Jump to content

Telemóveis: Cuidado Com O "sms Da Morte"


Spark
 Share

Recommended Posts

Um estudo revelou os smartphones não são os únicos telefones sujeitos a ataques. Os telemóveis tradicionais podem, também, ser atacados através da receção de mensagens SMS que afetam o funcionamento dos telefones.

new-nokia-devices-851e.jpg

De acordo com a Technology Review, dois investigadores conseguiram bloquear telemóveis tradicionais através de SMS, que podem ser usados para enviar pequenos programas, chamados binários, que correm nos telefones. Os investigadores atacaram equipamentos da Nokia, LG, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e Micromax.

Os investigadores criaram uma rede móvel em miniatura e uma estação de comunicações privada através da qual foi possível obter informação sobre o software de cada telemóvel. Os investigadores conseguiram, desta forma, criar diferentes mensagens dirigidas aos diferentes modelos de telemóveis estudados.

Segundo Collin Mulliner, um dos investigadores que elaborou o estudo, os ataques podem ser efetuados em larga escala através do envio de conjuntos de mensagens distintas de acordo com os modelos de telemóveis mais populares.

Mulliner refere que só as operadoras podem prevenir a execução de um ataque do género através do update do firmware em telemóveis existentes ou através da filtragem das mensagens.

O investigador acrescenta que a opção de filtragem de mensagens pelas operadoras será difícil porque o software utilizado não é optimizado para diferenciar spam de SMSs potencialmente prejudiciais.

Charlie Miller, analista da firma Independent Security Evaluators, afirmou que a vulnerabilidade encontrada pelo estudo em questão podem afectar muitos utilizadores. O número de telemóveis tradicioanais ronda já os 5 mil milhões em todo o mundo. Miller admite, no entanto, que o roubo de informação pessoal ou controlo dos telemóveis será difícil.

@ Exame Informática

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.