Jump to content

Tsunami Atinge Japão Após Sismo De 9.0 Na Escala De Richter


skaazi
 Share

Recommended Posts

A magnitude do potente sismo hoje registado ao largo da costa nordeste do Japão foi revista de 7,9 para 8,9, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

Um despacho da AFP, que cita a agência noticiosa nipónica Kyodo, refere que os transportes aéreos e ferroviários foram suspensos no seguimento do sismo.

O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas, foi registado às 14:46 locais (05:46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o USGS.

A televisão pública japonesa NHK está a mostrar imagens da destruição causada no norte do Japão pelo tsunami. Nas imagens difundidas viam-se carros, camiões, residências e outros edfícios a serem destruídos pelo tsunami na cidade de Onahama, na prefeitura de Fukushima.

O Centro de Tsunami do Pacífico no Hawai, Estados Unidos, anunciou que foi declarado um alerta de tsunami numa vasta região do Pacífico, que inclui o Japão, a Rússia e as ilhas Marianas. Foi também emitido um alerta de vigilância de tsunami para Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Hawai.

O violento sismo foi seguido de pelo menos quatro réplicas de magnitudes entre 6,4 e 7,1, segundo o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS). O tsunami inundou ainda imenso parque da Disneylândia situado na região de Tóquio, noticiou a agência japonesa Jiji, citada pela AFP.

Embaixada de Portugal está a tentar contactar portugueses

A embaixada de Portugal em Tóquio está a tentar contactar os cerca de 500 portugueses registados no Japão, mas para já não há conhecimento de que tenham sido afetados.

"Estamos aqui [na embaixada] a tentar por um ponto de ordem em tudo o que voou, e foi muito, e vamos de alguma maneira tentar contactar os portugueses na região", disse à agência Lusa Paulo Chaves, conselheiro da embaixada, sublinhando que a representação diplomática apenas tem uma linha telefónica a funcionar.

Paulo Chaves adiantou que normalmente a esta hora (cerca das 17:00 em Tóquio) as pessoas estão fora de suas casas e, ainda por cima, os telemóveis não estão a funcionar porque as comunicações foram cortadas.

"Assim que as redes celulares começarem a funcionar começaremos à procura de saber das pessoas", disse, acrescentando que os portugueses com quem tem contacto através da rede social Facebook estão todos bem.

"Toda a gente tremeu, mas não houve danos", disse.

O conselheiro da embaixada disse ainda que se os cerca de 500 portugueses registados na embaixada estavam a trabalhar, "estavam todos em zonas potencialmente seguras".

@SAPO com agências

As autoridades indonésias emitiram hoje um alerta de tsunami para a zona leste do país, nomeadamente a Papuásia e as ilhas Maluco, na sequência do sismo violento que atingiu o Japão.

@sapo

O sul da China também foi afectado por um sismo que matou 25 pessoas e desalojou muitos mais, não sabem se foi uma réplica do sismo que atingiu o Japão ou se foi isolado.

Vi agora as imagens na sic noticias... holy fuck! :eek:

Um pensamento para o povo irmão onde chuvas intensas inundaram 4 estados e fizeram montes de desalojados.

Edit:

Magnitude do terramoto revista para 9.0 pela agência japonesa de meteorologia.

Live stream em inglês do canal de noticias japonês NHK : Ustream - NHK

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

As imagens finais são impressionantes :(

O forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu hoje a costa do Japão, seguido por um enorme tsunami, causou a morte de pelo menos 19 pessoas, segundo a imprensa local.

As vítimas incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo tecto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio.

Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital.

A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos.

Os danos foram tão grandes que ainda levará muito tempo até que consigamos reunir todas as informações, indicou um porta-voz do órgão.

Um violento sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter atingiu hoje a costa nordeste do Japão, causando pelo menos 4 mortos e dezenas de feridos e destruição, provocada sobretudo por um tsunami, noticiaram as agências internacionais.

O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado às 14:46 locais (05:46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

@SAPO com agências

Uma coisa destas num país mais pobre havia de dar um bonito resultado devia...

Edited by Hyde
Link to comment
Share on other sites

O que vale é que o Japão é o Pais do Mundo melhor preparado para estas situações.

Fosse noutro pais, tipo Portugal, e não tínhamos apenas 19 mortos.

Não contes comigo! Vou emigrar pró norte! Já entreguei os papéis de adopção ao NOX. :-..

Link to comment
Share on other sites

As imagens que, de alguma forma, transmitem o poder do abanão são qualquer coisa impressionante, a energia que é libertada é qualquer coisa de majestoso... vai-se a ver e somos tão pequeninos...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.