Jump to content

Plataforma Multimédia - HTPC


Revenge
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

Procurei no fórum, mas não encontrei nenhum tópico sobre este assunto.
O meu Egreat M34a foi à vida e a Vobis devolveu-me o dinheiro. Mas desta vez decidi não comprar outro leitor igual, mas sim um HTPC.
No meu caso comprei a Mobo Asus AT5IONT-i que é composta por um Intel Atom D525 + Nvidia Ion 2.
Depois foi mais a Caixa, 2Gb de Ram e o HDD. E tá feito.

Como software para o HTPC, vou usar Windows 7 + XBMC.

Vou ter bastantes duvidas pelo caminho, como tal, se alguém tiver um sistema parecido, pode-se trocar ideias.


Só recebo no próximo fds, mas instalei o XBMA no Portatil e liguei á TV, para ir habituando.
Surgiu-me uma pequena duvida. Reparei que o meu LCD suporta 24p. Ou seja, com o Portátil ligado, no control panel da Nvidia consigo escolher entre 23Hz e 60Hz.

Sei que existe um efeito chamado Judder, quando o video está em 24p(praticamente todos que sacamos lol), e a nossa Tv está a 60Hz. Ele tem de converter 24 frames em 60 frames e isso provoca judder na imagem.
Ora bem, eu com o Egreat M34a, ele mandava 60Hz para a TV e nunca reparei em Judder.
Experimentei também com o Portatil enviar a 60Hz, e depois fazer a 24Hz e pareceu-me igual.

Das duas uma, ou sou eu que não tenho olho para reparar se existe Judder ou não(bem possível), ou então simplesmente não sei o que é Judder :-..

O que vocês acham deste assunto? Devo correr a 24Hz, ou posso deixar a 60Hz?

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um HTPC precisamente com ION e o XBMC e a skin AEON (para mim a mais bonita). Como é lógico deves correr em 24hz. A minha tv detecta logo e coloca-se no modo correcto. Para além disso dentro do XBMC tb está configurado para tal. Qq dúvida apita ;)

De resto... pelo menos no meu plasma a diferença entre os 24hz nota-se e bem. Com tudo bem configurado os 600hrz da tv notam-se e bem. É de uma fluidez tremenda.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um HTPC precisamente com ION e o XBMC e a skin AEON (para mim a mais bonita). Como é lógico deves correr em 24hz. A minha tv detecta logo e coloca-se no modo correcto. Para além disso dentro do XBMC tb está configurado para tal. Qq dúvida apita ;)

De resto... pelo menos no meu plasma a diferença entre os 24hz nota-se e bem. Com tudo bem configurado os 600hrz da tv notam-se e bem. É de uma fluidez tremenda.

Gracias ;)

Tenho duas formas de colocar a 24Hz, no Control Panel da Nvidia, mas ai ia ficar sempre a 24Hz e não é muito fluido nos menus.

Posso definir no próprio XBMC, e só passa para 24Hz quando corre um vídeo de 24fps.

Fazes isso activando no XBMC a opção "Sync playback to display", correcto?

Also, quando faço isso, dá um desfasamento da imagem e do som em 200ms. Estive a ler e parece que isso é normal. Corrigi-se activando o"A/V sync method" e escolhendo por exemplo "Audio Clock".

Confirmas isso?

Link to comment
Share on other sites

Se bem percebi compraste a peças. Na Worten ou noutra loja? Dá para arranjares os links?

Comprei na loja do Jamvls.

Nada melhor do que comprar a alguém de confiança.

ps: Já agora, alguém me pode explicar mais ou menos como se repara que existe Judder? Para tentar reparar se um vídeo a 24p e a tv a 60Hz, dá isso.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um HTPC precisamente com ION e o XBMC e a skin AEON (para mim a mais bonita). Como é lógico deves correr em 24hz. A minha tv detecta logo e coloca-se no modo correcto. Para além disso dentro do XBMC tb está configurado para tal. Qq dúvida apita ;)

De resto... pelo menos no meu plasma a diferença entre os 24hz nota-se e bem. Com tudo bem configurado os 600hrz da tv notam-se e bem. É de uma fluidez tremenda.

