Jump to content

Problema Disco


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

Então é assim. No meu PC tenho 4 discos. 2 Samsung Spin Point F3 e 2 Maxtor. Cada par está em RAID 0. O problema é que me cheira que um deles está a dar o peido mas não sei qual. Alguém me pode indicar um programa que me possa dizer qual dos discos está com problemas?

tks

Link to comment
Share on other sites

tks ;)

Intel ICH10R... esta é a minha que supostamente é suportada pelo programa. No entanto quando corro o programa não me consegue analisar os RAID0. Só um disco USB de 320 gb que tenho de backup... :S

Link to comment
Share on other sites

Punk, as especificações para usar pelo que dizem lá no site são estas:

disks connected to RAID controllers (other than the listed under RAID Controllers section) should be configured as standalone disks. Detection of information about RAID arrays is possible only if a controller supports the special commands (like the controllers listed above). So using a such controller allows Hard Disk Sentinel to detect full information about SATA disks in RAID arrays. This feature is missing from the rest of the controllers (for example, Intel, JMicron, Adaptec, Promise, etc.) that's why the detection of hard disk information is not possible about disks configured as RAID arrays and connected to such controllers.
Link to comment
Share on other sites

Yep. Mas já resolvi o problema. De facto um dos F3 estava a dar o peido. Comprei um SSD para o SO e comprei 2 F3 de 1 tb para raid 0.

Mas de facto tive que retirar o RAID 0 desses 2 discos para depois fazer testes individuais.

Link to comment
Share on other sites

Precisas mesmo de andar a pôr discos de 1TB em raid0 com um SSD para o SO?

Ficavas melhor servido com um F4 de 2TB e ainda poupavas guito

Não gastei quase dinheiro nenhum nos F3 pq tinha uma nota de crédito para gastar na loja.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Alguém já teve um problema semelhante a este...

Tenho um disco externo dividido em 3 partições.

De tarde estava a ouvir música numa delas e disco começa a ler de uma forma estranha. Parei a música desliguei do pc e voltei a ligar.

Reparei que uma das 3 partições deixou de ser reconhecida pelo windows, tentei voltar a ligar a música na outra partição, mas o disco parecia estar a tentar ler a 3ª partição que não era reconhecida e ficava lentíssimo. Na partição 2, onde tenho as músicas, alguns ficheiros desapareceram.

Ou seja o windows passou a ler lentíssimo a partição 1ª e a 2ª, a 2ª perdeu alguns ficheiros e a 3ª o windows não reconhece.

Cheguei a casa e liguei-o à TV para ver se conseguia ler. A TV reconheceu a partição 1, 2 e 3. Leu bem todas as partições, excepto a parte das músicas desaparecidas que já tinha detectado no windows.

Ou seja a TV lê normalmente as partições 1º, 2º e 3º, mas perdeu alguns ficheiros na 2ª.

Por fim corri a ferramenta do windows para verificar as partições, com a opção de corrigir erros automaticamente ligada. Comecei pela partição 2, a recuperação chegou ao fim com sucesso. A partir daí, deixei de conseguir ler no windows a partição 2º e 3º, o disco continua lentíssimo e a partição 1º, como está tão lenta não consigo copiar nada. A TV deixou de reconhecer qualquer disco.

Pelo gestor de discos, não consigo formatar nada!

Isto pode ser o quê?

Link to comment
Share on other sites

Alguém já teve um problema semelhante a este...

Tenho um disco externo dividido em 3 partições.

De tarde estava a ouvir música numa delas e disco começa a ler de uma forma estranha. Parei a música desliguei do pc e voltei a ligar.

Reparei que uma das 3 partições deixou de ser reconhecida pelo windows, tentei voltar a ligar a música na outra partição, mas o disco parecia estar a tentar ler a 3ª partição que não era reconhecida e ficava lentíssimo. Na partição 2, onde tenho as músicas, alguns ficheiros desapareceram.

Ou seja o windows passou a ler lentíssimo a partição 1ª e a 2ª, a 2ª perdeu alguns ficheiros e a 3ª o windows não reconhece.

Cheguei a casa e liguei-o à TV para ver se conseguia ler. A TV reconheceu a partição 1, 2 e 3. Leu bem todas as partições, excepto a parte das músicas desaparecidas que já tinha detectado no windows.

Ou seja a TV lê normalmente as partições 1º, 2º e 3º, mas perdeu alguns ficheiros na 2ª.

Por fim corri a ferramenta do windows para verificar as partições, com a opção de corrigir erros automaticamente ligada. Comecei pela partição 2, a recuperação chegou ao fim com sucesso. A partir daí, deixei de conseguir ler no windows a partição 2º e 3º, o disco continua lentíssimo e a partição 1º, como está tão lenta não consigo copiar nada. A TV deixou de reconhecer qualquer disco.

Pelo gestor de discos, não consigo formatar nada!

Isto pode ser o quê?

O que pode ser é complicado dizer com os dados que deste! No entanto sugiro-te uma solução para recuperares os dados, vais ao site do Ubuntu e sacas a imagem para fazer um live CD. Arrancas o ubuntu com o tal disco ligado e vê se consegues aceder a todas as partições. Espero que ajude.

Link to comment
Share on other sites

Eu diria mais, recomendaria-te correr a tool oficial de diagnóstico da marca do teu HDD para garantir que não há problemas "físicos" com o disco.

Depois, e caso o teste desse ok, não dispensaria um format completo ao disco.

Com este tipo de coisas não se deve facilitar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.