Jump to content

Egypt


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Por acaso reparei numa imagem que a IGN postou no Facebook que era sobre o tráfego no site deles, com origem no Egipto. Nesse dia foi mesmo queda para zero.

Sinceramente, ando muito espantado com a comunidade árabe. Nunca fui fã da cultura deles e acho das mais retrógradas mundialmente. Há séculos que o poder deles tem sido sempre assim e a população comia e calava. Pela primeira vez, vejo o povo árabe a revoltar-se contra o conservadorismo. Nunca pensei, lol.

Ainda para mais, por acaso já estive nos dois países em questão. O Egipto nunca me pareceu instável, para dizer a verdade. Nem reparei em nada de anormal pelas partes do país que visitei, fora as habituais marcas da cultura árabe com as campanhas, bandeiras e fotografias dos líderes em todos os prédios. Talvez por ser um dos países mais "avançados" do mundo árabe, que isto está a acontecer.

Acho muito bem e isto é óptimo para a Europa. Pode ser que deixe de haver um fluxo tão acentuado na migração muçulmana para Oeste e que a mentalidade comece a evoluir. E pode ser que mude de opinião em relação à cultura árabe.

A seguir podia ser a ciganada lol

Link to comment
Share on other sites

Isto começou na Tunisia e está-se a alastrar, não sei o que motivou toda esta instabilidade nem o quê nem quem está por detrás da coisa... não me parece que o povo simplesmente tenha "acordado" e resolvido começar a mandar vir, tem de haver ali mais qualquer coisa... mas isto sou eu que tenho a mania das teorias da conspiração!

Mas estou pasmado por descobrir que não há democracia no Egipto, então não há democracia no Egipto e os Americanos não vão lá restaurar a democracia??!?! :rolleyes:

Oh, wait :-

Link to comment
Share on other sites

Isto começou na Tunisia e está-se a alastrar, não sei o que motivou toda esta instabilidade nem o quê nem quem está por detrás da coisa... não me parece que o povo simplesmente tenha "acordado" e resolvido começar a mandar vir, tem de haver ali mais qualquer coisa... mas isto sou eu que tenho a mania das teorias da conspiração!

x2

De um momento para o outro, não sabemos, a nossa comunicação social não nos faz cá chegar tudo. Mas pelo menos parece...

Link to comment
Share on other sites

Ás vezes basta uma chama para começar um incêndio florestal , a mim lixou-me a ferias ia para sharm el sheik 1 semana assim remarquei e vou para o Dubai , mas em suma acho isto muito positivo , pena é que começaram a pilhar museus e a destruí-los é um crime fazer isso e é dar tiros nos pés, visto o Egipto ter uma riqueza histórica quase incomparável e viver praticamente do turismo, para quando isto em Portugal !?

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Isto começou na Tunisia e está-se a alastrar, não sei o que motivou toda esta instabilidade nem o quê nem quem está por detrás da coisa... não me parece que o povo simplesmente tenha "acordado" e resolvido começar a mandar vir, tem de haver ali mais qualquer coisa... mas isto sou eu que tenho a mania das teorias da conspiração!

Mas estou pasmado por descobrir que não há democracia no Egipto, então não há democracia no Egipto e os Americanos não vão lá restaurar a democracia??!?! :rolleyes:

Oh, wait :-

começou na tunísia por 1 rapaz que se auto - imolou por ter visto recusada uma licença de vendedor de rua, que era a sua única forma de sustento (e ele tinha um curso superior, pura e simplesmente não conseguia arranjar emprego por causa de compadrio e corrupção). Dps a população ficou revoltada com isso, e de um evento de pequena escala massificou-se. No egipto (sim, ainda não consegui digerir egito do novo acordo ortográfico), dps d verem que era possível derrubar um governo autoritário pela força do povo, e sendo um país de 80milhões e difícil d controlar, aconteceu o que aconteceu... No entanto, a figura máxima do governo egípcio ainda está de pé...

Link to comment
Share on other sites

A revolução começou na Tunisia depois de Mohamed Bouazizi, licenciado em Ciências Computacionais, protestou contra a inflação da comida, a pobreza e o desemprego. As autoridades investigaram-no e descobriram que ele vendia alimentos mas não tinha uma licença para o fazer. A polícia confiscou tudo e deu-lhe uma chapada, ficando sem nada e sem dinheiro.

A 17 de dezembro Bouzazizi dirigiu-se ao ministério do governador regou-se com gasolina e pegou fogo a ele próprio. foi para o hospital e morreu no inicio de Janeiro.

Para ajudar à festa uma semana depois de ele se suicidar a Wikileaks revelou mais uns "cables" onde o embaixador americano discute a corrupção do governo tunisino.

