Jump to content

Telma Monteiro Conquista Ouro No World Masters


Kramer610
 Share

Recommended Posts

Telma Monteiro conquista ouro ao bater campeã mundial no World Masters

A portuguesa Telma Monteiro ganhou neste sábado a medalha de ouro do World Masters em judo, categoria -57 quilos, ao bater na final a japonesa Kaori Matsumoto.

A atleta do Benfica bateu a japonesa, líder do "ranking" mundial na categoria e actual campeã do mundo, numa prova disputada em Baku, Azerbaijão.

Para chegar à final, Telma Monteiro, actual número dois do mundo, começou por afastar no primeiro combate Marti Malloy (EUA), seguindo-se Kifayat Gasimona (Azerbaijão) e Jan-Di Kim (Coreia do Sul).

in Público

:Portugal:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...
  • 1 year later...
  • 3 months later...

Árbitro desqualifica Telma Monteiro nos Mundiais por técnica irregular

Judoca portuguesa foi desqualificada quando lutava pelo acesso ao combate pelo bronze.

 

Num ataque, Telma Monteiro falhou a projeção e tentou de imediato uma ‘chave’ de braço, mas os juízes consideraram que judoca do Benfica realizou a técnica de forma direta (de pé para o solo), o que é irregular e levou à sua eliminação

Por SAPO Desporto c/Lusa [email protected]

Telma Monteiro foi hoje desqualificada nos Mundiais de judo, numa fase em que lutava pelo acesso ao combate pelo bronze, com os árbitros a entenderem que a campeã europeia utilizou uma técnica irregular.

O combate com Sumiya Dorjsuren, terceira judoca na hierarquia mundial, tinha pouco mais de 1.20 minutos – numa fase em que a mongol já tinha recebido dois castigos – quando o árbitro desqualificou a portuguesa, por indicação dos juizes de mesa, após recurso ao vídeo.

Num ataque, Telma Monteiro falhou a projeção e tentou de imediato uma ‘chave’ de braço, mas os juízes consideraram que judoca do Benfica realizou a técnica de forma direta (de pé para o solo), o que é irregular e levou à sua eliminação.

Telma, de 29 anos, que chegou a esta competição como vice-campeã mundial em título, termina assim a sua participação em Astana com um sétimo lugar, uma posição aquém das quatro medalhas de prata e um bronze que já alcançou em Mundiais.

Frente a Sumiya Dorjsuren, a portuguesa, segunda do mundo, nunca tinha perdido e no pouco tempo em que esteve no ‘tatami’ esteve por cima, ao contrário do que tinha acontecido no combate anterior com a francesa Automne Pavia.

Aí, Telma perdeu vantagem logo aos 40 segundos, num ataque em desequilíbrio que permitiu a Pavia contra-atacar e ganhar uma vantagem que soube gerir até ao final dos quatro minutos de combate.

A participação portuguesa neste terceiro dia dos Mundiais que decorrem em Astana incluiu também André Alves e Jorge Fernandes, judocas a competirem na categoria de -73 kg e que foram afastados ao segundo combate.

Na estreia, Jorge Fernandes venceu o peruano Alonso Wong, por castigo, mas perdeu depois com o japonês Shohei One, por ‘ippon’, que viria a conquistar o título, enquanto André Alves venceu o costa-marfinense Rudolphe Affro, por ‘yuko’, e perdeu com o húngaro Miklos Ungvari, pela mesma margem.

Na quinta-feira entram em prova Ana Cachola, nos -63 kg, e Carlos Luz e Diogo Lima, nos -81 kg.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.