Jump to content

Portugal À Beira Da Bancarrota


Kopien
 Share

Recommended Posts

Só é pena que Bruxelas esteja a fazer de nós bode espiatorio para mascarar a situação Espanhola. Como Espanha tem uma economia bem maior que a nossa, o problema deles era mais grave para a própria União Europeia.

Mesmo assim, ainda estou confiante que não vamos pedir ajuda externa.

E quem quer que o FMI entre por cá dentro... se isso acontecer preparem-se para sofrer, porque eles aplicam medidas muito mais severas do que aquelas que o nosso governo aplica, e além disso ainda roubam o pais.

Porque é que acham que o Lula da Silva, a primeira coisa que fez foi expulsar o FMI do Brasil?

Alguma coisa tem de se fazer. Achas que o País consegue aguentar taxas de 7% a 5 anos?

Continua-se a atirar as culpas lá para fora quando mais de metade da culpa é nossa. É verdade que o mercado aproveita para ganhar guito mas nós é que fizemos a nossa própria cama.

Neste momento não há situação ideal, recorrer ou não recorrer ao FMI, lixa-se o povinho na mesma.

Claro, mas nós não somos os únicos que estamos mal. Simplesmente, como somos os mais pequenos, temos menos recursos para conseguir recuperar. E o facto de sermos pequenos, somos um alvo fácil. A haver alguém a se sacrificar, não tenho duvidas que nos escolham a nós.

Temos é de nos por finos e ver todos os prós e contras.

Uma coisa é certa, tempos bons não vem ai certamente, e se o FMI cá entrar, o nosso nível de vida vai baixar e não é pouco. E as pessoas que vivem no limite dos ordenados mínimos, preparem-se...

Link to comment
Share on other sites

Muita posta de pescada se manda neste tópico...

Acham mesmo que a UE, quer que Portugal caia?

Além de ser um revés para o Euro, é mau para Espanha porque nós somos um dos maiores importadores de Espanha e Espanha é o nosso maior importador. As nossas economias estão muito extremamente ligadas!!

Dou razão ao governo português, quando diz que a UE tem que ser mais rápida nas decisões sobre maneiras alternativas de ajudar Portugal.

Mas acima de tudo, não passa pela cabeça de ninguém que a UE queira que Portugal entre em default. Já agora default é diferente de bancorrota como está no tópico e como erradamente os meios de comunicação transmitem.

Bancarrota é não pagar as dividas.

Default é não conseguir financiar em condições favoráveis nos mercados, daí precisar de ajuda dos fundos para se financiar.

Mas eu até não me chateio de ver o euro a cair... já que tenho as minhas poupanças em dollares!! :-..

Link to comment
Share on other sites

Green Hawk é óbvio que a UE não quer que Portugal caia.

O que se fala, é que por exemplo Espanha está numa situação pior que a nossa. Basta ver a percentagem de desempregados deles...

Mas puxam a conversa propositadamente sempre para Portugal. Dessa maneira apenas Portugal é afectado pelas especulações, enquanto que Espanha vais-e safando disso.

Link to comment
Share on other sites

Mas a Espanha não está numa situação pior que Portugal. Deve estar mais ou menos a mesma coisa, sendo que eles ganham mais e um custo de vida/salário melhor.

Ter mais desempregados não significa que estejam piores...

Já noutro tópico qq, deixei aí os resultados da Europa no ano passado em relação ao PIB, à divida e às exportações... Em todos éramos nós que estamos muito abaixo da média da UE. E é isso que os especuladores vêm... Números!

Como é que um país é consegue ser credível apresentando aqueles números? É preciso fazer muito mais e muito melhor!!

Não se preocupem com Espanha, preocupem-se sim com Portugal...

E mais uma vez digo, não ouçam tudo o que o nosso Primeiro Ministro diz, sem terem espírito critico em relação ao que ele diz!! Sabem perfeitamente, porque julgo que são inteligentes, que ele diz sempre o que vocês querem ouvir e não a realidade das coisas...

Os dados estão todos no site do Eurostat, é uma questão de irem consulta-los!

Link to comment
Share on other sites

Bancarrota e default é só um jogo de palavras. Para a maior parte do pessoal não interessa o que significa.

Bancarrota dá um melhor título, mais marcante, mais aterrador. Default que é isso...

Bancarrota nunca poderia acontecer porque temos o fundo europeu por trás para recorrer se houver necessidade.

