Jump to content

Geração Sem Remuneração


Kopien
 Share

Recommended Posts

Mete aí os links sfv, então...

E atenção, quero links onde o senhorio pague impostos... Já que as comparações que estou a fazer, pagam.

Eu referi que são mais altos... Mas tb ganhas mais...

Dublin - Pagar 1000€ de renda e receber 3000€ = 33% do ordenado. Poupa-se 2000€

Amesterdão - Pagar 1000€ de renda e receber 4000€ = 25% do ordenado. Poupa-se 3000€

Londres - Pagar 1000€ de renda e receber 4000€ = 25% do ordenado. Poupa-se 3000€

Estocolmo - Pagar 1250€ de renda e receber 4500€ = 27% do ordenado. Poupa-se 3250€

Lisboa - Pagar 650€ de renda e receber 1500€ = 43% do ordenado. Poupa-se 850€

Só pesquisei estas, e não pesquisei muito no estrangeiro. Não sei se é o preço médio.

Comparei com os salários médios da mesma profissão nestes países.

Isto tudo é mesmo só para dizer que as rendas não estão ajustadas ao ordenado das pessoas...

Link to comment
Share on other sites

Infezlimente no nosso país 1000€ ganha um engenheiro informático com alguma experiência já.......

Que curiosamente é o mesmo que uma empregada domestica ganha se trabalhar todos os dias da semana...

Anda-se a investir anos a estudar para quê? >.>

Acabado de sair da faculdade, menos de 1000€ é nhéee...

Com 2 anos de experiência, menos de 1250€ é nhéee...

Depois depende da tua capacidade negocial... mas já começa a ser difícil teres grandes aumentos...

Isto em Lisboa, para o resto do país não é verdade.

Comparas o incomparável... Dá-me aí nomes de Empregadas domesticas que não trabalhem a recibos verdes que ganhem mais que um Eg Informático? As que têm contrato ganham em média 600€...

As outras ganham 6€ por hora que deve ser o mesmo que ganha um Eg Inf em inicio...

Mas aqui, nem tou a dizer que as empregadas ganham muito...

Tal como ser licenciado tb não significa ganhar muito...

É fodido, os mercados tendem a reger-se pelas leis de oferta e procura... Se calhar aqui era mais um sitio que o governo deveria de intervir, regular a oferta de cursos, e incentivar as pessoas a criarem os seus próprios negócios através de fundos de capital de risco...

Link to comment
Share on other sites

Apenas fui ao site da Remax e procurei por T2 abaixo de 600 Euros na zona de Lisboa. Se eles estão legais ou não, óbvio que não vou telefonar a perguntar se passam recibo.

http://lisboacity.olx.pt/en/apartamento-t1-expo-condominio-metrocity-iid-161509978

Este pode não passar recibo, mas estou para ver os outros T1´s de Lisboa que não conseguem descer de 650€.

Para o preço da arrendamento descer, tem que descer o preço das casas novas e haver maior oferta que procura no mercado do arrendamento.

À uns tempos o mercado de arrendamento tinha pouca oferta para a procura. Logo após a crise.

Eu compreendo o que estás a dizer, mas o mercado de arrendamento nunca foi reformado e sempre se promoveu a compra dos imóveis.

O que aconteceu é que os preços dos imóveis estagnaram, não desceram. Pelo menos do que tenho visto em Lisboa.

Link to comment
Share on other sites

Infezlimente no nosso país 1000€ ganha um engenheiro informático com alguma experiência já.......

Que curiosamente é o mesmo que uma empregada domestica ganha se trabalhar todos os dias da semana...

Anda-se a investir anos a estudar para quê? >.>

Acabado de sair da faculdade, menos de 1000€ é nhéee...

Com 2 anos de experiência, menos de 1250€ é nhéee...

Depois depende da tua capacidade negocial... mas já começa a ser difícil teres grandes aumentos...

Isto em Lisboa, para o resto do país não é verdade.

Comparas o incomparável... Dá-me aí nomes de Empregadas domesticas que não trabalhem a recibos verdes que ganhem mais que um Eg Informático? As que têm contrato ganham em média 600€...

As outras ganham 6€ por hora que deve ser o mesmo que ganha um Eg Inf em inicio...

Mas aqui, nem tou a dizer que as empregadas ganham muito...

Tal como ser licenciado tb não significa ganhar muito...

