Jump to content

Geração Sem Remuneração


Kopien
 Share

Recommended Posts

Mas qual é o vosso comprimento de onda afinal? Acham que alguém vai discordar que há por aí 1001 trabalhos que ninguém quer fazer? Está tudo parvo ou q?

Falta de malta para plantar batatas e apanhar azeitona é muito normal que haja, mas vão para lá vocês se não vos faz diferença! Se tiverem a coluna vertebral de um molusco e se acham que tudo o que alcançaram academicamente vale um cagalhão, força aí têm todo o meu apoio!

O descontentamento da malta está justamente pelo facto de ter andado a estudar n anos para tirar uma coisa e depois ter que se andar a governar a fazer algo que não tem nada a ver! O descontentamento da malta está no facto de, mesmo os que conseguem emprego, ganham uma miséria! Um gajo que estudou para ser engenheiro, por exemplo, vai ganhar menos que uma mulher a dias, por exemplo! A resposta de muitos asnos será, então vai para mulher a dias! Pois, mas aí está, vão vocês se não vos faz diferença! É aí que está o busílis da questão! A malta pode fazer tudo desde que tenha duas mãozinhas, mas há malta que se sujeita e outros que vêm nisso um péssimo prenúncio para o que virá.

Gosto de ouvir os que falam de alto (pensam eles) a dizer que trabalham muito e lutam muito pela vida e penam e que são uns mártires disto tudo... Parabéns, ganharam a taça do zé ninguém. Eu perante essa situação, vejo-me descontente e revoltado, outros acharão que estão a percorrer o caminho normal das coisas. Por isso é que chegámos a pouco e pouco a este ponto.

Vou-te dar dois exemplos reais de candidatos a medalhas:

Enquanto estive desempregado e não tirei o CAP andei um mês a vender, de porta em porta, a ganhar à comissão, assinaturas para a TELE2. Podia ficar em casa a queixar-me? Podia, mas preferi procurar alguma coisa melhor que estar com os tomates no sofá a abanar com o canudo. Queres-me dar uma medalha? Força! Se eu o faria novamente? Não, por duas razões: A TELE2 já não existe e o bairro de Aldoar, à noite, não é muito agradável de se estar para um gajo que não é de lá, de fatinho e de telemóvel na mão.

A minha mulher, neste momento, ainda não chegou a casa. Está a tirar um curso de Espanhol, que lhe dá, juntamente com a Licenciatura em Inglês/Alemão, habilitações (mal, na minha opinião)para ensinar Espanhol, pois há falta de professores para essa língua. Era preferível ficar com o cu enfiado na cama, nas manhãs de Sábado, estando grávida, enquanto a empregada está a limpar a casa, quando na véspera, como de costume, fez mais de 100km apenas para dar uma formação extra e chegar à meia-noite a casa? Claro! Os 1000€ investidos no curso que, se calhar, até não vão adiantar de nada, estariam melhor no banco? Sem dúvida!

Então... porque é que o faz? Pela medalha?

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo com o Camurso... Anda ai muita gente mal habituada e que foi iludida quando entrou nos cursos (maioritariamente privadas...)

Há uma inércia impressionante dos jovens...

Temos é de reagir tal como a mulher do Camurso_ que foi tirar o curso de Espanhol pois viu que havia falta de professores nessa área.

Há que reagir às mudanças... Todos os dias o mundo muda, quem hesita em mudar vai ficando para trás...

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo com o Camurso... Anda ai muita gente mal habituada e que foi iludida quando entrou nos cursos (maioritariamente privadas...)

Há uma inércia impressionante dos jovens...

Não deixando isso de ser verdade, que foi feito/que vai ser feito para se prevenir isso de continuar a acontecer?

Link to comment
Share on other sites

Desculpem lá as é precisamente isso que eu não compreendo. Eu tirei o meu curso, fui eu quem o pagou, pois o meu falecido pai pôs-me a trabalhar quando chumbei no primeiro. Hoje, felizmente, tenho um emprego na área onde estudei, mas, se não conseguisse encontrar emprego num determinado prazo de tempo, iria procurar outro emprego noutra área, mesmo que fosse a receber menos. Tirei o CAP enquanto estava desempregado. Foi assim que entrei no universo da formação.

A grande maioria das pessoas que vão para a manifestação têm vinte e tais anos e já são da geração das facilidades. Moram com os pais aos porque é muito fácil ficar com os tomates sentados no sofá a queixar-se pelo facto de ninguém lhes vir bater à porta a pedir para virem trabalhar para lá. A minha esposa está grávida e trabalha 6 dias por semana, inclusivé à noite, em vez de ir tomar uns copos com os amigos enquanto se lamentam da vida que têm, ou seja, faz pela vida, tal como eu, que até há pouco tempo, apenas a tarde de Domingo tinha para descansar.