Eu sei que estas notícias trazem pessimismo, mas é a realidade e pessoal tem de se preparar para Portugal ultrapassá-la e crescer mais rapidamente.

Link to comment
Share on other sites

Default não é bancarrota.

default é quando um evento de crédito ocorre (um crédito é renegociado, uma amortização programada não é cumprida, quando um covenant não é cumprido etc...)

O processo de insolvência vulgo bancarrota é que só é iniciado após o default.

Alguém me explique é como é que aumentamos as exportações em 50%, porque honestamente não acredito, e assim sendo então deixaríamos de ter uma balança de pagamentos deficitária

Muito honestamente a minha opinião é que a maior parte das postas não têm a mínima noção do buraco onde estamos.

A comparação com Espanha apesar dos índices pode ser feita mas é desajustada na medida da análise para além de ser feita com base na solvência também tem que ser feita na capacidade que se encontra instituída "para dar a volta"

Só a base de aforro Espanhola, faz com que Portugal esteja em pior situação.

Portugal tem o 2ªpior desempenho económico da zona Euro, o 2º maior défice externo em % do PIB à frente dos gregos, e temos 89% do PIB de divida publica a Espanha tem pouco menos de 70

ou seja para a Espanha atingir os niveis de endividamento de Portugal, tem que contrair de divida mais do que o PIB tuga de 1 ano inteiro

acham mesmo que a Espanha está pior?

Link to comment
Share on other sites

Default não é bancarrota.

default é quando um evento de crédito ocorre (um crédito é renegociado, uma amortização programada não é cumprida, quando um covenant não é cumprido etc...)

O processo de insolvência vulgo bancarrota é que só é iniciado após o default.

Alguém me explique é como é que aumentamos as exportações em 50%, porque honestamente não acredito, e assim sendo então deixaríamos de ter uma balança de pagamentos deficitária

Muito honestamente a minha opinião é que a maior parte das postas não têm a mínima noção do buraco onde estamos.

A comparação com Espanha apesar dos índices pode ser feita mas é desajustada na medida da análise para além de ser feita com base na solvência também tem que ser feita na capacidade que se encontra instituída "para dar a volta"

Só a base de aforro Espanhola, faz com que Portugal esteja em pior situação.

Portugal tem o 2ªpior desempenho económico da zona Euro, o 2º maior défice externo em % do PIB à frente dos gregos, e temos 89% do PIB de divida publica a Espanha tem pouco menos de 70

ou seja para a Espanha atingir os niveis de endividamento de Portugal, tem que contrair de divida mais do que o PIB tuga de 1 ano inteiro

acham mesmo que a Espanha está pior?

Os USA têm 93% do valor do PIB em divida publica. Corresponde a 14 triliões.

Em 2010 os USA exportaram 1.280 Triliões e Importaram 1.948 Trilioes. Ou seja, balança claramente negativa.

Está então os USA em pior situação que nós?

Link to comment
Share on other sites

A comparação com os USA apesar dos índices pode ser feita mas é desajustada na medida da análise para além de ser feita com base na solvência também tem que ser feita na capacidade que se encontra instituída "para dar a volta"

;)

Link to comment
Share on other sites

Default não é bancarrota.

default é quando um evento de crédito ocorre (um crédito é renegociado, uma amortização programada não é cumprida, quando um covenant não é cumprido etc...)

O processo de insolvência vulgo bancarrota é que só é iniciado após o default.

Alguém me explique é como é que aumentamos as exportações em 50%, porque honestamente não acredito, e assim sendo então deixaríamos de ter uma balança de pagamentos deficitária

Muito honestamente a minha opinião é que a maior parte das postas não têm a mínima noção do buraco onde estamos.

A comparação com Espanha apesar dos índices pode ser feita mas é desajustada na medida da análise para além de ser feita com base na solvência também tem que ser feita na capacidade que se encontra instituída "para dar a volta"

Só a base de aforro Espanhola, faz com que Portugal esteja em pior situação.

Portugal tem o 2ªpior desempenho económico da zona Euro, o 2º maior défice externo em % do PIB à frente dos gregos, e temos 89% do PIB de divida publica a Espanha tem pouco menos de 70

ou seja para a Espanha atingir os niveis de endividamento de Portugal, tem que contrair de divida mais do que o PIB tuga de 1 ano inteiro

acham mesmo que a Espanha está pior?

Finalmente alguém que foi ver os dados...

A das exportações é simples. Imagina que importavas 10 e exportavas 4. Aumentas 50% as exportações elas passam a ser 6, o que mesmo assim é menor que 10 e continuas com uma balança comercial negativa.