É fodido, os mercados tendem a reger-se pelas leis de oferta e procura... Se calhar aqui era mais um sitio que o governo deveria de intervir, regular a oferta de cursos, e incentivar as pessoas a criarem os seus próprios negócios através de fundos de capital de risco...

falo de um caso que conheço

mas pelos teus números uma empregada domestica que trabalhe as 40h semanais ganha 960€ ao final do mês.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso ainda hoje de manhã tive a fazer as contas e sim, a minha empregada ganha perto de 1000€ por mês.

Nada mau para quem nunca leu mais do que a maria.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Por acaso ainda hoje de manhã tive a fazer as contas e sim, a minha empregada ganha perto de 1000€ por mês.

Nada mau para quem nunca leu mais do que a maria.

A minha também. E trabalha em 4 ou 5 sítios diferentes.

Está visto, o que está a dar é ser Técnica de Limpeza doméstica :lol:

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Uma empregada doméstica, em média, ganha mais à hora do que um médico.

Quanto às rendas das casas, que é outra coisa que já se falou por aí.. É bem verdade.. eu para arranjar um T0 ou T1, em Coimbra (não é arredores), estou-me a ver à rasca para arranjar qualquer coisa decente abaixo dos 400€.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo aí, acho um exagero...

Há uns anos ainda havia aquela cena do arrendamento jovem, agora nem isso...

Ora se uma pessoa que acabe de começar a trabalhar, ganhe 1000€... Logo 300€ vão para um quarto, como é que consegue consumir, poupar... Um T1, isso então esquece... são 650€ no mínimo.

Acho que há aí muita gente, a fazer rios de dinheiro com casas arrendadas, a não pagar impostos sobre esses ganhos e é um mercado completamente monopolizado...

Muito do nosso fraco poder de compra, advém daí... Não se devia gastar mais que 25% do ordenado com as prestações da casa... Há muita gente a gastar entre 33% e 50% e depois fica completamente enterrado para as restantes despesas.

Acho que estás um bocado desfazado da realidade do nosso país... Onde é que a maioria da população jovem começa a trabalhar a ganhar 1000 mocas por mês? :unsure:

Não queria ir por aí, porque estamos a falar de poder de compra e de qualidade de vida... Mas se fizermos a conta a menos de 1000€, ainda mais me ajudas...

E daí a minha tentativa de levar o assunto para este lado, não acham que as rendas são demasiado altas para os ordenados dos portugueses? E não acham que o estado deveria de regular muito melhor este mercado?

Infezlimente no nosso país 1000€ ganha um engenheiro informático com alguma experiência já.......

Que curiosamente é o mesmo que uma empregada domestica ganha se trabalhar todos os dias da semana...

Anda-se a investir anos a estudar para quê? >.>

simples, para não seres empregada de limpeza :bye:

Link to comment
Share on other sites

Podem sempre levantar o rabo da cadeira que tenho aqui o chão da casa de banho para esfregar. :-..

Não conheço a realidade de Lisboa mas penso que era assim em todo o país. Desde a década de noventa até talvez 2004 houve um grande boom na construção. E foi prédios novos a brotar por todo o lado, contratos com construtores e fornecedores de materiais em troca de imóveis, imóveis a ser revendidos sempre a preços cada vez mais inflacionados.. e isto resultou em falência e insolvência de firmas e na sobrevalorização destes.

E como a coisa acalmou, para não dizer que estancou completamente e com a crise e a baixa do poder e compra a ajudar, ficou tudo de mão a abanar e foi ver as rendas a disparar.

Link to comment
Share on other sites

Podem sempre levantar o rabo da cadeira que tenho aqui o chão da casa de banho para esfregar. :-..

Não conheço a realidade de Lisboa mas penso que era assim em todo o país. Desde a década de noventa até talvez 2004 houve um grande boom na construção. E foi prédios novos a brotar por todo o lado, contratos com construtores e fornecedores de materiais em troca de imóveis, imóveis a ser revendidos sempre a preços cada vez mais inflacionados.. e isto resultou em falência e insolvência de firmas e na sobrevalorização destes.

E como a coisa acalmou, para não dizer que estancou completamente e com a crise e a baixa do poder e compra a ajudar, ficou tudo de mão a abanar e foi ver as rendas a disparar.

pagas quanto à hora? :P

Link to comment
Share on other sites

Mesmo aí, acho um exagero...

Há uns anos ainda havia aquela cena do arrendamento jovem, agora nem isso...

Ora se uma pessoa que acabe de começar a trabalhar, ganhe 1000€... Logo 300€ vão para um quarto, como é que consegue consumir, poupar... Um T1, isso então esquece... são 650€ no mínimo.