Conheço muita gente que tirou um curso em áreas como economia, psicologia e afins e, enquanto ainda estudavam tinham a lata de dizer que só iam estagiar se lhes pagassem, no mínimo, 1000 €.

Não arranjam emprego? E que tal fazerem-se à vida, então, e formarem uma mini-micro-empresa? Nem que seja só para saberem/aprenderem um pouco do mundo do trabalho? E que tal serem empreendedores? Nem todos podem ser Belmiros, mas mesmo esses tiveram que começar em algum lado.

Tiraram um curso de merda? Escolhessem melhor, ou melhor ainda, escolhessem um curso que lhes desse um mínimo de garantias em vez de perseguirem um sonho de ser qualquer coisa que queriam ser quando crianças ou de entrarem para aquele curso só para terem um canudo, convencidos que é isso que os vai safar...

Bah! <_<

Quais são os cursos que dão garantias? Muito poucos e nem toda a gente tem média/específicas/aptidão para essa área. Podes nomear aí alguns cursos que vou-te dizer que tenho colegas no desemprego :) Tirando medicina. Era o que faltava ter ido para engenharia civil só porque dava algumas garantias, felizmente tirei o curso que queria, sujeitei-me a um estágio em que ainda pagavam 200€ para transportes e alimentação e por sorte gostaram de mim e fiquei. É uma questão de ser competente e aconselho toda a gente a ir para o curso que gosta (tirando Estudos para a paz) e a lutar pelo seu sonho. E também tenho o CAP, mas se é para andar a recibos verdes, mais vale estar quieto lol ainda tens de me dizer como é que conseguiste ficar a contrato (foi o que depreendi das tuas palavras)

Engenharia Informática na FCUL, no ano em que entrei foram 10.9... Dos 120 macacos que entraram, +-40 acabaram o curso e desses +-40 todos arranjaram emprego em menos de 1 mês, a ganhar mais de 1000€...

Link to comment
Share on other sites

Estive aqui a ler os vários post e tem-se dito aqui muito coisa acertada :y:

Em relação aos cursos superiores há muitos que são de tal maneira desnecessários que não deviam sequer existir. Outros há que estão de tal maneira saturados que deviam ser fechados, ou pelo menos diminuidos durante uns tempos. E aqui a culpa não é das pessoas que os vão frequentar mas sim de quem manda que não tem coragem de simplesmente fazer o que tem de ser feito.

Há falta de profissionais em certas e determinadas areas pois devia-se obrigar as pessoas a ir para essas areas, tenho a certeza que se houvesse mais divulgação no sentido de recrutar pessoas para areas carentes elas iriam e nem era preciso obrigar ninguem.

Pessoalmente se soubesse o que sei hoje teria seguido uma formação completamente diferente do que aquela que segui. Gostei de fazer o curso, adorei mesmo, mas quando o acabei nem sequer tentei arranjar emprego na area porque ja sabia que não ia encontrar.

E claro há certas areas que sempre recusei logo à partida formar-me nelas, como por exemplo professor, por saber que não há emprego aí.

Ainda antes de acabar o curso começei a trabalhar onde havia, tive inumeros empregos, ou melhor trabalhos, já desde os meus 20 e poucos anos. Trabalhei numa rent-a-car, numa empresa de gestão de condominios, numa editora profissional, etc. Essencialmente fui fazendo pela vida, tinha sempre à mão a interminavel lista de empresas de trabalho temporario e outsorcing, visitava regularmente algumas delas a saber se tinham oportunidades de trabalho.

Foi assim que começei e foi assim que estou onde estou, mudei várias vezes de departamentos na empresa onde estou desde 2003, já fui temporario, outsorcing, novamente temporario e agora sou contratado. E sei que caso não fique efectivo e seja dispensado no fim do prazo legal de contratos facilmente encontro trabalho num registo de dados ou numa loja.

Emprego de facto é complicado, trabalho é o que há mais bastar não querer estar parado.

Agora verdade seja dita que conheço muito boa gente que se acha muito fina para esse tipo de coisas, preferem estar parados em casa, ok tudo bem são opções de vida, não me podem é pedir que concorde com isso.

Link to comment
Share on other sites

Este geração à rasca é a mesma que não vai votar quando pode, por direito próprio, deixar o seu voto de protesto contra os políticos.

Queixam-se que isto está tudo mal, que os políticos são todos uma merda, mas ao mesmo tempo são capazes de alinhar nas milhares de fraudes que acontecem, por exemplo, quando ficam num quarto alugado durante os estudos e não exigem factura e recibo ao senhorio. São os mesmos que, se poderem, fogem ao pagamento de impostos se tiverem oportunidade como faz a maioria das pessoas que também andam sempre a protestar.

