Jump to content

Federação Portuguesa De Futebol: Eleições E Estatutos


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Baia descarta candidatura à Federação

Vítor Baia acredita que só com a alteração dos actuais estatutos da Federação é que poderá haver uma clarificação no futebol português. Candidatura à presidência, para já, posta de parte.

«Com os actuais estatutos e o peso que as associações têm, será difícil. Se pensarmos onde estavam os principais líderes das associações, estavam na Islândia a ver o jogo de Portugal. Isso quer dizer algo importante e tudo indica para uma recandidatura de Gilberto Madail», disse o antigo internacional português que há poucos dias se mostrou disponível para ajudar o futebol português.

À margem de uma iniciativa na Alfândega do Porto, Baia afirmou que a alteração dos estatutos é fundamental para clarificar o cenário actual: «Quem quer ser presidente da Federação, não é só porque lhe apetece. Se dependesse da opinião pública a história seria outra. Mas quem quiser ser presidente tem que saber que vai vencer. Com os actuais estatutos, o futebol continua na ilegalidade e só perante um cenário de mudança neste aspecto é que as coisas poderão ficar mais clarificadas.»

abola.pt

Link to comment
Share on other sites

Li no Record que o Sporting é capaz de apoiar o Seara mas pelo que estou a ver do discurso dele é apenas um candidato da continuidade, do sistema, não vai trazer nada de novo. E digo isto pelo facto de ele dizer que apoia o Madail e que só avança caso este não se recandidate :facepalm: e a avaliar pelas pressões que existem nesse sentido temo que o sujeito vá continuar agarrado ao lugar :facepalm:

Link to comment
Share on other sites

Li no Record que o Sporting é capaz de apoiar o Seara mas pelo que estou a ver do discurso dele é apenas um candidato da continuidade, do sistema, não vai trazer nada de novo. E digo isto pelo facto de ele dizer que apoia o Madail e que só avança caso este não se recandidate :facepalm: e a avaliar pelas pressões que existem nesse sentido temo que o sujeito vá continuar agarrado ao lugar :facepalm:

Da continuidade, duvido.

O problema é que o Madaíl tem muita gente "no bolso". Ele ganha se voltar a recandidatar-se (já era a 2x que se recandidatava depois de dizer que não o faria :rolleyes: ), e como nem o Seara nem o Baía querem concorrer sem certezas de vitória...

Mais um que sai "incompatibilizado" e uns meses depois está no poder?

Fool me once...

:P

TAU? :-..

Porquê ?

Sonhas tanto com taus que até já os metes assim à toa. :P

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Eleições para direcção da FPF adiadas para Fevereiro

As eleições para a direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foram adiadas e devem ter lugar na primeira quinzena de Fevereiro.

Recorde-se que a direcção do organismo e a presidência da Assembleia-Geral tinham chegado a acordo para a realização de eleições no dia 15 de Janeiro.

A AG para a aprovação do Relatório e Contas de 2009/10 está marcada para o próximo dia 18 de Dezembro, na sede da FPF, em Lisboa.

abola.pt

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Madaíl adia tomada de posição

ELEIÇÕES DA FPF A 5 DE FEVEREIRO

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, disse este sábado já ter definido a sua vontade sobre as eleições para a direção federativa, mas aguarda um "momento oportuno" para a anunciar.

"A minha vontade, eu sei qual é, mas não a vou divulgar já, porque ainda não é o momento oportuno. Depende se há ou não novos estatutos, se estou ou não disponível, se já não estou tão cansado como estava ou ainda estou. A minha posição não é importante, nem impede quem quiser de anunciar que é candidato", afirmou o dirigente.

Sem "excluir nada", Madaíl reiterou que espera o desenrolar da "questão dos estatutos", tendo também apelado aos sócios "que, rapidamente, reponham a legalidade, porque a FPF já deixou de receber 1,6 milhões de euros da parte do Governo, por falta de utilidade pública desportiva".

