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doctore
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Li que os responsáveis da KTM disseram que no próximo ano têm 4 pilotos "oficiais" e 2 pilotos de teste, o que a ser verdade é uma boa notícia para o Miguel e para a Tech3. Caso contrário, será um ano complicado para o Miguel pois não será apenas a questão da sua adaptação a uma nova categoria mas a também a adaptação da própria Tech3 à KTM depois de muitas temporadas como equipa satélite da Yamaha. 

Uma outra boa notícia é a contratação do Dani Pedrosa para piloto de testes - a sua enorme experiência com a Honda pode ser muito importante para o desenvolvimento inicial da KTM.

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Pensei que a KTM fosse um pouco mais competitiva, principalmente depois do pódio do fim de semana, nem uma estrela como o Zarco salvou a honra.

De qualquer forma são tempos da volta mais rápida o que diz zero em corrida, por esta altura o ano passado o vinales limpava tudo a mais de meio segundo, mas era interessante saber a média 

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^^

Nesta página tens os tempos de todas as voltas dadas pelos pilotos nos dois dias de teste. Clica no link para o PDF Analysis, ou directamente aqui neste link

Os tempos do Miguel foram relativamente constantes, rodando a maior parte do tempo em 1.34.5. O Syahrin rodou no 1.34 no inicio da sessão e mais tarde baixou para o 1.33. Esta diferença de 1 segundo é normal para um primeiro teste. O objectivo inicial é aproximar-se do colega de equipa na próxima sessão já no 28 de Novembro em Jerez.

 

Olhando para os tempos do Zarco, e principalmente para as declarações dele no final da sessão, a KTM tem muito trabalho pela frente para se aproximar das equipas da frente. Têm que aproveitar bem as vantagens que têm no próximo ano, em relação às restantes equipas. Enquanto que as equipas mais rápidas têm que homologar o motor antes da primeira corrida do ano e estão limitadas a 7 motores por temporada, a KTM pode introduzir diferentes versões durante o ano e pode usar um total de 9 motores. Não penso que seja suficiente para fazer a diferença, mas todas as ajudas são importantes neste momento.

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17 hours ago, Perks said:

Pensei que a KTM fosse um pouco mais competitiva, principalmente depois do pódio do fim de semana, nem uma estrela como o Zarco salvou a honra.

Este pódio foi um engano, sob chuva intensa, qualquer resultado é possível...em piso seco ao longo da época a posíção tipica da KTM é fora do top10.

Vamos ver como é que as coisas evoluem mas preve-se uma próxima época muitooooooooo longa...

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Claro que há a variável chuva, mas num resultado daqueles, o Pol faz top 10 recorrentemente, há mais para além disso

Claramente pelo PDF que o @doctore partilhou há ali problemas de motor para começar. É uma diferença enorme em termo de velocidade, mesmo tendo em consideração que valência é um circuito de esticão

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Para quem estiver interessado em acompanhar as sessões de pré-temporada, fica aqui o link para a já habitual promoção: Por apenas 1EUR têm acesso às sessões de teste* (video com comentários) e ainda ao conteúdo de video on demand (corridas, entrevistas, highlights) até 4 de Março 2019. Atenção, que a subscrição tem renovação automática - Mas podem sempre alterar as preferências nas opções de perfil)

*Jerez: 28 - 29 Novembro
Sepang: 1 - 3 Fevereiro
Sepang: 6 - 8 Fevereiro
Qatar:  23 - 25 Fevereiro

 

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Os treinos de pré-temporada continuam, desta feita no circuito de Jerez-Angél Nieto. O Miguel continua com o complicado trabalho de adaptação à nova categoria e à KTM. Ficam aí os tempos à hora do almoço