Um vendedor ambulante e uns telegramas fizeram o mesmo que os americanos tentaram fazer com o preço de milhares de pessoas inocentes.

Link to comment
Share on other sites

o problema é quem vai suceder

o mais provavel é serem um extremistas :dumb:

portugal dp do 25 d abril não viveu propriamente num clima de estabilidade política.

Sim, podem acabar para já no governo uns extremistas, até pq o principal partido da oposição (tornado ilegal por aqueles que agora são escorraçados do governo) tem ideologias de radicalismo islâmico.

Porém, se acabarem no governo, acabarão pelos votos e povo que reage assim não vai aceitar que outros pensem em controlar o poder pela força. Não estarão para ouvir gritos de ordem contra A ou B, porque não capitalistas ou de outra religião.

Tanto no Egipto como na Tunísia, estas revoltas populares têm tudo para ser um salto em frente para estes países.

E mais se seguirão, pq onde existirem situações idênticas, a população começa a acreditar e os governantes a temer. Quem governa, ou tentará meter mais medo, ou terão postura de Franco, que quando viu a ditadura cair em Portugal começou a tratar de mudar o esquema em Espanha, permitindo que ao morrer, a passagem para um regime democrático fosse mais ou menos suave.

Edited by GODfromage
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, ando muito espantado com a comunidade árabe. Nunca fui fã da cultura deles e acho das mais retrógradas mundialmente. Há séculos que o poder deles tem sido sempre assim e a população comia e calava. Pela primeira vez, vejo o povo árabe a revoltar-se contra o conservadorismo. Nunca pensei, lol.

Conheces muito mal o Irão.

Podia fazer um texto enorme a explicar o que já aconteceu no Irão, mas não vale a pena porque nunca contaria tão bem como neste filme.

Link to comment
Share on other sites

Isso de pilharem os museus é que é fdd...

Há uns tempos anunciaram que vão proibir as visitas ao Vale dos Reis, mas que vão fazer uma réplica do Vale...

O problema nestes lados é que não se valoriza a vida, então se for para matar, mata-se... No outro dia vi na TV um carro blindado a abrir, a ver se conseguia atropelar alguém... Enfim...

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, ando muito espantado com a comunidade árabe. Nunca fui fã da cultura deles e acho das mais retrógradas mundialmente. Há séculos que o poder deles tem sido sempre assim e a população comia e calava. Pela primeira vez, vejo o povo árabe a revoltar-se contra o conservadorismo. Nunca pensei, lol.

Conheces muito mal o Irão.

Podia fazer um texto enorme a explicar o que já aconteceu no Irão, mas não vale a pena porque nunca contaria tão bem como neste filme.

Sim, mas o Irão teve uma manifestação há uns tempos atrás aquando das últimas eleições, e os manifestantes não foram tão bem sucedidos quanto na Tunísia...

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, ando muito espantado com a comunidade árabe. Nunca fui fã da cultura deles e acho das mais retrógradas mundialmente. Há séculos que o poder deles tem sido sempre assim e a população comia e calava. Pela primeira vez, vejo o povo árabe a revoltar-se contra o conservadorismo. Nunca pensei, lol.

Conheces muito mal o Irão.

Podia fazer um texto enorme a explicar o que já aconteceu no Irão, mas não vale a pena porque nunca contaria tão bem como neste filme.

Sim, mas o Irão teve uma manifestação há uns tempos atrás aquando das últimas eleições, e os manifestantes não foram tão bem sucedidos quanto na Tunísia...

Não estava a falar disso. Estava a referir-me à revolução de '79 que derrubou o Shah e quando todos pensavam que a democracia ia começar o partido extremista islâmico venceu as eleições com 99,9%

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, ando muito espantado com a comunidade árabe. Nunca fui fã da cultura deles e acho das mais retrógradas mundialmente. Há séculos que o poder deles tem sido sempre assim e a população comia e calava. Pela primeira vez, vejo o povo árabe a revoltar-se contra o conservadorismo. Nunca pensei, lol.

Conheces muito mal o Irão.

Podia fazer um texto enorme a explicar o que já aconteceu no Irão, mas não vale a pena porque nunca contaria tão bem como neste filme.

Sim, mas o Irão teve uma manifestação há uns tempos atrás aquando das últimas eleições, e os manifestantes não foram tão bem sucedidos quanto na Tunísia...

Não estava a falar disso. Estava a referir-me à revolução de '79 que derrubou o Shah e quando todos pensavam que a democracia ia começar o partido extremista islâmico venceu as eleições com 99,9%

Por um lado, isso dá-me razão. Mas percebo o que queres dizer.. Mesmo com as manifestações, um governo novo que assume poder, se for preciso ainda é pior que o anterior, é isso?