Tens razão no que dizes, em relação às facturas.. Mas só estando nessa realidade, é que se percebe pq é que as coisas são assim...

Quando estudava, era a diferença entre pagar 175€ por um quarto ou pagar 250€... Isso faz muita diferença, no orçamento.

Hoje em dia, acaba por ser parecido... Alugar ou comprar um apartamento sozinho, é demasiado caro...

Arranjar um quarto com recibos, para cima de 350€, sendo que é muito difícil encontrar alguém que alugue quartos a passar recibos. Principalmente no centro de Lisboa.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem lá as é precisamente isso que eu não compreendo. Eu tirei o meu curso, fui eu quem o pagou, pois o meu falecido pai pôs-me a trabalhar quando chumbei no primeiro. Hoje, felizmente, tenho um emprego na área onde estudei, mas, se não conseguisse encontrar emprego num determinado prazo de tempo, iria procurar outro emprego noutra área, mesmo que fosse a receber menos. Tirei o CAP enquanto estava desempregado. Foi assim que entrei no universo da formação.

A grande maioria das pessoas que vão para a manifestação têm vinte e tais anos e já são da geração das facilidades. Moram com os pais aos porque é muito fácil ficar com os tomates sentados no sofá a queixar-se pelo facto de ninguém lhes vir bater à porta a pedir para virem trabalhar para lá. A minha esposa está grávida e trabalha 6 dias por semana, inclusivé à noite, em vez de ir tomar uns copos com os amigos enquanto se lamentam da vida que têm, ou seja, faz pela vida, tal como eu, que até há pouco tempo, apenas a tarde de Domingo tinha para descansar.

Conheço muita gente que tirou um curso em áreas como economia, psicologia e afins e, enquanto ainda estudavam tinham a lata de dizer que só iam estagiar se lhes pagassem, no mínimo, 1000 €.

Não arranjam emprego? E que tal fazerem-se à vida, então, e formarem uma mini-micro-empresa? Nem que seja só para saberem/aprenderem um pouco do mundo do trabalho? E que tal serem empreendedores? Nem todos podem ser Belmiros, mas mesmo esses tiveram que começar em algum lado.

Tiraram um curso de merda? Escolhessem melhor, ou melhor ainda, escolhessem um curso que lhes desse um mínimo de garantias em vez de perseguirem um sonho de ser qualquer coisa que queriam ser quando crianças ou de entrarem para aquele curso só para terem um canudo, convencidos que é isso que os vai safar...

Bah! <_<

Quais são os cursos que dão garantias? Muito poucos e nem toda a gente tem média/específicas/aptidão para essa área. Podes nomear aí alguns cursos que vou-te dizer que tenho colegas no desemprego :) Tirando medicina. Era o que faltava ter ido para engenharia civil só porque dava algumas garantias, felizmente tirei o curso que queria, sujeitei-me a um estágio em que ainda pagavam 200€ para transportes e alimentação e por sorte gostaram de mim e fiquei. É uma questão de ser competente e aconselho toda a gente a ir para o curso que gosta (tirando Estudos para a paz) e a lutar pelo seu sonho. E também tenho o CAP, mas se é para andar a recibos verdes, mais vale estar quieto lol ainda tens de me dizer como é que conseguiste ficar a contrato (foi o que depreendi das tuas palavras)

Engenharia Informática na FCUL, no ano em que entrei foram 10.9... Dos 120 macacos que entraram, +-40 acabaram o curso e desses +-40 todos arranjaram emprego em menos de 1 mês, a ganhar mais de 1000€...

And your point being?

Se a taxa de sucesso para todos os cursos fosse de 1/3, claro que não havia a rebaldaria que há agora. Eng informática ainda vai tendo alguma procura, então se só 40 acabam o curso numa pública em Lisboa, claro que é mais fácil arranjar trabalho. E conheces esses 40 pessoalmente para saberes que trabalham na área e ganham mais de 1000€?

Edited by albator
Link to comment
Share on other sites

Hoje chaguei ao patamar que cheguei, tenho o curso que tenho, mas não me esqueço do meu passado. Aos 16 anos, nas férias, já tirava merda de vaca de estábulos e cortava mato nos eucaliptos. Trabalho infantil? Fazia-o de livre e espontânea vontade. Fez-me algum mal? Só se foi pelos calos que apanhei nas mãos... Ganhei uns trocos para comprar coisas para mim e não ter que incomodar os meus pais. E hoje ainda sou um menino... Tal como esses que se manifestam mas quem nem por sombras faziam metade daquilo que eu já fim para ganhar uns trocos. Orgulho... Sujar as mãos? Não obrigado, protestar pelo facebook é mais fácil. Por isso é que uns sobem na vida e outros não passem de onde estão.

