Jump to content

Dicas Para Optimização Da Bateria - Android


Revenge
 Share

Recommended Posts

Criei este tópico para se colocar cá as vossas experiência quanto à duração da bateria e darem dicas para se optimizar a mesma.

Tenho um LG P500 e em media a bateria dura-me 2 ou 3 dias conforme o uso que lhe dou.

Este fim de semana que passou, a meio do 2º dia a bateria já se estava a eclipsar, o que era estranho. Fui verificar, e andava com o 3G ligado. Nem eu sabia que a diferença de consumos era tão grande.

O que acontece é que na minha zona o sinal 3G não é muito forte, então o telemovel perde o sinal 3G e começa a procurar, encontra... Mais tarde volta a perder e procura de novo. Este processo é sugador de bateria.

O que faço sempre é 3G desligado. O 2G é suficiente para fazer sincronização de contas quando é necessário. Quando quero ir a uma pagina Web, ai sim, ligo o 3G, quando acabo, desligo de novo.

Outra coisa que gasta bastante bateria é o brilho. Muita gente anda sempre com o brilho no máximo sem necessidade.

O melhor é colocarem o brilho no modo automático, conforme a luminosidade natural, ele ajuda o brilho do ecrã.

Wifi, GPS e Bluetooth, liguém apenas quando precisam deles, é escusado andarem com isso sempre ligado sem necessitarem. Principalmente o Wifi, pois este vai andar à procura de sinais.

Quanto a Taskmanager, muita gente gosta de ter um Kill Taskmanager, como acontece no Windows.

Nada mais errado e prejudicial. O Android é baseado em Unix, e funciona de maneira bem diferente do Windows.

Estamos habituados no Windows, se virmos a memoria ram cheia, a matar processos para ganharmos memoria e ficar com o sistema mais leve. No Android é o contrario, o objectivo é encher a memoria Ram, de maneira a o acesso ser mais rápido. Se uma aplicação precisar de Ram, o Android automaticamente fecha o processo menos necessário ao sistema e à mais tempo adormecido.

O que pode instalar é o Watchdog Task Manager Lite, o que esta App faz é quando uma App que esteja em Backgroud, usa 40% do Cpu ou mais, dá-nos uma notificação que uma App está a comer-nos cpu e consequentemente a gastar bateria. Tenho a App instalada, mas por acaso nunca me aconteceu uma App passar-se e começar a consumir recursos. Mas pode acontecer, e mais vale prevenir.

A App tb dá para ver os recursos que estão a ser consumido em tempo real.

Link to comment
Share on other sites

O meu GW620 tem uma bateria 1500mah e dura, em média, 2 dias, obviamente que depende do uso.

No meu caso, o que gasta à brava bateria é se tiver o wifi sempre ligado. Outra coisa que consome alguma bateria é o facto de ter o tlm "overclocked" (o processador é de 528mhz e está a 710mhz). Tenho sempre o telefone em 3G mas com os dados desligados, só se não tiver wifi na zona onde estiver.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho Android 2.1, onde é a opcção de brilho automático? Tenho o brilho sempre no mínimo, só aumento qd tenho mta luz à volta e deixo de ver bem o ecrã.

Tenho o tele ligado à 4Dias e 16Horas. Tenho quase tudo desligado,inclusivé serviço de dados e 3G.

Edited by varnave69
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho Android 2.1, onde é a opcção de brilho automático?

Normalmente é uma opção que está desactivada em alguns dispositivos.

Se no teu não te aparece, instalas a App "Spare Parts", e podes activar por ai o brilho automático. Aliás com essa App, podes activar outras opções do Android que estão escondidas, mas é melhor não fazeres muitas experiências.

Link to comment
Share on other sites

Isso do brilho automático acho que o telefone tem que ter sensor de luminosidade.

2-3 dias com 3G ligado, 4-5 com ele desligado. Acho que é o normal.

