Jump to content

Francesinha Entre As 10 Melhores Sandes Do Mundo


Lancer
 Share

Recommended Posts

ng1511701.jpg

O site Aol Travel elegeu a Francesinha como uma das 10 melhores sanduíches do mundo, considerando que esta iguaria portuense, apesar do seu diminutivo, de "pequena tem muito pouco".

A Francesinha é uma sanduíche recheada com linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife, coberta de queijo, sendo depois "regada" com um molho picante, considerado a alma da receita, que tem por base tomate e cerveja.

As variantes da Francesinha são muitas (com outras carnes no recheio, com ovo estrelado ou camarão por cima, por exemplo), sendo muito apreciada quando acompanhada por batatas fritas.

Nesta selecção feita pelo Aol Travel, a Francesinha aparece ao lado das sanduíches Roujimao, da China, Smorrebrod, da Dinamarca, Kati Roll, da Índia, Pan Bagnat, de França, Gelato Sandwich, de Itália, da Indian (navajo) Taco, dos Estados Unidos da América, do Chip Butty, do Reino Unido e da mexicana Cemita.

O Aol conta que a Francesinha, oriunda do Porto, foi criada por um emigrante português que, quando voltou de França para a sua terra natal, decidiu adaptar o famoso Croque Monsieur à cultura nacional.

O site, que fornece informação sobre destinos turísticos e lazer, escreve que as fatias de pão, depois de recheadas com uma combinação de salsicha, bife e fiambre, são "coroadas" com queijo derretido e "encharcadas" com um molho.

"Adicionar batatas fritas e/ou ovo tornam-na especial", acrescenta.

Apresentando 10 sanduíches, o Aol Travel pretende apontar "uma lista de alguns exemplos dignos de babar", afirmando que as sanduíches são o alimento perfeito para qualquer ocasião e um "bem amado em todo o mundo".

A Francesinha é muito apreciada no Porto, sendo uma especialidade de vários restaurantes locais, desde requintados aos mais populistas.

Esta especialidade portuense surgiu na década de 60, pelas mãos do português Daniel da Silva.

@JN

Pela gluória do nuorte! :-..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sanduíche? Agora estou mesmo curioso de ver um gajo sair de uma tasca com uma francesinha enrolada num bocado de papel e ir a comer pela rua. O resultado deve ser engraçado.

Link to comment
Share on other sites

Confesso nunca ter comido uma francesinha em condições.Nas poucas vezes que fui acima de Aveiro, nunca se proporcionou.

A melhor que provei foi perto da Serra da Estrela (Tortosendo) num restaurante de um casal do Porto, mas não me encheu as medidas.

Sendo assim, aproveito o tópico para perguntar se alguém conhece um local em Lisboa ou arredores onde se possa comer uma francesinha tão boa ou quase como no Norte. Daquelas mesmo mesmo boas.

Link to comment
Share on other sites

Let's begin another north/south forum fight...

Sandes de couratos ftw, pica pau do sul (pedi um no Peso da Regua uma vez, até me caíram os olhos, trouxeram-me uma refeição para dois, só queria petiscar, e aquilo vinha com salsichas frankfurt das rascas), caracóis frescos a sul (pedi na Regua e no Porto, trouxeram-me caracoletas de balde, nojento), e claro, SAGRES, uma cerveja para homens, não como a SB que leva com açúcar porque as meninas acham a cerveja amarga.

Link to comment
Share on other sites

Natas? Quéssa merda? Vocês para dar nomes são do caraças.

Mas isso há até na tasca do jaquim... Pasteis de belém n tem nada a ver e só há num sítio. Experimentem lá ir à tarde num fim de semana... Levem tenda.

Also, a última vez que comi uma francesinha no Puarto, a carne vinha e sabia a requentada. Sabem aquele sabor de carne já cozinhada há 300 anos e reaquecida? Pois... Já lá comi as melhores mas tb lá comi a pior.

Se calhar tive azar, mas cá em baixo, nunca me aconteceu.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

francesinhas foi algo k para mim smpr foi sobrevalorizado.

nunca foi primeira opção para uma refeição.

Quem tem pastéis de Belém não precisa de mais nada. :P

Mas as francesinhas também são boas.

banais natas k vivem da fama.

Já provei os tradicionais pastéis daquela casa perto dos jerónimos, com megas filas à porta e não achei k fossem as melhores natas k comi até hoje.

não são más, longe disso, mas por esse país fora já foram ultrapassadas várias vezes.

Link to comment
Share on other sites

Todos sabem que as francesinhas do Sul são uma balente merda... -_-

:-..

Não viste as mesmas que eu vi no ano passado no algarve.. com aqueles calções curtos, já bronzeadas do sol do algarve... ui ui :P

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.