Ahahah.... Isso era a minha motivação, para ir para a faculdade e tirar um curso de jeito que gostasse... Desde os +- 16 até aos 22, todos os Verões bulia, para arranjar dinheiro para as minhas férias, gastos extraordinários....

Por exemplo, quando acabei o 12º tinha 17 anos, e não sabia bem o que queria... Estive um ano parado, só para fazer novamente o exame de Matemática e pensar numa boa área para ir para a faculdade, e ia trabalhando de vez em quando para arranjar dinheiro...

Com esse dinheiro, consegui na altura da Pascoa, fazer uma roadtrip durante 3 semanas mais uns amigos pelo Norte de Espanha e no Verão fui mais outros 1 mês para França... Isto sem que os meus pais me dessem sequer 1€...

And your point being?

Se a taxa de sucesso para todos os cursos fosse de 1/3, claro que não havia a rebaldaria que há agora. Eng informática ainda vai tendo alguma procura, então se só 40 acabam o curso numa pública em Lisboa, claro que é mais fácil arranjar trabalho. E conheces esses 40 pessoalmente para saberes que trabalham na área e ganham mais de 1000€?

O meu ponto, é que disseste que as médias para os cursos que dão emprego são altas... E eu disse-te que Eg Informática era 10.9 ...

Sim, conheço os 40 pessoalmente... Sabes que quando se chega aos anos mais avançados, os grupos são sempre os mesmos, as turmas são sempre as mesmas, não é difícil conhecer toda a gente!!

Link to comment
Share on other sites

Esqueci-me de dizer que a minha mulher, depois de fazer o estágio, obviamente que não arranjou colocação e esteve um ano na game do gaiashopping e não percebia/percebe puto de jogos.

Ainda agora ouvi na tvi24 uma velhota que tinha alguma razão no que dizia sobra a reforma de 260 euros que a esperava, mas logo a seguir veio uma parva que só soube dizer que o motivo dela para esta lá era para pedir mais apoios para as artes...Em vez de se desenmerdar porque tinha idade e cabedal para isso prefere pedinchar subsídios ao governo que contribuem... Deixem-me pensar... zero? hmmm..

Sim! ZERO para o pib!

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Há um ano fiquei sem emprego na minha área, naquilo que outrora lutei por ter , e naquilo que gostava de fazer... Agora, em vez de ter um emprego, passei a ter o cargo de "aspirante a escrava".

Muitas vezes não tenho folgas... passo um mês inteiro com duas folgas ou três, nunca juntas, e nunca ao fim de semana. Se me calhar um mês com as folgas direitinhas são uma sortuda de todo o tamanho.

Hora de jantar ou de almoço, às vezes não tenho... Chego a entrar às 14h e não parar pra meter algo à boca até às 0h00m. Ou às 7h da manhã até às 18h30m, ou conforme a hora que conseguir sair. E ainda trago trabalho pra casa.

Muitas são as vezes também que saio às 0h00m ou às 3h da manhã e às 7h30hm da manhã tenho de estar lá outra vez pra cumprir novo horário. Resumindo: não fico com as horas legais de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Se conseguir dormir uma hora tenho sorte. E isto, atenção, não é tão raro quanto isso, o que se torna mais grave.

Faço o trabalho que está destinado a dois funcionarios, mais o que é destinado a mim. Feitas as contas é uma a trabalhar por três. E se puder fazer tudo ao mesmo tempo, melhor. Aliás, é bom que o faça. Não, não estou a exagerar.

Tenho uma chefia formidável que passa a vida a insultar-nos, sempre aos gritos (sim, porque não o pode dizer em tom baixo, tem de ser aos berros, que é pra dar mais ênfase. ("de burros e inuteis pra cima). E ainda ameaça umas 10 por dia que nos manda embora lol, como se estivesse a mandar embora de uma grande merda. O que lhe vale é que eu me considero uma alminha mais evoluída que ela, e tento que isso não me afecte. Quem me conhece aqui bem sabe o que paga lol, cada vez que eu chego cansada e triste, tem de levar com os meus desabafos e lamentações ... =)

Férias, bem... lol, isso é quando lhes apetecer dar, nunca à escolha, e nunca os dias a que tenho direito, já me avisaram lol. Portanto um dia que me vá embora, ou bem que me pagam o que faltar gozar, ou então que me mandem embora uns meses mais cedo hehe.

Bom, eu podia enumerar mais algumas coisas, porque ainda existem mais, mas já chega.