Edited by X-static
Link to comment
Share on other sites

Isso do brilho automático acho que o telefone tem que ter sensor de luminosidade.

2-3 dias com 3G desligado, 4-5 com ele ligado. Acho que é o normal.

Não será ao contrário? :-..

:lol: Nem tinha reparado... grande bateria! :P

Link to comment
Share on other sites

O meu dura-me para 3 dias, isto a contar um o sync bi-diário. Mas por norma carrego-o de 2 em 2, porque não quero arriscar o gajo ficar-me pelo caminho a meio do 3º dia.

Não uso o GPS. O brilho uso-o no "médio" (nativo do P500).

O 3G controla-se com o APNPortugal né? Tenho isso sempre desligado. Só ligo para receber/enviar MMS ou ir à net da Vodafone, quando não há WiFi.

E o WiFi costumo usar para fazer o sync, 1 ou 2 vezes por dia (casa e escritório).

Quanto a isso do TaskKiller é mesmo assim? É que removo já a app!

Vou testar essa Watchdog.

Btw, este fds fui passear ao Porto e a Guimarães e deu-me jeito o Google Navigaton, mas com a net ligada e o GPS, a bateria escorrega como gente grande!

Link to comment
Share on other sites

Nop, o APN Portugal corta-te é o acesso de dados. Mas tu podes estar ligado à rede em 2G ou 3G.

Isso do Task Killers é mesmo assim. A Google não proibe ninguém de os usar, mas recomenda que não os usem.

Link to comment
Share on other sites

Acho que se faz alguma confusão entre estar em modo 3G e ter os dados ligados, que são coisas - obviamente - diferentes.

Eu não notei diferença nenhuma de maior entre estar em 2G/3G.

Inicialmente também usava os Task Killers, mas deixei de usar e isto funciona normalmente.

Link to comment
Share on other sites

Acho que se faz alguma confusão entre estar em modo 3G e ter os dados ligados, que são coisas - obviamente - diferentes.

Eu não notei diferença nenhuma de maior entre estar em 2G/3G.

Inicialmente também usava os Task Killers, mas deixei de usar e isto funciona normalmente.

O 3G por si só não gasta muito mais que o 2G.

O problema ocorre é quando a zona onde vives tem sinal 3G pouco estável.

Se a tua zona tiver sinal 3G forte, a bateria deve durar-te praticamente o mesmo que em 2G.

Link to comment
Share on other sites

Onde posso mandar abaixo o 3G para ficar só com 2G?

Dá para fazer no widget que tem só o WiFi e o 3G (Gerênc. de Conexão)? É isso?

Sem fios e redes---> redes móveis---> utilizar apenas 2G

Link to comment
Share on other sites

O 3G por si só não gasta muito mais que o 2G.

O problema ocorre é quando a zona onde vives tem sinal 3G pouco estável.

Se a tua zona tiver sinal 3G forte, a bateria deve durar-te praticamente o mesmo que em 2G.

Então é isso... por onde ando normalmente tem bom cobertura. Só para teres uma ideia, onde estou agora tenho um sinal de 95%. (também onde estou vejo a antena) :-..

Link to comment
Share on other sites

Pois... não quero que puxes em demasia pelos teus neurónios, ao menos que seja a olhar directamente para uma antena sem protecção! })

Não foi no Android que vi, foi no software da pen 3G porque tive que trocar de cartão sim.

Link to comment
Share on other sites

Onde posso mandar abaixo o 3G para ficar só com 2G?

Dá para fazer no widget que tem só o WiFi e o 3G (Gerênc. de Conexão)? É isso?

Sem fios e redes---> redes móveis---> utilizar apenas 2G

É isso mesmo, thanks!

E em termos de GSM/WCDMA? GSM basta, certo?

Link to comment
Share on other sites

Em principio sim se não fores à net. Vê se a Vodafone não bloqueia os MMS se a ligação de dados for apenas GPRS. Tenho ideia que dantes, nessas situações, tinha que se ir ao site para ver a mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.