Jump to content

Cuba Descobre Vacina Contra Cancro Do Pulmão


Ana Picasso
 Share

Recommended Posts

Cientistas cubanos anunciaram ontem a descoberta da primeira vacina terapêutica contra o cancro do pulmão. A CIMAVAX-EFG, resultante de 15 anos de pesquisa, já está patenteada.

Dentro em breve, o cancro do pulmão poderá deixar de ser o mais letal de todos os tipos e entrar para a lista das doenças crónicas. A boa notícia vem de Cuba, que acaba de patentear a primeira vacina terapêutica contra a doença. Mais de 1 000 pacientes já estão a receber o novo tratamento.

A descoberta foi anunciada por Gisela González, responsável pelo projeto que desenvolveu a vacina. Em entrevista ao semanário cubano "Trabajadores" - publicada ontem por esse órgão de comunicação da Central de Trabalhadores de Cuba-, a investigadora disse que o objetivo da vacina é transformar o cancro do pulmão numa doença crónica controlável.

De acordo com a investigadora, a vacina foi desenvolvida a partir de "uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular. Quando há cancro, essa proteína está descontrolada".

Gisela explicou que, como o organismo tolera "aquilo que é seu" e reage contra "o estranho", tendo sido preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

Expresso

http://aeiou.expresso.pt/cuba-descobre-vacina-contra-cancro-do-pulmao=f625310

Weeee hurray for science

Link to comment
Share on other sites

A vacina, testada em mais de mil doentes, já foi patenteada em Cuba, ainda segundo a investigadora, que no entanto não referiu se este trabalho foi publicado numa revista científica internacional.

A publicação em revistas científicas é uma forma de garantir a qualidade de uma investigação, uma vez que, dessa forma, um artigo é avaliado previamente por outros cientistas antes de ser divulgado à restante comunidade científica. Por outro lado, a publicação em revistas científicas também permite à comunidade científica avaliar de forma crítica as investigações de uma equipa, reproduzi-las noutros trabalhos ou construir novos conhecimentos a partir daí.

Gisela González adiantou que a vacina, em desenvolvimento há cerca de 15 anos, se baseia numa proteína humana relacionada com a proliferação celular (no cancro, as células proliferam de forma descontrolada). Chama-se CimaVax-EFG e destina-se a ser aplicada em doentes terminais de cancro do pulmão. O objectivo é um dia tornar crónica esta doença.

“Quando o doente acaba a radioterapia ou quimioterapia e é considerado terminal, aplica-se a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada e pode ser usada como um tratamento crónico, que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do doente”, explicou Gisela González ao jornal cubano.

Em 2008, a agência Reuters noticiou que nos Estados Unidos tinham sido aprovados ensaios clínicos à vacina, mas que, até haver autorização para a sua aplicação em tratamentos, teriam ainda de decorrer muitos anos. Nessa altura, Cuba tinha acabado de autorizar o tratamento do cancro do pulmão com a vacina, que, ainda segundo a Reuters, permitia aos doentes de cancro do pulmão viver em média mais quatro a cinco meses por comparação com aqueles que eram tratados apenas com as terapias convencionais.

Em Cuba, disse agora Gisela González, a patente da vacina permitirá a sua aplicação de forma maciça.

@publico.pt

Todas as noticias deste tipo são muito bem vindas, ainda assim...4 a 5 meses é muito pouco :no:

edit: Epá, sorry.. vim-me aqui meter num tópico entre marido e mulher --' estou já a sair..

Link to comment
Share on other sites

Cientistas cubanos anunciaram ontem a descoberta da primeira vacina terapêutica contra o cancro do pulmão. A CIMAVAX-EFG, resultante de 15 anos de pesquisa, já está patenteada.

Dentro em breve, o cancro do pulmão poderá deixar de ser o mais letal de todos os tipos e entrar para a lista das doenças crónicas. A boa notícia vem de Cuba, que acaba de patentear a primeira vacina terapêutica contra a doença. Mais de 1 000 pacientes já estão a receber o novo tratamento.

A descoberta foi anunciada por Gisela González, responsável pelo projeto que desenvolveu a vacina. Em entrevista ao semanário cubano "Trabajadores" - publicada ontem por esse órgão de comunicação da Central de Trabalhadores de Cuba-, a investigadora disse que o objetivo da vacina é transformar o cancro do pulmão numa doença crónica controlável.

De acordo com a investigadora, a vacina foi desenvolvida a partir de "uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular. Quando há cancro, essa proteína está descontrolada".

Gisela explicou que, como o organismo tolera "aquilo que é seu" e reage contra "o estranho", tendo sido preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

Expresso

http://aeiou.expresso.pt/cuba-descobre-vacina-contra-cancro-do-pulmao=f625310

Weeee hurray for science

Vacinas para ricos...