Isto tudo pra dizer: Eu podia deitar-me à sombra da bananeira e chular uns rendimentos à segurança social, até porque eu tinha direito a eles. Mas raios me partam, eu vou ter sempre um trabalho! Vou continuar a tentar o que quero, óbvio! Ou algo melhor. Mas a ´malandrar` entretanto, e a lamentar-me sentada, não obrigada. Que isto tá mau? Pois tá, mas tá pra todos... Agora depende da maneira como se dá a volta por cima... Uns preferem a mais fácil... Eu passo-me com pessoas que protestam mas são uns montes de palha, inuteis face a terem de fazer qualquer coisa pra sairem do buraco.

Portanto deixem-se de tretas e ..

hehe

Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

Esqueci-me de dizer que a minha mulher, depois de fazer o estágio, obviamente que não arranjou colocação e esteve um ano na game do gaiashopping e não percebia/percebe puto de jogos.

Ainda agora ouvi na tvi24 uma velhota que tinha alguma razão no que dizia sobra a reforma de 260 euros que a esperava, mas logo a seguir veio uma parva que só soube dizer que o motivo dela para esta lá era para pedir mais apoios para as artes...Em vez de se desenmerdar porque tinha idade e cabedal para isso prefere pedinchar subsídios ao governo que contribuem... Deixem-me pensar... zero? hmmm..

Sim! ZERO para o pib!

This makes me lol.

Eu até acabo por perceber bastante de jogos e afins, meto o currículo na GAME de Almada e andam lá a meter tonis que não percebem um chavo de jogos, nem sabem o que é um cabo HDMI. Não digo que seja o caso da tua mulher mas pelo menos aqui na Game de Almada, as cunhas são fodidas.

Link to comment
Share on other sites

Sim há. Mas para os mexilhões como eu e a maior parte de quem posta aqui não.

Mas a questão é essa. Se tivesse literalmente tudo mal, eu aceitava mais o argumento do "vai mas é trabalhar". O problema é haver tanta gente a mamar à custa de quem tem tão pouco. E esses chupam tudo e deixam os ossos para nós, que por mais que trabalhemos e nos desenrasquemos nunca teremos condições ditas dignas de vida.

Edited by airjoca
Link to comment
Share on other sites

Há um ano fiquei sem emprego na minha área, naquilo que outrora lutei por ter , e naquilo que gostava de fazer... Agora, em vez de ter um emprego, passei a ter o cargo de "aspirante a escrava".

Muitas vezes não tenho folgas... passo um mês inteiro com duas folgas ou três, nunca juntas, e nunca ao fim de semana. Se me calhar um mês com as folgas direitinhas são uma sortuda de todo o tamanho.

Hora de jantar ou de almoço, às vezes não tenho... Chego a entrar às 14h e não parar pra meter algo à boca até às 0h00m. Ou às 7h da manhã até às 18h30m, ou conforme a hora que conseguir sair. E ainda trago trabalho pra casa.

Muitas são as vezes também que saio às 0h00m ou às 3h da manhã e às 7h30hm da manhã tenho de estar lá outra vez pra cumprir novo horário. Resumindo: não fico com as horas legais de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Se conseguir dormir uma hora tenho sorte. E isto, atenção, não é tão raro quanto isso, o que se torna mais grave.

Faço o trabalho que está destinado a dois funcionarios, mais o que é destinado a mim. Feitas as contas é uma a trabalhar por três. E se puder fazer tudo ao mesmo tempo, melhor. Aliás, é bom que o faça. Não, não estou a exagerar.

Tenho uma chefia formidável que passa a vida a insultar-nos, sempre aos gritos (sim, porque não o pode dizer em tom baixo, tem de ser aos berros, que é pra dar mais ênfase. ("de burros e inuteis pra cima). E ainda ameaça umas 10 por dia que nos manda embora lol, como se estivesse a mandar embora de uma grande merda. O que lhe vale é que eu me considero uma alminha mais evoluída que ela, e tento que isso não me afecte. Quem me conhece aqui bem sabe o que paga lol, cada vez que eu chego cansada e triste, tem de levar com os meus desabafos e lamentações ... =)

Férias, bem... lol, isso é quando lhes apetecer dar, nunca à escolha, e nunca os dias a que tenho direito, já me avisaram lol. Portanto um dia que me vá embora, ou bem que me pagam o que faltar gozar, ou então que me mandem embora uns meses mais cedo hehe.

Bom, eu podia enumerar mais algumas coisas, porque ainda existem mais, mas já chega.

