Jump to content

Contra-Ordenação Recebida Em Casa


JP--
 Share

Recommended Posts

Hi there!

Antes de explicar o que se passou, e como a minha capacidade de argumentação não é lá muita, já sei que vou acabar por pagar a dita multa.

Só quero saber se isto é assim tão "anormal" como parece.

Na passada quinta-feira recebo uma carta registada da PSP a reportar que não tinha cedido a passagem numa rotunda perto da minha casa (não respeitei o sinal B1).

Pela carta, isto aconteceu a 8 de Janeiro, dia este que como devem calcular, não faço a mínima ideia o que fiz e onde estive, quanto mais se não cedi a passagem ou não.

Suposições à parte, tenho 100€ para pagar assim do nada, sem provas, sem fotografia, sem ter sido notificado pelo agente que na altura supostamente viu-me a fazer isto.

Na multa inclusive refere que era eu que estava a conduzir o veiculo quando não tenho conhecidos na PSP que me pudessem identificar.

Felizmente, não ando sempre a contar os tostões e posso pagar esta multa sem grandes sacrifícios, mas queria saber se devo manter a passividade em relação a este assunto ou não...

Regards,

Link to comment
Share on other sites

manda carta para eles a dizer que não eras tu que estavas a conduzir nesse dia, mas sim a tua mae ou alguem que tu conhecas. com sorte eles nem te respondem e isso acaba por prescrever.

Link to comment
Share on other sites

Mas que coisa tão absurda :blink: :blink: :blink: :blink: :blink:

Mas legalmente é sequer possivel multar por carta???? Uma coisa é multas com base em câmaras de vigilância, nessa situação não há qualquer prova, a única coisa que há é que um polícia viu um carro com matricula X a cometer uma infração e resolveu multar.

E isso do ceder passagem numa rotunda é relativo, se vier um gajo do outro lado da rotunda eu não vou ficar à espera que ele chegue ao meu lado (que até pode nem chegar e sair da rotunda entretanto), nem sequer tens forma de te lembrar do que aconteceu realmente para poderes argumentar, isso é mesmo caça ao dinheiro.

PKP, eu não pagava isso.

Link to comment
Share on other sites

Não há nada como te dirigires ao posto da PSP. Lá, a ser verdade, têm todos os dados que necessitas para te provar.

Pessoalmente, acho o argumento "algo estranho" mas nada como confirmar com eles.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Mas que coisa tão absurda :blink: :blink: :blink: :blink: :blink:

Mas legalmente é sequer possivel multar por carta???? Uma coisa é multas com base em câmaras de vigilância, nessa situação não há qualquer prova, a única coisa que há é que um polícia viu um carro com matricula X a cometer uma infração e resolveu multar.

E isso do ceder passagem numa rotunda é relativo, se vier um gajo do outro lado da rotunda eu não vou ficar à espera que ele chegue ao meu lado (que até pode nem chegar e sair da rotunda entretanto), nem sequer tens forma de te lembrar do que aconteceu realmente para poderes argumentar, isso é mesmo caça ao dinheiro.

PKP, eu não pagava isso.

sim e possivel. o punky pode aconselhar melhor, mas o que eu faria foi o que disse ali em cima, eles nao têm maneira de provar que eras tu a conduzir. eles escreveram o teu nome na carta pq provavelmente e o que vem associado à matricula do teu carro. mandalhes carta a dizer que nesse dia tavas nao sei aonde e quem guiava o teu carro era a tua mae ou o teu pai. assim vai passando o prazo. tenho um amigo meu que foi apanhado a conduzir com alcool e tinha que pagar os 500 euros, mandou uma carta a perguntar se podia pagar em prestaçoes e eles nunca mais lhe responderam, passaram os dois anos e agora ta tranquilo.

Link to comment
Share on other sites

Fazes uma impugnação à multa com base nesses argumentos e juntas 2 ou três testemunhas a dizerem que era impossível seres tu a conduzir pq aquela hora daquele dia estavas a coçar o tomate esquerdo. Tens que argumentar que o carro é utilizado por 3 pessoas (por exemplo) e que é impossível dizer quem, naquele dia naquele hora estava a conduzir.

Se precisares de um modelo que impugnação manda-me pm com o teu mail.

Link to comment
Share on other sites

Nem que não seja ele o autuado, alguém vai ser, na pior das hipóteses, o proprietário da viatura. Isto apesar de achar a história um bocado estranha. E se o polícia viu mal a matrícula? Pelo que sei, em caso de versões não coincidentes, valia a versão da autoridade, mas não sei se na prática é bem assim...

