Jump to content
Sign in to follow this  
@MFilipe

E-Escola 2.0

Recommended Posts

e-escola 2.0 favorece conteúdos educativos e ligação às RNGs

O Governo já tinha dado vários sinais de que estava a ser preparada a segunda fase do programa e-escola, que durante os últimos três anos garantiu a alunos e professores o acesso à compra de computadores portáteis ligação Internet a condições especiais. Hoje o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que define os contornos do e-escola 2.0, que será apresentado esta tarde em conferência de imprensa.

Segundo o comunicado, o objectivo é continuar a promover a info-inclusão, estando previsto "o desenvolvimento de um programa-quadro que permita a continuidade de acesso a computadores portáteis e internet em condições especiais para a comunidade educativa".

A criação e utilização de conteúdos educativos através das TIC, recorrendo às infra-estruturas de computadores instalada e ligação à Internet, está igualmente prevista, colmatando críticas que apontavam a falta de conteúdos como uma das principais falhas deste programa.

Fica ainda definido que no e-escola 2.0 será incentivada a utilização das Redes de Nova Geração "que estarão em implementação em todo o País até 2012", terminando a ligação umbilical que o e-escola mantinha com as operadoras móveis, que suportavam os incentivos através do recurso ao Fundo para a Sociedade da Informação, criado aquando da atribuição das licenças 3G.

O Governo salienta ainda que o Programa e-escola "constituiu um marco no desenvolvimento da sociedade da informação em Portugal", possibilitando o acesso de 1,7 milhões de beneficiários a um computador portátil, enquanto cerca de 1 milhão puderam aceder à Internet em banda larga.

Recorde-se que o Programa e-escola se mantinha em funcionamento mas que os operadores móveis alegavam estar a ficar sem fundos para suportar novas adesões, o que limitava sobretudo os pedidos dos alunos que beneficiavam do 1º e 2º escalão da acção social escolar.

Não são ainda claros os contornos do novo programa e-escola 2.0 e da forma como será garantido o acesso aos equipamentos e às RNGs, informação que o TeK tentará apurar na conferência de imprensa marcada para esta tarde.

Edited by @MFilipe

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.