Jump to content

Renault Captur


DG
 Share

Recommended Posts

10022011_captur_502.jpg

Tal como Autohoje tinha avançado, a Renault vai apresentar no próximo Salão de Genebra um concept-car de um pequeno crossover, destinado ao mesmo segmento do seu “primo” da Aliança Renault/Nissan, o Juke. Com 4,2 metros de comprimento e 261 mm de altura ao solo, o Captur prefigura um modelo de série que deverá chegar ao mercado em 2013.

Laurens Van den Acker, o chefe de estilo da Renault, define-o como “um crossover divertido e desportivo, destinado a um jovem casal pronto para descobrir o Mundo.” O desenho exterior revela claras semelhanças com o concept-car DeZir, mantendo a frente que será a imagem de todos os modelos da Renault nos próximos lançamentos.

O Captur tem um tecto rígido, que se pode retirar, revelando uma estrutura em carbono que permite converter-se de um coupé para um descapotável. As portas são de abertura em asa de gaivota, tal como a imagem do Autohoje tinha revelado mas a dimensão das jantes é ainda maior do que tínhamos avançado: são de 22 em vez de 20 polegadas.

No interior, os quatro bancos estão ligados à consola central, como se estivessem suspensos no ar, sendo o ambiente dominado pela simplicidade e pela ausência de equipamentos supérfluos. A consola, painéis das portas e tablier são produzidos em material translúcido e os bancos, com estrutura em carbono, usam fibras elásticas esticadas “para fazer lembrar o universo da vela ou da alta montanha” como afirma Kana Watanabe, o estilista responsável pelo habitáculo. A mala tem três níveis definidos por tapeçarias entrançadas, como se fossem pequenas camas de rede.

O motor do Captur, tal como Autohoje tinha avançado, é um 1.6 dCi Twinturbo com 160 cv e 380 Nm de binário máximo, desenvolvido com base no dCi 130 apresentado no último salão de Paris. Associado à caixa de dupla embraiagem EDC, as emissões conseguem ficar abaixo da barreira dos 100 g/Km, emitindo 99g/Km de CO2. O Captur estreia ainda o sistema RX2, um diferencial autoblocante mecânico que reparte o binário pelas duas rodas motrizes dianteiras, de acordo com a aderência de cada uma em cada momento.

Outra novidade é o Visio-System: uma câmara dianteira, montada na zona superior do pára-brisas, recolhe imagens do que se passa em frente ao Captur e envia-as para um monitor na consola central. Aqui, imagens de síntese são sobrepostas a imagens reais, num princípio de “realidade aumentada” que permite maior percepção do ambiente em redor com o auxílio de elementos fictícios. A Renault anuncia uma velocidade máxima de 210 Km/h e aceleração 0-100 Km/h em 8,0 segundos.

Espera-se que uma versão deste Captur chegue à produção em série em 2013, certamente menos futurista.

10022011_captur_500.jpg

10022011_captur_504.jpg

10022011_captur_503.jpg

10022011_captur_505.jpg

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.