Jump to content
Sign in to follow this  
Spark

Operadoras Nacionais Modernizam A Rede E Espreitam O 4G

Recommended Posts

A rede 4G está cada vez mais perto de Portugal. A TMN anunciou que já está praticamente tudo preparado, as estruturas base já estão estabelecidas e agora é só aplicar mais uns pozinhos “et voilà”.

LTE, são as siglas que irão começar a ser impressas nas embalagens dos telemóveis num futuro não muito distante. LTE significa “Long Term Evolution“. Já existe na Suécia, implementada pela TeliaSonera, e nos EUA, implementada pela Verizon. Agora a TMN anuncia que já se encontram em fase de testes e até prometem que em Abril será o início de uma nova era nas telecomunicações nacionais.

No CES 2011 foram exibidos alguns telemóveis e tablets compatíveis com a rede LTE, como por exemplo: HTC ThunderBolt, LG Revolution, Samsung 4G LTE, 4G LTE-enabled Samsung Galaxy Tab, Compaq CQ10-688nr, entre outros. Estes aparelhos utilizados em conjunto com a rede LTE irão permitir velocidades de transmissão de dados entre os 80Mb/s (o que se experimenta nos outros países) e os 150Mb/s (a velocidade “optimista” :) )

Mas nós já ouvíamos falar destas velocidades noutro tipo de redes, como por exemplo as redes WiMAX. Só que o LTE tem a grande vantagem de poder ser feita sobre a rede física já existente (serão precisos ajustes, claro) e deste modo é possível manter as redes GSM e UMTS :) Já para o caso do WiMAX, é preciso instalar uma rede nova e isto, como devem calcular, tem custos elevados que as operadoras querem evitar.

Com as redes LTE, há várias coisas que se vão tornar realidade, como por exemplo: IPTV, VoIP, jogos on-line, chamadas vídeo em HD e Vídeo blogging. Várias coisas que antes pensávamos que iríamos ter com a rede 3G, mas, como se viu, não foi bem assim…

Um dos grandes responsáveis pelas redes LTE foi a matemática. Vêem que afinal ela é útil? :P Através de novos algoritmos e novas fórmulas, foi possível subdividir ainda mais os sinais emitidos e aumentar o número de portadoras (um termo técnico para designar o sitio onde se pode colocar informação para ser transportada).

Agora resta-nos esperar ansiosos pelas novas velocidades que por arrasto irão trazer novas aplicações e funcionalidades!

Primeiro foi a TMN...

Edited by Spak

Share this post


Link to post
Share on other sites

E agora foi a Optimus.

Optimus testa LTE

lte.jpg

A Optimus, em parceria com a Huawei, testou a próxima geração de tecnologia móvel, LTE (Long Term Evolution), registando velocidades de download de 150 Mbps por utilizador, e uma velocidade de upload de 60 Mbps na Internet móvel.

A experiência teve nota positiva, segundo indicou o operador. Justificando, a Optimus avançou que a velocidade média conseguida permitiu fazer o download de um álbum de música (60 MB) em 12 segundos e o download de um filme de 60 minutos (300 MB) em menos de um minuto. «No upload, enviar um email com um ficheiro de 5 MB levará menos de 2 segundos», comentou.

A Optimus escolheu no início de 2010 a solução de rede de acesso SingleRAN da Huawei para modernizar a rede GSM em Portugal, com vista à posterior implementação do LTE. Ao abrigo deste acordo, foram já instaladas mais de 1000 estações SingleRAN distribuídas por 33 regiões. «A nova rede GSM/EDGE já implementada permitiu um incremento significativo em termos de cobertura e redução de custos totais de manutenção, ao mesmo tempo preparando a mesma para uma fácil migração para LTE», explicou a companhia.

Segundo a Optimus, a nova arquitectura de rede permite uma poupança no consumo de energia na ordem dos 30% a 70%, face aos equipamentos anteriores.

Edited by Spak

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.