Acho que há aí muita gente, a fazer rios de dinheiro com casas arrendadas, a não pagar impostos sobre esses ganhos e é um mercado completamente monopolizado...

Muito do nosso fraco poder de compra, advém daí... Não se devia gastar mais que 25% do ordenado com as prestações da casa... Há muita gente a gastar entre 33% e 50% e depois fica completamente enterrado para as restantes despesas.

Mas nesses casos o melhor a fazer é serem denunciados às finanças, não devo ter sido o primeiro a faze-lo. Quer dizer sou senhorio e passo um recibo por cada casa e 10% por cada contrato que faço e andam os xicos espertos a engatar esta merda toda e a encher o bolso ilegalmente. Denuncia.

Mas o ponto mais influente para a crise vem do centro da questão, que é a função publica vs tachos. Isto é, na C.M. do Sardoal 55% da classe trabalhadora é da função publica. Quemerdaéesta?! Andam os outros 45% a trabalhar para pagar ordenados aos restantes 55%? Talvez seja isso e um anfiteatro novo em folha com mais condições que um lusomundo que raramente é usado que, contribui para o endividamento superior a 60M€.

Na minha opinião é muito mais vergonhoso ter um tacho que ser desempregado. E sim já recusei tachos, é errado e é mais um a matar o sistema.

Depende de todos nós, não de uma revolução, este governo tem aguentado a batata quente safando todos nos do FMI e do aumento da taxa de desemprego na função publica. Uma revolução.

Link to comment
Share on other sites

Não compensa arrendar quando se paga o mesmo por uma casa nova, é evidente que entre pagar o mesmo por casa propria ou arrendada é preferivel comprar. E sim, alguém que decida fazer da limpeza doméstica a sua vida ganha muito dinheiro.

Link to comment
Share on other sites

Por outro lado, tb não gostava que me mandassem embora só porque sim...

Como por exemplo algumas empresas fazem, que para baixar custos e manter os ganhos despedem pessoas...

Devia de haver regras, que estivessem nos contratos...

Mas o que me custa mais é ver pessoas a irem-se reformar aos 50 e poucos anos, quando ainda estão de perfeita saúde... Ou mesmo pessoas aos 40 e tal anos, alegando que são doentes...

Com as novas regras que vêm ai, liberalização de despedimentos e contratos a prazo resolve-se um problema que é o do absentismo mas cria-se outro que é esse mesmo:

"ah e tal preciso de despedir alguem para isto ficar mais em conta, até gosto de ti mas temos pena, andamento"

"ah e tal preciso dum lugar para um amigo, andamento"

Vão muitas situações de abuso mas no fundo isso serve bem mais os interesses do sistema que o absentismo.

A grande questão é que só pode haver uma regra, naõ pode haver regras diferentes para os que trabalham e para os que não trabalham.

Quanto às reformas... qualquer dia deixam de existir. Lá está, para se resolver o problema das reformas "fraudulentas" simplesmente o sistema vai acabar com elas.

Para o trabalho que é não acho muito dinheiro.

O problema é que muitas vezes não fazem nada de jeito.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo aí, acho um exagero...

Há uns anos ainda havia aquela cena do arrendamento jovem, agora nem isso...

Ora se uma pessoa que acabe de começar a trabalhar, ganhe 1000€... Logo 300€ vão para um quarto, como é que consegue consumir, poupar... Um T1, isso então esquece... são 650€ no mínimo.

Acho que há aí muita gente, a fazer rios de dinheiro com casas arrendadas, a não pagar impostos sobre esses ganhos e é um mercado completamente monopolizado...

Muito do nosso fraco poder de compra, advém daí... Não se devia gastar mais que 25% do ordenado com as prestações da casa... Há muita gente a gastar entre 33% e 50% e depois fica completamente enterrado para as restantes despesas.

Mas nesses casos o melhor a fazer é serem denunciados às finanças, não devo ter sido o primeiro a faze-lo. Quer dizer sou senhorio e passo um recibo por cada casa e 10% por cada contrato que faço e andam os xicos espertos a engatar esta merda toda e a encher o bolso ilegalmente. Denuncia.

Mas o ponto mais influente para a crise vem do centro da questão, que é a função publica vs tachos. Isto é, na C.M. do Sardoal 55% da classe trabalhadora é da função publica. Quemerdaéesta?! Andam os outros 45% a trabalhar para pagar ordenados aos restantes 55%? Talvez seja isso e um anfiteatro novo em folha com mais condições que um lusomundo que raramente é usado que, contribui para o endividamento superior a 60M€.