Gracias ;)

Tenho duas formas de colocar a 24Hz, no Control Panel da Nvidia, mas ai ia ficar sempre a 24Hz e não é muito fluido nos menus.

Posso definir no próprio XBMC, e só passa para 24Hz quando corre um vídeo de 24fps.

Fazes isso activando no XBMC a opção "Sync playback to display", correcto?

Also, quando faço isso, dá um desfasamento da imagem e do som em 200ms. Estive a ler e parece que isso é normal. Corrigi-se activando o"A/V sync method" e escolhendo por exemplo "Audio Clock".

Confirmas isso?

Confirmo ;) Quanto ao ver a tremideira é isso mesmo. Onde se nota melhor é em cenas calmas em que por exemplo a câmara se move devagar. Um bom filme para se ver isso é o atonoment na sequência ininterrupta.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um HTPC precisamente com ION e o XBMC e a skin AEON (para mim a mais bonita). Como é lógico deves correr em 24hz. A minha tv detecta logo e coloca-se no modo correcto. Para além disso dentro do XBMC tb está configurado para tal. Qq dúvida apita ;)

De resto... pelo menos no meu plasma a diferença entre os 24hz nota-se e bem. Com tudo bem configurado os 600hrz da tv notam-se e bem. É de uma fluidez tremenda.

Gracias ;)

Tenho duas formas de colocar a 24Hz, no Control Panel da Nvidia, mas ai ia ficar sempre a 24Hz e não é muito fluido nos menus.

Posso definir no próprio XBMC, e só passa para 24Hz quando corre um vídeo de 24fps.

Fazes isso activando no XBMC a opção "Sync playback to display", correcto?

Also, quando faço isso, dá um desfasamento da imagem e do som em 200ms. Estive a ler e parece que isso é normal. Corrigi-se activando o"A/V sync method" e escolhendo por exemplo "Audio Clock".

Confirmas isso?

Confirmo ;) Quanto ao ver a tremideira é isso mesmo. Onde se nota melhor é em cenas calmas em que por exemplo a câmara se move devagar. Um bom filme para se ver isso é o atonoment na sequência ininterrupta.

O filme é bom? :-..

Li à pouco que uma boa maneira de testar se tem Judder, é verificar se os Créditos Finais rodam perfeitamente fluidos ou não. Logo à noite já testo.

Link to comment
Share on other sites

Eu uso mas com Linux, instalei o Live CD do XBMC numa pen e faço boot de lá, são tipo 15 segundos de boot no total, está muito fixe. E uso o comando bluetooth da PS3 para não ter que apanhar frio nas mãos :P

Não uso a opção de sync com a imagem porque por vezes notava algum arrastamento. Assim está impec, é só ligar o cabo HDMI e relaxar :)

Link to comment
Share on other sites

Eu uso mas com Linux, instalei o Live CD do XBMC numa pen e faço boot de lá, são tipo 15 segundos de boot no total, está muito fixe. E uso o comando bluetooth da PS3 para não ter que apanhar frio nas mãos :P

Não uso a opção de sync com a imagem porque por vezes notava algum arrastamento. Assim está impec, é só ligar o cabo HDMI e relaxar :)

Dá para arrancar o XBMC Live através de Pen correcto? O meu não trás Leitor.

Vou experimentar primeiro com o Windows 7 pois é mais fácil de configurar. Mas depois se der também vou experimentar o XBMC Live, se funcionar perfeitamente bem e for mais rápido a entrar, fico-me com ele. Já trabalhei com Linux, mas não tenho muita experiência, logo é mais complicado.

Já agora, qual é a Plataforma que tens o XBMC a correr?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Existe dois tipo de Judder. Motion Judder e Telecine Judder.

O Motion Judder acontece devido ao vídeo ter apenas 24 frames/s, o que é pouco para os nossos olhos. Este Judder ate no cinema podemos reparar.

O Telecine judder, é o efeito que acontece quando se converte 24fps para 60fps.

