o que era suposto ter passado cá mas felizmente para nós passou uns milhares de kilometros ao lado

Link to comment
Share on other sites

A situação meteorológica deverá agravar-se a partir de sexta feira, altura em que uma nova depressão irá atingir o território nacional, originando chuva e vento forte em quase todo o país.

"Sexta feira voltará a ser um dia bastante complicado", alertou Idália Mendonça, do Instituto de Meteorologia (IM), dizendo que a chuva forte irá marcar presença em Portugal continental, sobretudo nas regiões centro e sul, com a força do vento a rondar os 45 Km/h, no litoral, e com possível ocorrência de trovoadas.

O agravamento das condições climatéricas começará, no entanto, a fazer-se sentir no arquipélago da Madeira, a partir das 12:00 de quinta feira, devido à "aproximação da depressão".

"Esta situação meteorológica tem a ver com a localização do anticiclone que está localizado junto às Ilhas Britânicas, a norte, e também devido à sua fraca intensidade, permitindo que as perturbações frontais que circulam no Atlântico, como é o caso das depressões, provoquem aguaceiros muito fortes", explicou a meteorologista do IM à Lusa.

Ao aproximar-se do arquipélago da Madeira, já na quinta feira, a depressão irá originar "precipitação forte a partir da tarde", assim como vento com rajadas que poderão atingir os 110 Km/H, "em especial nas zonas montanhosas".

A meteorologista adverte, no entanto, que as condições meteorológicas estão longe de se assemelhar às que provocaram o temporal na Madeira, em Fevereiro passado.

"Ao afastar-se [a depressão] do arquipélago e aproximar-se do continente, a partir de sul, as condições meteorológicas agravar-se-ão", disse ainda Idália Mendonça, referindo-se ao estado do tempo no centro e sul do país, a partir de sexta-feira.

De acordo com as previsões do IM, as condições meteorológicas irão atenuar-se no próximo fim de semana, sobretudo no domingo, embora no próximo dia 10 a situação se agrave devido "à aproximação de uma nova depressão", sendo esperada uma descida da temperatura.

Fonte DN

parace que vamos ter outro fim de semana de mer*a...

Link to comment
Share on other sites

Quer dizer que este tópico vai continuar muito actual ao longo desta semana, lá teremos de ter paciência... já estou farto de mau tempo :ranting:

Link to comment
Share on other sites

Até eu que gosto de chuva já tou farto!! :ranting:

É só humidade nessa cabeça! :-..

Humidade não que tenho um desumidificador em casa... <_<

A tua vida sexual deve andar mázinha, então :-..

(j/k, nada de pessoal como é lógico :y:)

Edited by Tourniquet
Link to comment
Share on other sites

Prejuízos podiam pagar uma terceira ponte sobre o Tejo

A avaliação provisória dos prejuízos causados pelo mau tempo, baseada na recolha de diversas entidades públicas, ascende a mais de 1,5 mil milhões de euros, o que quase pagaria a terceira ponte sobre o Tejo.

Segundo contas da agência Lusa, os prejuízos provocados pelo mau tempo, já declarados por diversas entidades, ascendem pelo menos a 1 502,4 milhões de euros.

Esta verba dava quase para pagar a terceira ponte sobre o Tejo, com um custo estimado de 1,7 mil milhões de euros, 600 milhões dos quais destinados à ferrovia de Alta Velocidade.

Também pagaria a parte portuguesa na ligação em alta velocidade entre o Porto e Vigo (orçada em 1,4 mil milhões de euros) e cobriria o total de 1,4 milhões de euros exigidos na cimeira do Ambiente de Copenhaga pelos países menos desenvolvidos para se adaptarem às alterações climáticas.

As consequências do mau tempo e, todo o país são particularmente visíveis no sector agrícola, mas também na área florestal, sector agropecuário, equipamentos municipais, rede viária, infraestruturas da EDP, telecomunicações e rede de gás canalizado, empresas, principalmente na indústria hoteleira, e habitações privadas.

Só na Madeira, o temporal de 20 de fevereiro terá causado prejuízos na ordem de 1,4 mil milhões de euros, segundo estimativas do governo regional.

Na região Oeste, pelo menos 63 milhões de euros de prejuízo é a estimativa de sete autarquias (Torres Vedras, Alenquer, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Mafra e Sobral de Monte Agraço) após os estragos de um mini ciclone na antevéspera de Natal.

No mesmo dia, na zona de Leiria, o mau tempo causou prejuízos de 2,4 milhões de euros, sobretudo nos concelhos de Peniche e Óbidos, segundo a relação de danos enviada pelas autarquias ao governo.

No grande Porto, os prejuízos foram avaliados em cerca de 3,7 milhões de euros, principalmente na zona de Gondomar, onde as chuvas fortes causaram perdas de 3,5 milhões de euros, de acordo com os "primeiros e muito provisórios" cálculos da autarquia.

No Algarve os danos pelo mau tempo de dezembro estão calculados em 15 milhões de euros só na produção de citrinos e nos Açores, os estragos pelo mau tempo em meados de dezembro e intempéries em fevereiro estão avaliados noutros 15 milhões de euros.

No Alentejo, foram afetados vários concelhos, com destaque para Ourique, onde os prejuízos estão contabilizados em "quase um milhão de euros", de acordo com o presidente da autarquia.

Na semana passada, os agricultores do Baixo Mondego entregaram ao ministro da Agricultura um relatório de prejuízos pelo mau tempo na ordem dos 2,3 milhões de euros em explorações agrícolas.

A estes juntam-se ainda custos privados, perda de postos de trabalho e outros danos ainda não quantificados.

De fora ficaram, por exemplo, os prejuízos "de milhares de euros" de um mini tornado na madrugada de 22 de fevereiro em duas freguesias de Aveiro e danos não quantificados sobre os estragos provocados por um mini tornado na Praia do Vau, Portimão, (24 de fevereiro) que causou estragos em três restaurantes e vários edifícios

Diário de Notícias

Link to comment
Share on other sites

Até eu que gosto de chuva já tou farto!! :ranting:

É só humidade nessa cabeça! :-..

Humidade não que tenho um desumidificador em casa... <_<

A tua vida sexual deve andar mázinha, então :-..

(j/k, nada de pessoal como é lógico :y:)

:y:

Parece que finalmente vamos ter umas treguas da chuva...vem o frio mas paciencia, na proxima semana as temperaturas vão aumentar, vem aí a PRIMAVERA!! :clap:

Edited by systemoff
Link to comment
Share on other sites

Vir a primavera ou outra qualquer já não quer dizer nada, isto anda tudo de canelas pro ar.

x2

Isto é a forma da natureza se vingar do ser humano que tanto mal lhe faz

Link to comment
Share on other sites

Para a semana estou eu em Andorra.

Que não chova/neve para eu estar lá sossegadinho a partir os ossinhos todos do corpo. :-..

Eu acabei de chegar a Navarra (Pamplona) e está sol (e uma ventania do crl para além de estarem 0ºc neste momento), mas muita neve e esta noite prevê-se novo nevão.

B)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.