Jump to content

Rede 2,75 G = Edge


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Ainda sem confirmação, penso que para a semana começa o swap à rede na zona de Lisboa. Ainda não consegui saber se será Lisboa Centro ou Lisboa Oeste por onde vão começar na rede da tmn.

Na Optimus ainda não encontrei EDGE na rede. De salientar que esta modernização na rede da tmn serve também para preparar a rede para o 4G.

Link to comment
Share on other sites

Esta é aquela parte em que eu não entendo como um rede mais lenta (2.5G) prepara uma mais rápida (4G)... :unsure:

A rede 2G da tmn encontrava-se completamente obsoleta, ou seja, visto que com a entrada do LTE seria necessário realizar um determinado investimento, a tmn optou por modernizar a rede 2G, não é só o EDGE. O equipamento que está a ser trocado, além de ser muito menor, consome menos. Para quem apenas utiliza a rede 2G vai notar melhorias certamente, não só no EDGE, como em outros serviços.

Neste vídeo podes verificar o que a Optimus anda a fazer na sua rede, assim como a tmn -

,

É que o LTE vai ser utilizado também nas frequências onde já funciona o GSM. Daí não ser necessário em muitos casos a troca de antenas, mas somente a troca de BTS.

Deixo aqui um documento do que a Vodafone fez - http://www.vodafone.com/content/dam/vodafone/about/sustainability/vf_turkey_networkenergyinitiatives.pdf

Edited by Rsaraiva
Link to comment
Share on other sites

E a Vodafone, não está a pensar mudar também?

A Vodafone também está a fazer o mesmo, mas com outros fornecedores de rede. Embora a Vodafone não tenha EDGE activo em toda a rede GSM. Por exemplo em França a Orange utiliza o UMTS nos 900 MHz dentro das cidades para reforçar a cobertura indoor. Daí a tmn indicar que mal tenham as licenças em menos de 3 meses lançarem o serviço comercialmente.

Começou esta Segunda-Feira a modernização em Lisboa Centro - tmn

lisboacentro.png

Link to comment
Share on other sites

Segundo informações que me chegaram recentemente, na tmn já estão a modernizar Lisboa Centro e alguns locais em Cascais. Tenho andado por Lisboa, mas ainda não encontrei EDGE. Dá-me a sensação que começaram não no centro da cidade, mas nas zonas em arredor. Mas parece que o ritmo em Lisboa foi aumentado em relação às modernizações em locais anteriores. Até porque quando for o Leilão das Licenças para o LTE/4G com esta modernização a tmn poderá logo concorrer às várias frequências disponíveis. Embora em GSM em Portugal só se opere em 900 Mhz e 1800 Mhz, este equipamento que andam a montar também suporta os 1900 Mhz.

Link to comment
Share on other sites

No Alto Santo Amaro em Lisboa

tmn2.jpg

Entre a Estrela e a zona do Restelo já encontrei EDGE na rede da tmn. Cell Broadcast apenas colocaram a emitir em algumas BTS, talvez as que modernizaram há 2 semanas.

Pelo que tenho percebido no Norte os trabalhos estão num estado mais avançado.

Link to comment
Share on other sites

Recebi ontem a informação que além de Lisboa, também já começaram os trabalhos em Cascais e em Sintra.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Um pequeno desenterranço...

Vim do Porto para o All Garve e fui fazendo acessos pontuais pelo caminho e detectei igualmente cobertura EDGE em Leiria, Alcácer, Grândola, Loulé e Faro, tanto na TMN como na Vodafone.

Ou seja, parece que as operadoras estão empenhadas em estender a cobertura pelo país. Será nacional? Fica a dúvida.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.