Jump to content

Monitorização Remota Abusiva Do Zonhub


Lancer
 Share

Recommended Posts

Dei com este artigo:

Sou cliente ZON desde 2002. Tive modems como Motorola SurfBoard 4200 e há três anos tenho um ZONHUB. O desempenho do modem permite usufruir da tecnologia fibra (ou seja, o mesmo cabo coaxial) e permite ocultar configurações e acessos remotos por parte da ZON. (...) Esta tecnologia está acessível através de http://IP-EXTERNO:7654, e esta porta não pode ser fechada no ZONHUB.

Na parte dos utilizadores na página do ZONHUB existem users ocultos, usados precisamente para fazer a monitorização. Mais uma vez, esta informação não está presente contratualmente.

Onde é que já viram um upload de firmware não autorizado? (...) Esta imagem (ver artigo) prova que o meu firmware foi actualizado sem o meu consentimento, uma vez que não veio um técnico cá a casa, e não fui informado. Além disto, 18 de Outubro de 2010 coincide com uma quebra que tive durante uma tarde inteira e com a perca de frequências memorizadas do modem.

resto do artigo:

http://www.ruicruz.pt/zonhub.html

Já tinha realmente ouvido falar nisto antes de ler o artigo,mas se se confirmar isto é realmente preocupante e merece queixa à CNPD.

A questão do firmware posso confirmar e é realmente um incoveniente, compreendo que tenham de ser feitas actualizações mas deviam avisar o cliente de quando as vão fazer ou dar ao cliente a opção de quando as fazer, já não é a primeira vez que preciso de trabalhar e fico sem ligação porque suas excelências decidem fazer um update.

A posição em relação a isto por parte da ZON é muito estranha, faz lembrar a posição que eles tem em relação ao traffic shapping (plausible deniability) que por muito que eles neguem toda a gente sabe que fazem. O silêncio da ZON neste caso a meu ver é sinal de que estão a fazer algo que não devem à semelhança do TS. Quando comprei o router perguntei se era "meu" ou se era um "aluguer", o que me disseram foi que eu comprei o router logo era meu, no entanto neste momento segundo este artigo a ZON recusa-se a deixar o cliente fazer o que quer com o router? Mas se ele é meu porque raio não ei de ter acesso a tudo? Porque raio não hei de poder fazer o que quiser com ele? É meu não foi nenhum leasing (isto é um conceito que nos dias que correm penso que muitos grupos se esquecem.. vejam o exemplo da sony em relação a PS3 por ex).

Link to comment
Share on other sites

A Zon continua a fazer esse tipo de coisas porque o pessoal não muda.

Se eles fazem o que querem e as receitas continuam elevadas, existe motivo para eles alterarem o comportamento? Penso que não.

Troquei do Sapo para a Clix, por bem menos que isso.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Por falar em monotorização e ZON aqui vai uma noticia "escaldante"

ZON vai apertar o cerco à pirataria

ZON - Operadora aposta em monitorização mais eficaz

Cerco à pirataria

Neste ano, a ZON vai apertar o cerco à pirataria de serviços e conteúdos de televisão paga. "Estão a ser feitos desenvolvimentos tecnológicos para permitir uma monitorização da rede e do sinal mais eficiente na detecção desse tipo de situações".

Este e outros assuntos ligados ao mercado paralelo de conteúdos televisivos foram discutidos em Lisboa, na assembleia geral da Associação Europeia para a Protecção de Obras e Serviços Codificados, da qual fazem parte televisões e fornecedores de tecnologia de acesso condicionado como a ZON, Sky, Eutelsat, General Satellite, Nagravision, Pace e NDS.

"O futuro do combate à pirataria audiovisual vai, certamente, passar por alterações legislativas de fundo. Se tal não acontecer, com o advento das novas tecnologias e sendo a internet um veículo de transmissão de informação extremamente veloz e com uma grande volatilidade, arriscamo-nos a que os níveis de pirataria escalem de uma forma sem precedentes", diz a ZON, cuja Unidade de Prevenção de Fraude e Segurança já detectou inúmeras ilegalidades. Em 2010 foram ganhos vários processos-crime, tendo o valor das indemnizações ultrapassado os 50 mil euros.