Isto tudo pra dizer: Eu podia deitar-me à sombra da bananeira e chular uns rendimentos à segurança social, até porque eu tinha direito a eles. Mas raios me partam, eu vou ter sempre um trabalho! Vou continuar a tentar o que quero, óbvio! Ou algo melhor. Mas a ´malandrar` entretanto, e a lamentar-me sentada, não obrigada. Que isto tá mau? Pois tá, mas tá pra todos... Agora depende da maneira como se dá a volta por cima... Uns preferem a mais fácil... Eu passo-me com pessoas que protestam mas são uns montes de palha, inuteis face a terem de fazer qualquer coisa pra sairem do buraco.

Portanto deixem-se de tretas e ..

hehe

Mas pq é que quem protesta é um monte de palha inerte? Onde é que está a relação que eu ainda não percebi?

Eu acho que tu na tua situação serias uma perfeita candidata a manifestar-te! Tens toda a legitimidade para lá estares, tu é que pelos vistos não te sentes inconformada com a tua situação... Acho mal!

Se achas que trabalhar das 7 às 20, ganhar mal e porcamente e não ter férias é uma coisa normalíssima e perfeitamente espectável e generalizada na sociedade em que pretendes viver, então parabéns pq tens mesmo o país que tanto queres (e mereces?)!

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Desculpem lá as é precisamente isso que eu não compreendo. Eu tirei o meu curso, fui eu quem o pagou, pois o meu falecido pai pôs-me a trabalhar quando chumbei no primeiro. Hoje, felizmente, tenho um emprego na área onde estudei, mas, se não conseguisse encontrar emprego num determinado prazo de tempo, iria procurar outro emprego noutra área, mesmo que fosse a receber menos. Tirei o CAP enquanto estava desempregado. Foi assim que entrei no universo da formação.

A grande maioria das pessoas que vão para a manifestação têm vinte e tais anos e já são da geração das facilidades. Moram com os pais aos porque é muito fácil ficar com os tomates sentados no sofá a queixar-se pelo facto de ninguém lhes vir bater à porta a pedir para virem trabalhar para lá. A minha esposa está grávida e trabalha 6 dias por semana, inclusivé à noite, em vez de ir tomar uns copos com os amigos enquanto se lamentam da vida que têm, ou seja, faz pela vida, tal como eu, que até há pouco tempo, apenas a tarde de Domingo tinha para descansar.

Conheço muita gente que tirou um curso em áreas como economia, psicologia e afins e, enquanto ainda estudavam tinham a lata de dizer que só iam estagiar se lhes pagassem, no mínimo, 1000 €.

Não arranjam emprego? E que tal fazerem-se à vida, então, e formarem uma mini-micro-empresa? Nem que seja só para saberem/aprenderem um pouco do mundo do trabalho? E que tal serem empreendedores? Nem todos podem ser Belmiros, mas mesmo esses tiveram que começar em algum lado.

Tiraram um curso de merda? Escolhessem melhor, ou melhor ainda, escolhessem um curso que lhes desse um mínimo de garantias em vez de perseguirem um sonho de ser qualquer coisa que queriam ser quando crianças ou de entrarem para aquele curso só para terem um canudo, convencidos que é isso que os vai safar...

Bah! <_<

Quais são os cursos que dão garantias? Muito poucos e nem toda a gente tem média/específicas/aptidão para essa área. Podes nomear aí alguns cursos que vou-te dizer que tenho colegas no desemprego :) Tirando medicina. Era o que faltava ter ido para engenharia civil só porque dava algumas garantias, felizmente tirei o curso que queria, sujeitei-me a um estágio em que ainda pagavam 200€ para transportes e alimentação e por sorte gostaram de mim e fiquei. É uma questão de ser competente e aconselho toda a gente a ir para o curso que gosta (tirando Estudos para a paz) e a lutar pelo seu sonho. E também tenho o CAP, mas se é para andar a recibos verdes, mais vale estar quieto lol ainda tens de me dizer como é que conseguiste ficar a contrato (foi o que depreendi das tuas palavras)

Engenharia Informática na FCUL, no ano em que entrei foram 10.9... Dos 120 macacos que entraram, +-40 acabaram o curso e desses +-40 todos arranjaram emprego em menos de 1 mês, a ganhar mais de 1000€...

And your point being?

Se a taxa de sucesso para todos os cursos fosse de 1/3, claro que não havia a rebaldaria que há agora. Eng informática ainda vai tendo alguma procura, então se só 40 acabam o curso numa pública em Lisboa, claro que é mais fácil arranjar trabalho. E conheces esses 40 pessoalmente para saberes que trabalham na área e ganham mais de 1000€?

Passa-se o mesmo com Eng Informatica na FCT todo pessoal mais velho que conheço arranjou logo trabalho na área a ganhar à volta dos 1300€ e muitos deles ainda não acabaram o curso e nem tiveram que ir à procura eles é que foram contactados pelas empresas.

