Jump to content
Pjota

Problema Com Pen Drive

Recommended Posts

Então é assim: Uma cunhada minha trouxe-me uma pen para ver se consigo tirar uns ficheiros importantes.

Essa pen tem 400MB em diversos ficheiros e directorias, verificados pelo chkdsk ou pelas propriedades. Quando a exploramos só mostra 3/4 files da raíz (mesmo pelo ms-dos prompt). Tudo o que é directorias não aparecem.

Quando corro o Avira, ele faz o scan a tudo e confirmo que existem directorias e sub-directorias. Não detectei qualquer virus.

Já alguém teve o mesmo problema? Alguma ideia para resolver esse problema?

Edited by pjota1

Há um vírus muito comum a circular actualmente nas escolas do nosso país que "transforma" as pastas em atalhos. Não sei se será o caso, mas podes proceder da seguinte forma:

1. Abre "O Meu Computador";
  2. Entra na Pen;
  3. Se estás a usar o Windows 7, clica no menu Organizar > Opções de Pesquisa e Pasta;
  4. Clica na tab "Ver"
  5. Na lista de itens, activa a opção Mostrar pastas, unidades e ficheiros ocultos e desactiva a opção Ocultar ficheiros protegidos do sistema operativo.
  6. Clica em Aplicar.

Em situação normal irão já surgir as pastas que deverão estar ocultas.

Se as pastas estiverem ocultas e quiseres torná-las visíveis deverás proceder da seguinte forma:

1. Selecciona as pastas ocultas todas;
  2. Clica sobre uma delas com o botão direito do rato e vai a Propriedades;
  3. Na secção Atributos, desactiva a opção Oculto.

Se a opção Oculto estiver inacessível (o vírus costuma criar essa situação), faz o seguinte:

1. Clica no menu Iniciar e executa o ficheiro cmd.exe
  2. Nessa consola que irá surgir navega com comandos DOS até à Pen;
  3. Agora introduz o seguinte comando:

attrib -a -h -s /s /d

Na mouche! Obrigado!

:y:

Efectivamente a minha cunhada é tua colega. Os problemas começaram quando ela levou a pen para a escola onde trabalha.

Já recuperei os files e vou formatar a pen e depois copiá-los novamente para lá. Antes disso vou correr alguns antivirus e antimalware para tentar perceber se algum detecta, já que o Avira nem o cheira...

Já corri o malwarebytes nessa pen e também nada.

Penso que o virus em causa só oculta as pastas da pen e não infecta ficheiros. Pelo menos espero que sim.

Mais uma vez, JLDR, many thanks!

;)

Já agora aconselho um aplicativo que me tem salvo muitas pens: USB Disk Security.

Instalas isso, ele arranca sempre com o sistema, não consome praticamente recursos nenhuns. Sempre que introduzes um dispositivo de armazenamento USB (pen, disco externo, etc.) ele verifica logo se vem com algum ficheiro a tentar auto-executar.

;)

Já agora aconselho um aplicativo que me tem salvo muitas pens: USB Disk Security.

Instalas isso, ele arranca sempre com o sistema, não consome praticamente recursos nenhuns. Sempre que introduzes um dispositivo de armazenamento USB (pen, disco externo, etc.) ele verifica logo se vem com algum ficheiro a tentar auto-executar.

e que usas para encriptar a informacao da pen? :-..

(aproveito o topico para isso ja agora)

eu ja tinha aberto uma thread no passado, mas o tipo de programa que fornecem implica que tenha de aceder ao pc como administrador para o poder correr, e nem sempre isso acontece, ficando entao impossibilitado de aceder ao conteudo da pen :(