Mesmo assim, não sei onde viste que foi 50%, porque foi à volta de 2%.

Mas o mais curioso nas exportações é que o governo, congratula-se por as exportações terem aumentado 2%, como se o estado tivesse algum mérito nisso. E esse valor ficou abaixo da média europeia, aliás tivemos o 3 ou 4º pior desempenho...

Peace!

Link to comment
Share on other sites

A comparação com os USA apesar dos índices pode ser feita mas é desajustada na medida da análise para além de ser feita com base na solvência também tem que ser feita na capacidade que se encontra instituída "para dar a volta"

;)

Quando em 2010, quase que importaram o Dobro daquilo que exportaram, olha que não deve ser muito fácil de dar a volta, principalmente se em 2011 continuarem a importar muito mais do que exportarem.

Ter uma divida publica de 93% do PIB, e terem vendido uma grande parte dela à China, só demonstra que estavam mesmo necessitados.

Agora eles conseguem é mascarar isso muito bem, e os especuladores são todos dos USA, logo eles especulam é sobre a Europa e não sobre o seu próprio pais. É para onde lhes convém mais.

É preciso ser tão anjinho para dizer que estamos melhor que Espanha lol

Espanha terminou 2010 com 20% de Desempregados. Em Janeiro de 2011, conseguiu a proeza de aumentar esse valor para mais de 23%.

Ou seja, em cada 5 pessoas, uma delas não consegue arranjar emprego. E é ai onde se nota mais a crise... Quando os subsídios de desemprego acabam, e não tens dinheiro para comer. E em Espanha, 23% da população está ou pode vir a estar nessa situação.

Portugal tem 11% de desempregados, ou seja, menos de metade do que a Espanha.

Sinceramente, prefiro estar cá em Portugal, com emprego e a ganhar o meu... do que em Espanha a ver navios.

Link to comment
Share on other sites

@Revenge

Espanha tem uma população activa de 35 milhões, ou seja o sistema da "segurança social" é assegurado por mais de 28 milhões de pessoas, tem um pib que mais que duplicou em 15 anos, tem um sector primário e secundário (são os grandes propulsores do crescimento económico) dos mais fortes da europa, tem combustíveis muito mais baratos e com margem para subidas, tem um ordenado mínimo de 1200€, inflação estável e controlada, uma carga fiscal sobre as empresas que ronda metade da portuguesa, tem quadros médios que são raros em portugal e o grande garante da estabilidade empresarial

Quem é que achas que se vai dar melhor? Nós ou eles?

Link to comment
Share on other sites

@Revenge

Espanha tem uma população activa de 35 milhões, ou seja o sistema da "segurança social" é assegurado por mais de 28 milhões de pessoas, tem um pib que mais que duplicou em 15 anos, tem um sector primário e secundário (são os grandes propulsores do crescimento económico) dos mais fortes da europa, tem combustíveis muito mais baratos e com margem para subidas, tem um ordenado mínimo de 1200€, inflação estável e controlada, uma carga fiscal sobre as empresas que ronda metade da portuguesa, tem quadros médios que são raros em portugal e o grande garante da estabilidade empresarial

Quem é que achas que se vai dar melhor? Nós ou eles?

Se calhar é esse o problemas deles.

Já pensaste que podem ter um Ordenado mínimo superior ao que conseguem manter? Porque será que 23% da população activa deles está no desemprego? Será porque as empresas não conseguem aguentar?

E Portugal ainda tem uma desvantagem que muita gente não está a contar. É o facto de termos uma população envelhecida. Há duas gerações atrás, andava tudo a ter 14/15 filhos... Agora as pessoas têm 1/2 filhos.

Basicamente, esses 14/15 que nasciam antigamente em cada familia, estão agora na reforma ou a entrar na reforma. E os 1/2 que nascem agora é que têm de aguentar. O que como imaginam, é bastante complicado.

Portugal tem 10.7 Milhões de pessoas. Apenas 5.5 Milhões é população activa. O que resta 5.2 Milhões de pessoas em Portugal, que são jovens, velhos ou então incapacitados.

Achas que é fácil metade da população, sustentar a outra metade? E que culpa temos nós disso? Só se culparmos os nossos avós por andarem a ter filhos a torto e a direito há uns anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

Sim o estado social não está adequado à realidade portuguesa.. Mas as pressões de esquerda são muitas!!

p.e. Existem 25% de desempregados de jovens licenciados, o BE tem atacado de todas as formas e feitios esta situação. Tem dito exactamente o que estes jovens querem ouvir. Em quem achas que a maioria destes jovens irá votar?