Link to comment
Share on other sites

Eu só vos digo isto:

sou licenciado em design gráfico (como o airjoca), e trabalho há 7 anos e até hoje descontei e nunca tive direito a sub de desemprego.

Eu trabalhei literalmente para encher o cú de ciganos, africanos e demais chulos que não se mexem para trabalhar e vivem à custa do estado.

Tenho um cargo que requer acima de tudo, criatividade. Não é a mm merda que apertar parafusos ou fazer contas numa calculadora.

Ah, e recebo bem menos que uma empregada doméstica recebe à hora... e ela nem facturas passa!

Isto está mal, mas é para alguns!

Depois conto-vos como está a situação da minha namorada e ao que isto chegou em portugal, onde quem quer trabalhar, passa por escrava.

Link to comment
Share on other sites

@wormmeteor

Yap, posso confirmar isso que dizes. Tive colegas na fct que ao 3º ano tinham empresas à perna.

Só que como em tudo, às costas da crise lá se vão recrutando entretanto as putas que abrem a nalga por 20 tostões e agora ninguém ganha nem perto disso... A minha questão é, e depois quando as coisas eventualmente melhorarem (lolão), será que vão subir os salários para o patamar a que estavam antes? Sim, claro. Não te sentes à espera não...

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Há um ano fiquei sem emprego na minha área, naquilo que outrora lutei por ter , e naquilo que gostava de fazer... Agora, em vez de ter um emprego, passei a ter o cargo de "aspirante a escrava".

Muitas vezes não tenho folgas... passo um mês inteiro com duas folgas ou três, nunca juntas, e nunca ao fim de semana. Se me calhar um mês com as folgas direitinhas são uma sortuda de todo o tamanho.

Hora de jantar ou de almoço, às vezes não tenho... Chego a entrar às 14h e não parar pra meter algo à boca até às 0h00m. Ou às 7h da manhã até às 18h30m, ou conforme a hora que conseguir sair. E ainda trago trabalho pra casa.

Muitas são as vezes também que saio às 0h00m ou às 3h da manhã e às 7h30hm da manhã tenho de estar lá outra vez pra cumprir novo horário. Resumindo: não fico com as horas legais de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Se conseguir dormir uma hora tenho sorte. E isto, atenção, não é tão raro quanto isso, o que se torna mais grave.

Faço o trabalho que está destinado a dois funcionarios, mais o que é destinado a mim. Feitas as contas é uma a trabalhar por três. E se puder fazer tudo ao mesmo tempo, melhor. Aliás, é bom que o faça. Não, não estou a exagerar.

Tenho uma chefia formidável que passa a vida a insultar-nos, sempre aos gritos (sim, porque não o pode dizer em tom baixo, tem de ser aos berros, que é pra dar mais ênfase. ("de burros e inuteis pra cima). E ainda ameaça umas 10 por dia que nos manda embora lol, como se estivesse a mandar embora de uma grande merda. O que lhe vale é que eu me considero uma alminha mais evoluída que ela, e tento que isso não me afecte. Quem me conhece aqui bem sabe o que paga lol, cada vez que eu chego cansada e triste, tem de levar com os meus desabafos e lamentações ... =)

Férias, bem... lol, isso é quando lhes apetecer dar, nunca à escolha, e nunca os dias a que tenho direito, já me avisaram lol. Portanto um dia que me vá embora, ou bem que me pagam o que faltar gozar, ou então que me mandem embora uns meses mais cedo hehe.

Bom, eu podia enumerar mais algumas coisas, porque ainda existem mais, mas já chega.

Isto tudo pra dizer: Eu podia deitar-me à sombra da bananeira e chular uns rendimentos à segurança social, até porque eu tinha direito a eles. Mas raios me partam, eu vou ter sempre um trabalho! Vou continuar a tentar o que quero, óbvio! Ou algo melhor. Mas a ´malandrar` entretanto, e a lamentar-me sentada, não obrigada. Que isto tá mau? Pois tá, mas tá pra todos... Agora depende da maneira como se dá a volta por cima... Uns preferem a mais fácil... Eu passo-me com pessoas que protestam mas são uns montes de palha, inuteis face a terem de fazer qualquer coisa pra sairem do buraco.

Não é que eu tenha alguma coisa a ver com o assunto, mas, trabalhas onde e fazes o quê? :blink:

B)

Link to comment
Share on other sites

Há um ano fiquei sem emprego na minha área, naquilo que outrora lutei por ter , e naquilo que gostava de fazer... Agora, em vez de ter um emprego, passei a ter o cargo de "aspirante a escrava".