Pos
   No    Rider Bike Time Diff Prev
1 9 Danilo Petrucci Ducati GP19 1:39.127    
2 4 Andrea Dovizioso Ducati GP19 1:39.244 0.117 0.117
3 93 Marc Marquez Honda RC213V 1:39.425 0.298 0.181
4 12 Maverick Vinales Yamaha M1 1:39.439 0.312 0.014
5 30 Takaaki Nakagami Honda RC213V 1:39.581 0.454 0.142
6 42 Alex Rins Suzuki GSX-RR 1:39.587 0.460 0.006
7 46 Valentino Rossi Yamaha M1 1:39.676 0.549 0.089
8 44 Pol Espargaro KTM RC16 1:39.777 0.650 0.101
9 21 Franco Morbidelli Yamaha M1 1:39.825 0.698 0.048
10 99 Jorge Lorenzo Honda RC213V 1:39.980 0.853 0.155
11 19 Alvaro Bautstia Ducati GP19 1:40.321 1.194 0.341
12 36 Joan Mir Suzuki GSX-RR 1:40.393 1.266 0.072
13 43 Jack Miller Ducati GP19 1:40.548 1.421 0.155
14 63  Francesco Bagnaia Ducati GP18 1:40.577 1.450 0.029
15 53 Tito Rabat Ducati GP18 1:40.876 1.749 0.299
16 50 Sylvain Guintoli Suzuki GSX-RR 1:41.084 1.957 0.208
17 5 Johann Zarco KTM RC16 1:41.092 1.965 0.008
18 20 Fabio Quartararo Yamaha M1 1:41.105 1.978 0.013
19 29 Andrea Iannone Aprilia RS-GP 1:41.186 2.059 0.081
20 38 Bradley Smith Aprilia RS-GP 1:41.401 2.274 0.215
21 17  Karel Abraham Ducati GP18 1:41.779 2.652 0.378
22 55  Hafizh Syahrin KTM RC16 1:41.844 2.717 0.065
23 88 Miguel Oliveira KTM RC16 1:42.575 3.448 0.731
24 15 Matteo Baiocco Aprilia RS-GP 1:44.205 5.078 1.630
 
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Quote

 

  1. = Takaaki Nakagami JPN LCR Honda (RC213V) 1m 37.945s [Lap 63/66]
  2. = Marc Marquez ESP Repsol Honda (RC213V) 1m 37.970s +0.025s [53/56]
  3. = Maverick Viñales ESP Movistar Yamaha (YZR-M1) 1m 38.066s +0.121s [65/78]
  4. ^6 Jorge Lorenzo ESP Repsol Honda (RC213V) 1m 38.105s +0.160s [65/65]
  5. ˅1 Danilo Petrucci ITA Ducati Team (Desmosedici) 1m 38.109s +0.164s [63/68]
  6. ˅1 Franco Morbidelli ITA Petronas Yamaha SRT (YZR-M1) 1m 38.118s +0.173s [62/68]
  7. ˅1 Jack Miller AUS Pramac Ducati (Desmosedici) 1m 38.207s +0.262s [54/57]
  8. ˅1 Andrea Dovizioso ITA Ducati Team (Desmosedici) 1m 38.292s +0.347s [28/44]
  9. ˅1 Francesco Bagnaia ITA Pramac Ducati (Desmosedici)* 1m 38.333s +0.388s [47/50]
  10. ˅1 Alex Rins ESP Suzuki Ecstar (GSX-RR) 1m 38.522s +0.577s [55/63]
  11. ^2 Valentino Rossi ITA Movistar Yamaha (YZR-M1) 1m 38.596s +0.651s [62/67]
  12. ˅1 Fabio Quartararo FRA Petronas Yamaha SRT (YZR-M1)* 1m 38.761s +0.816s [50/58]
  13. ˅1 Tito Rabat ESP Reale Avintia (Desmosedici) 1m 38.876s +0.931s [57/60]
  14. = Joan Mir SPA Suzuki Ecstar (GSX-RR)* 1m 38.931s +0.986s [42/55]
  15. = Pol Espargaro ESP Red Bull KTM Factory (RC16) 1m 39.144s +1.199s [53/60]
  16. = Alvaro Bautista ESP Ducati Test Rider (Desmosedici) 1m 39.338s +1.393s [65/65]
  17. = Karel Abraham CZE Reale Avintia (Desmosedici) 1m 39.744s +1.799s [35/40]
  18. = Andrea Iannone ITA Factory Aprilia Gresini (RS-GP) 1m 39.826s +1.881s [34/36]
  19. = Johann Zarco FRA Red Bull KTM Factory (RC16) 1m 39.864s +1.919s [61/64]
  20. = Aleix Espargaro ESP Factory Aprilia Gresini (RS-GP) 1m 40.156s +2.211s [11/11]
  21. = Bradley Smith GBR Factory Aprilia Gresini (RS-GP) 1m 40.325s +2.380s [38/59]
  22. = Sylvain Guintoli FRA Suzuki Ecstar (GSX-RR) 1m 40.498s +2.553s [43/65]
  23. = Hafizh Syahrin MAL Red Bull KTM Tech3 (RC16) 1m 40.520s +2.575s [53/54]
  24. = Miguel Oliveira POR Red Bull KTM Tech3 (RC16)* 1m 40.577s +2.632s [61/61]
  25. = Matteo Baiocco ITA Aprilia Test Rider (RS-GP) 1m 41.907s +3.962s [37/48]

