Jump to content

Fbi Fez A Maior Operação Da Sua História Contra A Máfia Nos Eua


andretmal
 Share

Recommended Posts

A polícia federal dos Estados Unidos (FBI) fez hoje uma das suas maiores operações contra a máfia, mobilizando 800 agentes para deter 125 suspeitos de assassínio, extorsão e outros crimes praticados há décadas, avança a AP.

A ação do FBI, que conduziu à acusação de 127 suspeitos, foi feita no Nordeste norte-americano.

Desta vez, a polícia fez detenções relacionadas com várias investigações separadas em curso sobre a máfia, em Nova Iorque, Nova Jérsia e Rhode Island, ao contrário de, como era habitual, atingir estrategicamente famílias mafiosas individualmente consideradas.

O procurador geral Eric Holder viajou para Nova Iorque para anunciar a operação numa conferência de imprensa com os principais dirigentes do setor da segurança.

Holder considerou as detenções como "um importante e encorajador passo para a interrupção das operações da Cosa Nostra".

Mas avisou que a máfia, apesar de ter perdido alguma da arrogância da era de John Gotti, é conhecida pela sua capacidade de adaptação à adversidade e de encontrar novas formas de fazer dinheiro e espalhar a violência.

No passado, o FBI tem perseguido agressivamente e aprisionado a liderança das cinco famílias mafiosas de Nova Iorque, mas novos líderes ambiciosos preencheram o vazio, afirmou Janice Fedarcyk, chefe do gabinete do FBI em Nova Iorque. "Nós agimos no mundo real e a realidade é que a máfia, como a natureza, tem horror ao vazio", disse.

Contudo, o FBI tem ganho alguma vantagem ao conseguir que um grupo de figuras mafiosas tenha aceitado fazer escutas e testemunhar contra os antigos chefes em troca de clemência nos seus próprios casos. "O voto de silêncio que é parte do juramento da 'omerta' é hoje mais um mito do que uma realidade", acrescentou.

Nos últimos casos, as autoridades adiantaram que os vira-casacas gravaram milhares de horas de conversas de alegados mafiosos e os polícias colocaram os seus telefones sob escuta.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

ionline

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.