Muitas vezes não tenho folgas... passo um mês inteiro com duas folgas ou três, nunca juntas, e nunca ao fim de semana. Se me calhar um mês com as folgas direitinhas são uma sortuda de todo o tamanho.

Hora de jantar ou de almoço, às vezes não tenho... Chego a entrar às 14h e não parar pra meter algo à boca até às 0h00m. Ou às 7h da manhã até às 18h30m, ou conforme a hora que conseguir sair. E ainda trago trabalho pra casa.

Muitas são as vezes também que saio às 0h00m ou às 3h da manhã e às 7h30hm da manhã tenho de estar lá outra vez pra cumprir novo horário. Resumindo: não fico com as horas legais de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Se conseguir dormir uma hora tenho sorte. E isto, atenção, não é tão raro quanto isso, o que se torna mais grave.

Faço o trabalho que está destinado a dois funcionarios, mais o que é destinado a mim. Feitas as contas é uma a trabalhar por três. E se puder fazer tudo ao mesmo tempo, melhor. Aliás, é bom que o faça. Não, não estou a exagerar.

Tenho uma chefia formidável que passa a vida a insultar-nos, sempre aos gritos (sim, porque não o pode dizer em tom baixo, tem de ser aos berros, que é pra dar mais ênfase. ("de burros e inuteis pra cima). E ainda ameaça umas 10 por dia que nos manda embora lol, como se estivesse a mandar embora de uma grande merda. O que lhe vale é que eu me considero uma alminha mais evoluída que ela, e tento que isso não me afecte. Quem me conhece aqui bem sabe o que paga lol, cada vez que eu chego cansada e triste, tem de levar com os meus desabafos e lamentações ... =)

Férias, bem... lol, isso é quando lhes apetecer dar, nunca à escolha, e nunca os dias a que tenho direito, já me avisaram lol. Portanto um dia que me vá embora, ou bem que me pagam o que faltar gozar, ou então que me mandem embora uns meses mais cedo hehe.

Bom, eu podia enumerar mais algumas coisas, porque ainda existem mais, mas já chega.

Isto tudo pra dizer: Eu podia deitar-me à sombra da bananeira e chular uns rendimentos à segurança social, até porque eu tinha direito a eles. Mas raios me partam, eu vou ter sempre um trabalho! Vou continuar a tentar o que quero, óbvio! Ou algo melhor. Mas a ´malandrar` entretanto, e a lamentar-me sentada, não obrigada. Que isto tá mau? Pois tá, mas tá pra todos... Agora depende da maneira como se dá a volta por cima... Uns preferem a mais fácil... Eu passo-me com pessoas que protestam mas são uns montes de palha, inuteis face a terem de fazer qualquer coisa pra sairem do buraco.

Portanto deixem-se de tretas e ..

hehe

Mas pq é que quem protesta é um monte de palha inerte? Onde é que está a relação que eu ainda não percebi?

Eu acho que tu na tua situação serias uma perfeita candidata a manifestar-te! Tens toda a legitimidade para lá estares, tu é que pelos vistos não te sentes inconformada com a tua situação... Acho mal!

Se achas que trabalhar das 7 às 20, ganhar mal e porcamente e não ter férias é uma coisa normalíssima e perfeitamente espectável e generalizada na sociedade em que pretendes viver, então parabéns pq tens mesmo o país que tanto queres (e mereces?)!

Mas tu achas que eu me sinto bem?? Achas que eu nao luto todos os dias para não ficar nessa situação?? Achas que eu me conformo? Achas mal! Só que se calhar ao contrario de ti, enquanto nao conseguir o que quero (ou algo melhor) vou ser forte e aguentar esta merda até sair. Tu se calhar desistias logo no primeiro dia e ias pedir 20euros aos teus pais pra ir beber umas minis com os amigos.

E eu nao digo que toda a gente que protesta é um monte de palha. Eu digo que os que protestam tanto e no entanto sao uns inuteis preguiçosos que não querem fazer a ponta de um corno, esses sao um monte de palha e até mais.

Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

hehe

E não dizes nada? Não tens um contrato onde estão expressos os teus direitos e obrigações?

Claro que digo! E logo eu lol... Mas não me levou a lado nenhum porque sou a única lá a falar e a reclamar os meus direitos. O resto mete o rabo entre as pernas... E eu sozinha não consegui fazer nada. O director máximo cagou pra mim. As restantes chefias continuaram com as mesmas atrocidades. E nem me vale a pena pegar no contrato de trabalho e discutir isso na lei. Era perda de tempo, e eu preciso é de poupar tempo e ganhar euros.

Eles podem estar a trabalhar

m146.gif Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.