Como é que eu sei se estou a ver Motion Judder ou Telecine Judder? :-..

Link to comment
Share on other sites

Sim, consegues bootar através duma pen, usas por exemplo o unetbootin para transformar a ISO numa pen bootável. Depois podes instalar (neste caso, noutra pen de preferência). Tenho a correr num daqueles barebones da Asus, tem um AMD fraquito, uma ATI (portanto não tenho aceleração total por hardware) e 1GB de DDR3. Não tenho nada super exigente em 1080p. Se algum dia se começar a queixar compro uma Geforce 8400GS e fico com full decoding por hardware.

Link to comment
Share on other sites

Sim, consegues bootar através duma pen, usas por exemplo o unetbootin para transformar a ISO numa pen bootável. Depois podes instalar (neste caso, noutra pen de preferência). Tenho a correr num daqueles barebones da Asus, tem um AMD fraquito, uma ATI (portanto não tenho aceleração total por hardware) e 1GB de DDR3. Não tenho nada super exigente em 1080p. Se algum dia se começar a queixar compro uma Geforce 8400GS e fico com full decoding por hardware.

Eu tenho a 8400M GS, e embora ela faça DVXA ou VDPAU, não é muito famoso em vídeos mais exigentes. Isto porque aceleração por Hardware pede como recomendado 512MB. E as 8400 têm 128 ou 256. A minha tem 128 lol

Já tive a testar com o portátil DXVA, series a 720P funcionam bem com aceleração, mas se for um filme 1080P, fica logo cheio de artefactos.

Se puderes vai para uma 9400, essa funciona bem e até já é de Class C.

Não te consigo a judder..

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu já uso o XBMC há algum tempo e tenho acompanhado o desenvolvimento daquilo, principalmente essa cena dos 24hz que dantes não havia nada disso. Ainda me lembro de participar em discussões sobre isso nos fóruns deles enquanto estava em desenvolvimento.

A conclusão que cheguei é que se lixe essa porra lol.

Talvez seja da minha televisão ou talvez não, não sei. Por norma tenho a TV a 1280x720 no Windows (se for maior depois preciso de uma lupa para ver as cenas) mas ao executar o XBMC passa logo para 1920x1080. E acabei de reparar agora uma cena no painel de controlo da NVIDIA onde se escolhe a resolução. Aquilo está por categorias, tem uma que diz HD, SD e depois tem "1080p, 1920x1080", se escolher esta posso optar pelas frequências: 24, 25, 30 e 50. Depois tem outra categoria que diz PC e tem "1920x1080 (recommended)" e essa não me permite escolher a frequência, automaticamente usa 60hz (qualquer resolução dentro da categoria PC usa 60hz).

Agora não me recordo ao certo que frequências tenho disponíveis no XBMC mas acho que estou a usar aquilo com 50hz, porque se for inferior os menus dão muito lentos o que é uma treta. E não tenha essa opção do sync to clock activo. Isto porque já testei isso várias vezes nos diferentes modos e com várias samples com cenas próprias para o teste disso (cenas onde tenha pans muito lentos é o ideal). E em nenhum delas notei assim alguma diferença relevante e como tal, deixo sempre em 50hz e ao ver qualquer filme raramente noto alguma coisa.

Mas a questão é que tecnicamente o a frequência da TV deve ser sincronizado com os fps do vídeos (que normalmente é 24) e isto está directamente relacionado com os ciclos de relógio dos CPUs e como é lógico, difere de CPU para CPU. Para os vídeos serem realmente suaves, o ideal era a TV fazer frequências múltiplas de 24 e quanto maior, mais suave.

Como a minha TV não faz nada que seja múltiplo disso a não ser o próprio 24 e como eu não noto nada de diferente entre 24 e o 50/60 que o XBMC usa, não me preocupei mais com isso. Se as vossas TVs fazem 48, 72 ou até mais hz mas múltiplo de 24, então, acho que tiram bom partido disso, se não, não sei se vale a pena.