Na minha opinião é muito mais vergonhoso ter um tacho que ser desempregado. E sim já recusei tachos, é errado e é mais um a matar o sistema.

Depende de todos nós, não de uma revolução, este governo tem aguentado a batata quente safando todos nos do FMI e do aumento da taxa de desemprego na função publica. Uma revolução.

Não me leves a mal, mas se a renda sem contrato já é 750€, por quanto não fica com contrato?

Onde é que fica esse anfiteatro? Não tou a ver... É aquela cena ao pé puro?

Sim, tens razão. Mas o país precisa de uma revolução para a qual não tem dinheiro e a maior parte das pessoas não está preparada.... O país precisa de atrair grandes empresas estrangeiras e precisa que hajam mais pessoas a formar novas empresas privadas...

Mas para isso é necessário que a justiça seja mais rápida, a resolver as questões burocráticas de despedimentos, de contratos... É preciso haver boas ideias, é preciso fundos para financiar essas boas ideias... É preciso que as rendas de casas e quem diz casas diz escritórios baixe, para que os proveitos dos negócios não sejam estrangulados pelas rendas...

É preciso combater a corrupção, e ter negócios mais claros dentro estado. É preciso alocar pessoal noutras áreas com menos gente para que não andem pessoas sem fazer nada...

E o estado por aqui, tem muito por onde trabalhar... Já ouço falar de reformas na justiça, desde que sou pequeno... E até hoje, parece que continua tudo na mesma.

As coisas precisam de funcionar mais rápido em Portugal.

Link to comment
Share on other sites

Quando pararem de votar no PS ou PSD tavez isso acontece...

Se com isso estás a implicar votar no BE .. LOL

Se com isso estás a implicar que neste momento não há nenhum partido viável e que isto tem de dar uma grande volta, aí concordo contigo.

Link to comment
Share on other sites

Quando pararem de votar no PS ou PSD tavez isso acontece...

Se com isso estás a implicar votar no BE .. LOL

Se com isso estás a implicar que neste momento não há nenhum partido viável e que isto tem de dar uma grande volta, aí concordo contigo.

Por acaso o que digo ás pessoas é que maior parte só vê 5 partidos entre 12 e que há partidos possivelmente bons.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que podes dar a coroa a quem quiseres que o resultado é igual.

Os partidos mais pequenos podem-se dar ao luxo de prometer tudo e mais alguma coisa paz na terra até porque sabem perfeitamente que nunca vão chegar a governar e nunca terão de prestar contas ao país por essas promessas.

Estão lá todos é pelos tachos.

Próximas legislativas (se o governo lá chegar.. desconfio que não) se eles forem a tempo voto é no partido pirata.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que podes dar a coroa a quem quiseres que o resultado é igual.

Os partidos mais pequenos podem-se dar ao luxo de prometer tudo e mais alguma coisa paz na terra até porque sabem perfeitamente que nunca vão chegar a governar e nunca terão de prestar contas ao país por essas promessas.

Estão lá todos é pelos tachos.

Próximas legislativas (se o governo lá chegar.. desconfio que não) se eles forem a tempo voto é no partido pirata.

O problema é que muitas pessoas dizem isso mas a coroa ainda não mudou de mãos para se verificar isso.

Link to comment
Share on other sites

Eu preferia entregar a gestão do país a políticos dos países nórdicos. Tenho a certeza absoluta de que conseguiriam pôr Portugal a andar para a frente.

O único senão é mudar a mentalidade portuguesa... <_<

A situação é grave, em breve Portugal será a China da Europa, que é isso que muitos empresários gananciosos e políticos querem. fdgp

edit:

pronto... acabei de saber agora que a minha mãe que trabalha nas limpezas (e ganha mal) acabou de ser despedida... bela merda...

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Vale a pena ler:

What’s Wrong With Portugal?

February 6th, 2011 | Economics

Portugal does not have the highest debt of the eurozone, nor its highest unemployment, nor did it have a real estate crash. It didn’t even have the largest budget deficit. Yet, it seems like it will be the next domino to fall.

The reason is actually pretty simple: its growth prospects are poor. Markets are forward looking, rather than backwards looking. Normally, debt and recent deficits are a good indicator of whether, going forward, the government will be able to service its debt. However, in some cases that relationship breaks down (for example, if the country just got out of a war, its future will look very different to its recent past). In Portugal’s case, the debt is not that worrisome, and its deficits are not that large, but growth has been stagnant and there is little indication it will change.