"Estima-se que, a nível nacional, o valor da pirataria de serviços de TV e de conteúdos seja de várias dezenas de milhões de euros."

Contactada pelo CM, a PT/MEO não parece preocupada com a pirataria. "Desde que temos as caixas digitais não temos tido problemas", revela fonte da operadora.

Fonte

Apenas uma notícia Correio da Manhã ou poderá existir algo mais?

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Acho que é apenas uma notícia Correio da Manhã. Eles inventaram a "assembleia geral da Associação Europeia para a Protecção de Obras e Serviços Codificados", inventaram essa lista de televisões e fornecedores de tecnologia e sinceramente, nunca ouvi falar nessa "ZON" nem sei do que se trata.

Link to comment
Share on other sites

Acho que é apenas uma notícia Correio da Manhã. Eles inventaram a "assembleia geral da Associação Europeia para a Protecção de Obras e Serviços Codificados", inventaram essa lista de televisões e fornecedores de tecnologia e sinceramente, nunca ouvi falar nessa "ZON" nem sei do que se trata.

O que eu quero dizer, e acho que percebeste, é se isto vai mesmo para a frente ou é mais lengalenga apenas para meter medo.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Isto não é novidade nenhuma. Já nos tempos das velhinhas boxes da TVCabo, o meu primo trabalhava para eles no TagusPark (Engº de electrónica e telecomunicações) e ele disse-me que conseguiam saber se o canal que a box estava a descodificar, era pago ou não, só que, o grande problema deles, é que a Lei não lhes permitia fazer nada com isso, mais ainda, que aquilo que sabiam era "off the record" pois estavam a violar a Lei com o acesso a essa informação (invasão de privacidade).

B)

Link to comment
Share on other sites

Mas isso tem a ver com a box pirata, em nada tem a ver com a ZON HUB.

Eles não podem "espiar" os packets enviados pela rede é ilegal. É a mesma coisa que por escutas telefónicas (só com ordem do tribunal e em caso extremos.

Link to comment
Share on other sites

Mas isso tem a ver com a box pirata, em nada tem a ver com a ZON HUB.

Eles não podem "espiar" os packets enviados pela rede é ilegal. É a mesma coisa que por escutas telefónicas (só com ordem do tribunal e em caso extremos.

Certo... e? Pq raio é ZonHub tem lá o tcpdump? Para fazer traffic shaping? Deve ser deve... lol

Link to comment
Share on other sites

Mas isso tem a ver com a box pirata, em nada tem a ver com a ZON HUB.

Eles não podem "espiar" os packets enviados pela rede é ilegal. É a mesma coisa que por escutas telefónicas (só com ordem do tribunal e em caso extremos.

Certo... e? Pq raio é ZonHub tem lá o tcpdump? Para fazer traffic shaping? Deve ser deve... lol

Ambos não deixam de ser ilegais. Mas TS é dificil provar que fazem, o outro se houver uma devida investigação são apanhados.

Link to comment
Share on other sites

Se calhar é por causa disto que o BTNext me manda a net abaixo :rezingao: é que cada vez que ligo o programa a net vai-se e quando o Win7 faz a "reparação" diz que o que deixou de funcionar foi a ligação entre o router e a net :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

ui, desconhecia k havia a possibilidade de dar a volta às box's digitais k actualmente se usam.

Eu também... já agora, o título do tópico está desenquadrado do que se fala agora...

Não dá para dar a volta sem mais nem menos. O que podes usar é cardsharing: um cartão na verdade dá para servir vários clientes em simultâneo. Podes juntar um grupo de amigos, dividem o custo da mensalidade, metem um a servir as chaves e depois as chaves "vêm" pela internet. É super simples e é a isto que eles querem dar a volta...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.