Jump to content

Lar, Doce Ovo


X-static
 Share

Recommended Posts

A empresa belga de arquitetura dmvA apresenta uma casa móvel inusitada: um ovo. Design criativo, mobilidade e sal a gosto.

RpM2L.jpg

Blob VB3. Este é o nome da casa móvel com conceito da empresa belga dmvA, que chamou bastante a atenção por suas qualidades e também limitações.

O Blob VB3 é um projeto que visa atender as necessidades de mobilidade (questionável) oferecendo a possibilidade de viver ao ar livre com mais conforto e prazer. Possui uma área de 20 m2 e é produzido essencialmente com poliéster, produto sintético de várias aplicações, comumente encontrado na indústria têxtil (depois de uma vasta procura infelizmente não encontrei a informação sobre seu peso, mas supõe-se que, para respeitar o conceito de mobilidade, seja relativamente baixo).

A Blob VB3 tem cozinha, banheiro, área de limpeza, cama e vários espaços para armazenagens diversas. Em sua lateral possui uma porta que, para maior ganho de espaço, se abre para cima, como um McLaren F1 (nunca pensei que iria comparar uma McLaren com um ovo). A frente também pode ser aberta, o que, quando feito, coloca a singela casa devidamente exposta à iluminação e ao contato com o ambiente que a cerca: uma bela vantagem do conceito integrando a casa com o meio ambiente. Sem isso, o ovo conta apenas com um pequeno buraco no teto para iluminação.

UHEFM.jpg

FPoJ7.jpg

É inquestionável que o design inusitado mesclado com o simbolismo do ovo (vida, proteção, lar) tornam o projeto muito atrativo para os olhos, mas talvez não para a coluna. O que quero dizer com isso é que o conceito provavelmente foi equivocado ao estabelecer o Blob VB3 como uma casa móvel, em um mundo onde as casas móveis são tão confortáveis quanto uma casa convencional. Ele não possui rodas, nem janelas, nem ar condicionado, e a cama, como pode ser visto na ilustração, não permite nada muito diferente do que deitar-se dentro de uma prateleira gigante. Você, aventureiro, vai me dizer que tudo isso é dispensável e estará certo, porém, duvido que consiga trocar sua mochila e um saco de dormir por este ovo gigante. Como transportar ele? Na cloaca?

Acho que fui rude com o nosso ovo, digo, com o Blob VB3. Ele tem serventias concretas que não necessitam de adaptação alguma, como por exemplo servir como casa de jardim, fazendo-se um ótimo proveito dos inúmeros locais para armazenagem. Ele também poderia ser utilizado como um espaço reservado, para trabalhos que não necessitam muito além de uma mesa, um computador e isolamento completo do mundo. Isso faria do Blob VB3 um belo escritório. Todavia, sua grande utilidade, capaz de o tornar um sucesso de vendas no mundo inteiro seria o conceito: casa da sogra. Ora bolas, você deixa ele no cantinho do jardim, fechadinho, não incomoda ninguém... Conseguiu sentir a paz, não é? E a sogra também vai gostar - ou vocês acham que cobras nascem como?

Brincadeiras à parte: por ser um conceito, a empresa dmvA está de parabéns. Caso exista interesse em produção do mesmo, sua viabilização precisa atender algumas necessidades com mais precisão.

BxgA2.jpg

QFLwQ.jpg

VI64M.jpg

obviousmag.org
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.