Jump to content

Há Portugueses Muito Ignorantes


Jokeman
 Share

Recommended Posts

Os jornalistas também sabem escolhe-los bem.

Podes ter a certeza que o jornalista também não sabia muito sobre o 25 de Abril de 74 antes de ir para a rua fazer as perguntas.

E permitam-me deixar uma opinião pessoal sobre esta ignorância:

É de facto importante que as pessoas em geral tenham um conhecimento mínimo sobre os momentos históricos que marcaram o seu país. Mas mais importante do que isso é que tenham um conhecimento global sobre aquilo que se passa à sua volta no momento actual, seja ele bom ou mau.

A propósito disso, uma história muito engraçada conta que...

Certo dia, um professor de história olhou para um dos seus alunos e perguntou-lhe se sabia o nome do primeiro rei de portugal.

O aluno encolheu os ombros e o professor passou-lhe um raspanete por causa da sua ignorância.

Então o aluno perguntou ao professor se sabia o que era um megabyte. O professor encolheu os ombros por desconhecimento.

O aluno disse-lhe então: "O professor está preparado para o passado, eu estou preparado para o futuro."

Link to comment
Share on other sites

Certo dia, um professor de história olhou para um dos seus alunos e perguntou-lhe se sabia o nome do primeiro rei de portugal.

O aluno encolheu os ombros e o professor passou-lhe um raspanete por causa da sua ignorância.

Então o aluno perguntou ao professor se sabia o que era um megabyte. O professor encolheu os ombros por desconhecimento.

O aluno disse-lhe então: "O professor está preparado para o passado, eu estou preparado para o futuro."

Muito bom :-..

Link to comment
Share on other sites

Quando estive no Brasil fiquei espantado. Sabia mais história do Brasil do que as pessoas com quem falava, comentando isso uma vez com um deles (promotor publico) ele disse-me que o nosso maior problema mesmo era vivermos tanto da história e não tratarmos dos problemas do presente e hipotecarmos o futuro. Hoje parece que tem toda a razão...

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Confesso que nunca fui grande espingarda a história. Era aquele gajo que estudava para passar e que nunca cá ficava nada dentro... Nunca achei grande utilidade para a disciplina e eu com coisas para empinar que não me façam sentido, é melhor esquecer.

Dito isto, acho que a malta em Portugal dá demasiado valor à história.

Não que não seja importante, claro que é, mas não é desculpa para se deixar de saber outras coisas que são bem mais úteis. Há malta q realmente sabe as dinastias todas de trás para a frente mas que se alguém lhes meter uma equação à frente, não sabe responder.

O nosso problema é termos tido uma história tão grande e fantástica. Bem desproporcionada para o tamanho do nosso país e para o número de Portugueses que existiam. Dá a impressão que a malta se deslumbra com a história toda que temos e que portanto se torna difícil não lhe dar tanta atenção.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Costuma-se dizer que o saber não ocupa lugar...

E parece-me que "desculpar" o facto de haver pouca cultura geral com o facto de termos muita História não tem grande sentido...

Link to comment
Share on other sites

Não é questão de saber ou não saber História. É uma questão de cultura geral. Resolver equações, na minha opinião, é muito menos cultura geral que saber coisas que se passaram há 50 anos atrás.

E o nível de educação de um país, IMHO, não se mede na capacidade de resolver equações ou quaisquer outros conhecimentos técnicos/específicos, mas sim no nível de cultura geral...

Link to comment
Share on other sites

Pá, não estou a dizer que uma coisa compensa a outra.

Estou só a dizer que há mto boa gente que se acha muito sabedor por saber algumas coisas de história, mas depois nos conceitos básicos de outras matérias com a mesma ou mais utilidade, falha... Isso para mim não faz sentido nenhum e não é nenhum tipo de educação que se preze.

É a especialidade de quem não tem mais nenhuma especialidade.

Cultura geral é educação, mas não é toda a educação, nem de perto.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

O ideal é saber um pouco de tudo, de história, de economia, de cultura, de sociedade, de política, de desporto, o facto de se saber mais dumas coisas não invalida que se saiba das outras também, é tudo uma questão de interesse ou de falta dele, há certas datas que eu considero inadmissível alguém não saber assim como acho ridículo que não se saibam certas coisas básicas como princípios básicos da economia ou da política.

Podemos não ter interesse e não gostar mas há coisas que temos obrigação de saber, não podemos andar cá com a cabeça enfiada na areia como a avestruz.

Link to comment
Share on other sites

Os jornalistas também sabem escolhe-los bem.