Penso que a ideia dessas funcionalidades do XBMC é adaptar as frequências das TVs (60hz, 120hz e por ai) e sincronizar isso com o CPU de forma que se possa ver bem um vídeo com 24fps, penso que deve ser daí que vim esse tal telecine judder.

Para concluir, se a TV faz 24hz e o vídeo é 24fps, então essa frequência dá-te o menos "telecine judder" possível porque tens a frequência da TV sincronizar com os frames do filme, óptimo. O problema é como tu dizes, 24fps é pouco para os nosso olhos. Portanto o ideal é múltiplos de 24, se não for múltiplos, claro que quanto maior a frequência melhor, mais suave. Mas nesse caso não há 1 só frame para cada hz e isso vai sempre introduzir algum judder. Pode-se notar mais ou menos dependendo da frequência da TV e essas cenas no XBMC é para tentar lidar com isso. Mas tem o tal problema do áudio não ficar sincronizado. Enquanto que no vídeo se pode dizer quantos frames aparecem no ecrã em 1s, no áudio isso já não é tão simples.

Ok, estou a divgar de mais e acho que já deu para perceber o que quis dizer. Bottom line, eu ignoro essa merda e uso a 50hz (ou 60, não me lembro agora). Se a minha TV não faz múltiplos de 24 então é uma treta e vai ter sempre judder pois ainda não consegui pôr o XBMC a dar direitinho com as opções dele nestas circunstâncias. Um dia faço mais testes mas para já, ignoro.

Quanto ao XBMC, se fazes intenção de usar a máquina para torrents ou whatever, ok. Se não fazes, se for só para filmes, recomendo vivamente o XBMC Live, o bott é muito mais rápido e faz mais sentido ao manter em stand by e etc. Eu uso com Windows porque tenho torrents lá e usa o PC para outras coisas. Mas se a máquina for exclusiva do XBMC, acho que não há melhor do que ter o XBMC como o próprio SO. É como ter um desses popcorn, mas com o XBMC lá dentro que não há melhor.

Link to comment
Share on other sites

boas pessoal, aproveito o tópico para pedir a vossa opinião:

tenho aqui um HP Compaq Presario SR5532pt-m (Intel Pentium Dual Core E2180, 3 GB DDR2-SDRAM, 320 GB, NVIDIA GeForce 9300 GE) que recentemente deu o berro e julgo que seja da board. Acham que dá para trocar de board (http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01386897&tmp_task=prodinfoCategory&lc=en&dlc=ar&cc=us&lang=ar&man_lang=pt&product=3765640#N1241) e passar a usá-lo como htpc ?

Como li acima a 9400 é ideal para fazer DVXA ou VDPAU , mas acho que com a que possuo já dá para ver bem em 1080p

Link to comment
Share on other sites

Eu já uso o XBMC há algum tempo e tenho acompanhado o desenvolvimento daquilo, principalmente essa cena dos 24hz que dantes não havia nada disso. Ainda me lembro de participar em discussões sobre isso nos fóruns deles enquanto estava em desenvolvimento.

A conclusão que cheguei é que se lixe essa porra lol.

Talvez seja da minha televisão ou talvez não, não sei. Por norma tenho a TV a 1280x720 no Windows (se for maior depois preciso de uma lupa para ver as cenas) mas ao executar o XBMC passa logo para 1920x1080. E acabei de reparar agora uma cena no painel de controlo da NVIDIA onde se escolhe a resolução. Aquilo está por categorias, tem uma que diz HD, SD e depois tem "1080p, 1920x1080", se escolher esta posso optar pelas frequências: 24, 25, 30 e 50. Depois tem outra categoria que diz PC e tem "1920x1080 (recommended)" e essa não me permite escolher a frequência, automaticamente usa 60hz (qualquer resolução dentro da categoria PC usa 60hz).

Agora não me recordo ao certo que frequências tenho disponíveis no XBMC mas acho que estou a usar aquilo com 50hz, porque se for inferior os menus dão muito lentos o que é uma treta. E não tenha essa opção do sync to clock activo. Isto porque já testei isso várias vezes nos diferentes modos e com várias samples com cenas próprias para o teste disso (cenas onde tenha pans muito lentos é o ideal). E em nenhum delas notei assim alguma diferença relevante e como tal, deixo sempre em 50hz e ao ver qualquer filme raramente noto alguma coisa.

