Jump to content

Problema Com Monitor/tv Da Lg


Probiotico
 Share

Recommended Posts

Boas,

Peço-vos aqui ajuda para tentar resolver um problema de riscas verticais "não definitivas" (ou seja, só aparecem depois de um certo tempo) no meu monitor/tv LCD, que me tem vindo a chatear nos últimos dias!

Antes de mais, peço desculpa por ser um texto tão grande, mas convém relatar todo o problema para se perceberem todos os sintomas. De qualquer modo, fiz o resumo no primeiro parágrafo!

Ora aqui vai a história toda: Comprei aqui há uns tempos um monitor tv da LG, modelo M1710A, em segunda mão. Aquilo foi uma pechincha porque já vinha com um problema na imagem: uma faixa vertical de sensivelmente 4cm de largura onde o brilho era um pouco menos intenso. No entanto, como só se notava um pouco mais nas imagens muito claras (quase só com o fundo completamente branco) a coisa foi passando e deu para o gasto até à cerca de uma semana atrás.

O que aconteceu foi que depois de estar a ver televisão há cerca meia hora, começaram a aparecer umas riscas (verdes e vermelhas) verticais finas e espaçadas (como uma grade), ao longo de uma faixa também aí de 4cm. Com esta "grade", apesar de ainda se conseguir ver a imagem, o problema já começava a chatear um bocado e a tornar-se irritante estar a olhar para o ecran com aquilo ali no meio. No entanto, depois de desligar o monitor e de o ligar no dia seguinte, o problema parecia desaparecer.. só que voltava novamente aí depois de 30min de funcionamento, com as riscas a piscar durante os primeiros segundos (a sensação com que fiquei foi que pudesse estar algum cabo a fazer mau contacto e isso talvez pudesse explicar o piscar durante uns segundos). Aqui pode-se ver a faixa com as riscas à esquerda e a faixa do brilho à direita.

Entretanto este fim de semana, tive a tv ligada durante mais tempo e ao fim de sensivelmente 1 hora, apareceu-me uma faixa maior (aí com 8cm de largura) com riscas de várias cores (vermelho, verde, amarelo) no lugar das tais riscas espaçadas. Podem ver a faixa na imagem:

FAIXA ÀS CORES

Como já nao havia condições para ver televisão comecei a procurar na net alguns problemas parecidos para tentar resolver isto. Encontrei muita coisa, mas a maior parte eram riscas definitivas e aí o caso muda de figura porque se pode associar o problema ao próprio lcd. No meu caso, como as riscas desaparecem se desligar e voltar a ligar um tempo depois, penso que possa ser qq coisa relacionada com o calor proveniente dos chips.

Abri à pouco o monitor e tive a tentar ver se havia alguma coisa desligada, um mau contacto num conector ou coisa parecida. Como não encontrei nada, apenas limpei o pó (que era pouco) e voltei a experimentar a televisão. Novamente ao fim de 1 hora voltou a aparecer a tal faixa com várias cores. Neste teste, notei que a parte de tras do monitor ao fim de 1 hora estava um pouco quente, mas não substancialmente mais quente do que com 30min de funcionamento, ou seja, nao me pareceu que tenha havido um grande aumento da temperatura.

A minha ideia agora é tentar substituir os dois dissipadores que existem em dois chips da board por dissipadores maiores, na tentativa de perceber se o problema é mesmo o calor. Caso não seja, nao estou a ver qual possa ser o problema. Era aqui que gostava que alguem mais experiente na área me pudesse dar umas indicações, para saber se o monitor está bom é para a reciclagem ou se ainda dura mais uns mesitos!

Agradeço desde já a disponibilidade de alguma alma caridosa!

Cumps

Edited by Probiotico
Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas respostas pessoal.

Posso olhar com mais atenção para os condensadores da board de processamento (chamemos-lhe assim), porque o problema nao parece estar associado à board de potência, mas nao sei até que ponto serão os responsaveis! Supostamente, com um condensador estragado teria um problema definitivo e não só passado uns minutos depois de ligar o monitor.

Mas por acaso, ontem quando abri o gajo, encontrei na board de processamento um material que parecia cola quente de bisnaga solidificada, na base de um componente parecido com um condensador. Ao ver agora o segundo video penso que talvez tenha sido o componente a vir-se ( :-.. ) e a libertar o seu electrolito. No entanto, como digo, nao me parecia ser um condensador porque para além de apenas ter a referencia escrita e não ter indicações nem de tensões nem de capacidades (que normalmente todos os condensadores têm), não era completamente cilindrico, estreitava à medida que subia.

Vou tirar foto e colocar aqui mais logo.

O problema do meu monitor anterior foi esse.

Resultado: Não achei solução para essas riscas e arrumei-o a um canto no sotão.

Agora uso um 3d vision ready B).

Assim também eu o arrumava a um canto e não me chateava mais!! lool.

Eu entretanto também tive de o substituir, mas pela televisão que foi substituida quando o comprei! Trata-se de uma crt crown 14'', que, apesar de nao ser nenhum 3d vision ready, tem uma qualidade de imagem brutal para o bicho que é. Às vezes ate me parece que tem mais definição que o tal monitor que avariou!

-----EDIT:

Aqui estão as fotos do componente que falava. Desculpem a má qualidade, mas foram tiradas com o telemóvel. De qualquer forma acho que dá para perceber mais ou menos a estrutura do gajo. Tem dois pinos e apenas tem impressa uma referencia: SC 985B. Procurei na net e nao consegui encontrar nada. Não faço ideia que componente será.

Foto1

Foto 2

Foto 3

Cumps

Edited by Probiotico
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.