Edited by Spak
Link to comment
Share on other sites

Fazes uma impugnação à multa com base nesses argumentos e juntas 2 ou três testemunhas a dizerem que era impossível seres tu a conduzir pq aquela hora daquele dia estavas a coçar o tomate esquerdo. Tens que argumentar que o carro é utilizado por 3 pessoas (por exemplo) e que é impossível dizer quem, naquele dia naquele hora estava a conduzir.

Se precisares de um modelo que impugnação manda-me pm com o teu mail.

Podias colocar aí o modelo para o pessoal ter um exemplo quando passasse por uma situação semelhante ;)

Link to comment
Share on other sites

Em Lagos tb aconteceu isso e está acontecer muitas vezes. Caso não saibam mas agora eles sobem de posto e carreira consoante os serviços que fazem, agora é vê-los a fazer multas por tudo e por nada, não avisam nem metem papelinho no carro e recebes a carta em casa. Um amigo meu recebeu 2 cartas dessas de não dar prioridade aos peões, agora meteu-se num advogado para resolver o assunto pois no posto da bófia no processo dele não existem fotos que provem as multas, só a palavra do bófia que o multou.

Link to comment
Share on other sites

A minha aconteceu-me uma cena muito caricata com isto das multas.

Ora certo dia chega uma carta a minha casa com uma multa, basicamente na descrição dizia que eu era multado por ter o carro bem estacionado. Sim, bem estacionado!!

Claro que o gajo tinha aquilo mal escrito, apenas copiou o que diz aquele livrinho deles, pois eu sei que tinha o carro estacionado em sentido oposto à marcha.

Quando lá fui o guarda não queria admitir o erro e ainda ficou indignado por eu não querer pagar 25 euros, não lhe devem fazer falta.

Multas dessas "inventadas" nunca tive. E espero que não me calhe isso, senão lá se vai mais umas multas para a carta do meu avô. :-..

Edited by DG_
Link to comment
Share on other sites

Já me aconteceu parecido, mas relativamente à não utilização do cinto de segurança. Lembro-me que na altura mandei uma carta ao Governador Civil do meu distrito e a mais não sei quem, aconselhado por um amigo GNR e depois mandaram-me uma carta a dizer que o meu caso estava em análise, até hoje. Já lá vão uns 3 anos.

Uma dúvida, estes casos prescrevem ao fim de 2 anos? Pensava que eram 5.

Link to comment
Share on other sites

Também agradeço se me puderes enviar o modelo. Recebi a semana passada uma multa por ter o carro estacionado à porta em cima do passeio, às 8 da manhã, numa zona só de vivendas. Escusado será dizer que o gajo só multou 2 dos 40 carros que estavam na mesma situação...

Link to comment
Share on other sites

A minha aconteceu-me uma cena muito caricata com isto das multas.

Ora certo dia chega uma carta a minha casa com uma multa, basicamente na descrição dizia que eu era multado por ter o carro bem estacionado. Sim, bem estacionado!!

Claro que o gajo tinha aquilo mal escrito, apenas copiou o que diz aquele livrinho deles, pois eu sei que tinha o carro estacionado em sentido oposto à marcha.

Quando lá fui o guarda não queria admitir o erro e ainda ficou indignado por eu não querer pagar 25 euros, não lhe devem fazer falta.

Multas dessas "inventadas" nunca tive. E espero que não me calhe isso, senão lá se vai mais umas multas para a carta do meu avô. :-..

preciso k alguém tenha tirado a carta recentemente e conheça o código na sua versão + actualizada.

Qd tirei a minha carta de condução, era explícito na secção relativa ao estacionamento, que este podia ser feito do lado direito do sentido de rodagem.

Porém, desde que não perturbasse a normal fluir do tráfego, o estacionamento também podia ser feito do lado esquerdo do sentido de rodagem.

Há uma série de pessoas que são multadas por terem o carro estacionado no sentido contrário à direcção do tráfego nessa via. Ora, se eu entro numa rua, e tenho estacionamento do outro lado e não tenho uma contínua a separar as faixas, o que me impede de estacionar do outro lado? Não faço manobre perigosa, pois posso argumentar k no momento da manobra de estacionamento, não se apresentava nenhum carro na faixa contrária à minha.

Outra coisa k vi fazerem numa rua perto de onde moro, foi multarem todos os carros estacionados do lado esquerdo, numa rua de sentido único. Reposta do polícia: Aquela via tem 1 sentido, mas duas vias de tráfego.

Quero lá saber, pelo código, para haver duas vias, é preciso que estejam sinalizadas como tal. Se tem 6 metros de largura, mas nenhuma marca, é um via apenas, logo o estacionamento do lado esquerdo não incomoda o normal fluir do tráfego. Além disso, a rua na parte sinal estreita muito, logo, pergunto a quem multa para onde raio foi a segunda via que eles argumentam existir.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.