Mas a questão é que tecnicamente o a frequência da TV deve ser sincronizado com os fps do vídeos (que normalmente é 24) e isto está directamente relacionado com os ciclos de relógio dos CPUs e como é lógico, difere de CPU para CPU. Para os vídeos serem realmente suaves, o ideal era a TV fazer frequências múltiplas de 24 e quanto maior, mais suave.

Como a minha TV não faz nada que seja múltiplo disso a não ser o próprio 24 e como eu não noto nada de diferente entre 24 e o 50/60 que o XBMC usa, não me preocupei mais com isso. Se as vossas TVs fazem 48, 72 ou até mais hz mas múltiplo de 24, então, acho que tiram bom partido disso, se não, não sei se vale a pena.

Penso que a ideia dessas funcionalidades do XBMC é adaptar as frequências das TVs (60hz, 120hz e por ai) e sincronizar isso com o CPU de forma que se possa ver bem um vídeo com 24fps, penso que deve ser daí que vim esse tal telecine judder.

Para concluir, se a TV faz 24hz e o vídeo é 24fps, então essa frequência dá-te o menos "telecine judder" possível porque tens a frequência da TV sincronizar com os frames do filme, óptimo. O problema é como tu dizes, 24fps é pouco para os nosso olhos. Portanto o ideal é múltiplos de 24, se não for múltiplos, claro que quanto maior a frequência melhor, mais suave. Mas nesse caso não há 1 só frame para cada hz e isso vai sempre introduzir algum judder. Pode-se notar mais ou menos dependendo da frequência da TV e essas cenas no XBMC é para tentar lidar com isso. Mas tem o tal problema do áudio não ficar sincronizado. Enquanto que no vídeo se pode dizer quantos frames aparecem no ecrã em 1s, no áudio isso já não é tão simples.

Ok, estou a divgar de mais e acho que já deu para perceber o que quis dizer. Bottom line, eu ignoro essa merda e uso a 50hz (ou 60, não me lembro agora). Se a minha TV não faz múltiplos de 24 então é uma treta e vai ter sempre judder pois ainda não consegui pôr o XBMC a dar direitinho com as opções dele nestas circunstâncias. Um dia faço mais testes mas para já, ignoro.

Quanto ao XBMC, se fazes intenção de usar a máquina para torrents ou whatever, ok. Se não fazes, se for só para filmes, recomendo vivamente o XBMC Live, o bott é muito mais rápido e faz mais sentido ao manter em stand by e etc. Eu uso com Windows porque tenho torrents lá e usa o PC para outras coisas. Mas se a máquina for exclusiva do XBMC, acho que não há melhor do que ter o XBMC como o próprio SO. É como ter um desses popcorn, mas com o XBMC lá dentro que não há melhor.

Naz, obrigado pela explicação. Muito boa mesmo ;)

Fiquei com uma ideia melhor sobre o assunto.

boas pessoal, aproveito o tópico para pedir a vossa opinião:

tenho aqui um HP Compaq Presario SR5532pt-m (Intel Pentium Dual Core E2180, 3 GB DDR2-SDRAM, 320 GB, NVIDIA GeForce 9300 GE) que recentemente deu o berro e julgo que seja da board. Acham que dá para trocar de board (http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01386897&tmp_task=prodinfoCategory&lc=en&dlc=ar&cc=us&lang=ar&man_lang=pt&product=3765640#N1241) e passar a usá-lo como htpc ?

Como li acima a 9400 é ideal para fazer DVXA ou VDPAU , mas acho que com a que possuo já dá para ver bem em 1080p

A 9300 também dá, suporta VP3 e é de classe B, ou seja, equivalente ao Ion. E uma geração atrás do Ion2.

Tens é de ter 512Mb nela. O que não sei se terás.