Podes ter a certeza que o jornalista também não sabia muito sobre o 25 de Abril de 74 antes de ir para a rua fazer as perguntas.

E permitam-me deixar uma opinião pessoal sobre esta ignorância:

É de facto importante que as pessoas em geral tenham um conhecimento mínimo sobre os momentos históricos que marcaram o seu país. Mas mais importante do que isso é que tenham um conhecimento global sobre aquilo que se passa à sua volta no momento actual, seja ele bom ou mau.

A propósito disso, uma história muito engraçada conta que...

Certo dia, um professor de história olhou para um dos seus alunos e perguntou-lhe se sabia o nome do primeiro rei de portugal.

O aluno encolheu os ombros e o professor passou-lhe um raspanete por causa da sua ignorância.

Então o aluno perguntou ao professor se sabia o que era um megabyte. O professor encolheu os ombros por desconhecimento.

O aluno disse-lhe então: "O professor está preparado para o passado, eu estou preparado para o futuro."

Direitinha para o FB ;)

Edited by scottsf
Link to comment
Share on other sites

Vão a qualquer país , qualquer um, e vêm videos destes, há Portugueses cultos e incultos ,como em todos os paises do mundo ... Não acho justo se calhar de 300 entrevistados terem posto os piores 5 ou 6 ...

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

há aqui uns tempos lembro-me que alguém colocou aqui ou noutro forum uma reportagem sobre a "inteligência" ou burrice dos estudantes universitários...

lembro-me de ver esse vídeo no youtube em que universitários eram questionados à porta das faculdades, mas não encontro o referido vídeo

Link to comment
Share on other sites

há aqui uns tempos lembro-me que alguém colocou aqui ou noutro forum uma reportagem sobre a "inteligência" ou burrice dos estudantes universitários...

lembro-me de ver esse vídeo no youtube em que universitários eram questionados à porta das faculdades, mas não encontro o referido vídeo

Desses há montes deles, é um rubrica do "5 para a meia-noite", chamada "Anda o meu pai a pagar um curso para isto". É fácil de encontrar no Youtube:

Link to comment
Share on other sites

Eu não sabia quem eram os outros dois, o Otelo sabia, mas o mais conhecido é o Salgueiro Maia.

A primeira pergunta também é de escolha Múltipla, 25 de Abril derrubou quem? Sei lá, eu sem pesquisar nem tinha a certeza se o Marcelo Caetano era vivo na altura.

O resto sabia.

E nem tinha a certeza se a história da cadeira do Salazar era verdade. E mesmo assim não acredito. :-..

Nem toda a gente tem memória fotográfica para decorar isto tudo. Nós damos isto num mês ou menos quando éramos putos, marramos e já está.

O que fica mesmo é o que relembramos durante a vida, como agora.

Quem passou por isto é que acredito que não esqueça. O meu pai por exemplo estava no largo do Carmo na altura do 25 de Abril. De certeza que sabe a história toda. Épocas diferentes.

Link to comment
Share on other sites

A primeira pergunta também é de escolha Múltipla, 25 de Abril derrubou quem? Sei lá, eu sem pesquisar nem tinha a certeza se o Marcelo Caetano era vivo na altura.

E nem tinha a certeza se a história da cadeira do Salazar era verdade. E mesmo assim não acredito. :-..

Eish, que mal, esta nossa juventude :-..

Link to comment
Share on other sites

Eu não sabia quem eram os outros dois, o Otelo sabia, mas o mais conhecido é o Salgueiro Maia.

A primeira pergunta também é de escolha Múltipla, 25 de Abril derrubou quem? Sei lá, eu sem pesquisar nem tinha a certeza se o Marcelo Caetano era vivo na altura.

O resto sabia.

E nem tinha a certeza se a história da cadeira do Salazar era verdade. E mesmo assim não acredito. :-..

Nem toda a gente tem memória fotográfica para decorar isto tudo. Nós damos isto num mês ou menos quando éramos putos, marramos e já está.

O que fica mesmo é o que relembramos durante a vida, como agora.

Quem passou por isto é que acredito que não esqueça. O meu pai por exemplo estava no largo do Carmo na altura do 25 de Abril. De certeza que sabe a história toda. Épocas diferentes.

Nem toda a gente é assim. Eu orgulho-me de saber muito bem a história de Portugal, sempre tive muito interesse pelo tema. Claro que não podemos viver só da história, por muito gloriosa que tenha sido (e a nossa foi bastante), há que continuar a estar actualizado e acompanhar os acontecimentos contemporâneos. Todos os dias se faz história, material esse que um dia será estudado pelas gerações futuras. ;)

Link to comment
Share on other sites

E o nível de educação de um país, IMHO, não se mede na capacidade de resolver equações ou quaisquer outros conhecimentos técnicos/específicos, mas sim no nível de cultura geral...

