Jump to content

Black Screen


Sem_Identidade
 Share

Recommended Posts

Ora bem, o que se passa é o seguinte: tenho um PC já com uns 5 anitos mas que nunca me tinha dado problemas, até há uns 2 ou 3 mesitos para cá. Como é óbvio nunca consegui fazer grandes extravagâncias a nível de jogos, mas corria de forma decente aqueles que me chegavam (COD 4 online essencialmente). Porém, nos últimos tempos, ao fim de uns minutos a jogar qualquer jogo (COD 4 ou NFS Most Wanted ou San Andreas) o ecrã fica preto e só o som continua a dar, meio distorcido. E isto não é uma ciência exacta porque às vezes consigo jogar 1 minuto, outras vezes 10 e outras 30, apesar de ser raro conseguir jogar mais de meia-hora sem o ecrã ficar preto.

E depois só consigo solucionar o problema ficando a pressionar o botão de on/off uns segundos até desligar e depois voltar a ligar, com reset não vai lá porque o ecrã fica eternamente preto na mesma. E isto só me acontece em jogos, se eu estiver a fazer outra coisa qualquer não me acontece, pelo menos nunca aconteceu até hoje...

Entretanto, já formatei o PC uma vez e desinstalei/instalei/desinstalei/instalei drivers e o problema persiste portanto já não sei mesmo o que fazer. Também já limpei a caixa pois o problema podia ser de sobreaquecimento e nada. Poderá ser da fonte? Acho que é fraquita...

Bem sei que este PC já devia estar na reforma mas ainda queria que durasse mais uns mesitos. Qualquer ajuda é bem-vinda :y:

Link to comment
Share on other sites

Pah, aconteceu-me parecido, mas o PC desligava e era mesmo da fonte, que não aguentava. Quando vais aos jogos, a gráfica puxa mais e, se a fonte não aguenta, o sistema vai abaixo, normalmente...

Não tens hipótese de testar uma fonte melhorzinha?

Link to comment
Share on other sites

Ora bem, o que se passa é o seguinte: tenho um PC já com uns 5 anitos mas que nunca me tinha dado problemas, até há uns 2 ou 3 mesitos para cá. Como é óbvio nunca consegui fazer grandes extravagâncias a nível de jogos, mas corria de forma decente aqueles que me chegavam (COD 4 online essencialmente). Porém, nos últimos tempos, ao fim de uns minutos a jogar qualquer jogo (COD 4 ou NFS Most Wanted ou San Andreas) o ecrã fica preto e só o som continua a dar, meio distorcido. E isto não é uma ciência exacta porque às vezes consigo jogar 1 minuto, outras vezes 10 e outras 30, apesar de ser raro conseguir jogar mais de meia-hora sem o ecrã ficar preto.

E depois só consigo solucionar o problema ficando a pressionar o botão de on/off uns segundos até desligar e depois voltar a ligar, com reset não vai lá porque o ecrã fica eternamente preto na mesma. E isto só me acontece em jogos, se eu estiver a fazer outra coisa qualquer não me acontece, pelo menos nunca aconteceu até hoje...

Entretanto, já formatei o PC uma vez e desinstalei/instalei/desinstalei/instalei drivers e o problema persiste portanto já não sei mesmo o que fazer. Também já limpei a caixa pois o problema podia ser de sobreaquecimento e nada. Poderá ser da fonte? Acho que é fraquita...

Bem sei que este PC já devia estar na reforma mas ainda queria que durasse mais uns mesitos. Qualquer ajuda é bem-vinda :y:

Aconteceu-me parecido à uns tempos atrás. Tanto conseguia ter o PC ligado 1 minuto, como um dia. Quando bloqueava só lá ia com essa operação de carregar no botão de on/off.

Experimentei uma fonte de um outro pc e voilá. Aconselho-te a fazer o mesmo.

;)

Edit: se precisares de uma fonte para veres isso, posso arranjar-te.

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Pah, aconteceu-me parecido, mas o PC desligava e era mesmo da fonte, que não aguentava. Quando vais aos jogos, a gráfica puxa mais e, se a fonte não aguenta, o sistema vai abaixo, normalmente...

Não tens hipótese de testar uma fonte melhorzinha?

É complicado, assim de repente, não estou a ver como :(

Também acho que esse deve ser mesmo o problema e obviamente não tenho problemas em comprar uma fonte nova se for mesmo. A questão é se depois o problema persistir :ranting:

Já agora, o meu maquinão é um AMD Athlon 64, 1GB de Ram, Geforce 6600GT. Que fonte me aconselhavam para isto? Não deve ser preciso grande coisa creio. Por acaso acho que a que tenho agora até é OEM e nem sei quantos watts tem...

Edit: Obrigado pela disponibilidade pjota1 :y:

Edited by Sem_Identidade
Link to comment
Share on other sites

Isso parece me um daqueles mistérios de informática, às vezes os PCs têm pancadas dessas, já não conto os mistérios informáticos com que calhei, mas quando me acontece pancadas dessas tenho sempre impressão que deve ser o Windoz que faz merda em algum lado, portanto a solução é sempre a mesma comigo: format hdd> new install.

Mas visto que já fizeste isso e que não resulta, tenho pena de dizer que penso bem que a tua placa gráfica é que está a bater a bota, pode ser da fonte, mas normalmente o PC desliga quando a fonte faz merda (o que não quer dizer que não seja da fonte), também poderá ser do processador ou da RAM, enfim, pode ser tudo e mais alguma coisa, se tens possibilidade de experimentar outra placa gráfica e outras RAM, podes tirar as duvidas se é ou não uma delas, experimentar outro proc é um pouco mais complicado.

Se for a placa gráfica, tens placas jeitosas por um muito bom preço, tenho uma ATI HD 4550 com saida HDMI que custou menos de 40€, o proc é um Athlon 3200+ (2.8Ghz) mais 4Gb de RAM e o PC lê 1080p fluido.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Na boa, se precisares apita. És de perto, posso emprestar-te uma fonte velha a funcionar para experimentares, antes de comprares uma nova. No meu PC deu para despistar.

NOTA: Não tem interfaces SATA. É mesmo antiga e faz MUITO barulho. :-..

Edit: Se quiseres despistar outros erros... RAM, discos, wathever, saca o Hirens Boot CD e corre os testes. Mas lá está... eu começava pela simples troca de fonte. :-

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Tenho sempre outra hipótese, que é comprar uma fonte já mais xpto que depois servirá para o futuro PC, a comprar algures no verão. É uma boa hipótese?

Se o problema não estiver também relacionado com a MB, é sempre um custo a menos mais tarde, mas se for a MB que 'ajudou' a fonte a pifar, com certeza voltará a fazer o mesmo a tua nova fonte. Além da compatibilidade da fonte com esse PC e o teu futuro, se fores para um PC que mata a morte e que faz tudo menos lavar cuecas pode não ser suficiente.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.