Link to comment
Share on other sites

Se a televisão suporta 24hz escolham no XBMC para sincronizar a frequencia da TV com o ficheiro de video. Acreditem... a diferença entre com 24hz e sem é grande. É mt mais fluído.

Na minha Tv acho que não vou ter sorte.

Estive a comparar 24hz e 60hz, e dá exactamente igual.

Tu na tua tens o modo 600Hz... É por ai é que notas a diferença.

Quem tem uma tv que suporte 120Hz tem sorte, pois 120 é multiplo de 24.

Agora meter a Tv a 24Hz, diminuiu o telecine judder, mas aumenta o motion judder.

Se eu vir em 60Hz, tenho um pouco de telecine judder, mas o motion judder não se nota.

Sempre vi os filmes ate agora em 60Hz, na ignorância dos 24Hz e nunca me queixei :-..

Acho que vou continuar dessa forma.

Link to comment
Share on other sites

Se a Tv não suporta realmente não tens outro remédio ;). Mas acredita que no dia em que comprares um 24hz vais notar e bem ;)

No dia que comprar uma que tenha pelo menos 120hz ;)

Porque 24Hz já a minha suporta. Só que 24Hz é muito pouco para os nossos olhos, como tal nota-se algum Motion Judder.

Sinceramente prefiro ver Telecine Judder a Motion Judder. É que quase nem reparo, a não ser em pontuais situações.

Já agora, dá para activar o modo Cinema na Tv, e consegue disfarçar ainda mais o Judder que se possa notar em algumas situações.

Mas pronto, a próxima Tv que comprar, tem que suportar no mínimo 120hz :-..

Link to comment
Share on other sites

Há uns tempos estive a ver uma solução exactamente com essa board, mas depois de ver algum pessoal a queixar-se do aquecimento do bicho nos fóruns do xbmc, resolvi aguardar mais um pouco pela versão deluxe que supostamente irá trazer comando e uma fonte externa o que dava mais espaço para um disco interno ou um SSD(depende do orçamento) e uma drive porque não quero abdicar disso

Isso em temos de temperatura porta-se bem?

Já experimentaste alguns desses famosos killa samples? Isso come tudo na boa?

Edit: vi agora que so vais recebê-lo no próximo fim de semana

Depois faz aí um review

Link to comment
Share on other sites

Há uns tempos estive a ver uma solução exactamente com essa board, mas depois de ver algum pessoal a queixar-se do aquecimento do bicho nos fóruns do xbmc, resolvi aguardar mais um pouco pela versão deluxe que supostamente irá trazer comando e uma fonte externa o que dava mais espaço para um disco interno ou um SSD(depende do orçamento) e uma drive porque não quero abdicar disso

Isso em temos de temperatura porta-se bem?

Já experimentaste alguns desses famosos killa samples? Isso come tudo na boa?

Só vou ter no fim de semana.

O espaço depende da caixa que tiveres e não da board. Se comprares uma caixa Micro-ATX tens espaço para tudo. Eu por exemplo comprei uma caixa Mini-ITX e ainda por cima, dentro das minis é das mais pequenas lol

Cabe lá dentro a board e um disco de 2.5".

Mas eu valorizo o espaço, por isso quis uma caixa que fosse realmente pequena ;)

Quanto ao calor, como sabes a Board é passiva:

ASUS-AT5IONT-I.jpg

Isso é muito bom para o silencio, mas pode aquecer mais do que uma com Cooler, é um facto.

O pessoal que vi a queixar, era aquele que a tinha dentro de uma caixa, onde a caixa não tinha Fans igualmente, ou seja, Airflow não existia.

Não há milagres... Uma Board passiva numa caixa sem Airflor manda as temperaturas para os 80/100º.

A Caixa que comprei, meti-lhe duas fans da Noiseblocker para retirar o ar quente lá de dentro. Cada uma delas dá apenas 11db de ruído, como tal, nem se devem notar.

Pelo que li no XBMC, a diferença media de temperatura entre quem tem Fans na caixa e quem não tem, é de cerca de 30º. Muita coisa ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.