Jump to content

Rede 2,75 G = Edge


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Na Margem Sul hoje. Para a próxima realizo os testes de velocidade. Queria confirmar se estavam realmente a emitir Cell Broadcast e fiquuei impressionado ao ver que em todas as BTS havia informação. Mas só emitiam em GSM. No UMTS não colocaram informação.

edge1.png?w=600&h=412

cb2.png?w=568&h=617

sul.jpg?w=176&h=208

Mais 3 semanas e a rede GSM da tmn no Algarve fica toda modernizada.

algarvec.png

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa notei na TMN, desde q apanho rede EDGE, por vezes a qualidade das chamadas são uma bela porcaria. N sei se é por ser Moche e metam num nivel mais baixo... Mas acontece algumas vezes do nada em uma chamada, a voz da outra pessoa passar a ser uns sons estranhos q n se percebe nada. E depois só desligando e ligando novamente. :blerk:

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa notei na TMN, desde q apanho rede EDGE, por vezes a qualidade das chamadas são uma bela porcaria. N sei se é por ser Moche e metam num nivel mais baixo... Mas acontece algumas vezes do nada em uma chamada, a voz da outra pessoa passar a ser uns sons estranhos q n se percebe nada. E depois só desligando e ligando novamente. :blerk:

É normal. A Nas zonas onde existe EDGE a tmn activou o Half Rate na rede. Aumentam a capacidade da rede para o dobro, mas perde-se na qualidade do som.

Link to comment
Share on other sites

Eu já consegui mais de 200kbps em EDGE, logo para conteúdos de telemóvel em muitos casos chega perfeitamente, gasta menos bateria e tem melhor cobertura.

Eu consigo 100kbps em EDGE, que para coisas básicas chega.

Para algo mais elaborado, ligo o HSDPA e obtenho 2 Mbps ou mais.

Passar de 100kbps para 200kbps, à custa da qualidade de voz, não me parece uma boa solução.

Link to comment
Share on other sites

Eu já consegui mais de 200kbps em EDGE, logo para conteúdos de telemóvel em muitos casos chega perfeitamente, gasta menos bateria e tem melhor cobertura.

Eu consigo 100kbps em EDGE, que para coisas básicas chega.

Para algo mais elaborado, ligo o HSDPA e obtenho 2 Mbps.

Passar de 100kbps para 200kbps, à custa da qualidade de voz, não me parece uma boa solução.

Ando com o HTC em EDGE há umas 3 semanas e ainda não notei diferença nenhuma na qualidade de voz. Não sei se essa perda de qualidade será linear ou se depende do aparelho, mas até ver não me posso queixar.

Link to comment
Share on other sites

Se assim é, espero então que a Vodafone não vá pelo mesmo caminho.

Prefiro ter melhor qualidade de voz, e para Net usar o HSDPA, que come o Edge a qualquer altura do dia.

A Vodafone tem a rede GSM quase toda com o Half Rate activo. É raro encontrar células na Vodafone onde não possuam o Half Rate activo. A Optimus é a única que ainda tem grande parte da rede sem o Half Rate activo.

Link to comment
Share on other sites

Na Vodafone já há alguns anos que eles possuem o Half Rate activo na rede. Se antes era só em algumas zonas com maior tráfego, actualmente está activo em quase toda a rede. Onde moro activaram o Half Rate, como não foi suficiente reforçaram a rede activando os 1800 Mhz.

screenshot0072l.jpg

Link to comment
Share on other sites

Posso dizer que hoje no Estádio da Luz testamos uma mochila 4G e o sinal era melhor que um dos nossos carros. Fica-se com sinal mais estável e permite-nos circular pelo estádio todo sem a necessidade de esticar cabos ou das camaras de feixes perderem o sinal devido ao afastamento do raio de alcance.

LiveU

Hoje fizemos directos de fora do estádio em Dublin com mochila 3G. Uma mochila leva 6 cartões, podem ser de operadoras diferentes (2 optimus, 2 tmn, 2 vodafone) ou todos da mesma operadora, funcionam todos ao mesmo tempo e posso-vos dizer que qualquer directo que fizemos de mochila tem melhor imagem que muitos carros de directo

Link to comment
Share on other sites

Por aqui ainda não há novidades no cell broadcasting...

Que estranho... acabo de receber um sms proveniente de "Rede" com o seguinte texto: "22 252 255 256 GR Porto"

O cell broadcasting agora envia sms?

Link to comment
Share on other sites

Por aqui ainda não há novidades no cell broadcasting...

Que estranho... acabo de receber um sms proveniente de "Rede" com o seguinte texto: "22 252 255 256 GR Porto"

O cell broadcasting agora envia sms?

Como não há um padrão ainda entre fabricantes, enquanto nos SonyEricsson e Nokia a informação aparece no Display do telemóve, em algumas marcas ou modelos de telemóveis em vez de aparecer a informação estática no display do telemóvel, aparece como sms, o que acaba por incomodar quem goste de receber esse tipo de informação. Ou seja, o comportamento do Cell Broadcast varia de telemóvel para telemóvel. Parece entao que já começaram a emiti de novo Cell Broadcast aí no Porto, provavelmente nas zonas já modernizadas, pois em Lisboa, só mesmo na Margem Sul. Ou seja eles devem estar a programar o Cell Broadcast de novo nas áreas que vão sendo modernizadas de maneira a que todas antenas tenham informação, algo que não acontecia na rede da tmn.

Link to comment
Share on other sites

Mas é uma seca estar sempre a receber a mesma sms... bom era aparecer a mensagem como acontece, por exemplo, nos Nokia. <_<

WscXK.png

Estás a utilizar o Windows Mobile 6.5? Tenho que pesquisar como se dar a volta a isso. Um colega meu quando foi a Madrid na Orange também aparecia assim o Cell Broadcast. Eu depois vejo se há maneira de isso aparecer no Display com alguma app.

Link to comment
Share on other sites

Sim, é o Windows Mobile 6.5

Se houvesse outra forma sem ser receber por sms era porreiro.

Verifica nestes links se a aplicação funciona no teu telemóvel:

http://www.chi-tai.info/cs_batterystatus_xda_neo_wm5_im_cs.htm

http://www.venukb.com/2008/04/24/cell-broadcast-on-htc-touch/

Link to comment
Share on other sites

Verifica nestes links se a aplicação funciona no teu telemóvel:

Esta versão não funciona, apenas me mostra a carga da bateria...

EDGE Vodafone: 1303142314.png

Na TMN tenho o dobro dessas velocidades.

Link to comment
Share on other sites

Verifica nestes links se a aplicação funciona no teu telemóvel:

Esta versão não funciona, apenas me mostra a carga da bateria...

EDGE Vodafone: 1303142314.png

Na TMN tenho o dobro dessas velocidades.

Tenho que pesquisar se há alguma app para o Windows Mobile para colocar a informação estática. No Windows Mobile 2003 aparecia estática, nestas versões mais recentes aparece somo sms, em alguns Motorola e Samsung o comportamento é idêntico.

Na Vodafone já tinha reparado que as velocidades no EDGE são bastante fracas. Na TMN estão a utilizar a velocidade máxima permitida pelos testes que verifico aqui.

Na Optimus andam em testes, mas desconheço os locais onde andam a fazer realizar os testes.

Edited by Rsaraiva
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.