Link to comment
Share on other sites

vacinas para cancros sao coisas que me fazem sempre alguma confusão, especialmente no caso em que os cancros sao muito potenciados por estilos de vida

Desenvolve lá bem essa tua linha de pensamento a ver se te percebo porque acho que me tá a escapar qualquer coisa.

Link to comment
Share on other sites

Penso que ainda vai ser para o nosso tempo, que todos os tipos de cancro vão ter cura ;)

Eu espero que sim, pois morrer de cancro, é uma morte bastante dolorosa e sofrível não só para nós, mas para a familia.

Duvido imenso, a menos que começem a canalizar fundos, biliões para investigação. 15 anos de pesquisa para sair uma vacina é muito tempo. Com recursos, com dinheiro, com profissionais, faz-se isso em metade do tempo. Só que lá está, acabar com o cancro iria acabar com um sem número de fontes de rendimento para a indústria farmacêutica, e isso era uma chatice.

Link to comment
Share on other sites

Não acho que seja bem assim...

Acho sim, que custa muito dinheiro este tipo de investigação!! E como a maioria das coisas onde se invista dinheiro, o retorno terá que ser superior.

Mas mesmo a nível tecnológico da investigação, só hoje em dia é que temos meios para conseguir certas coisas. Daí isto ter demorado tanto.

Eventualmente todas as doenças serão curadas! Numa realidade futura, vai ser tipo o Gattaca. :D

Link to comment
Share on other sites

Penso que ainda vai ser para o nosso tempo, que todos os tipos de cancro vão ter cura ;)

Eu espero que sim, pois morrer de cancro, é uma morte bastante dolorosa e sofrível não só para nós, mas para a familia.

Duvido imenso, a menos que começem a canalizar fundos, biliões para investigação. 15 anos de pesquisa para sair uma vacina é muito tempo. Com recursos, com dinheiro, com profissionais, faz-se isso em metade do tempo. Só que lá está, acabar com o cancro iria acabar com um sem número de fontes de rendimento para a indústria farmacêutica, e isso era uma chatice.

Concordo contigo. Tudo é um negócio e no fundo o que interessa é o rendimento a curto prazo, o que na minha opinião está errado.

Link to comment
Share on other sites

vacinas para cancros sao coisas que me fazem sempre alguma confusão, especialmente no caso em que os cancros sao muito potenciados por estilos de vida

Desenvolve lá bem essa tua linha de pensamento a ver se te percebo porque acho que me tá a escapar qualquer coisa.

Não está a escapar nada. É mesmo a relação entre os charutos (fumar) e o cancro do pulmão

Edited by roubagalinhas
Link to comment
Share on other sites

Se há condição onde são investidos biliões na investigação é no cancro, não digam disparates nem atirem para o ar. E lá vêm as farmacêuticas ao barulho, julgava que era só na Gripe A. Farmacêuticas estas que só são das entidades que mais investem neste tipo de investigações.

São culpadas quando encontram vacinas e quando não encontram. As danadas...

Quanto à notícia, não ficou muito claro se tem os mesmo resultados que tinha em 2008 onde obtiveram esses resultados de 4-6 meses. Mais, diz que aumenta a expectativa e qualidade de vida e permitirá tratar o cancro de forma crónica. Cada um sabe de si, é mais uma opção, e eu sou a favor da qualidade de vida nestes casos.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

vacinas para cancros sao coisas que me fazem sempre alguma confusão, especialmente no caso em que os cancros sao muito potenciados por estilos de vida

Desenvolve lá bem essa tua linha de pensamento a ver se te percebo porque acho que me tá a escapar qualquer coisa.

Não está a escapar nada. É mesmo a relação entre os charutos (fumar) e o cancro do pulmão

Bem me parecia que que era só um bitaite e não ías conseguir mais, :fnf:

Link to comment
Share on other sites

Se não percebeste o que ele quis dizer, temos pena... :fnf:

Continuo a ver que ainda continuas a gostar de ser amassado para aprenderes (como nos tempos de escola) ... sempre que discutimos é o que é... mas voltas sempre para mais. Claramente não percebi o que ele quis dizer, faltou-me um professor que desse porrada sabes... temos pena =/

Link to comment
Share on other sites

Por isso é que ele falou em estilos de vida. Toda a gente sabe que, por exemplo, basta a poluição nas nossas cidades para uma pessoa apanhar cancro no pulmão. Senão, os não-fumadores nunca apanhariam esta doença e isso não é verdade.

Link to comment
Share on other sites

:)

Não precisas de me amassar para perceberes. Eu ajudo aqui.

Obrigado :D Yes! Agora que sei que o meu estilo de vida pode provocar cancro do pulmão, vou mudar totalmente os meus hábitos (que não tenho) e estou safo :D Já não é preciso vacina para nada :D

edit: Btw, admito que me deu um certo gozo ver-te claramente dorido ainda das nossas conversas passadas, aqui todo orgulhoso a pensares que me ías dar na cabeça :lol:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.