Jump to content

Há Eclipse Do Sol Visível Em Portugal Esta Terça-Feira


tiagoalvin
 Share

Recommended Posts

Há eclipse do sol visível em Portugal esta terça-feira

Eclipse atinge ponto máximo as 7h50 de terça-feira e poderá ser visto até às 8h50, a menos que as nuvens «estraguem os planos».

Portugal vai acordar esta terça-feira com o primeiro dos seis eclipses previstos para 2011, dos quais apenas dois poderão ser vistos no país. Por volta das 8 horas do quarto dia do ano, quando o sol estiver a nascer, os portugueses poderão ver a sombra da lua cobrir a superfície terrestre.

Em declarações ao tvi24 o coordenador do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Filipe Pires, explicou que este primeiro fenómeno se trata de um eclipse solar parcial e que este será visível a partir de todos os pontos do país durante um período de uma hora.

No entanto, segundo o Instituto de Meteorologia, contactado pela agência Lusa, a previsão para terça-feira de manhã aponta para céu «muito nublado» em Portugal Continental e «nuvens altas» na Madeira, pelo que o eclipse poderá não ser visível.

Quanto a cuidados a ter durante este período, Filipe Pires alerta para a necessidade «de se usar óculos próprios para ver o eclipse, uma vez que não se pode olhar directamente para o sol». O mesmo conselho deverá ser seguido com binóculos e telescópios, que só devem ser usados caso sejam lentes especiais.

De acordo com o website oficial da NASA, o eclipse terá uma magnitude de 0.484 em Lisboa e terá início quando o sol nascer, por volta das 7h00 a7h30 da manhã. O ponto máximo do eclipse estima-se, por sua vez, para as 7h50 da manhã, terminando pouco mais de uma hora mais tarde, às 8h54. Este fenómeno vem em seguimento do eclipse lunar do passado dia 21 de Dezembro.

O segundo e último fenómeno visível a partir de Portugal acontece, por sua vez, no próximo dia 15 de Junho, tratando-se de um eclipse lunar. Segundo a fonte do centro de astrofísica da UP, o início do eclipse não poderá ser visto desde o nosso país. No entanto, «a parte mais importante do eclipse já será visível».

O eclipse lunar, que ocorre quando a Lua se move na sombra da Terra e que poderá ser visto em Portugal a partir das 17h30 até as 23 horas, vem em seguimento a um eclipse solar parcial do dia 1 de Junho do próximo ano, apenas visível dos pontos mais a norte do globo, como o Pólo Norte, Canadá e Alasca.

Filipe Pires acrescentou que mais dois fenómenos deste género vão ocorrer até ao final de 2011. A 25 de Novembro a sombra da lua volta a cobrir a superfície terrestre, um fenómeno que só poderá ser visto no Pólo sul do hemisfério.

O último fenómeno, um eclipse total lunar, ocorre a 10 de Dezembro do próximo ano e poderá ainda ser visto de Portugal, uma hipótese que o Filipe Pires considera «muito improvável».

Quanto ao número deste tipo de fenómenos em 2010, o coordenador considerou ainda ser «um número bastante bom» em comparação aos 4 eclipses do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.