For decades now, the average yearly growth rate has been slowing down (especially if you disregard the period just before and after the 1974 revolution as exceptional). In the last decade, it has barely been above 1%.

Why? Here, unfortunately, it gets messy. It feels like a death by a thousand cuts.

1. The labour market is awful. Many are familiar with the sclerotic Spanish market and the division into overly protected cosy jobs and bad, underpaid, precarious ones. Portugal’s labour market is, in some senses, worst. A proposal to make it as liberal as Spain’s (!) is being resisted by the unions.

2. The bureaucracy of the state has improved in recent years, but it is still a drag on the productive economy. Especially at the local level, things take too long and are overly unpredictable. See this Bloomberg report for a good description. Lisbon has more vacant houses than houses where people live in! Most of the vacant houses are owned by people who have been waiting (often for many years) for permission to renovate and put them back on the market. The city does not approve them and Lisbon loses its vitality.

3. There is no large scale corruption like in Greece, nor the state-level corruption of France, but petty corruption is abundant. In general, corrupt politicians still get re-elected. A few years back, one of the social-democratic parties (there are two of them), withdrew support from its most corrupt mayors. It was a good start, but the party got rewarded by losing many seats, whilst the other social-democratic party supported their corrupt mayors and kept them. In a democracy, people get the government they deserve.

4. Since 1968, when the first programme of “democratic education” started, the population is increasingly well-educated, at least on paper. Unfortunately, during the 1980s there was a very large internal brain-drain as most of the college educated chose to work comfy jobs in the public sector rather than start new companies or modernise existing ones. This also meant that the upper middle-class that rules the country (the sort of people a journalist at an important newspaper might encounter at a dinner party) are beholden to the state. Many small private companies, on the other hand, are run by the people with the least education.

5. Speaking of education, it’s not very good. Culturally, it is still not valued enough, with parents caring more about grades themselves than whether their children are learning anything at all (for example, trying to get teacher to dumb down so that their kids get better grades by learning less is common).

6. Large corporations, even when nominally private, are, almost without exception, dependent on the good favours of the state and protected from competition. The exceptions are export-oriented, but there are not many of them.

7. The demographic situation is horrible: there are too many people retiring for the number of workers. Demographics is like a slow moving freight train: it takes forever to get to you, but, when it does, it crushes you. Social security is now partially dependent on the value-added-tax. It will not get better, more general taxes will need to be diverted for it. For as long as I remember it, the pension system is in a process of “reform” (i.e., slowly breaking its promises, slowly increasing its take in taxes). The young are increasingly called to pay more to the older generation (who, in general, have no savings). As their taxes increase, many, the more productive, opt out of the system altogether (Portuguese emigration has picked up again in recent years). Atlas is shrugging.

8. The euro needed to be much looser. Portugal simply adopted a strong currency without the cultural adaptation that revealed itself to be needed.

Frankly, I just don’t see an easy way out for this little country in the short term. The political economy is warped by the older generation which works for the state and will fight for its perceived due. The economic culture is Keynesian even as they keep pulling on the string of public works (the plan is to have 3 parallel freeways from Lisbon to Oporto!). The idea of private initiative is too tainted by the pervasive crony capitalism (while at the same time, the state’s prerogative to choose winners is unquestioned—as if the two were unrelated). Meritocracy is resisted by the mediocre who have cushy jobs (with egalitarian leftists intellectuals serving as useful fools supporting them). There will not be a catastrophe. I’d be surprised with a radical populist up-rising. Portugal just does not like radicals and there are not enough young people. Instead, at least during the next 5 to 10 years, we’ll see a muddling along.

The intervention of the IMF (which still seems inevitable) will buy the country some time, but there is too much wrong with its economy for the fix to be the miracle that some expect.

Fonte

Link to comment
Share on other sites

Desse artigo, destaco os pontos 2, 5 e 6.

E acrescento que, contrariamente ao que se fala, o problema deste país não é haver estado a mais. Um dos grandes problemas foi a saída de um conjunto de sectores vitais da órbita do estado (Galp, EDP, etc.) que só veio favorecer meia dúzia de privilegiados em deterimento das famílias e do sector produtivo. Para mim, o maior indicador duma crise é o fosso entre ricos e pobres. E esse tem-se agravado, com os marajás das grandes empresas, (outrora estatais, hoje ocupadas por boys dos principais partidos) a rirem-se à grande da populaça. O caminho é o liberalismo, é entregar tudo a privados? Se for, só mesmo para nos tornarmos no Brasil pré-Lula...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.