 

Menos 1.6sec que ontem, e já "só" está a 2.6sec do melhor tempo . Está a melhorar de dia para dia.

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48 minutes ago, PunK_BoY said:

A mota do Bagnaia é assim tão melhor que a do Miguel?

É, actualmente é a melhor máquina

A prova que a mota não está lá, é que tens o Zarco que é um piloto TOP5 a dar apenas 7 décimas ao Miguel, que mesmo estando na tech 3 não tem o mesmo número de pessoas à volta duma factory team

 

Mas também tem outro lado, se há marca que quando quer ganhar, investe a sério e ganha mesmo, é a KTM

A prova é a ascensão deles em enduro e posteriormente em MX e SX, a forma como em 1 ano ganharam corridas em moto 2 e 3 e  meteram o Miguel a lutar por campeonatos

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Durante as sessões de teste em Valência, o Neil Spalding, um dos mais respeitados jornalistas/escritores de MotoGP da actualidade, deu uma entrevista de cerca de uma hora onde falou das várias equipas. Os comentários dele em relação à KTM não foram lá muito positivos.

Se, como o @Perks disse, a KTM tem uma grande tradição no desporto motorizado, com muitas conquistas em motocross/enduro e nos campeonatos de velocidade nas categorias de 125/Moto3 e 250/Moto2, a experiência da marca nas categorias MotoGP/Superbike é muito reduzida. O que é que aconteceu mesmo à RC8? 

MotoGP é a classe de protótipos por excelência. A única componente, além dos pneus, que é partilhada por todas as equipas é a ECU. As equipas são responsáveis pelo desenvolvimento de todos os restantes componentes. E as áreas de desenvolvimento são inúmeras. E este é, segundo vários jornalistas, o principal problema da KTM. A marca parece perdida no meio de tantos desenvolvimentos: os pilotos passam um ou dois dias a tentar compreender e acertar as afinações da moto, e quando chegam à sessão de teste seguinte, têm que começar do zero outra vez pois têm um sem número de partes novas para testar. Até ao momento não existe uma direcção clara para o desenvolvimento da moto. Aqui penso que a experiência do Dani Pedrosa pode ser extremamente importante.

Um outro factor a ter em consideração são as diferenças nas escolhas de material por parte da KTM quando comparada com as restantes marcas. A KTM, por exemplo, é a única marca que não usa suspensões Ohlins (usa WP) ou a única marca que usa "steel trellis frame" (A Ducati abandonou esta escolha num passado recente e como as restantes marcas usa um quadro de aluminio e/ou carbono). 

Esta estratégia pode resultar e quem sabe as escolhas, hoje únicas por parte da KTM, podem tornar-se a norma para todas as marcas num futuro próximo. Mas para dar um exemplo, quando o Nakamoto voltou da F1 para o HRC e viu que a Yamaha, que na altura dominava a categoria usava Ohlins, a primeira decisão dele foi trocar os Showa (uma subsidiaria da Honda) pelos Ohlins. Ao usar o mesmo material que a concorrência, ele sabia a única diferença eram as "apenas" as afinações e não as caracteristicas do próprio equipamento.

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