Jump to content

Operadoras Nacionais Modernizam A Rede E Espreitam O 4G


Spark
 Share

Recommended Posts

A rede 4G está cada vez mais perto de Portugal. A TMN anunciou que já está praticamente tudo preparado, as estruturas base já estão estabelecidas e agora é só aplicar mais uns pozinhos “et voilà”.

LTE, são as siglas que irão começar a ser impressas nas embalagens dos telemóveis num futuro não muito distante. LTE significa “Long Term Evolution“. Já existe na Suécia, implementada pela TeliaSonera, e nos EUA, implementada pela Verizon. Agora a TMN anuncia que já se encontram em fase de testes e até prometem que em Abril será o início de uma nova era nas telecomunicações nacionais.

No CES 2011 foram exibidos alguns telemóveis e tablets compatíveis com a rede LTE, como por exemplo: HTC ThunderBolt, LG Revolution, Samsung 4G LTE, 4G LTE-enabled Samsung Galaxy Tab, Compaq CQ10-688nr, entre outros. Estes aparelhos utilizados em conjunto com a rede LTE irão permitir velocidades de transmissão de dados entre os 80Mb/s (o que se experimenta nos outros países) e os 150Mb/s (a velocidade “optimista” :) )

Mas nós já ouvíamos falar destas velocidades noutro tipo de redes, como por exemplo as redes WiMAX. Só que o LTE tem a grande vantagem de poder ser feita sobre a rede física já existente (serão precisos ajustes, claro) e deste modo é possível manter as redes GSM e UMTS :) Já para o caso do WiMAX, é preciso instalar uma rede nova e isto, como devem calcular, tem custos elevados que as operadoras querem evitar.

Com as redes LTE, há várias coisas que se vão tornar realidade, como por exemplo: IPTV, VoIP, jogos on-line, chamadas vídeo em HD e Vídeo blogging. Várias coisas que antes pensávamos que iríamos ter com a rede 3G, mas, como se viu, não foi bem assim…

Um dos grandes responsáveis pelas redes LTE foi a matemática. Vêem que afinal ela é útil? :P Através de novos algoritmos e novas fórmulas, foi possível subdividir ainda mais os sinais emitidos e aumentar o número de portadoras (um termo técnico para designar o sitio onde se pode colocar informação para ser transportada).

Agora resta-nos esperar ansiosos pelas novas velocidades que por arrasto irão trazer novas aplicações e funcionalidades!

Primeiro foi a TMN...

Edited by Spak
Link to comment
Share on other sites

E agora foi a Optimus.

Optimus testa LTE

lte.jpg

A Optimus, em parceria com a Huawei, testou a próxima geração de tecnologia móvel, LTE (Long Term Evolution), registando velocidades de download de 150 Mbps por utilizador, e uma velocidade de upload de 60 Mbps na Internet móvel.

A experiência teve nota positiva, segundo indicou o operador. Justificando, a Optimus avançou que a velocidade média conseguida permitiu fazer o download de um álbum de música (60 MB) em 12 segundos e o download de um filme de 60 minutos (300 MB) em menos de um minuto. «No upload, enviar um email com um ficheiro de 5 MB levará menos de 2 segundos», comentou.

A Optimus escolheu no início de 2010 a solução de rede de acesso SingleRAN da Huawei para modernizar a rede GSM em Portugal, com vista à posterior implementação do LTE. Ao abrigo deste acordo, foram já instaladas mais de 1000 estações SingleRAN distribuídas por 33 regiões. «A nova rede GSM/EDGE já implementada permitiu um incremento significativo em termos de cobertura e redução de custos totais de manutenção, ao mesmo tempo preparando a mesma para uma fácil migração para LTE», explicou a companhia.

Segundo a Optimus, a nova arquitectura de rede permite uma poupança no consumo de energia na ordem dos 30% a 70%, face aos equipamentos anteriores.

Edited by Spak
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.