Curioso, por acaso acho exactamente o oposto.

Parece-me que o nível de educação de um País se mede pela capacidade de um individuo resolver e entender os problemas e situações. Não pelo que decorou pelo caminho que fez pela vida.

Por outras palavras a dificuldade media de um problema que o individuo normal consegue solucionar em vez da quantidade de informação sobre um tema que consegue debitar.

Edited by ash
Link to comment
Share on other sites

Eu não sabia quem eram os outros dois, o Otelo sabia, mas o mais conhecido é o Salgueiro Maia.

A primeira pergunta também é de escolha Múltipla, 25 de Abril derrubou quem? Sei lá, eu sem pesquisar nem tinha a certeza se o Marcelo Caetano era vivo na altura.

O resto sabia.

E nem tinha a certeza se a história da cadeira do Salazar era verdade. E mesmo assim não acredito. :-..

Nem toda a gente tem memória fotográfica para decorar isto tudo. Nós damos isto num mês ou menos quando éramos putos, marramos e já está.

O que fica mesmo é o que relembramos durante a vida, como agora.

Quem passou por isto é que acredito que não esqueça. O meu pai por exemplo estava no largo do Carmo na altura do 25 de Abril. De certeza que sabe a história toda. Épocas diferentes.

Nem toda a gente é assim. Eu orgulho-me de saber muito bem a história de Portugal, sempre tive muito interesse pelo tema. Claro que não podemos viver só da história, por muito gloriosa que tenha sido (e a nossa foi bastante), há que continuar a estar actualizado e acompanhar os acontecimentos contemporâneos. Todos os dias se faz história, material esse que um dia será estudado pelas gerações futuras. ;)

Pois, mas cada um tem os seus interesses e é aí que se costuma cultivar mais.

Por exemplo, bacoradas de economia neste fórum acontecem, mas não é por isso que vou chamar essas pessoas de burras.

Uma pessoa aprende durante a vida toda e neste fórum já aprendi muito.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Eu não sabia quem eram os outros dois, o Otelo sabia, mas o mais conhecido é o Salgueiro Maia.

A primeira pergunta também é de escolha Múltipla, 25 de Abril derrubou quem? Sei lá, eu sem pesquisar nem tinha a certeza se o Marcelo Caetano era vivo na altura.

O resto sabia.

E nem tinha a certeza se a história da cadeira do Salazar era verdade. E mesmo assim não acredito. :-..

Nem toda a gente tem memória fotográfica para decorar isto tudo. Nós damos isto num mês ou menos quando éramos putos, marramos e já está.

O que fica mesmo é o que relembramos durante a vida, como agora.

Quem passou por isto é que acredito que não esqueça. O meu pai por exemplo estava no largo do Carmo na altura do 25 de Abril. De certeza que sabe a história toda. Épocas diferentes.

Nem toda a gente é assim. Eu orgulho-me de saber muito bem a história de Portugal, sempre tive muito interesse pelo tema. Claro que não podemos viver só da história, por muito gloriosa que tenha sido (e a nossa foi bastante), há que continuar a estar actualizado e acompanhar os acontecimentos contemporâneos. Todos os dias se faz história, material esse que um dia será estudado pelas gerações futuras. ;)

Pois, mas cada um tem os seus interesses e é aí que se costuma cultivar mais.

Por exemplo, bacorada de economia neste fórum acontecem, mas não é por isso que vou chamar essas pessoas de burras.

Uma pessoa aprende durante a vida toda e neste fórum já aprendi muito.

Exacto! Mas quando a falta de conhecimentos de uma pessoa se refere ao desconhecimento da história do seu próprio país, em relação a factos que são +/- do conhecimento geral, mesmo para quem não estudou, isso revela um pouco de ignorância. Não no sentido da burrice, mas mais naquela de "não sei, nem quero saber, isso é passado".

Link to comment
Share on other sites

Desses videos à porta das "faculdades" (reparem nas aspas), os primeiros são logo da Lusófona. Tenho o prazer de conhecer uma pequena parte da estirpe que constitui os antigos alunos da lusófona e posso-vos dizer que são todos uns calhaus... Sem excepção! Uns mais, outros menos, mas são todos bronquinhos como tudo. Se fosse 1 ou 2 em 10 ainda era naquela, agora 10 em 10 é grave.

As minhas desculpas se alguém daqui é da Lusófona, mas teve de ser. :P

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.