Jump to content

Death Ray


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Adolescente cria raio solar mortífero com… uma parabólica!

Reza a lenda que um dia os Romanos tentaram invadir (não, não foi a aldeia do Asterix…) a cidade de Siracusa, mas não conseguiram porque os seus navios foram incendiados à distância por um “Raio Mortal” criado com espelhos.

Raio Solar Parabólica

Cerca de dois mil e duzentos anos depois, um jovem americano do Indiana de seu nome Eric Arqui…desculpem, Jacqmain, certamente depois de ter visto alguns dos episódios dos Mythbusters, decidiu meter mãos à obra e criou mais uma versão do “Raio Mortal de Arquimedes” com resultados no mínimo… escaldantes! :D

Utilizando uma parabólica velha, e 5800 espelhos de 1cm, o nosso amigo conseguiu criar uma verdadeira arma de…de… euh…. “derretimento”! Conseguindo gerar o equivalente a (segundo ele, mas duvidamos destes números) 5000 vezes a potência luminosa do sol, este raio mortal, ainda que só sendo efectivo a cerca de 50 cm da superfície da parabólica, consegue incinerar, derreter, destruir e obliterar tudo o que lhe puserem à frente.

O conceito supostamente criado por Arquimedes não é novo e existem bastantes exemplos recentes (basta perderem uns minutos no youtube e vão perceber), até de utilização industrial como os fornos ou fornalhas solares.

Basicamente, qualquer superfície curva reflectora tem capacidade de se tornar um “raio mortal”. A luz solar ao incidir nessa superfície é reflectida para um único ponto, o chamado ponto focal, e é nesse ponto que a “destruição” acontecerá. Segundo a tal lenda, os amigos do Arquimedes usaram grandes espelhos (ou o que fazia as vezes de espelhos naquela altura) e reflectiram a luz do sol a uma grande distância, incendiando os navios romanos invasores. Muito se tem especulado se isto será facto ou ficção, mas como já vos disse, se forem ao youtube encontram diversos exemplos, tanto utilizando espelhos planos, curvos, parábolas, etc.

A lição a tirar disto é: muito tempo livre + acesso livre à internet = está tudo doido!! Não acham!? :D

AH! Já me esquecia: ironia das ironias o “protótipo” que vemos neste vídeo, foi destruído, num incêndio da barraca onde estava guardado (que também aparece no vídeo: “Shed of Doom”), mas o nosso amigo não desiste e já está a planear uma versão com 35000 espelhos de 1cm. Escusado será dizer que esperamos ansiosamente os vídeos de demonstração.

">

Link to comment
Share on other sites

acho que me vou dedicar a construir uma bujiganga destas... só para fazer grelhados "à lá soleil" :lol:

post scriptum: é verdade que ele ampliou 5000x a potencia normal com que nós recebemos o sol afinal ele tem 5800 espelhos a convergir para um ponto a cerca de 50 cm do centro da parabólica... esta engenhoca parece ter um defeito... só funciona perpendicularmente ao sol, ou seja... pelo menos ele não a apontou a nada...

isto no Alentejo... em pleno dia de 43 graus... uii uiii

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

repara que os MythBusters tentaram fazer com que um conjunto de espelhos conseguisse incendiar um objecto a uma grande distância.

presumo que o aparelho que o puto fez, seja potente porque todos os pequenos espelhos cruzam a reflexão a uma curta distância (o ponto onde o gajo coloca os objectos. Não sou nenhum cromo da física, mas julgo que entre o que o puto fez e a tentativa dos MythBusters, há que ter em conta a dissipação, que deve ser elevada. Daí eles não terem conseguido incendiar a embarcação.

acho que num próximo MythBusters, este mito vai voltar a testes...

Link to comment
Share on other sites

já os Catadores de Mitos e em outros programas tentaram fazer uma coisa do género, mas sem grande sucesso

Os gajos dos Mythbusters fizeram isto 3x sem qq sucesso lol e a ultima até foi a pedido do Presidente Obama foi um dos últimos eps

O episódio completo sff

Link to comment
Share on other sites

já os Catadores de Mitos e em outros programas tentaram fazer uma coisa do género, mas sem grande sucesso

Os gajos dos Mythbusters fizeram isto 3x sem qq sucesso lol e a ultima até foi a pedido do Presidente Obama foi um dos últimos eps

O episódio completo sff

2x estou curioso

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.