Link to comment
Share on other sites

Mais ou menos. O que eu quis dizer é que há vontade por parte de muitos árabes em abraçar a democracia e verem-se livres dos regimes ditatoriais. O problema é que com a corrupção de poder torna-se difícil / impossível.

E é triste ver pessoas que realmente querem mudar o sistema e inclusive dão a sua vida por isso e depois fica tudo na mesma ou, como no caso do Irão, pior.

Ao contrário do que tu disseste, desde há muito tempo que há vontade em mudar as coisas no mundo árabe, mas eles nunca conseguem...

Nem todos conseguem uma revolução dos cravos.

Edited by Kramer610
Link to comment
Share on other sites

Mais ou menos. O que eu quis dizer é que há vontade por parte de muitos árabes em abraçar a democracia e verem-se livres dos regimes ditatoriais. O problema é que com a corrupção de poder torna-se difícil / impossível.

E é triste ver pessoas que realmente querem mudar o sistema e inclusive dão a sua vida por isso e depois fica tudo na mesma ou, como no caso do Irão, pior.

Ao contrário do que tu disseste, desde há muito tempo que há vontade em mudar as coisas no mundo árabe, mas eles nunca conseguem...

Nem todos conseguem uma revolução dos cravos.

meu, a história foi feita para ser mudada... Mas vivemos n1a era diferente, e mm o egipto de agora n é o egipto de há 20 anos atrás. Muitos egípcios já n vivem isolados do resto do mundo, e isto em termos de revolução pode alastrar para países vizinhos. No final, podendo n mudar todos, alguns mudam, e isso já deverá ser de alguma maneira positiva... dps deverá ser uma questão de tempo ;)

Link to comment
Share on other sites

Mais ou menos. O que eu quis dizer é que há vontade por parte de muitos árabes em abraçar a democracia e verem-se livres dos regimes ditatoriais. O problema é que com a corrupção de poder torna-se difícil / impossível.

E é triste ver pessoas que realmente querem mudar o sistema e inclusive dão a sua vida por isso e depois fica tudo na mesma ou, como no caso do Irão, pior.

Ao contrário do que tu disseste, desde há muito tempo que há vontade em mudar as coisas no mundo árabe, mas eles nunca conseguem...

Nem todos conseguem uma revolução dos cravos.

Hmm, não concordo com a vontade que falas.. Não vi nada disso por lá. Como disse, parecia tudo normal e ninguém tinha problemas. Claro que a coacção podia ser grande e às escondidas, mas agora estão a revoltar-se, de qualquer das formas. Simplesmente precisaram foi de alguém que se mandasse primeiro.

Link to comment
Share on other sites

Mais de 20 mil nas ruas no "dia da raiva" contra o Presidente do Iémen

Ignorando os apelos do Governo, mais de 20 mil pessoas estão hoje nas ruas da capital do Iémen a exigir a demissão do Presidente do país, Ali Abdullah Saleh, no que foi chamado um "dia da raiva, em efeito dominó das revoltas na Tunísia e Egipto.

Os manifestantes entoam cânticos contra o regime de Saleh, há quase três décadas no poder, e dizem ser insuficiente a concessão ontem feita pelo chefe de Estado em não se recandidatar após terminar o presente mandato, em 2013, nem passar o poder para o filho.

"Não haverá prolongamento, nem herança, nem nenhum reiniciar da contagem do tempo", disse então o Presidente, aludindo às propostas do partido no poder para fixar novos limites de mandato que, na prática, permitiriam a Saleh – um aliado dos Estados Unidos, tal como o Presidente egípcio, Hosni Mubarak – recandidatar-se e manter-se no poder indefinidamente.

Saleh apelou ainda à oposição para não prosseguir com os planos do "dia da raiva", o que claramente recebeu hoje uma resposta negativa: este é o maior protesto em Sanaa contra o regime, depois de algumas pequenas manifestações feitas nas últimas duas semanas, com uma adesão maioritariamente registada nas camadas estudantis, mas que nunca envolveram mais do que um milhar de pessoas.

Os manifestantes anti-regime protestam contra a crescente pobreza no país, sobretudo entre uma cada vez maior população jovem, sem perspectivas de vida, e que não se sente politicamente representada num país com o desemprego rasa taxas de 40 por cento.

Ao mesmo tempo congregações de apoiantes do Presidente estão a ganhar volume também esta manhã na capital. Testemunhas relatam que várias carrinhas circulam em volta de Sanaa lançando para o ar mensagens de apelo às pessoas para se juntarem às manifestações a favor de Saleh.

Fonte: Público

É o dominó.

Edited by Kramer610
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.