DG Posted February 10, 2011 Share Posted February 10, 2011 Tal como Autohoje tinha avançado, a Renault vai apresentar no próximo Salão de Genebra um concept-car de um pequeno crossover, destinado ao mesmo segmento do seu “primo” da Aliança Renault/Nissan, o Juke. Com 4,2 metros de comprimento e 261 mm de altura ao solo, o Captur prefigura um modelo de série que deverá chegar ao mercado em 2013. Laurens Van den Acker, o chefe de estilo da Renault, define-o como “um crossover divertido e desportivo, destinado a um jovem casal pronto para descobrir o Mundo.” O desenho exterior revela claras semelhanças com o concept-car DeZir, mantendo a frente que será a imagem de todos os modelos da Renault nos próximos lançamentos. O Captur tem um tecto rígido, que se pode retirar, revelando uma estrutura em carbono que permite converter-se de um coupé para um descapotável. As portas são de abertura em asa de gaivota, tal como a imagem do Autohoje tinha revelado mas a dimensão das jantes é ainda maior do que tínhamos avançado: são de 22 em vez de 20 polegadas. No interior, os quatro bancos estão ligados à consola central, como se estivessem suspensos no ar, sendo o ambiente dominado pela simplicidade e pela ausência de equipamentos supérfluos. A consola, painéis das portas e tablier são produzidos em material translúcido e os bancos, com estrutura em carbono, usam fibras elásticas esticadas “para fazer lembrar o universo da vela ou da alta montanha” como afirma Kana Watanabe, o estilista responsável pelo habitáculo. A mala tem três níveis definidos por tapeçarias entrançadas, como se fossem pequenas camas de rede. O motor do Captur, tal como Autohoje tinha avançado, é um 1.6 dCi Twinturbo com 160 cv e 380 Nm de binário máximo, desenvolvido com base no dCi 130 apresentado no último salão de Paris. Associado à caixa de dupla embraiagem EDC, as emissões conseguem ficar abaixo da barreira dos 100 g/Km, emitindo 99g/Km de CO2. O Captur estreia ainda o sistema RX2, um diferencial autoblocante mecânico que reparte o binário pelas duas rodas motrizes dianteiras, de acordo com a aderência de cada uma em cada momento. Outra novidade é o Visio-System: uma câmara dianteira, montada na zona superior do pára-brisas, recolhe imagens do que se passa em frente ao Captur e envia-as para um monitor na consola central. Aqui, imagens de síntese são sobrepostas a imagens reais, num princípio de “realidade aumentada” que permite maior percepção do ambiente em redor com o auxílio de elementos fictícios. A Renault anuncia uma velocidade máxima de 210 Km/h e aceleração 0-100 Km/h em 8,0 segundos. Espera-se que uma versão deste Captur chegue à produção em série em 2013, certamente menos futurista. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hyde Posted February 10, 2011 Share Posted February 10, 2011 Carro xunning futurista. Link to comment Share on other sites More sharing options...
cyberurbis Posted February 10, 2011 Share Posted February 10, 2011 (edited) adoro concept cars europeus... é aqui que se percebe que possuímos (a Europa) os melhores designers de automóveis do planeta! Edited February 10, 2011 by cyberurbis Link to comment Share on other sites More sharing options...
gleal Posted February 10, 2011 Share Posted February 10, 2011 meh, quando chegar à produção há-de ser um mégane allroad com a suspensão mais alta e uns plásticos nas cavas das rodas... Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted February 11, 2011 Share Posted February 11, 2011 Foi esse modelo que esteve em Lisboa para testes recentemente? Link to comment Share on other sites More sharing options...
fuckallyoubitches2003 Posted February 11, 2011 Share Posted February 11, 2011 foi...já meto umas fotos do dito mais logo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted February 11, 2011 Share Posted February 11, 2011 Também já vi umas "spy shots" no Facebook.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted February 11, 2011 Share Posted February 11, 2011 gostei das jantes. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vasco G Posted February 12, 2011 Share Posted February 12, 2011 Continuo sem conseguir decidir se gosto do carro ou não :rezingao: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now