Com o impasse na adoção de novos estatutos na FPF, segundo o Regime Jurídico das Federações Desportivas, Madaíl admite que a sua tomada de posição "provavelmente não será conhecida este ano".

"Só tenho de anunciar se sou ou não candidato quando abrir o período eleitoral. Abre o período eleitoral e aí sim, vou dizer se me vou recandidatar ou não. Até lá, as outras pessoas que têm vontade de avançar que avancem. Se eu me recandidatar, logo vemos o que acontece. Perder e ganhar é normal", sublinhou.

Gilberto Madaíl manifestou-se ainda satisfeito com a aprovação, por unanimidade, do orçamento para 2010/2011 e do Relatório e Contas de 2009/2010, em Assembleia Geral.

"É um orçamento, até de certa forma, restritivo, mas fiquei satisfeito com aprovação das contas de 2009/10 e do orçamento por unanimidade, pela confiança que os sócios da FPF continuam a depositar na direção. Agora, vamos ter de gerir o orçamento cautelosamente. Não estamos em alturas de esbanjar. Temos de prever o futuro, temos de prever situações que possam ser piores que até agora", frisou.

Excluída das contas está uma eventual compensação ao antigo selecionador português Carlos Queiroz, cujo acordo sobre verbas foi inviabilizado recentemente.

"Com os valores que estavam a ser pedidos, nunca podia haver acordo. Nós continuamos convencidos que atuamos dentro da legalidade, com justa causa para a rescisão de um contrato de prestação de serviços", rematou.

Apesar desta convicção, o presidente da FPF admite todos os cenários na decisão judicial da cessação de vínculo com o ex-selecionador: "Pode dar (razão a Queiroz) numa primeira instância, mas pode não dar, depois, numa segunda, não sei".

Eleições a 5 de fevereiro

Quanto às eleições na FPF, realizam-se a 5 de fevereiro, anunciou este sábado o presidente da Assembleia Geral do organismo, Avelino Ribeiro.

As eleições estavam inicialmente marcadas para 15 de janeiro, mas o atraso no Relatório e Contas obrigou Avelino Ribeiro a um pequeno adiamento.

As listas têm de ser entregues até 10 de janeiro.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
FIFA ameaça suspender futebol português a nível internacional

A FIFA ameaça suspender as selecções e clubes portugueses de todas as competições internacionais em jogos oficiais e particulares, caso a FPF não altere os seus estatutos.

Uma situação que deverá adiar a data das eleições para a presidência da federação, se não for encontrada uma solução entretanto. O acto eleitoral está previsto para 5 de Fevereiro.

Segundo o Diário de Notícias, o organismo internacional já informou a Federação – primeiro por carta e depois pessoalmente tendo disso dado conta ao presidente Gilberto Madail, aquando da escolha dos países organizadores dos Mundiais de 2018 e 2022 – de que não está disposto a aceitar novos dirigentes sem que primeiro sejam alterados os estatutos e pede a maior de celeridade na resolução deste impasse, que se prolonga há quase dois anos.

O presidente da Liga de Clubes, Fernando Gomes, procurou uma resolução solicitando à Mesa da Assembleia-geral da FPF, a 18 de Dezembro, uma assembleia geral extraordinária a 22 de Janeiro - para serem colocados à votação os novos estatutos - mas este pedido acabou por ser recusado.

Caso a FIFA venha a entrar em acção, todas as equipas portuguesas serão impedidas de participar nas provas da UEFA (Liga dos Campeões e Liga Europa) e a Selecção terá de abandonar a fase de apuramento para o Euro-2012.

Horácio Antunes na corrida à presidência da FPF

O presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio André Antunes, foi o escolhido pelo Movimento das Associações para candidatar-se à presidência da Federação portuguesa de futebol (FPF).

O deputado Horácio Antunes, de 64 anos, deverá nos próximos dias oficializar a candidatura. As eleições ao organismo, que rege o futebol nacional estão marcadas para 5 de Fevereiro de 2011.

abola.pt

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
UEFA ameaça com bomba atómica

Nyon não pactua com FPF fora-da-lei. Participação da Selecção Nacional no Euro/12 em risco. Clubes portugueses também na mira da UEFA.

