Jump to content

Alterações Climáticas Aceleradas Por Culpa Da.... Amazónia!


Kramer610
 Share

Recommended Posts

2010, o ano da maior seca na Amazónia

A seca de 2005 que assolou a floresta da Amazónia foi tida como algo que acontece uma vez num século, mas meia década depois a história repetiu-se e ainda foi mais grave. Uma equipa de cientistas analisou a precipitação na floresta na última década e previu a quantidade de dióxido de carbono (CO2) libertado — oito mil milhões de toneladas em 2010. Mais do que os EUA lançaram em 2009 para o ar (5,4 mil milhões de toneladas).

Os resultados publicados num artigo da Science mostram que esta tendência faz com que a floresta se torne numa fonte de CO2. "Ter dois fenómenos desta magnitude a sucederem-se tão perto é extremamente incomum, mas infelizmente é consistente com os modelos climáticos", disse Simon Lewis, primeiro autor do artigo, da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Primeiro os números: a floresta da Amazónia cobre cerca de 5,5 mil milhões de quilómetros quadrados, e num ano normal recolhe da atmosfera 1,5 mil milhões de toneladas de CO2 que se transformam em vegetação.

Em 2005 a seca que arrasou a região afectou 1,9 milhões de quilómetros quadrados. O funcionamento debilitado da floresta e a degradação das árvores mortas, que largam CO2, fez com que fossem libertadas cinco mil milhões de toneladas deste gás. Em 2010, a área afectada pela seca ainda foi maior — três milhões de quilómetros quadrados. Os investigadores calculam que serão libertadas oito mil milhões de toneladas de CO2.

"Duas secas extremas que são fora do normal e que ocorrem em menos de uma década podem facilmente contrabalançar o carbono absorvido pela floresta durante esse período", disse Simon Lewis, que deixa um alerta incómodo: "Se fenómenos como este acontecerem mais vezes, a Amazónia vai (...) deixar de ser um sumidouro de CO2 que atrasa as alterações climáticas, para passar a ser uma das principais fontes de gases de efeito de estufa que acelera estas alterações."

Fonte: Público

:eek:

Edited by Kramer610
Link to comment
Share on other sites

Que conveniente.

Não queremos uma fonte tão grande de CO2 pois não?

TOCA A CORTAR ÁRVOREEEEEEES!!!

My thoughts exactly...

Isto também.

Acho que os seres humanos que controlam o mundo fazem bem em continuar a destruir o planeta como destroem, no dia em que explodir morrem junto com os outros.

Link to comment
Share on other sites

É o Mundo em que vivemos, e o mundo que criamos...

Os grandes lideres do Mundo é que têm que começar a financiar as empresas "verdes" para criação de meios e produtos para reverter a situação.

No caso da Amazónia... deve ser complicado. Se já o Rio de Janeiro tem o seu próprio clima "artificial", a Amazónia também tem o seu.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.