Jump to content
Spark

Telemóveis: Cuidado Com O "sms Da Morte"

Recommended Posts

Um estudo revelou os smartphones não são os únicos telefones sujeitos a ataques. Os telemóveis tradicionais podem, também, ser atacados através da receção de mensagens SMS que afetam o funcionamento dos telefones.

new-nokia-devices-851e.jpg

De acordo com a Technology Review, dois investigadores conseguiram bloquear telemóveis tradicionais através de SMS, que podem ser usados para enviar pequenos programas, chamados binários, que correm nos telefones. Os investigadores atacaram equipamentos da Nokia, LG, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e Micromax.

Os investigadores criaram uma rede móvel em miniatura e uma estação de comunicações privada através da qual foi possível obter informação sobre o software de cada telemóvel. Os investigadores conseguiram, desta forma, criar diferentes mensagens dirigidas aos diferentes modelos de telemóveis estudados.

Segundo Collin Mulliner, um dos investigadores que elaborou o estudo, os ataques podem ser efetuados em larga escala através do envio de conjuntos de mensagens distintas de acordo com os modelos de telemóveis mais populares.

Mulliner refere que só as operadoras podem prevenir a execução de um ataque do género através do update do firmware em telemóveis existentes ou através da filtragem das mensagens.

O investigador acrescenta que a opção de filtragem de mensagens pelas operadoras será difícil porque o software utilizado não é optimizado para diferenciar spam de SMSs potencialmente prejudiciais.

Charlie Miller, analista da firma Independent Security Evaluators, afirmou que a vulnerabilidade encontrada pelo estudo em questão podem afectar muitos utilizadores. O número de telemóveis tradicioanais ronda já os 5 mil milhões em todo o mundo. Miller admite, no entanto, que o roubo de informação pessoal ou controlo dos telemóveis será difícil.

@ Exame Informática

Share this post


Link to post
Share on other sites

O SMS da morte existe para vários Nokias há alguns anos. Não sei dizer com certeza neste momento mas diria 3 anos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então mas telemóvel que receba uma SMS dessas falece é isso?

Eu tenho Samsung :-..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pensei que isto fosse algo tipo a cassete do the ring --'

Essa também tá boa :lol:

A gaja ia se ver à rasca para sair pelo ecrã do telemóvel :lol: :lol: :lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu sabia era enviar sms para bloquear o tel para os Nokia 3310 e Siements C/M35... No caso dos Siemens, tinha mesmo de se trocar o cartão para outro tel para apagar a sms...velhos tempos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.