Há sempre que equilibrar o estado social com o estado capitalista. Porque na minha opinião, podem perfeitamente coexistir um com o outro. Tem é que haver cedências de parte a parte.

Em relação a Portugal o numero de desempregados de 11% é um número mascarado, p.e. a minha mãe está desempregada à mais de 3 anos e não conta para as estatísticas, porque deixou de receber subsidio de desemprego e com isso deixou de estar inscrita no centro de emprego. E como ela, acredito que haja muita gente assim.

Em Espanha não sei até que ponto farão eles como nós. Mas grande parte dos desempregados explica-se pelas mesma razão que em Portugal, muito da sua industria foi deslocalizada para países mais baratos e essas pessoas que não eram qualificadas ficaram sem emprego.

Depois também não sei a situação do emprego precário espanhol em relação ao português. Não sei até que ponto a situação espanhola não será melhor nesse aspecto.

Vocês sabem bem que o nosso governo é perito em dar a volta ao números... Há uma situação que não foi muito falada na comunicação social, que é o caso de o governo ter adiado o pagamento a fornecedores no final do ano passado e só lhes ter pago em Janeiro. Com isto conseguiu baixar ainda mais o défice do ano passado em 2 ou 3 décimas.

Fala-se inclusive que o défice ficará abaixo dos 7%.

Este ano como entra o fundo da PT, compensa as dividas aos fornecedores e fará com que o défice fique também abaixo das previsões, estipula-se mesmo números abaixo dos 4%.

Mas quem pagará o fundo da PT? Quem pagará a recessão prevista para este ano?

Link to comment
Share on other sites

Há sempre que equilibrar o estado social com o estado capitalista. Porque na minha opinião, podem perfeitamente coexistir um com o outro. Tem é que haver cedências de parte a parte.

Isso nunca irá acontecer ;) é uma "guerra" que só terá fim com a erradicação ou do estado social ou do estado capitalista, e este último vai "ganhar".

Link to comment
Share on other sites

Ajuda externa está por semanas

25 de Fevereiro, 2011 por João Paulo Madeira

Financeiramente, já compensa pedir ajuda externa. Resta o ónus político. O futuro da economia decide-se em Março e depende de convencer os alemães.

Se o país fosse uma empresa, a decisão de recorrer à ajuda externa do fundo de resgate europeu e do FMI provavelmente já estaria tomada: do ponto de vista apenas financeiro, já compensa pedir um auxílio semelhante ao que foi dado à Grécia e à Irlanda. Atenas foi ajudada com um financiamento a três anos, com um juro de 5%.

As Obrigações do Tesouro portuguesas com um prazo semelhante estão a ser trocadas pelos investidores, no mercado secundário, a juros de 5,6%, o que implicaria que o Estado se endividasse a uma taxa semelhante se fosse ao mercado. Sairia mais caro do que o FMI.

Mas gerir Finanças Públicas tem implicações mais abrangentes. A questão já saiu da esfera financeira e está, sobretudo, no campo político e da diplomacia europeia.

O futuro da economia portuguesa está agora dependente das decisões que saírem da Cimeira Europeia e do Conselho Europeu, a 11 e 24 de Março. «Estou convencida de que vai haver avanços substanciais no Fundo que actualmente existe, as linhas de modificação estão avançadas», disse ao SOL a eurodeputada Elisa Ferreira, que aponta para o que deverá acontecer em Março: reforço da capacidade do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), que poderá emprestar dinheiro a taxas de juro mais baixas e comprar dívida pública nos mercados secundários.

In Sol

Link to comment
Share on other sites

@Revenge

Espanha tem uma população activa de 35 milhões, ou seja o sistema da "segurança social" é assegurado por mais de 28 milhões de pessoas, tem um pib que mais que duplicou em 15 anos, tem um sector primário e secundário (são os grandes propulsores do crescimento económico) dos mais fortes da europa, tem combustíveis muito mais baratos e com margem para subidas, tem um ordenado mínimo de 1200€, inflação estável e controlada, uma carga fiscal sobre as empresas que ronda metade da portuguesa, tem quadros médios que são raros em portugal e o grande garante da estabilidade empresarial

Quem é que achas que se vai dar melhor? Nós ou eles?

O ordenado minimo em Espanha é de 641,40 euros. ;)

http://www.salariominimo.es/

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.