A UEFA, através do seu secretário-geral, o italiano Gianni Infantino, fez chegar ontem uma carta à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com conhecimento para a FIFA, em que deixa muito claro que, caso não se altere o quadro de ilegalidade em que o órgão máximo do futebol nacional está mergulhado, por recusar a adequação dos seus estatutos à Lei de Bases do Sistema Desportivo, serão tomadas medidas de excepcional gravidade, que não deixarão de comprometer não só a Selecção Nacional como ainda os clubes portugueses que participam nas competições europeias.

A carta, a que A BOLA teve acesso e publica, em peça à parte, na íntegra, é excepcionalmente dura e taxativa, ao arrepio, até, da norma diplomática que costuma presidir a estas missivas.

Na parte final, inclusivamente, antes de fazer um aviso solene para as decisões que o Comité Executivo tomará se as exigências feitas não forem entretanto cumpridas, a UEFA nomeia, com clareza cristalina, duas medidas a tomar pela FPF:

I) Que, numa primeira etapa, o projecto de novos estatutos da FPF seja aprovado no mais breve espaço de tempo;

II) Que, numa segunda etapa, a eleição dos órgãos sociais da FPF se realize de acordo com os novos estatutos entretanto aprovados.

A UEFA, dando mostras, pelo detalhe utilizado, de estar por dentro de todo o processo, aproveitou a longa declaração que enviou à FPF para lamentar que as sanções entretanto impostas pelo Governo já tenham custado ao futebol português 2,5 milhões de euros e lembrou que, se os novos estatutos não forem aprovados e o Governo subir a parada, retirando a Utilidade Pública à FPF, esta deixará de ter meios legais para organizar as competições de futebol em Portugal.

Este facto deriva da circunstância de a FPF, por gozar de Utilidade Pública, beneficiar de alguns poderes delegados pelo Estado, nomeadamente nos âmbitos disciplinar e financeiro. Perdendo a Utilidade Publica, esfumam-se os pressupostos para levar por diante, como refere a UEFA, a sua tarefa organizativa.

Se não forem tomadas as medidas adequadas em tempo útil - o que passa por aprovar os novos estatutos na Assembleia Geral da FPF que terá lugar no próximo dia 29 de Janeiro, anular as eleições marcadas para dia 5 de Fevereiro e fixar uma nova data para eleições a realizar de acordo com estatutos conformes à lei - a Selecção Nacional, bem como os clubes que permanecem na Liga Europa, podem sofrer danos irreparáveis.

abola

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Madail assume recandidatura

Gilberto Madail admitiu que, com a adequação dos estatutos ao novo regime jurídico das Federações, será novamente candidato à presidência do organismo que tutela o futebol português.

«Tenho a decisão tomada de que, se houver alterações dos estatutos, me irei recandidatar a mais um mandato», assumiu Gilberto Madail à saída da Reunião do Conselho de Presidente de clubes da Liga, que debateu, entre outros assuntos, as eleições federativas.

Madail teve como missão sensibilizar os clubes para a aprovação dos novos estatutos na Assembleia Geral do próximo sábado, mostrando-se surpreendido por alguns emblemas não terem sido consultados pelas respectivas associações sobre esta matéria. O dirigente considerou que a resposta à missão foi extremamente positiva.

Estava-se mesmo a ver!

Largar o poleiro é fdd.

Edited by ccrgs
Link to comment
Share on other sites

O presidente da Associação de Futebol de Coimbra retirou-se da corrida, cá para mim se o Madail avançar o Seara abdica, ou seja, é só Madail avançar vai a votos sozinho :facepalm:

Link to comment
Share on other sites

Ele disse há uns tempos que não se recandidatava porque pensava que ninguém ia avançar e assim "lá terei que ser eu outra vez presidente mas estou todo contente pelo meu tacho". Agora que o Seara avançou, lá teve que anunciar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.